You are on page 1of 47

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO

INSTITUTO DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA QUMICA

DISCIPLINA IT 386 PROCESSOS QUMICOS E BIOQUMICOS


CURSO DE ENGENHARIA QUMICA
PROFESSORES: DILMA ALVES COSTA e MARIA ALICE C. LOPES DE OLIVEIRA

- QUMICA E PETROQUMICA
Produo de Hidrognio H2 - Origem
O hidrognio matria-prima importante na indstria petroqumica, sendo usado por exemplo na sntese de amnia e metanol.
Os processos de hidrotratamento e hidrocraqueamento das refinarias tambm empregam hidrognio em abundncia, e algumas o produzem nas unidades de reforma cataltica. No entanto, no sendo possvel a sntese de H2 em quantidades suficientes ao consumo, pode-se instalar uma unidade de gerao de hidrognio, operando segundo reaes de oxidao parcial das fraes pesadas ou de reforma das fraes leves com vapor dgua.

- QUMICA E PETROQUMICA
Gerao de H2 Reforma com vapor d gua
A reforma com vapor (Steam reforming), em particular, a rota escolhida pela Petrobrs. Nela, hidrocarbonetos so rearranjados na presena de vapor e catalisadores, produzindo o gs de sntese (CO e H2).
Mais hidrognio posteriormente gerado atravs da reao do CO com excesso de vapor, aps a absoro do CO2 produzido em monoetanolamina (MEA).

As reaes envolvidas na reforma com vapor so as seguintes:


n C +n H2O n CO + n H2 (reao extrem. endotrmica) CnHm +n H2O n CO + (n + m/2) H2 (reao endotrmica)

CO + H2O CO2 + H2

- QUMICA E PETROQUMICA Gerao de Hidrognio


Uma unidade de gerao de hidrognio Steam reforming subdividida em trs sees principais:

Seo de Pr-tratamento: Visa principalmente remoo de compostos de enxofre e cloro, por hidrogenao, em um reator constitudo de quatro leitos de catalisadores (ZnO; CoO-MoO3 e alumina ativada); Seo de Reformao: Opera com fornos e conversores de alta e baixa temperatura, para produo do gs de sntese. Os catalisadores empregados so base de (NiO-K2O, Fe3O4-Cr2O3 e CuO-ZnO); Seo de Absoro de CO2: Promove a remoo do CO2 atravs de absoro por MEA, produzindo correntes de H2 com pureza superior a 95%.

- QUMICA E PETROQUMICA
Gerao de H2 Fluxograma de Reforma com vapor d gua do propano.

- QUMICA E PETROQUMICA
Gerao de Gs de sntese - CO e H2
Produzido principalmente pela reforma a vapor do gs natural, o gs de sntese um termo usado para misturas de H2 e CO.

A reforma o processo de produo mais importante quando o metano a fonte de carbono e hidrognio. obtido tambm a partir do esterco, do carvo e de resduos de leo cru.
A proporo entre H2 e CO na mistura varivel e depende do tipo de carga, do mtodo de produo e do destino a ser dado ao gs.

- QUMICA E PETROQUMICA
Tratamento do Gs Natural (retirada de H2S)
A retirada do H2S pode ser realizada por processo de adsoro (carvo ativado) ou absoro (soluo de MEA ou DEA), ou ainda hidrotratamento. O carvo um adsorvente bastante utilizado tanto na remoo dos odores (gases) originados dos alimentos de uma geladeira, bem como na remoo de substncias orgnicas, durante a purificao da gua ou de gases, em filtros com carvo ativado. O Carvo Ativado normalmente 100 vezes mais poroso que o carvo comum. A porosidade esta diretamente ligada purificao que o material sofre na ativao, removendo substncias contidas nos poros obstrudos do carvo comum.

- QUMICA E PETROQUMICA
Adsoro de H2S
O processo de purificao do carvo (ativao) realizado em fornos ativadores a uma temperatura de aproximadamente 800 C, e atmosfera redutora; deixando pontes de ligao abertas no interior dos poros.

- QUMICA E PETROQUMICA
Fontes de Gs de sntese

- QUMICA E PETROQUMICA

Diagrama de blocos da produo do gs de sntese

- QUMICA E PETROQUMICA
Produo de Amnia
A amnia produzida atravs da reao do hidrognio com o nitrognio atmosfrico. N2 (g) + 3 H2 (g) 2 NH3 (g) Neste processos os gases nitrognio e hidrognio so combinados diretamente, sob presso e temperatura, na presena de catalisador. O nitrognio obtido do ar atmosfrico e o hidrognio a partir do gs natural.

- QUMICA E PETROQUMICA
Produo de Amnia - Condies de processo
A reao entre nitrognio e hidrognio reversvel, portanto, o rendimento na produo do amonaco depende de algumas condies: Temperatura: A formao da amnia um processo exotrmico, portanto, baixas temperaturas favorecem a produo do NH3 , e o aumento da temperatura tende a deslocar o equilbrio da reao no sentido inverso. Por outro lado, a reduo da temperatura diminui a velocidade da reao, deste modo, uma temperatura intermediria a ideal para favorecer o processo. Experincias demonstraram que a temperatura ideal a de 450C.

- QUMICA E PETROQUMICA
Produo de Amnia - Condies de processo
Presso: O aumento da presso favorece a formao da amnia, devido a contrao de volume (diminuio do nmero de molculas). Portanto, o aumento da presso aumenta o rendimento de formao do produto. O aumento da presso deve ser economicamente vivel e no tornar os custos de produo demasiadamente elevados. A presso considerada tecnicamente e economicamente vivel est acima de 200 atmosferas.

- QUMICA E PETROQUMICA
Produo de Amnia - Condies de processo

- QUMICA E PETROQUMICA
Produo de Amnia - Condies de processo
Catalisador: O catalisador no afeta o equilbrio, porm acelera a velocidade da reao para atingir o equilbrio. A adio de catalisador permite que o processo se desenvolva favoravelmente em temperaturas mais baixas. No incio, para a reao Haber-Bosch , usava-se o smio e urnio como catalisadores. Atualmente utiliza-se de maneira extensiva o ferro.

- QUMICA E PETROQUMICA
Produo de Amnia - Aplicaes
A amnia formada um gs, porm quando refrigerado e sob alta presso pode ser liquefeito. Nestas condies, sob a forma lquida, no ocorre a reversibilidade, ou seja, a reao a decomposio em nitrognio e hidrognio no acontece. Muito usada em ciclos de refrigerao devido ao seu elevado calor de vaporizao e temperatura crtica. Tambm utilizado em processos de absoro em combinao com a gua. O amonaco e seus derivados uria, nitrato de amnio e outros so usados na agricultura como fertilizantes. Tambm componente de vrios produtos de limpeza.

- QUMICA E PETROQUMICA
Produo de Amnia Fluxograma

- QUMICA E PETROQUMICA
Produo de CO2
Apesar de serem muitas as fontes de CO2, as mais importantes na produo comercial so:
- Gases de combusto de materiais carbonceos (leos combustveis, gs combustvel, coque), contendo de 10 a 18% de CO2; - Co-produtos da indstria de fermentao, resultante da decomposio da dextrose em lcool e CO2, o gs contm cerca de 99% de CO2; - Coproduo de gs H2.

Nas produes, partir da combusto de carbonceos ou como co-produtos de H2, utiliza-se um sistema de absoro para concentrar o CO2 at 99%.
Em todos os casos o CO2 deve sofrer tratamentos qumicos para reduo de impurezas menores, que contaminam o gs.

- QUMICA E PETROQUMICA
Produo de CO2
1 - Combusto de materiais carbonceos (leos combustveis, gs combustvel, coque).
Queima-se o leo, gs natural ou coque para gerar vapor a 14 atm
namomtricas e obtm-se 10 a 15% de CO2, a 350C, O CO2 removido pela absoro seletiva, numa soluo aquosa de DEA (dietanolamina), O CO2 e o vapor da soluo aquosa saem pelo topo da coluna (reativador), so resfriados, para condensar o vapor, que retorna torre como refluxo, O CO2, a 2 atm manomtricas, purificado num lavador a permanganato de potssio, ficando isento de traos de H2S e de aminas, posteriormente o CO2 seco, comprimido, resfriado e liquefeito.

- QUMICA E PETROQUMICA
Produo de CO2
2 Co-produto do processo fermentativo para produo de lcool.
Oxidao de impurezas orgnicas e desidratao, na presena de
compostos qumicos, sob a forma lquida. O gs proveniente dos fermentadores, passa por 03 torres lavadoras, recheadas com espirais de cermica, seguindo para o gasmetro. Essas torres contm soluo alcolica diluda, que remove a maior concentrao de lcool carreado pelo gs. As duas torres seguintes contm gua desaerada e removem quase todas as impurezas solveis na gua. Ao sair do gasmetro, o gs conduzido a um depurador contendo uma soluo de K2Cr2O7 que vai oxidar os lcoois e aldedos residuais. O gs ento resfriado e segue para uma torre contendo H2SO4 para completar a oxidao e neutralizado numa torre contendo Na2CO3.

- QUMICA E PETROQUMICA Produo de


Fluxogramas (Combusto de leos combustveis e co-produto de processo fermentativo)

CO2 -

- QUMICA E PETROQUMICA
Produo de Acetileno
Existem acetileno. dois processos empregados para produo de

O processo mais antigo de reao de carbeto de clcio com gua ainda usado nas indstrias de pequeno porte.
Produo de acetileno pela reao de CaC2 e H2O. CaC2 + 2H2O Ca (OH)2 + C2H2
Existem dois mtodos para gerar acetileno a partir do carbeto de clcio. O mtodo descontnuo, ou mido, que ocorre num vaso cilndrico contendo gua, onde o carbeto de clcio adicionado, numa velocidade controlada. O hidrxido de clcio descarregado sob a forma de leite de cal (90% de gua). A gerao de acetileno a seco, um processo contnuo, com alimentao automtica. Neste processo 0,45 kg de gua adicionada a cada 0,45 kg de carbureto de clcio e o calor de reao dissipado pela evaporao da gua. A cal residual fica na forma seca.

- QUMICA E PETROQUMICA
Produo de Acetileno
Para as indstrias onde a produo muito alta, utiliza-se o processo de craqueamento do gs natural ou de hidrocarbonetos lquidos, sob oxidao parcial.
Oxidao parcial de hidrocarbonetos
CH4 + O2 CO2 + H2O CH4 C2H2 + 3H2 CH4 C + 2H2
A decomposio do CH4 comea em torno de 580C e compete com a degradao do acetileno. Para diminuir esta decomposio, depois de se elevar a carga (gs natural ou outro hidrocarboneto) a uma temperatura alta 1500C, durante um curtssimo tempo (cerca de milissegundos), estanca-se a reao instantaneamente.

- QUMICA E PETROQUMICA
Produo de Acetileno
Produo de Acetileno Processo de Oxidao parcial de hidrocarbonetos
CH4 + O2 CO2 + H2O CH4 C2H2 + 3H2 CH4 C + 2H2
O oxignio (90-98%) e o gs natural so aquecidos separadamente at 650C; Os dois gases quentes so conduzidos at o queimador (reator) e misturados numa razo molar de 0,6/100 - O2/GN; O queimador constitudo de 03 compartimentos: uma cmara de mistura, uma zona de converso e uma cmara de extino ou arrefecimento; A converso qumica uma combusto parcial do GN (2/3) quase instantnea; A reao global do GN (combusto e ciso) atinge 90 95%, enquanto que o O2 100% convertido. O tempo de residncia 0,001 a 0,1 segundos; Os gases produzidos e o acetileno residual so resfriados rapidamente, at 40C.

- QUMICA E PETROQUMICA
Produo de Acetileno
Produo de Acetileno Processo de Oxidao parcial de
hidrocarbonetos (continuao)
CH4 + O2 CO2 + H2O CH4 C2H2 + 3H2 CH4 C + 2H2
A composio do produto final em mdia de: 8,5% de C2H2, 57% de H2, 25,5% de CO, 3,3% de CO2, 4% CH4, 0,6% de Acetileno superiores, 1,2% de Inertes; A fuligem removida em um filtro para carvo; Os gases limpos so comprimidos a 11,2 atm manomtricas; O acetileno removido em uma coluna recheada por um solvente seletivo (dimetilformamida); O CO2 evaporado e extrado da soluo rica em acetileno, em uma coluna de fracionamento. A soluo absorvedora recuperada e reciclada ao processo; os acetilenos superiores e a H2O so extrados sob presso reduzida.

- QUMICA E PETROQUMICA
Fluxograma de Produo de Acetileno Processo de oxidao parcial de hidrocarbonetos

- QUMICA E PETROQUMICA
Produo de SO2
As fontes principais para a produo de SO2 so:
- S (depsitos naturais de enxofre);
- Pirita (CuFeS2; FeS); -Petrleo bruto e gs natural (H2S)

A seleo da matria prima a ser processada na obteno de SO2, depende da influncia de diversos fatores, tais como:
- Disponibilidade da matria prima; - Aproveitamento de subprodutos;

- Custos de secagem e de limpeza do gs (SO2).

- QUMICA E PETROQUMICA
Produo de SO2
De uma forma geral, o efeito combinado desses fatores conduz, na maioria dos casos, seleo de piritas e enxofre como matria prima preferencial. O SO2 obtido por:
Combusto do enxofre:

S(s) + O2(g) SO2(g)


Ustulao de piritas (sulfureto de ferro) ou outros sulfuretos metlicos: 4 FeS(s) + 7 O2(g) 2 Fe2O3(s) + 4 SO2(g) Combusto de sulfureto de hidrognio (sub-produto): 2 H2S(g) + 3 O2(g) 2 SO2(g) + 2 H2O(g)

- QUMICA E PETROQUMICA
Para obteno do SO2, o enxofre sofre um processo de combusto, no qual so utilizados, como agentes comburentes, o oxignio ou, mais comumente ar previamente submetido a uma operao de secagem com cido sulfrico. Tal operao de secagem visa basicamente a impedir a formao de cidos sulfurosos ou sulfrico, mediante reao do SO2 e do SO3 com a umidade do ar nas tubulaes e equipamentos da unidade no protegidos para suportar a agressividade qumica desses produtos.

Produo de SO2

A utilizao de oxignio em lugar de ar seco, no processo de combusto do enxofre, proporciona as seguintes vantagens:
- reduo considervel das dimenses dos equipamentos da instalao; - diminuio substancial de gases residuais poluentes, com conseqente aumento de eficincia global do processo.

- QUMICA E PETROQUMICA
Produo de SO2
Em contrapartida a essas vantagens, a utilizao de enriquecimento de oxignio na combusto do enxofre exige o emprego de materiais especiais, e consequentemente mais caros, para a fabricao de equipamentos, que os exigidos quando utilizado ar seco na referida reao de combusto. A exigncia de materiais mais nobres, na alternativa de uso de oxignio devida aos nveis mais elevados de temperatura em que se processa a combusto do enxofre.

- QUMICA E PETROQUMICA
Produo de SO2 (Processo Claus)
A unidade de recuperao de enxofre (URE) utiliza como
carga as correntes de gs cido (H2S) produzidas no tratamento com DEA ou outras unidades, como as de hidrotratamento (tratamento na presena de hidrognio), hidrocraqueamento, reforma cataltica e coqueamento retardado.

As reaes envolvidas consistem na oxidao parcial do H2S atravs do processo Claus, com produo de enxofre elementar, segundo as equaes qumicas:
H2S + 3/2 O2 SO2 + H2O
2 H2S + SO2 2 S + 2 H2O (cat. Al2O3)
Na URE, mais de 93% do H2S recuperado como enxofre lquido de pureza superior a 99,8%.

- QUMICA E PETROQUMICA
Produo de SO2 (Processo Claus)
H2S + 3/2 O2 SO2 + H2O 2 H2S + SO2 2 S + 2 H2O (cat. Al2O3)

O enxofre removido das correntes gasosas provenientes das


unidades de processo de refino: Unidade de Craqueamento Cataltico Fluido (FCC) pelo tratamento DEA, Unidade de Hidrodessulfurizao (HDS) e Unidade de Hidrotratamento (HDT). Essa remoo necessria para que a legislao ambiental seja obedecida, no que diz respeito s emisses de SO2. Tambm desejvel que se recupere o enxofre elementar que pode ser vendido.

- QUMICA E PETROQUMICA
Produo de SO2 (Processo Claus)
H2S + 3/2 O2 SO2 + H2O 2 H2S + SO2 2 S + 2 H2O (cat. Al2O3)
O Processo Claus consiste da combusto de parte da corrente rica em gs sulfdrico, com 1/3 da quantidade estequiomtrica de ar necessria, e posterior reao de dixido de enxofre resultante dessa queima com gs sulfdrico restante, na presena de um catalisador de alumina, a fim de se produzir o enxofre elementar. A determinao da razo de ar para a queima do H2S baseada em anlises da corrente de gs cido que entra na unidade, que realizada uma vez ao dia por cromatografia gasosa em base seca. O gs cido proveniente das unidades de tratamento (DEA, HDT e HDS) que processado na URE possui uma composio como a apresentada na Tabela seguinte.

- QUMICA E PETROQUMICA
Produo de SO2 (Processo Claus)
Tabela Composio volumtrica do gs rico em H2S
Substncia
SOMA DE HC* O2 + N2 + CO HIDROGNIO CO2 H2S H2O

Percentagem em volume (%)


1,4 0,6 5,0 25,1** 64,9*** 3,0****

RELAO AR/GS

2,0

* SOMA DE HC: soma do percentual de hidrocarbonetos presente no gs ** % de CO2 - Mximo: 76 Mnimo: 0 *** % de H2S - Mximo: 96 Mnimo: 46 **** percentagem adotada. As anlises realizadas na URE so feitas em base seca, tendo-se a converso para base mida.

- QUMICA E PETROQUMICA
Produo de SO2 (Processo Claus)
A partir dos resultados de anlises, obtm-se a quantidade terica necessria de oxignio para queimar todos os hidrocarbonetos, mais 1/3 do H2S, que ento convertida numa quantidade equivalente de SO2. queimado 1/3 do H2S presente, reagindo o restante com SO2 formado, conforme as reaes (1) e (2). Para que a mxima produo de enxofre possa ser obtida importante que a vazo de ar necessria reao (1) seja estequiometricamente controlada. As reaes (1) e (2) so exotrmicas, e o calor liberado aproveitado para a gerao de vapor dgua de mdia presso ( 17,5 kgf/cm2) e baixa presso ( 3,5 kgf/cm2) superaquecidos. O enxofre gerado na fase gasosa condensado para ser recuperado na forma lquida. A recuperao de enxofre expressa a eficincia do processo.

- QUMICA E PETROQUMICA
Produo de SO2 (Processo Claus)
H2S + 3/2 O2 SO2 + H2O (1) (2) 2 H2S + SO2 2 S + 2 H2O (cat. Al2O3)

A produo de SO2 e subseqente compresso e resfriamento realizada com um controle rgido da quantidade de ar de entrada na cmara de combusto; O SO2 pode ser produzido at uma concentrao de 18% em volume, na temperatura de 1200C; Os gases produzidos so resfriados em trocadores de calor e provocam aquecimento de gua para caldeira; Os gases resfriados, contendo 16-18% de SO2 so bombeados para absorvedores, mediante bombas prova de cidos. A concentrao da soluo dos absorvedores depende da temperatura e da concentrao dos gases afluentes ( 1,3%, a T 30C); Perde-se uma quantidade pequena de SO2 na descarga da segunda absorvedora (cerca de 0,02%); Os vapores que saem das absorvedoras e apresentam uma temperatura em torno de 70C, so resfriados e secos em uma torre H2SO4; O SO2 liquefeito por compresso, a 7 atm e resfriado.

- QUMICA E PETROQUMICA
Produo de SO2 (Processo Claus)
H2S + 3/2 O2 SO2 + H2O (1) (2) 2 H2S + SO2 2 S + 2 H2O (cat. Al2O3)

O gs cido (H2S) a carga da URE, entrando na unidade a uma presso absoluta de 1,29 kgf/cm2 e temperatura de 90C. A carga de gs que chega a URE dividida em duas correntes: uma delas, em maior quantidade, segue para uma cmara de combusto, indo o restante para o 1 conversor, onde a temperatura controlada pela admisso de gs cido. Na cmara de combusto, a carga de gs cido recebe a quantidade de ar requerida para a combusto do total de hidrocarbonetos e de 1/3 do H2S, presentes no gs cido. A queima de 1/3 do H2S ocorre segundo as reaes (1) e (2). O SO2, produzido pela reao (1) reagir parcialmente segundo a reao (2), produzindo cerca de 60% do total de enxofre recupervel. A temperatura no interior da cmara de combusto pode atingir valores superiores 1200C. Assim, no interior da cmara, o enxofre formado se encontra na fase vapor (ponto de ebulio do enxofre 446,6C), juntamente com vapor dgua, SO2 e H2S gasoso. Esta primeira etapa responsvel pela produo de enxofre por meio de uma converso trmica na ausncia de catalisadores.

- QUMICA E PETROQUMICA
Produo de SO2 (Processo Claus)
H2S + 3/2 O2 SO2 + H2O (1) (2) 2 H2S + SO2 2 S + 2 H2O (cat. Al2O3)

O gs da cmara principal passa atravs de uma caldeira recuperadora de calor, para ser resfriado, e, ao mesmo tempo, gera vapor de mdia presso. A temperatura ento reduzida para 300C, provocando a condensao do enxofre. Este produto vai para um vaso separador que remove o vapor remanescente da fase lquida, e na seqncia escoa para o tanque de enxofre, onde ele armazenado. O gs remanescente da cmara principal aquecido e misturado parte do H2S, que foi desviado da cmara de combusto, e aqui utilizado como combustvel, sendo aquecidos a uma temperatura de cerca de 230C, seguindo diretamente para o primeiro conversor, sendo que esta temperatura controlada pela diviso de gs cido na entrada da unidade. Neste reator, h um leito de catalisador de alumina (Al2O3), e ocorre a converso do H2S e o SO2 remanescente em enxofre. O gs efluente do primeiro conversor, a uma temperatura prxima a 300C, resfriado no condensador de enxofre, ocorrendo mais uma condensao de enxofre, uma vez que a temperatura dos gases reduzida a 180C.

- QUMICA E PETROQUMICA
Produo de SO2 (Processo Claus)
H2S + 3/2 O2 SO2 + H2O (1) (2) 2 H2S + SO2 2 S + 2 H2O (cat. Al2O3)

O gs proveniente do condensador flui para o 2 conversor, onde sua temperatura elevada para 220C. Em face do menor teor de reagentes, a temperatura atinge apenas cerca de 250C. As reaes (1) e (2) novamente ocorrem, formando um pouco mais de enxofre elementar. O efluente do segundo conversor resfriado no 2 condensador, havendo mais uma condensao de enxofre, que, aps passar pelo vaso separador, vai para o tanque. Nesse equipamento, o lquido condensado e os gases so resfriados a 165C. Todas as correntes de enxofre condensadas so reunidas indo para o tanque de enxofre. O enxofre liquefeito nos condensadores s custas da produo de vapor de baixa presso, de 3,5 kgf/cm2 e 180oC.

- QUMICA E PETROQUMICA
H2S + 3/2 O2 SO2 + H2O (1) -52.980 cal/mol de S 2 H2S + SO2 2 S + 2 H2O (cat. Al2O3) (2) -11.670 cal/mol de S S2 + O2 2 SO2 (3) -70.940 cal/mol de S
Influncia da Temperatura na Converso de Gs cido a Enxofre As reaes de formao de enxofre so exotrmicas. Na cmara de combusto tem-se elevada temperatura (1200C) devido grande liberao de calor destas reaes. Com isto, nesta cmara tem-se a destruio dos compostos orgnicos do carbono pela queima completa dos mesmos no forno, com formao de CO2 e H2O. A combusto do H2S puro com a quantidade estequiomtrica de ar para formar enxofre pode atingir a temperatura de 1400C. Na converso trmica, a formao do enxofre favorecida com o aumento da temperatura. Esta converso atinge um mximo de 75% a aproximadamente 1300C. Na prtica, as temperaturas do forno permanecem entre 1100C e 1200C, sendo que, nesta faixa de temperaturas, a converso de aproximadamente 60%. A temperatura do processo tambm influencia a converso cataltica. Aumentandose a temperatura, cujo ajuste feito pela vazo de carga de gs cido, a converso cai a menos de 60% em aproximadamente 450C, com um mnimo de converso cataltica a 550C. Na prtica, a temperatura tima de converso situa-se em cerca de 250C.

Produo de SO2 (Processo Claus)

- QUMICA E PETROQUMICA
Produo de SO2 (Processo Claus)
H2S + 3/2 O2 SO2 + H2O (1) -52.980 cal/mol de S 2 H2S + SO2 2 S + 2 H2O (cat. Al2O3) (2) -11.670 cal/mol de S S2 + O2 2 SO2 (3) -70.940 cal/mol de S
Influncia da Temperatura na Converso de Gs cido a Enxofre
Um catalisador novo possui atividade em toda sua rea. Com seu uso, ele fica com a superfcie inativa. Esta rea inativa contribui para o aumento de temperatura da carga, at que esta penetre na regio ativa do catalisador. Esse aumento de temperatura reduz a converso do H2S e SO2 a enxofre, ficando estes compostos sem reagir no processo. Mesmo quando pequenas quantidades de hidrocarbonetos aromticos e alifticos (compostos de elevado peso molecular) conseguem chegar ao catalisador, estes provocam a desativao contnua pelo depsito de coque na superfcie externa do catalisador, servindo para pr-aquecer os gases, antes de atingir as camadas ativas. Este aquecimento se ope ao fato de que os gases devem entrar no reator em temperatura s um pouco acima da temperatura de condensao do enxofre, pois em temperaturas elevadas a eficincia da reao menor e menos enxofre ser formado.

- QUMICA E PETROQUMICA
Produo de SO2 (Processo Claus)
H2S + 3/2 O2 SO2 + H2O (1) -52.980 cal/mol de S 2 H2S + SO2 2 S + 2 H2O (cat. Al2O3) (2) -11.670 cal/mol de S S2 + O2 2 SO2 (3) -70.940 cal/mol de S
Influncia do Volume de Ar na Converso de Gs cido para Enxofre
O aumento do volume de ar (oxignio) na unidade provoca a elevao da temperatura da reao. Pode-se, pela observao da temperatura do forno, estimar a proporo entre H2S e O2 em reao. Essa proporo pode ser estimada pela variao da oxidao do H2S com O2 em funo do volume do gs e da quantidade de calor liberada na reao (Bersou, 1967). Quando a relao de 0,5 mol O2: mol de H2S a temperatura da reao de 1400C, o volume aproximadamente 68 m3/kmol H2S e a quantidade de calor liberado por volta de 50 kcal/kmol H2S enquanto se a relao subir para 1,0 mol de O2: mol de H2S a temperatura da reao de aproximadamente 1680C, o volume por volta de 120 m3/kmol H2S e o calor liberado de 90 kcal/kmol H2S.

- QUMICA E PETROQUMICA
Produo de SO2 (Processo Claus)
H2S + 3/2 O2 SO2 + H2O (1) -52.980 cal/mol de S 2 H2S + SO2 2 S + 2 H2O (cat. Al2O3) (2) -11.670 cal/mol de S S2 + O2 2 SO2 (3) -70.940 cal/mol de S
Influncia das Impurezas na Produo de Enxofre
Os principais gases que podem acompanhar o H2S so gs carbnico (CO2), os hidrocarbonetos e o vapor dgua presente na carga da URE, e aqueles resultantes de reaes secundrias indesejveis como: o sulfeto de carbonila (COS), o sulfeto de carbono (C2S), o etil mercaptan (C2H5SH), o butil mercaptan (C4H9SH) e o cido ciandrico (HCN). Em casos especiais, tem-se ainda H2, N2 e CO. Os hidrocarbonetos afetam as reaes de formao do enxofre elementar por vrias maneiras. Em primeiro lugar, modificam a quantidade de ar necessria para a queima do H2S. Assim, necessria uma quantidade de ar maior entrando no sistema pra queimar a quantidade estequiomtrica de H2S em conjunto com todo o hidrocarboneto presente, sendo necessria uma quantidade de ar maior entrando no sistema pra queimar a quantidade estequiomtrica de H2S em conjunto com todo o hidrocarboneto presente.

- QUMICA E PETROQUMICA
Produo de SO2 (Processo Claus)
H2S + 3/2 O2 SO2 + H2O (1) -52.980 cal/mol de S 2 H2S + SO2 2 S + 2 H2O (cat. Al2O3) (2) -11.670 cal/mol de S S2 + O2 2 SO2 (3) -70.940 cal/mol de S
Influncia das Impurezas na Produo de Enxofre
A presena de hidrocarbonetos tambm contribui para o aumento da porcentagem de CO2 e gua no sistema, aumentando assim o teor de umidade da carga. Alm disso, a combusto incompleta do hidrocarboneto forma carbono que se deposita nos poros do catalisador diminuindo a produo de enxofre e ocasionando um excedente de H2S no sistema sem reagir. Conforme a quantidade de carbono que se incorpora ao enxofre formado, este toma uma cor escura que pode ir de cinza a preto. Se a quantidade de hidrocarboneto for excessivamente grande, o enxofre condensado pode apresentar inclusive descolorao, isto , tornar-se esbranquiado. Esta ocorrncia prejudica a qualidade do enxofre produzido.

Explica-se a presena do sulfeto de carbono em alguns gases do processo Claus, pela combinao do enxofre elementar em estado de vapor com o carbono de um hidrocarboneto.

- QUMICA E PETROQUMICA
Produo de SO2 (Processo Claus)
H2S + 3/2 O2 SO2 + H2O (1) -52.980 cal/mol de S 2 H2S + SO2 2 S + 2 H2O (cat. Al2O3) (2) -11.670 cal/mol de S S2 + O2 2 SO2 (3) -70.940 cal/mol de S
Influncia da Presso na Produo de Enxofre
Na faixa cataltica, isto , at a temperatura aproximada de 550C, um aumento de presso aumenta a converso e um aumento da temperatura diminui a converso. Na faixa trmica d-se o inverso: um aumento de presso diminui a converso e o aumento da temperatura aumenta a converso. A presso total do sistema em condies ideais, isto , sem levar em conta a presena de impurezas volteis, pode ser representada pela soma das presses parciais dos gases em reao: Presso Total: P H2S + P SO2 + P S + P H2O

- QUMICA E PETROQUMICA
Fluxograma de Produo de SO2 Processo Claus

- QUMICA E PETROQUMICA
Fluxograma de Produo de SO2
S + O2 (Ar) SO2 (18% vol.; 1200C)

You might also like