You are on page 1of 21

ACESSIBILIDADE

edeltrudesmelo@gmail.com

ACESSIBILIDADE
Conceito
A acessibilidade condio de possibilidade para a transposio dos entraves que representam as barreiras para a efetiva participao de pessoas nos vrios mbitos da vida social. A acessibilidade , portanto, condio fundamental e imprescindvel a todo e qualquer processo de incluso social, e se apresenta em mltiplas dimenses.

ACESSIBILIDADE

Os conceitos de acessibilidade e incluso social esto intrinsecamente vinculados;


, ainda, uma questo de direito e de atitudes: como direito, tem sido conquistada gradualmente ao longo da histria social; como atitude, no entanto, depende da necessria e gradual mudana de atitudes perante s

ACESSIBILIDADE

A promoo da acessibilidade requer a identificao e eliminao dos diversos tipos de barreiras que impedem os seres humanos de realizarem atividades e exercerem funes na sociedade em que vivem, em condies similares aos demais indivduos.

CONTEXTOS DE ACESSIBILIDADE

Acessibilidade arquitetnica: sem barreiras ambientais fsicas, nas residncias, nos edifcios, nos espaos urbanos, nos equipamentos urbanos, nos meios de transporte individual ou coletivo.

ACESSIBILIDADE ARQUITETNICA

Desenho Universal

O desenho Universal visa atender a maior gama possvel de pessoas, planejando espaos e dimenses apropriadas para interao, alcance e uso de produtos em geral, idependentemente do tamanho, postura ou mobilidade do usurio; reconhece e respeita a diversidade fsica e sensorial entre as pessoas e as modificaes pelas quais passa o nosso corpo, da infncia velhice.

ACESSIBILIDADE ARQUITETNICA
As atividades da vida diria, como abrir uma porta, utilizar um sanitrio ou um equipamento domstico, tomar banho, nos do as condies de sermos cidados plenos em nosso desenvolvimento. A conquista de uma vida independente fundamental para uma melhor incluso sociedade.

OBSTCULOS DO DIA A DIA


buracos; desnveis; razes de rvores; carros estacionados; mesas e cadeiras tambores ou sacos de lixo; camels; tampas de bueiros quebradas; hidrantes; orelhes e caixas de correio colocados irregularmente;

OBSTCULOS DO DIA A DIA


A falta de vontade poltica o principal obstculo para se conquistar a acessibilidade.

ACESSIBILIDADE ARQUITETNICA

ACESSIBILIDADE ARQUITETNICA
Hoje as novas ideias e projetos que surgem devem seguir o conceito de acessibilidade para todos, pois uma cidade de todos, feita por todos e deve servir a todos. Suas ruas, suas praas, seus parques e seus edifcios devem ser projetados para atender a todos e no somente uma parcela da populao.

ACESSIBILIDADE ARQUITETNICA

Portanto a arquitetura desenvolve um papel importante na histria, no processo de compreenso da sociedade como um todo nico. Toda e qualquer ideia ou projeto deve ter um nascer respeitando o conceito de "acessibilidade para todos; Todo e qualquer cidado - a pessoa idosa, a pessoa com deficincia, a gestante, o obeso, a criana - tem o livre direito de se locomover pela cidade, usufruir dela, participar e cooperar no

ACESSSIBILIDADE ARQUITETNICA

Ser acessvel a condio que cumpre um ambiente, espao ou objeto para ser utilizado por todas as pessoas. Esta condio um direito universal, pois a referncia a todas as pessoas, no plural, se associa a uma realidade essencial: a diversidade caracterstica dos seres humanos.

ACESSIBILIDADE ARQUITETNICA

A cidade precisa respeitar esta diversidade. do seu interesse estar adequada arquitetonicamente, de modo a facilitar a integrao de todos os indivduos que nela residem.

ACESSIBILIDADE ARQUITETNICA

O modelo da cidade que queremos uma cidade para todos, acessvel, sem barreiras, que garanta ao cidado, segurana, bem estar e acesso, o seu direito de ir e vir e de utiliz-la plenamente.

ACESSIBILIDADE ARQUITETNICA

Os desafios urbanos esto no presente e se projetam no futuro para todos ns, como exemplo temos o envelhecimento da populao. Pensar a cidade para o idoso, pessoas com deficincia, a criana, a gestante, limitaes temporrios ou permanentes, enfrentar as restries, as limitaes, as dificuldades que qualquer indivduo pode ter ou vir a ter.

CONTEXTOS DE ACESSIBILIDADE

Acessibilidade comunicacional : sem barreiras na comunicao interpessoal (face-a-face, lngua de sinais), escrita (jornal, revista, livro, carta, apostila etc., incluindo textos em braille, uso do computador porttil), virtual (acessibilidade digital).

CONTEXTOS DE ACESSIBILIDADE

Acessibilidade metodolgica : sem barreiras nos mtodos e tcnicas de estudo (escolar), de trabalho (profissional), de ao comunitria (social, cultural, artstica etc.), de educao dos filhos (familiar).

CONTEXTOS DE ACESSIBILIDADE

Acessibilidade instrumental : sem barreiras nos instrumentos, utenslios e ferramentas de estudo (escolar), de trabalho (profissional), de lazer e recreao (comunitria, turstica, esportiva etc.).

CONTEXTOS DE ACESSIBILIDADE

Acessibilidade programtica: sem barreiras invisveis embutidas em polticas pblicas (leis, decretos, portarias etc.), normas e regulamentos (institucionais, empresariais etc.).

Acessibilidade atitudinal: sem preconceitos, estigmas, esteretipos

PARA NO CONCLUIR
Estamos tratando, portanto, de uma sociedade inclusiva como marca da contemporaneidade. fundamental o despertar da sociedade para esta responsabilidade social e solidria, numa ao conjunta, vencendo preconceitos, evitando discriminao e ampliando as oportunidades de cada ser humano.

You might also like