You are on page 1of 25

Universidade Federal de Alagoas Centro de Tecnologia

Campos se referem a um tipo de vegetao composta predominantemente por gramneas e outras herbceas, classificado como Estepe no sistema fitogeogrfico internacional, e que alimenta aproximadamente 65 milhes de ruminantes (BERRETA, 2001). No Brasil os Campos Sulinos tambm so conhecidos como: Campos do Sul, Campanha Gacha ou Pampa. Porm, os Pampas so apenas um pedao das terras dos Campos Sulinos. O Bioma engloba tambm campos mais altos e algumas reas semelhantes a savanas.

rea semelhante a savanas

rea de campos mais altos

O Bioma Campos compreende 500mil km (latitudes: 24 e 35 S; longitudes: 57 e 63 W), abrangendo o Uruguai, Nordeste da Argentina, Sul do Brasil, e parte do Paraguai (PALLARS et al 2005). A parte brasileira do Bioma e representa 2,07 % (176.496 km) do territrio nacional.

Percentual dos Biomas brasileiros

rea de campos mais altos Localizao continental

Clima
Os Campos Sulinos so marcados por um clima subtropical, sendo caracterizado por altas temperaturas no vero, chegando a 35C, possuindo um inverno marcado com geadas podendo, tambm, haver a ocorrncia de neve em algumas regies, registrando temperaturas negativas.

Vero

Geadas

Inverno

Vegetao
A vegetao predominantemente herbcea, com alturas que variam de 10 a 50 cm, dentre elas gramneas, leguminosas e compostas, compondo uma paisagem homognea. mais diversificada nas proximidades de reas mais altas, caracterizada por ser mais densa, arbustiva e arbrea nas encostas de planaltos, onde existem matas com grandes pinheiros, e ao longo dos cursos de gua, alm de haver a ocorrncia de banhados (Chomenko, 2006). Prximo ao litoral, a paisagem marcada pela presena de banhados, ambientes alagados onde aparecem juncos, gravats e aguaps. O mais conhecido banhado o de Taim, onde foi criada, em 1998, uma estao ecolgica administrada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renovveis (IBAMA) para preservao de to importante ecossistema.

Vegetao Herbcea

Relevo
O relevo nos Campos Sulinos suavemente ondulado, aplainado entre 500m e 800m de altitude. Predominam plancies, mas podem ser encontradas algumas colinas, na regio conhecidas como coxilhas. Alm das coxilhas existem tambm alguns planaltos. Cavernas e grutas so comuns.

Colinas

Geomorfologia
A extenso que comporta o maior percentual de rea do Bioma composta por quase toda parte da: Plancie Litornea, Planalto Sulriograndense, Depresso Central e Planalto da Campanha, alm de se estender tambm por parte do Planalto das Araucrias.

Solo
Na regio dos Pampas o solo frtil. Por isso, estes campos so normalmente procurados para desenvolvimento de atividades agrcolas. Ainda mais frteis so as reas com solo do tipo "terra roxa.

Solo de Terra Roxa

Cor avermelhada do solo

Em reas de planalto os solos so tambm avermelhados, mas no possuem a fertilidade da terra roxa. Na plancie litornea o solo bastante arenoso.

Hidrografia
Destacam-se como rios importantes deste Bioma o Santa Maria, o Uruguai, o Jacu, o Ibicu e o Vacaca. Estes e outros da regio se dividem em trs bacias hidrogrficas: a do Uruguai, a do Guaba e a Litornea. Alm disso, prximos ao litoral existem muitos lagos e lagoas. A Lagoa dos Patos, a maior laguna do Brasil e a segunda maior da Amrica Latina, com 265 km de comprimento.

Colinas Colinas

Precipitao

Mapa Hidrogrfico

A precipitao mdia est em torno de 1200mm e 1600 mm anuais com chuvas concentradas nos meses de inverno sendo um clima frio e mido (da Silva Jnior & Sasson,1995; Uzunian & Birner, 2001).

Litologia
A partir do esquema de eventos geolgicos que ocorreram nas unidades litolgicas expostas no Pampa Olaen, em Cordoba, Argentina (modificado de Sureda et al., 2002) possvel transportar os dados para a realidade dos Campos Sulinos (ou Pampas do Brasil).

Estimativas recentes indicam que esta regio composta de pelo menos 3.000 plantas vasculares, com 450 espcies de gramneas e 150 de leguminosas, alm de 385 aves e 90 mamferos (Nabinger, 2007), sendo parte destas espcies chamadas endmicas, pois s ocorrem neste ecossistema. por isto que os campos pampeanos, na sua composio de flora e fauna, podem ser considerados to importantes quanto uma floresta tropical, para a conservao da biodiversidade planetria. Entre as rvores de maior porte, que so fornecedoras de madeira, temos o louro-pardo, o cedro, a cabreva, a grpia, a guajuvira, a caroba, a canafstula, a bracatinga, a unha-de-gato, o pau-de-leite, a canjerana, o guatambu, a timbava, o angico-vermelho, entre outras espcies caractersticas como a palmeira-an (Diplothemium campestre). Os campos sulinos possuem uma diversidade de mais de 515 espcies. J os terrenos planos das plancies e planaltos gachos e as coxilhas, de relevo suave-ondulado, so colonizadas por espcies pioneiras campestres que formam uma vegetao do tipo savana aberta (Ambiente Brasil, 2007).

Produtores
Em recente estudo desenvolvido na regio (Boldrini et al. 2006) dos campos de altitude, envolvendo Rio Grande do Sul e Santa Catarina, no entorno do rio Pelotas e afluentes, foram contabilizadas 1.087 espcies. As famlias com maior nmero de representantes foram: Asteraceae (277), Poaceae (238), Fabaceae (88), Cyperaceae (71), Solanaceae (31), Apiaceae (30), Rubiaceae (29), Lamiaceae (24) e Euphorbiaceae (23), as quais constituem 75% (809 spp.) do total de espcies. As demais famlias perfazem 25% (278 spp.).
Andropogon lateralis

Consumidores
Dos organismos consumidores existentes nos Campos Sulinos podemos citar algumas espcies de mamferos, aves, repteis, anfbios, peixes e insetos.

Gamb-da-orelha-branca

Teia alimentar
Uma teia alimentar caracterizada por possuir depredadores topo, mesodepredadores, consumidores primrios e produtores. Um exemplo de teia alimentar caracterstico dos Campos Sulinos pode visto na figura abaixo.

Exemplo de teia alimentar dos Campos Sulinos

Espcies endmicas e ameaadas de extino


Endemismos e espcies ameaadas so indicadores importantes para a indicao de reas para conservao e revelam locais com particularidades prprias. No pampa gacho, h, no mnimo, 2,5 mil espcies da flora e de trezentas a quatrocentas espcies de aves. Dessas 2,5 mil espcies da flora, 10% esto em situao de ameaa. Um dos animais mais ameaados de extino o Gato dos Pampas (Felis Colocolo), que mede 85 cm, sendo 25 cm de calda. O habitat dele se estende desde o Sul da Patagnia, por quase toda a Argentina, Chile, peru e Equador. de hbito noturno, como a maioria dos felinos. No Brasil atinge o Estado de Mato grosso do Sul, onde encontrado em todo chapado

Gato dos Pampas

Dentre as unidades de conservao existentes no Rio Grande do Sul das que abragem o Bioma Campos Sulinos citamos duas importantes:

rea de Proteo Ambiental do Ibirapuit Estao Ecolgica do Taim.

APA do Ibirapuit
A APA do Ibirapuit est localizada na regio sudoeste do Rio Grande do Sul, nos municpios de Alegrete (15,22%), Quara (12,22%), Santana do Livramento (56,81%) e Rosrio do Sul(15,22%) num permetro de 260 Km, fazendo diviso com o Uruguai.

Localizao da APA

Municpios/ APA

A APA do Ibirapuit foi criada em 20 de maio de 1992 pelo Decreto Federal n529. Possui uma extenso territorial de318.757,00 hectares.

Cantagalo, Quara/RS - Interior da APA do Ibirapuit/ICMBio

Estao ecolgica do Taim (ESEC Taim)


Estao Ecolgica do Taim foi criada em 1978, administrada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renovveis (IBAMA). Possui uma rea de 33.815 hectares, situando-se na estreita faixa de terra entre o Ocean Atlntico e a Lagoa Mirim. Compreende partes dos municpios de Santa Vitria do Palmar e Rio Grande, no Estado do Rio Grande do Sul.

Banhados do Taim

A economia da poro meridional, localizada na metade Sul, menos industrializada baseada em atividades rurais, como a pecuria de corte. E apesar de abranger metade do territrio, a regio concentra um quarto da populao, sendo responsvel por apenas 21% do PIB do Estado. nesse contexto que se insere boa parte da extenso do Bioma Campos Sulinos, ou seja, grande parte de sua extenso, hoje, est ocupada por propriedades que lidam com o gado. (Observatrio Social, 2008).

Pecuria de corte

A agricultura tambm existe na regio. O plantio de arroz, soja e eucalipto responsvel por grande parte do desmatamento e eroso do solo nos pampas. Porm, nenhuma das ameaas que circundam este Bioma, nos dias atuais, to preocupante como a expanso das plantaes de rvores exticas (eucalipto, pinus e accia-negra) que vem ocorrendo na regio.

Plantao de Eucalipto

Esto assinaladas no mapa as formaes remanescentes, que correspondem vegetao que permanece preservada ou pouco alterada, e os antropismos, ou seja, as reas afetadas pelas atividades humanas. Estas, mapeadas como vegetao secundria e atividades agrrias, esto representadas no mapa por um pontilhado que recobre as cores que representam os tipos de vegetao original.

Os Campos Sulinos possuem algumas particularidades que os diferem dos outros seis Biomas brasileiros. Um pesquisador chamado Lindmann em 1906 fez a seguinte pergunta: Por que tanto campo no RS se o clima seria favorvel presena de florestas ?

Os perodos climticos que ocorreram entre 42.000-10.000a.C. Desde a era gelo, as gramneas dominam, indicando que o clima era frio e seco. No havia rvores. Em 10,000 a.C as temperaturas se elevaram mas as araucrias no expandiram-se pois o clima permaneceu seco. A mata Atlntica migrou para o sul ao longo da costa onde as condies eram mais favorveis. De 10.000a.C at os dias atuais o fogo tornou-se cada vez mais presente. Isto ocorreu provavelmente pela chegada de indgenas que se alimentavam da caa e realizavam o manejo do seu habitat. Em torno de 4000a.C o clima tornou-se mido, permitindo a expanso das florestas. A velocidade de expanso aumentou grandemente at 1100a.C, levando a substituio das pastagens nativas pela floresta, formando grandes reas florestais no planalto do RS. Porm esta expanso na ocorreu de forma a ocupar todo o espao hoje ocupado pelos Campos Sulinos. Outros fatores surgiram j no sculo 17 com a introduo de eqinos e bovinos por parte dos Jesuta.

Importncias da sua preservao


Os campos deste Bioma, pela sua diversidade biolgica (flora, invertebrados, peixes, rpteis e anfbios, aves e mamferos), alm dos fatores abiticos e presso antrpica a que esto submetidos, esto contemplados como rea de extrema importncia biolgica para conservao. Entre outros motivos para sua preservao, acrescenta-se o fato de que abaixo do solo dos Campos Sulinos est o Aqufero Guarani, uma das maiores reservas de gua doce subterrnea do mundo, dividida entre Brasil, Paraguai, Argentina e Uruguai.

You might also like