You are on page 1of 45

As interaces que os seres vivos de um ecossistema estabelecem entre si contribuem para a manuteno do equilbrio do ecossistema.

Por exemplo, num lago,

os seres vivos que nele habitam interagem com o meio e uns com os outros. Estabelecem interaces de alimentao, reproduo, proteco, competio entre outras.

Relaes que se estabelecem entre seres vivos de uma comunidade

Relaes interespecficas

Relaes intra-especficas

Ocorrem entre seres vivos de esp cies diferentes

Ocorrem entre seres vivos da mesma esp cie

!ssim, e"istem relaes favorveis (+), desfavorveis (-) e de indiferena (ou neutralidade) ( ) entre os seres vivos envolvidos.

! !oopera"o intra#especfica ou se$a,

uma interaco favorvel, de benef#cio m$tuo,

uma relao em que os indivduos contribuem para o benefcio do grupo.

%or ve&es, os seres vivos da mesma esp cie vivem intimamente ligados e, em geral, a separao de um individuo do grupo determina a sua morte. O con$unto de indivduos organi&ados desta forma designa-se col%nia.

E"istem, ainda, grupos de indivduos da mesma esp cie com uma organi&ao social especialmente desenvolvida, que cooperam entre si e que esto organi&ados em funo do bem comum, havendo diviso de tarefas. Esta associao designada sociedade.

A desparasitao
social frequente nos primatas. Os animais livram-se dos inc'modos parasitas e reforam a hierarquia do grupo.

O trabalho em grupo das hienas altamente efica& para afastar os abutres e os lees solit(rios, das carcaas de que se alimentam.

Os cachalotes so uma sociedade matriarcal. )a pro"imidade dos !ores, podem observar-se f*meas que cooperam entre si para proteger as crias e os $ovens dos predadores.

! competi"o intra-especfica

uma relao em que os indivduos actuam para

garantir a sobreviv*ncia individual e no contribuem para o bem comum. limita o crescimento das populaes+

quando uma populao tem muitos indivduos e poucos recursos, h( uma grande competio entre eles+ as plantas competem entre si principalmente pela (gua e pela lu&. Os animais competem pelo territ'rio, pelas f*meas e pelo alimento.

As relaes entre seres vivos de espcies diferentes so, na sua maioria, de carcter trfico (alimentar) ou defensivo, e classificam se em funo dos benefcios ou dos pre!u"os que causam nos indivduos implicados.

A predao uma relao interespecfica com benefcio para um dos seres vivos (predador) em que o outro (presa) pre!udicado (interaco +/-). # predador mata a presa para se alimentar.

# tubaro um activo predador dos oceanos. $em vrias fiadas de dentes trian%ulares que usa para capturar e devorar as suas presas.

A coru!a das torres detecta os ratos no escuro com o ouvido apurado. &aptura as presas com as suas %arras e bico forte.

O canibalismo uma relao em que um individuo mata outro ,da mesma esp cie-, alimentando-se dele. )o canibalismo, os indivduos adultos alimentam-se de outros adultos, de ovos, de embries, de larvas ou de $uvenis da mesma esp cie.

A predao, por mais estran'o que parea, acaba por beneficiar as populaes predadas porque os predadores, %eralmente, caam os animais mais fr%eis ou doentes, impedindo, deste modo, que as doenas se propa%uem. Alm disso, contribui para que se!am os animais mais aptos a reprodu"irem se.

! competi"o uma relao na qual dois seres vivos competem pelos mesmos recursos alimentares, pelo territ'rio, lu& ou algo que se encontra em quantidade insuficiente para assegurar a sobreviv*ncia de ambos ,interac"o -&--. )esta relao, os organismos intervenientes so designados competidores e pre$udicam-se mutuamente.

O parasitismo uma relao na qual um dos seres vivos beneficiado ,parasita- e o outro ,'ospedeiro- pre$udicado ,interac"o +&--. O parasita, de menor dimenso, alimenta-se . custa do hospedeiro. )o entanto, na relao de parasitismo no resulta a morte imediata do hospedeiro. / (ndoparasitas # parasitas que vivem dentro do hospedeiro. E"0 t nias e lombrigas. / (ctoparasitas # parasitas que vivem . superfcie do corpo do hospedeiro. E"0 pulgas, piolhos, carraas.

As carraas parasitam muitos animais, sugando-lhes o sangue. Causam irritaes na pele dos hospedeiros e transmitem-lhes, por vezes, doenas.

O mutualismo uma relao em que ambos os seres vivos intervenientes beneficiam e so largamente dependentes um do outro, embora possam tambm sobreviver de forma independente (interaco +/+). Quando a associao obrigatria e indissocivel, isto , a sobreviv ncia de ambas as espcies s garantida se permanecerem intimamente ligadas, di!"se que as espcies vivem em simbiose (interaco #$#).

Os lquenes so exemplo de simbiose entre uma alga e um fungo. A alga faz a fotoss ntese e produz mat!ria org"nica necess#ria $ vida do fungo. O fungo fornece mat!ria mineral e ret!m #gua, fundamental para a vida da alga.

#s insectos polini"adores, como a abel'a, alimentam se do nctar que al%umas plantas se%re%am. (nquanto se alimentam, o plen adere ao seu corpo e transportado para outras plantas visitadas pela abel'a. )esta forma, atravs da polini"ao cru"ada, as abel'as asse%uram a muitas plantas a fecundao e a produo de sementes.

O comensalismo uma relao na qual um dos seres vivos beneficia ,comensal- e outro ,'ospedeiro- no afectado ,interac"o +& -.

A rmora ! um pe%ueno peixe %ue se prende ao tubaro atrav!s de uma ventosa %ue possui na cabea. A r!mora ! transportada pelo tubaro e aproveita os restos de alimento %ue este desperdia.

Certos peixes comensais da an!mona-do-mar, como por exemplo o peixepalhao, vive entre os seus tent#culos onde, para al!m de encontrar ref&gio, tem $ sua disposio os restos alimentares dela. 'ara a an!mona esta relao ! indiferente, mas para os peixes ! positiva, (# %ue para al!m dos benef cios do abrigo )protege dos predadores* e do alimento, eles no so afectados pelos tent#culos urticantes da an!mona.

&ertas espcies de pei*es alimentam se dos e*crementos que o 'ipoptamo dei*a no rio.

(stas espcies insectvoras (Bubulcus ibis) caam mais insectos voadores, num menor espao de tempo, quando se encontram perto de %randes animais como este b+falo.

Camuflagem
Alguns animais podem ter a capacidade de se camuflar com o meio em %ue vivem para tirar alguma vantagem. A camuflagem pode ser &til tanto ao predador, %uando dese(a atacar uma presa sem %ue esta o ve(a, ou para a presa, %ue se pode esconder mais facilmente do seu predador.

+imetismo
,emelhante $ camuflagem, s- %ue ao inv!s de se parecerem com o meio, os animais %ue praticam o mimetismo tentam se parecer com outros animais, com intuito de parecer %uem no !.

#s ecossistemas esto em constante alterao.

condies abiticas condies biticas entra e sai ener%ia continuamente.

$odos os seres vivos necessitam de energia para as suas funes vitais.

Armazenada em compostos org"nicos como a glicose

Qual a fonte primria de energia para a vida dos ecossistemas

,lantas e outros or%anismos fotossintticos

&om base na capacidade ou no de produzirem compostos orgnicos, a partir de compostos inor%-nicos, os seres vivos podem ser divididos em duas %randes cate%orias.
. Seres autotrficos ou produtores - seres vivos capa"es de produ"ir a sua prpria matria or%-nica a partir dos compostos inor%-nicos (matria mineral, %ua e di*ido de carbono) que e*istem no meio ambiente, utili"ando ener%ia luminosa como forma de ener%ia e*terna. (*. plantas verdes, al%as. Seres heterotrficos ou consumidores / seres vivos que precisam de consumir matria or%-nica para obter ener%ia e nutrientes. ,ara isso, alimentam se de outros or%anismos. (*. animais, fun%os, bactrias.

Decompositores / so seres heterotr-ficos %ue transformam a mat!ria org"nica, de %ue se alimentam )cad#veres, excrementos - como as fezes e a urina dos organismos de todos os n veis tr-ficos - e detritos vegetais*, em mat!ria mineral, %ue ! devolvida ao solo.
So os decompositores %ue asseguram o retorno progressivo ao solo da mat!ria mineral, sendo esta utilizada pelos produtores %ue sintetizam de novo mat!ria org"nica. Assim, no nosso planeta existe uma circulao cont nua de mat!ria org"nica e mineral, processada atrav!s das cadeias alimentares.

0x. fungos, bact!rias.

#s or%anismos de um ecossistema estabelecem entre si relaes alimentares, 'avendo, deste modo, um fluxo de energia e uma circulao de mat ria atravs deles.

(ner%ia que fa" parte da matria or%-nica

,rovm inicialmente do 0#1

2 transferida ao lon%o dos ecossistemas, quando o alimento passa atravs dos seres vivos

$odos os or%anismos libertam ener%ia sob a forma de calor, que abandona o ecossistema no voltando a ele

3145# )( (6(789A

&adeia Alimentar ou &adeia $rfica


Representa uma sequncia de organismos em que cada um deles serve de alimento ao seguinte. Assim, ao longo de uma cadeia alimentar ocorrem sucessivas transferncias de matria e de energia.

6uma cadeia alimentar, cada ser vivo ocupa uma determinada posio, desi%nada n!vel tr"fico (do %re%o trophos / alimento), de acordo com a fonte principal de alimento.

'ode considerar-se a exist1ncia de tr1s categorias de seres vivos2 produtores, consumidores e decompositores.

. #rodutores / so os seres autotrficos (capa"es de produ"ir o seu prprio alimento) e ocupam o $% n!vel tr"fico.

&onsumidores / so os 'eterotrficos e que se alimentam directa ou indirectamente da matria or%-nica produ"ida pelos produtores. . &onsumidores primrios ou de $' ordem / so 'erbvoros e alimentam se e*clusivamente dos produtores. #cupam o (% n!vel tr"fico.

. &onsumidores secundrios ou de (' ordem / desi%nam se predadores ou carnvoros e subsistem : custa dos 'erbvoros. #cupam o )% n!vel tr"fico.

(*istem ainda consumidores de )' ordem, de *' ordem e assim sucessivamente. &ontudo, as cadeias alimentares so, de uma maneira %eral, curtas, no contendo mais do que cinco ou seis nveis trficos.

1 nvel trfico / a alga, atrav!s da fotoss ntese, produz mat!ria org"nica %ue acumula no seu organismo.

2 nvel trfico / ao alimentar-se da alga, a lapa incorpora, no seu organismo, alguma mat!ria org"nica produzida pela alga.

nvel trfico / a gaivota, ao alimentar-se, incorpora alguma da mat!ria org"nica %ue a estrela-do-mar armazenou.

3 nvel trfico / ao alimentar-se, a estrelado-mar incorpora alguma da mat!ria org"nica contida na lapa.

+eias alimentares
(m cada comunidade, e*istem vrias cadeias alimentares interli%adas que constituem uma rede ou teia alimentar. As teias alimentares constituem relaes trficas mais abran%entes, isto , cada espcie pode servir de alimento a vrias outras espcies e apresentar prefer;ncias alimentares diversificadas.

As transfer;ncias de matria e de ener%ia dos produtores aos sucessivos nveis de consumidores num ecossistema so acompan'adas de perdas si%nificativas. (stas transfer;ncias podem ser representadas %raficamente por dia%ramas, desi%nados de pirmides ecol"gicas.

6uma cadeia alimentar, : medida que se passa de nvel trfico para nvel trfico, a quantidade de energia dispon!vel diminui.

!esumindo"
. . . . . <uando um ser vivo se alimenta de outro, ' uma transfer;ncia de ener%ia qumica atravs da cadeia alimentar / flu*o unidireccional de ener%ia. A ener%ia qumica obtida por um ser vivo na alimentao usada no crescimento, na respirao e na e*creo. <uando esse ser vivo comido por outro, a quantidade de ener%ia que l'e transfere menor que a assimilada. A quantidade de ener%ia que passa de um nvel para o se%uinte de apro*imadamente =>?, 'avendo portanto @>? de perdas. 6a passa%em de um nvel trfico para outro, a ener%ia disponvel vai diminuindo at ao +ltimo consumidor. ,or essa ra"o, as cadeias alimentares no t;m mais de cinco nveis trficos. Ao lon%o das cadeias alimentares, ' uma diminuio do n+mero de seres vivos em cada nvel trfico, em consequ;ncia das perdas verificadas. A mais produtores do que consumidores primrios e assim sucessivamente. <uanto mais curta for uma cadeia alimentar, menores so as perdas que se verificam, 'avendo uma maior economia de alimento.

,luxo unidireccional de energia

&iclos de mat ria


As subst-ncias necessrias para manter a vida circulam continuadamente, passando do meio abitico para os seres produtores e destes para os consumidores. Atravs dos decompositores a matria volta para o meio abitico.

A ener%ia do 0ol entra no ecossistema atravs dos produtores, transferida para os consumidores e decompositores abandonando pro%ressivamente o ecossistema sob a forma de calor, no utili"vel pelos seres vivos.

You might also like