You are on page 1of 21

Qumica Descritiva

I- cidos importantes: -HCl cido clordrico. Formado pelo cloreto de hidrognio ou gs clordrico dissolvido em gua. Comercialmente conhecido como cido muritico (impuro). usado para limpeza de superfcie metlica antes da solda. encontrado em nosso estmago na composio do suco gstrico. Quando em excesso ou quando o estmago fica vazio muito tempo, pode provocar azia chegando at a ulcerar a mucosa do estmago. usado tambm para limpeza de pisos e azulejos. Industrialmente obtido de quatro fontes: a) como subproduto da reao de hidrocarbonetos aromticos e alifticos; b) a partir da reao; NaCl + H2SO4; c) pela combusto do hidrognio no cloro; d) na reao tipo Hargreaves : 4 NaCl + 2 SO2 + O2 + 2 H2O 2 Na2So4 + 4 HCl (R.Norris Shreve e Joseph A. Brink Jr.) -H2SO4 um lquido incolor, viscoso, com densidade de 1,84g/cm3. Mundialmente o cido mais importante e o mais usado na indstria, sendo o seu maior emprego isolado na indstria de fertilizantes. usado em baterias de automveis, na fabricao de papel e celulose, nas indstrias petroqumicas, de corantes e na fabricao de explosivos. Tem aes oxidante e desidratante muito acentuadas. Pode ser obtido industrialmente por dois mtodos: a) Processo de contato; b) Processo das cmaras de chumbo.

Qumica descritiva
-Primeira etapa: obteno do dixido de enxofre (SO2):
S + O2 SO2 4 FeS2 + 11O2 2 Fe2O3 + 8 SO2
Pirita Esta uma reao de ustulao que consiste no aquecimento de um sulfeto metlico com grande quantidade de oxignio altas temperaturas.

-Segunda Etapa: Oxidao do SO2 SO3 2 SO2 + O2

catalisador

2 SO3

Esta segunda etapa pode ser feita por dois processos: Processo de contato: Mais usado atualmente. Usa-se como catalisador o pentxido de vandio ou a platina: ctalise heterognea

2 SO2 + O2

V2O5 ou Pt
aquecimento

2 SO3

-Depois o trixido de enxofre absorvido em cido sulfrico formando aquilo que chamamos de leum. Em seguida o leum diludo em gua:

SO3 + H2SO4 H2S2O7 cido pirossulfrico (leum) H2S2O7 + H2O 2 H2SO4

Qumica descritiva
b) Processo das cmaras de chumbo: No atacado pelo cidos das cmaras porque acaba formando sulfato insolvel. Neste processo usa-se xidos de nitrognio como catalisadores da reao de oxidao do dixido de enxofre.
Catlise homognea

2 SO2 + O2 SO3 + H2 O

NO2

2 SO3 H2SO4

OBS: No processo das cmaras de chumbo a produo baixa; no processo por contato a produo alta.

-HF cido fluordrico.Na forma de gs conhecido como gs fluordrico; em soluo aquosa


tem um alto poder de corroso diante de vidros, atacando os silicatos e a slica componentes do vidro. responsvel por queimaduras violentas e de difcil cura, simplesmente pela inalao da forma gasosa.

-HCN cido ciandrico. Na forma de gs conhecido como gs ciandrico; altamente txico.


usado em execues em cmara de gs.

-H2S

cido sulfdrico. Na forma de gs conhecido como gs sulfdrico; possui cheiro de ovo podre. um gs venenoso, encontrado nos processos de putrefao de substncias orgnicas que contenham enxofre. usado em anlises qumicas. -H3CCOOH cido actico. Sua soluo aquosa (3 a 7%) conhecida como vinagre, muito usado como condimento alimentar.

Qumica descritiva
-HNO3 cido Ntrico. cido forte muito usado mundialmente, s perdendo em uso para o
cido sulfrico. Usado principalmente na fabricao de explosivos, fertilizantes (salitreKNO3 e NaNO3), na fabricao da plvora. Como o cido sulfrico um agente oxidante muito forte. obtido: Em laboratrio: NaNO3 + H2SO4 NaHSO4 + HNO3

Na Indstria:
Pt 8000C

a) Processo de Ostwald: 4 NH3 + 5O2 4 NO + 6 H2O

2 NO + O2
3 NO2 + H2O
aquecimento

2 NO2
2 HNO3 + NO

b) Processo em Arco voltaico: ( raramente usado)

N2 + H 2
2 NO + O2 2 NO2 + H2O

2 NO
2 NO2 HNO3 + HNO2 3 HNO2 HNO3 + 2 NO + H2O

Qumica descritiva
-Muito importante: O cido ntrico pode reagir com o cobre da seguinte maneira:
a) HNO3 concentrado: Cu b) HNO3 diludo : 3Cu + 4 HNO3 Cu(NO3)2 + 2 H2O + 2 NO2 + 8 HNO3 3 Cu(NO3)2 + 4 H2O + 2 NO

Muita ateno: no temos acima exemplos de reaes de simples troca ou deslocamento; temos sim, reaes de oxi-reduo. -H3PO4 cido fosfrico. usado na indstria de alimentos, na fabricao de fertilizantes (fosfatos e superfosfatos), na indstria de vidros; na indstria de refrigerantes usado como acidulante, conservante e para acentuar a percepo do sabor doce. Sua fabricao feita por via mida, cuja reao principal pode ser simplificada para: Ca3(PO4)2 kcal
(s)

+ 3 H2SO4 (liq) + 6 H2O

(liq)

2 H3Po4 (liq) + 3 CaSO4. 2H2O(s) +76,6

Obs: Essa reao no para ser decorada.


-H2CO3 Obtido pela dissoluo de gs carbnico em gua. um cido muito fraco e de instabilidade muito acentuada. encontrado em guas minerais gaseificadas e nos refrigerantes. CO2(g) + H2O(liq) H2CO3(aq)

Qumica descritiva
-Bases importantes:
-Ca(OH)2 Hidrxido de clcio, conhecida tambm como cal extinta, apagada ou hidratada. Em gua sua soluo chamada de gua de cal e sua suspenso de leite de cal. Usada principalmente na indstria da construo (argamassa e caiao). Quando usada na caiao ocorre uma reao muito importante com gs carbnico do ar formando carbonato de clcio slido: Ca(OH)2 + CO2 CaCO3(s) + H2O. Essa reao muito explorada nos vestibulares. obtida atravs da reao entre a cal virgem e gua: CaO + H2O Ca(OH)2 -NaOH Hidrxido de Sdio, conhecida como soda custica. usada na indstria de sabo; na fabricao de produtos para desentupir pias e ralos; na fabricao de papel e celulose. Obtida industrialmente atravs da eletrlise de solues de NaCl, que podemos representar por : NaCl(aq)
Eletrlise

NaOH + H2 + Cl2

-Mg(OH)2 Hidrxido de magnsio. Juntamente com Al(OH)3 (hidrxido de alumnio) muito usada para combater acidez estomacal. Conhecida como leite de magnsia, usada tambm como laxante suave. A reao de neutralizao que ocorre no estmago dada por: Mg(OH)2 + HCl MgCl2 + 2 H2O

Qumica descritiva
-NH4OH Hidrxido de amnio. Base muito instvel que s existe em soluo aquosa: NH3 + H2O NH4OH NH4+ + OH-+ . Muito utilizada na fabricao de fertilizantes, explosivos e cido ntrico. Seu nome tem origem no sal cloreto de amnio NH4Cl, antigamente conhecido como sal de Amon.

-Sais importantes:
-NaCl Cloreto de sdio. Obtido pela evaporao da gua do mar e em depsitos naturais. usado na conservao de alimentos, principalmente carne de sol; no preparo de soro caseiro; como soluo hidratante; para limpeza de lentes de contato; na alimentao; como matria prima na produo de soda custica. -NaHCO3 Carbonato cido de sdio, conhecido comercialmente como bicarbonato de sdio (no esquea: bi por ser nion monovalente com um hidrognio ionizvel). Usado como anticido, fermento, extintor de incndio, agente neutralizante em desodorantes. Duas reaes muito importantes e exploradas em vestibular: NaHCO3 + HCl Na + H2O + CO2 (neutralizao da acidez estomacal 2NaHCO3 Na2CO3 + H2O + CO2 ( como fermento)

Qumica descritiva
-NaF Fluoreto de sdio. Usado na preveno da crie; age inibindo a desmineralizao dos dentes. Aplicado diretamente sobre os dentes ou usado como bochechos capaz de prevenir realmente a crie dental, porm, devemos tomar muito cuidado pois sua toxidez em concentraes elevadas muito sria.

-NaNO3 Nitrato de sdio ou salitre do Chile. Muito usado na fabricao de fertilizantes e na fabricao da plvora. Na fabricao da plvora podemos usar tambm o KNO3, conhecido somente por salitre.
-CaCO3 Carbonato de Sdio. Conhecido como calcrio, o principal componente do mrmore. Encontrado na natureza em grande quantidade. Usado como matria prima da cal virgem: CaCO3 CaO + CO2 . utilizado na fabricao de vidro (calcrio + areia + barrilha) e na produo de cimento (calcrio + argila + areia). um sal insolvel em gua. o grande responsvel pela formao de estalactites (superiores) e estalagmites (inferiores), cuja formao pode ser representada pelas reaes: CaCO3 (s) + H2O(liq) + CO2(g) Ca(HCO3)2(aq) Ca+2(aq) + 2 HCO3-( aq) Ca+2(aq) + HCO3-(aq) CaCO3
(s)

+ H2O(liq) + CO2(g)

Qumica descritiva
-Na2CO3 Carbonato de Sdio. Conhecido como barrilha ou soda. Utilizado na fabricao de vidro (calcrio + barrilha + areia), na fabricao de sabo, corantes, papis etc. -CaSO4 Anidro (sem gua) componente do giz, com gua (dihidratado) conhecido por gipsita ou gesso: CaSO4 . 2 H2O CaSO4 + 2 H2O Gipsita Giz -MgSO4 Sulfato de magnsio. Conhecido como sal amargo ou sal de Epson. Muito usado como laxante para exames radiolgicos, para evitar a formao de gases. -NaClO Hipoclorito de sdio. Grande responsvel pelo poder bactericida e alvejante de solues de cloro. Estas propriedades tm como responsvel o on hipoclorito ClO-. Muito usado para matar germes na gua onde os recursos higinicos so precrios. -Ca3(PO4)2 Fosfato de clcio ou fosforita. Encontrado na crosta terrestre usado como matria prima do elemento fsforo. Entra na composio de fertilizantes e na composio dos ossos.

Qumica descritiva
Outras substncias importantes: -H2O gua. Molcula fortemente polarizada. As molculas de gua se unem atravs de pontes de hidrognio, ligao essa, que ocorre entre o(s) tomo(s) de hidrognio de uma molcula com o tomo de oxignio de outra molcula. Podemos encontrar vrios tipos de gua:

-gua pesada: aquela formada por tomos do istopo do hidrognio conhecido como deutrio (1H2). semelhante a gua em suas propriedades qumicas, porm diferente nas propriedades fsicas. Possui Ponto de Ebulio igual a 101,40C e Ponto de Fuso igual a 3,810C; sua densidade de 1,1 g/cm3. Muito usada em reatores nucleares.
-gua dura: aquela rica em ons clcio e magnsio, principalmente na forma de bicarbonatos e sulfatos. Esses minerais impedem que o sabo faa espuma; depositam uma pelcula sedimentar nos cabelos, roupas e canos. A dureza pode ser temporria ou permanente. I)Dureza permanente: a gua rica em sulfatos de clcio e magnsio. O seu amolecimento feito com a passagem dessa gua atravs de uma camada de zelito (mineral), que consegue fazer a troca dos ons Ca+2 e Mg+2 por ons Na+. II)Dureza temporria: a gua rica em bicarbonatos. O seu amolecimento feito pelo aquecimento que precipita CaCO3, que atravs de filtrao eliminado:
Ca(HCO3)2
aquecimento

CaCO3(s) + H2O + CO2

Qumica descritiva
-gua destilada: a gua que passou por um processo de destilao; formada somente por molculas de gua, sendo completamente pura. Muito usada principalmente na indstria farmacutica.
-gua deionizada ou desmineralizada: aquela que teve sua carga eltrica neutralizada pela remoo ou adio de eltrons. Esse processo remove da gua nitratos, clcio e magnsio, alm de cdmio, brio, chumbo e algumas formas de rdio. -Amnia ou gs amonaco: Gs incolor, de cheiro caracterstico, possui grande solubilidade em gua formando a soluo de amnia. Entra na fabricao de cido ntrico, fertilizantes e muito usado tambm em refrigerao. Obtido em laboratrio pela reao entre nitrato de amnia com hidrxido de sdio: NH4NO3 + NaOH NaNO3 + H2O + NH3; na indstria pode ser obtido pela destilao sca da hulha e por um processo chamado de Haber-Bosh: N2 + 3 H2 2 NH3, chamando ateno para essa reao que uma reao exotrmica, portanto para aumentar o seu rendimento a temperatura no pode ser muito alta, devendo ficar em torno de 4000C, porm a presso deve ser bem alta ficando em torno de 1000atm. -Alumnio: Na crosta terrestre o mais abundante dos metais. Extrado de um minrio chamado de bauxita (Al2O3.2H2O). Em vestibular na maior parte das vezes o minrio representado somente por Al2O3. O alumnio puro obtido em um processo de custo muito alto (eletrlise) onde o gasto com energia eltrica bem acentuado.

Qumica descritiva
-Ligas de Alumnio: Bronze de Alumnio (Al + Cu) e duralumnio (Al + Cu + Mg). um metal que possui grande poder redutor, podendo ser usado para obteno de outros metais, num processo chamado de aluminotermia, que consiste na reduo de xidos metlicos atravs do alumnio em p. Apesar de estar logo no incio da fila de reatividade, sofre um processo chamado de passivao, que consiste na formao de uma camada protetora de xido de alumnio, impedindo as camadas inferiores de sofrerem oxidao.
-Cobre: Pode ser encontrado na crosta terrestre no estado nativo ou combinado formando: Cu2O (cuprita), CuO (tenorita), CuFeS2 (calcopirita) etc. A obteno do cobre metlico feita atravs de uma reao que chamamos de ustulao, seguida de uma purificao feita num processo de eletrlise. Pode formas as ligas: bronze (Cu+Sn), lato (Cu + Zn), lato de berlio (Cu + Be) e pode tambm formar ligas com o ouro, conhecida como ouro 18 quilates ( 18 partes de ouro e 6 partes de cobre). -Ferro: Extrado principalmente do minrio de hematita (Fe2O3). Sua extrao industrial recebe o nome de Siderurgia. Sua produo feita em alto forno, onde so colocados: Coque, minrio de ferro e calcrio. As reaes que ocorrem podem ser representadas por:

Qumica descritiva
- C (coque) + O2 CO2 + calor - CO2 + O2 2 CO (responsvel pela reduo do ferro) - Fe2O3 + CO 2FeO + CO2 -FeO + CO Fe + CO2

-O uso de CaCO3 (calcrio) necessrio para ajudar na fuso das impurezas conhecidas como ganga (slica-SiO2) do minrio, portanto o calcrio usado como fundente: SiO2 + CaCO3 CaSiO3 + CO2

ganga

escria

-Em primeiro lugar escorre pela parte inferior do alto forno a escria, usada em pavimentao; em segundo lugar o ferro gusa (2 a 5% de carbono + impurezas de Mn, Si, P), que vai ser usado na fabricao de ao ( 0,2 a 1,5% de carbono). O ferro fundido semelhante ao ferro gusa com uma porcentagem menor de impurezas. Os principais produtos da siderurgia so: Ferro gusa (2 a 5% de C ); ao comum ( Fe + C na porcentagem de 0,2 a 1%); ao doce ( Fe + C com menos 0,2%); ao inoxidvel ( fe + C + Cr + Ni); ao para trilhos (Fe + C + Mn); ao para ferramentas de corte (Fe + C + W + Mo); ao para ims ( Fe + C + Al + Ni + Co).

Qumica descritiva
-Definies importantes:

-Mineral: Elemento ou composto qumico produzido, em geral, sem a interveno de seres vivos, formado normalmente na natureza, de composio qumica definida, constitudo por pequenos cristais caractersticos para cada espcie.
-Minrio: mineral que permite uma extrao economicamente vivel de um certo elemento ou composto qumico. -Minerao: processo de extrao de minrio. -Metalurgia: processo de extrao de um metal a partir de um minrio. -Rocha: agregado natural formado de substncias minerais ou mineralizadas, resultante de um processo geolgico determinado, que constitui parte essencial da litosfera. -Rochas gneas ou magmticas: rocha que resultou de consolidao devida o resfriamento do magma.Ex: pedra-pomes, granito. -Rochas sedimentares: rocha resultante da destruio, desagregao ou decomposio de outras rochas. Ex: Arenito -Rochas metamrficas: rochas sedimentares que sofreram altas presses e temperaturas, tornando-se mais compactas. Ex: mrmore.

Qumica descritiva
-Chuva cida: precipitao de gua contendo uma concentrao de ons H+ capaz de conferir a gua um pH < 7. A chuva cida capaz de destruir monumentos de mrmore ou metlicos; provocar desmatamento em grandes reas florestais; provocar a morte de peixes em lagos e rios. Dependendo da(s) substncia(s) poluentes a chuva cida pode provocar desde danos pequenos at danos mais graves. -Chuva cida de gs carbnico: ocorre em ambiente no poludo na ausncia de relmpagos. O CO2 devido a queima de combustveis, aos processos de respirao animal e vegetal, tem sua taxa aumentada assustadoramente, provocando alm do efeito estufa, uma chuva cida que por ser formada pelo cido carbnico, no to prejudicial, pois esse cido um cido fraco, de pequena concentrao hidrogeninica. CO2(g) + H2O(liq) H2CO3(aq) -Chuva cida de xidos de nitrognio: A reao entre N2 e O2 s ocorre em condies especiais como: nas altas temperaturas dos motores de exploso interna dos carros, na presena de relmpagos ou em outra situao em que a energia envolvida seja muito grande. Essa reao ao ocorrer acaba formando xidos de nitrognio, principalmente o NO2, que ao reagir com a gua da chuva forma cido nitroso e ntrico, dando assim uma chuva cida capaz de provocar srios danos. N2 + 2 O2 2NO2 + H2O HNO2 + HNO3 . Torna-se importante dizer que nas redondezas das fbricas que expelem xidos de nitrognio, a formao de chuva cida muito acentuada.

Qumica descritiva
-Chuva cida de xidos de enxofre: formada em regies onde a emisso dos gases dixido e trixido de enxofre muito acentuada. Alm disso a queima de certos combustveis ricos em enxofre tambm contribuem para a presena dos mesmos na atmosfera. Junto com a chuva de cido ntrico capaz de grandes estragos.. S + O2 SO2 SO2 + O2 SO3

SO2 + H2O H2SO3

SO2 + H2O H2SO4

Poluentes atmosfricos: CO (monxido de carbono) NOx (xidos de nitrognio) SOx (xidos de enxofre) O3 (oznio). -CO (monxido de carbono) Gs inodoro, incolor e inspido. produzido pela queima incompleta de combustveis que contm tomos de carbono. Esse gs prejudica a oxigenao dos tecidos, sendo classificado como asfixiante sistmico. capaz de ser letal se uma pessoa ficar dentro de um carro em funcionamento com a garagem fechada. Ao contrrio do oxignio e do gs carbnico que formam molculas instveis com a hemoglobina, o monxido de carbono forma uma molcula estvel, o que acaba acarretando srios problemas no transporte de oxignio aos tecidos, podendo levar o indivduo a asfixia, seguida de morte. Para poder diminuir a emisso de monxido de carbono e tambm xidos de nitrognio, os carros so obrigados a terem dispositivos chamados de catalisadores que transformam os referidos xidos em N2 e CO2 respectivamente.

Qumica descritiva
-xidos de nitrognio: O monxido de nitrognio (NO) e o dixido de nitrognio (NO2) so os dois xidos de nitrognio mais poluentes. So formados nas cmaras de combusto dos veculos auto motores. O grande problema que o NO mesmo sem ser to perigoso capaz de sofrer oxidao muito facilmente NO2, que invisvel, de odor caracterstico e irritante. capaz de irritar os olhos, nariz e garganta, atacando as mucosas e a pele provocando leses celulares; pode levar srias complicaes pulmonares.
-Dixido de enxofre: Junto com os outros gases como os xidos de nitrognio um dos grandes responsveis pela chuva cida. um gs amarelo, com odor caracterstico de enxofre. Provoca irritaes acentuadas devido a reao: SO2 + H2O H2SO3 . A agresso por dixido de enxofre muito sria e fatal. Sua emisso mais agravada pelos veculos que usam como combustvel derivados do petrleo que contm enxofre. GUARDE BEM! -TEMPO DE DECOMPOSIO DE CERTOS MATERIAIS: papel ( 3 meses); cigarro ( 1 A 2 anos); chiclete ( 5 anos); lata ( 10 anos); garrafa plstica ( + 100anos); tecido (100 a 400 anos); vidro (4000 anos). -TIPOS DE PLSTICO : polietileno de alta densidade (PEAD); cloreto de polivinila (PVC); poliestireno ( PS); polipropileno (PP).

Qumica descritiva

-INVERSO TRMICA: acontece quando em vez de termos a seguinte ordem nas camadas de ar acima das cidades: ar quentear frioar mais frio, torna-se: ar frio ar quente (acaba no subindo) ar frio. Como conseqncia ocorre a formao de uma nuvem de poluentes (fumaa, neblina, ar, poluentes e partculas slidas) mais espessa que provoca srios danos sade. Essa nuvem recebe o nome de smog. -CAMADAS DO PLANETA TERRA: -Biosfera: regio da Terra onde os seres vivos habitam. -Atmosfera: camada de ar que envolve a Terra formada por gases e uma certa quantidade de vapor de gua. -Hidrosfera: camada onde se encontra toda gua do planeta terra. -Litosfera ou crosta terrestre: camada superficial rochosa da superfcie terrestre de composio variada, cuja espessura mxima de 60 km. -Componentes da atmosfera: N2 (78,02%); O2 (20,995); Ar (0,94%); CO2 (0,03%); H2 (0,01%); Ne (0,0015%); He (0,0005%); Outros gases (0,0080%) em volume. -Componentes da litosfera: O2 (46,45%); Si (27,96%); Al (8,28%); Fe (5,63%); Ca (4,15%); Na (2,36%); Mg (2,33%); K (2,09%); Ti (0,57%); H (0,14%) em massa.

Qumica descritiva
-Componentes( principais) da gua do mar: NaCl; MgCl2; MgSO4; CaSO4 -Componentes do Universo: Hidrognio (60,4%); Hlio (36,6%); Oxignio (1,0%); Neon (0,7%); Carbono (0,3%); Outros (1,0%). -Componentes da Terra: Ferro (35%); Oxignio (30%); Silcio (15%); Magnsio (13%); Nquel (2,4%);; Outros (4,6%). Componentes do Corpo Humano: oxignio (65%); Carbono (18%); Hidrognio (10%); Outros (7%). -Camadas da atmosfera: Troposfera Estratosfera (onde se situa a camada de O3)MesosferaTermosferaExosfera -SOL : suspenso coloidal, com caractersticas prximas daquelas de uma soluo. Diferente de GEL, que uma suspenso coloidal com caractersticas de uma gelia.

-Equilbrio Qumico: Voc sabia que as lentes fotocromticas tem sua tecnologia baseada em um equilbrio?
AgCl + energia luminosa Ag+ Incolor Escuro + Cl-

Qumica descritiva -Voc sabia que em grandes altitudes sentimos dores de cabea, nuseas e fadiga
intensa devido a um deslocamento de equilbrio, onde ocorre a falta de oxignio? hemoglobina + O2 oxiemoglobina Faltando oxignio, o equilbrio desloca-se esquerda oxiemoglobina no sangue. provocando falta de

-Efeito Estufa: O ar atmosfrico possui em sua composio 78% de N2, 21% de O2 e 1% de outros gases. Alm desses gases temos vapor de gua e gs carbnico. Esses dois gases ajudam a reter o calor na Terra ajudando no desenvolvimento da vida. Sabemos que a luz solar atravessa a atmosfera atingindo a superfcie da Terra, que por sua vez absorve uma parte do calor gerado pelo sol, refletindo o restante na forma de radiao infravermelha. Uma parte dessa radiao absorvida pelas nuvens e pelo CO2 do ar; fazendo com que a atmosfera seja aquecida, criando um efeito estufa natural. Quando acontece da quantidade de CO2 e tambm de vapor de gua aumentarem consideravelmente, como tem acontecido de alguns anos para c, este efeito muito acentuado, o que acaba provocando um aumento intenso na temperatura terrestre, levando varias mudanas prejudiciais ao nosso planeta. Entre as conseqncias do efeito estufa temos: degelo das calotas polares, modificaes climticas com tempestades e furaces; alteraes na agricultura; maior quantidade de CO2 dissolvida em rios, lagos e mares, provocando alteraes em grande parte da vida vegetal e animal dessas guas.

Qumica descritiva
-Camada de oznio: o gs oznio (O3) formado pela ao da radiao ultravioleta (UV) sobre molculas de oxignio existentes na estratosfera: O2 [O] + O2
UV

[O] + [O] O3

O oznio formando uma camada entre 12 a 32 km de altitude, nos protege da ao de aproximadamente 95% da radiao ultravioleta de um total de 9% emitida pelo Sol. Essa camada protetora tem cerca de uma molcula de oznio para cada um milho de molculas de ar. H aproximadamente 40 anos os cientistas descobriram que essa camada estava sendo destruda pelos xidos de nitrognio:

NO + O3 NO2 + O2
NO2 + O NO + O2

Alm desses xidos de nitrognio, a destruio dessa camada ficou mais acentuada aps o uso de gases do tipo freon muito usados em refrigerao e propelentes de aerosis: CCl2F2 [Cl] + O3 ClO + O
UV

CClF2 + [Cl] ClO [Cl] + O2 + O2

You might also like