You are on page 1of 19

FSICA BSICA E FSICA DAS RADIAES

AULA 2 TIPOS DE ENERGIA

Curso: Radiologia Professor: Esp. Carlos Eduardo Gouveia Guedes

Mecnica 1. Cintica a) Gravitacional b) Elstica Eltrica Trmica Qumica Luminosa Radiante Nuclear
2.Potencial

A energia cintica a energia devido ao movimento. o caso de um corpo que recebe energia em forma de trabalho, e todo este trabalho se converte em energia de movimento.

Unidade = Joule (j)

TEOREMA DO TRABALHO-ENERGIA

U=mgh Onde m = a massa do corpo; g = acelerao da gravidade e h altura do corpo em relao a um referencial

Obs.: O trabalho da fora peso no depende da trajetria.

1. Um elevador de 500kg sobe uma altura de 40m em 0,5 minutos. Dado g = 10m/s, determine a energia potencial no ponto mais alto. 2. Um corpo com 2kg de massa tem energia potencial gravitacional de 1 000J em relao ao solo. Sabendo que a acelerao da gravidade no local vale 10m/s2, calcule a que altura o corpo se encontra do solo. 3. Uma garota com 50kg de massa est no alto de uma escada de 40 degraus, tendo cada degrau uma altura de 25cm. A acelerao da gravidade no local 10m/s2. Calcule a energia potencial da garota em relao: em ao solo e ao 10 degrau.

Potencial Elstica (Uel)

Onde: Uel a energia potencial elstica; K a constante da mola; x a deformao sofrida pela mola.

1 - Uma mola de constante elstica dimensionada de 20N/m foi deformada em 40cm, ento a Energia Potencial Elstica armazenada nesta mola ser de: a) 1,0 J b) 1,6 J c) 2,3 J d) 3,1 J e) N.D.A

2 - Um elstico foi deformado de 30cm para 90cm, se sua constante elstica vale 5N/m, qual dever ser sua energia potencial elstica nessas condies? 3 - Qual deve ser a constante elstica de uma mola que foi deformada de 10cm para 40cm se durante o processo ela adquiriu uma energia potencial elstica de 13,5J?

A energia eltrica a capacidade de uma corrente eltrica realizar trabalho. Essa forma de energia pode ser obtida atravs da energia qumica ou da energia mecnica. Atravs de turbinas e geradores que transformam essas formas de energia em energia eltrica.

Ela obtida atravs da aplicao de uma diferena de potencial entre dois pontos de um condutor, gerando uma corrente eltrica entre seus terminais. Hoje em dia a energia eltrica a principal fonte de energia do mundo. A principal funo da energia eltrica a transformao desse tipo de energia em outros tipos, como, por exemplo, a energia mecnica e a energia trmica. Para calcularmos a energia eltrica usamos a equao.
E = P . t Onde: E a energia eltrica P a potncia t a variao do tempo

No sistema internacional (SI), a energia eltrica dada em joule (J), porm, a unidade de medida mais utilizada o quilowatt-hora (kWh). As companhias energticas utilizam o kWh para a medio do consumo de energia eltrica de um determinado estabelecimento. Para calcular a conta de energia eltrica, a companhia energtica, multiplica o custo unitrio do kWh pela quantidade de energia consumida durante o ms. Por exemplo: Se o consumo no ms de maio foi de 120 kWh e o custo de 1 kWh de R$ 0,48, a conta de energia referente a esse ms ser de: C = 120 x 0,48 C = R$ 57,60

A temperatura de um corpo varia quando ele recebe ou fornece calor. Suas molculas esto em constante movimento, sendo essa agitao molecular, denominada agitao trmica, responsvel pela energia, indicado pela variao de sua temperatura. Se as molculas que constituem esse corpo intensificarem (ou diminurem) seu movimento, sua temperatura aumentar (ou diminuir). A variao de energia trmica de um objeto pode ser avaliada determinando-se a variao de sua temperatura por meio de termmetros.

Energia qumica a energia liberada ou formada em uma reao qumica, como acontece nas pilhas e baterias.Cada molcula possui energia potencial eltrica que depende da posio relativa dos tomos que a formam. Na queima da gasolina ou na exploso da dinamite, parte da energia potencial armazenada (energia qumica) nessas substncias convertida em calor e em energia de movimento. Quando se queima gs metano, ocorre a reao de oxidao representada por:

A energia que flui do interior da Terra na forma de calor a energia geotrmica. Ela se concentra nas rochas quentes e secas que se encontram em profundidades que variam de trs a cinco quilmetros.

Chamamos de energia radiante a energia emitida por radiaes eletromagnticas, como a luz e o calor do sol, as ondas de rdio e televiso, os raios X e as micro-ondas.

A luz ou energia luminosa na forma como a conhecemos uma gama de comprimentos de onda a que o olho humano sensvel. Trata-se de uma radiao eletromagntica pulsante ou num sentido mais geral, qualquer radiao eletromagntica que se situa entre as radiaes infravermelhas e as radiaes ultravioletas. As trs grandezas fsicas bsicas da luz so: brilho, cor, e polarizao. Devido dualidade onda-partcula, a luz exibe simultaneamente propriedades de ondas e partculas. Um raio de luz a representao da trajetria da luz em determinado espao, e sua representao indica de onde a luz sai (fonte) e para onde ela se dirige. O conceito de raio de luz foi introduzido por Alhazen. Propagando-se em meio homogneo, a luz sempre percorre trajetrias retilneas.

Quando o ncleo de um tomo pesado, como o de urnio, dividido, parte da energia que ligava seus elementos liberada em forma de calor. Denominamos essa energia de energia nuclear.

OKUNO, E; CALDAS, IL; CHOW, C. Fsica para Cincias Biolgicas e Biomdicas. So Paulo: Harbra, 1986.

You might also like