You are on page 1of 14

`

Energia geotrmica ou energia geotermal a energia obtida a partir do calor proveniente da Terra, mais precisamente do seu interior. Este incrvel recurso equivale a 50.000 vezes a energia que se obtm de todos os recursos de gs e petrleo do mundo. Devido a necessidade de se obter energia eltrica de uma maneira mais limpa e em quantidades cada vez maiores, foi desenvolvido um modo de aproveitar esse calor para a gerao de eletricidade.

Existem diferentes formas de extraco da energia geotrmica. Pode ser obtida atravs de gisers. Giser uma nascente termal que entra em erupo periodicamente, lanando uma coluna de gua quente e vapor para o ar. Mas so raros, fazendo com que a energia retirada dos gisers seja pouco extrada e no possa ser em qualquer lugar do mundo.

Para obtermos energia geotrmica aproveitando a existncia de reservatrios de gua subterrnea que se encontra a altas temperaturas, abrem-se buracos fundos no cho at chegar aos de gua e vapor que so drenados at superfcie por meio de tubos e canos apropriados. Atravs dos tubos o vapor e conduzido at central geotrmica. Aqui o vapor faz girar as lminas da turbina que atravs de um gerador transforma a energia mecnica da turbina em energia elctrica.

` `

Permitem poupar energia (75% de electricidade numa casa) uma vez que substituem ar condicionado e aquecedores elctricos. Todo o ciclo de produo feito no local. Libertam relativamente menos gases poluentes para a atmosfera que outras fontes de energia no renovveis. A energia geotrmica renovvel e inesgotvel.

Se no for usado em pequenas zonas onde o calor do interior da Terra vem superfcie, ento a perfurao dos solos para a introduo de canos dispendiosa. Obriga ao uso de material especial, pois tem de resistir a temperaturas elevadas. Este sistema tem um custo inicial elevado, e a barata manuteno da bomba de suco de calor contrabalanada pelo elevado custo de manuteno dos canos. Como est associado a zonas de grande actividade ssmica, est sujeito aos gases e a aluimento de terras.

Tuscani, na Itlia, onde em 1904 se passou, pela primeira vez, a utilizar a energia geotrmica para a produo de electricidade. Budapeste (Hungria), alguns subrbios de Paris, Reykjavk (Islndia), e muitas outras cidades, que usam em grande escala a energia geotrmica para aquecimento domstico. Na Califrnia, encontra-se a maior central geotrmica do mundo.

Maior Central Geotrmica do Mundo - Califrnia

Portugal conta com uma central geotrmica em funcionamento na Ilha de So Miguel, Aores.
`

Os aproveitamentos geotrmicos mais interessantes em Portugal encontram-se nos Aores. S na ilha de So Miguel, atravs das centrais geotrmicas de Ribeira Grande e Pico Vermelho, a energia produzida representou cerca de 35% da electricidade consumida na ilha em 2001. A energia geotrmica uma fonte essencial no arquiplago dos Aores, podendo aumentar em 30 MWe (megawatt electrical) na prxima dcada.

You might also like