You are on page 1of 41

Correo do grupo 05

Atividade 23 Amaznia legal Caractersticas Exerccios de Aplicao p.181

01. V. V. F.V.F. 02. No incio da colonizao, a Amaznia era territrio da Espanha, que estava interessada nas riquezas minerais da regio dos Andes. Portugal passou, ento, a explorar o territrio amaznico, limitando-se a fazer o reconhecimento da rea e o extrativismo vegetal (drogas do serto).

A estratgia portuguesa para a posse e a explorao foram as instalaes de fortes e de misses religiosas na Amaznia, levando os ndios a explorar as "drogas do serto".

03. A regio Norte leva em conta os limites dos estados, enquanto a Amaznia legal tem por base a existncia da floresta, que extrapola os limites estaduais (oeste do Maranho, maior parte do Mato Grosso e extremo norte de Gois).

04. Nos sculos XVI e XVII, os portugueses instalaram fortes e misses religiosas na Amaznia, levando os ndios a explorar as drogas do serto.

05. O povoamento da Amaznia se organizou por meio da rede de circulao de rios e igaraps, sendo uma ocupao linear. At meados do sculo XX, as vias fluviais continuaram a ser as nicas estradas da Amaznia. A outra forma usada era a via area.

06. uma imensa regio natural, individualizada por elementos da natureza, como o clima, a vegetao e a hidrografia, estende-se por 6,5 milhes de km2 e est localizada no norte da Amrica do Sul.

Atividade 24 O ecossistema da floresta Amaznica Exerccios de Aplicao P.183

01. b. 02. A) Equatorial; quente e mido; latifoliada equatorial; diversificada, sempre verde, fechada e densa. B) plancies, depresses marginais e planaltos, eroso. C) mata de igap, de vrzea e terra firme.

03. B.C.A. 04. B. 05. Adensa vegetao que cobre a Amaznia protege o solo da ao direta da gua da chuva.A cobertura de folhas e de outras matrias orgnicas tambm protege o solo contra eroso, alm de abastecer-lhe de nutrientes. a autoadubao que garante maior oferta dos nutrientes necessrios vegetao

Atividade 25 A ocupao da Amaznia legal: Amaznia de ontem e de hoje Colonizao de explorao Exerccios de Aplicao P. 185

01. No passado, a densidade demogrfica da Amaznia era muito baixa e a atividade econmica se fundamentava na coleta ou extrativismo vegetal, na pesca e agricultura de subsistncia. Atualmente, as migraes aumentaram, provocando rpida urbanizao, e os planejamentos regionais de minerao e agropecuria provocaram intenso desmatamento; h conflitos pela posse de terras e violncia

02. Extrao do ltex da seringueira, rvore nativa da Amaznia. Nesse perodo, Manaus e Belm tiveram grande crescimento, porque passaram a ser ponto de circulao de pessoas, produtos de consumo, borracha e material de construo

03. A explorao da borracha da Amaznia entrou em decadncia porque o Reino Unido comeou a produzir ltex no Sudeste Asitico, com o cultivo de seringais.

04. Por causa da explorao da borracha, muitos brasileiros se instalaram na rea do atual estado do Acre, na poca pertencente Bolvia.

05. O crescimento da populao, a criao da Sudam e o aumento da exportao de produtos primrios, como os minrios (ferro, alumnio), a madeira etc.

06. Antigos personagens: seringueiro (trabalhador do seringal), seringalista (dono do seringal) e indgenas Novos personagens: posseiros, grileiros, pees, empresrios, colonos

07. Porque o mais importante, a preservao da biodiversidade do ecossistema, no considerado pelos governos e pelos grandes projetos econmicos.

Atividade 26 Os problemas da Amaznia P.187

You might also like