You are on page 1of 36

PROBLEMAS AMBIENTAIS, CONFLITOS E REAS DE TENSO

Sudoeste dos Estados Unidos

Processo de desertificao associado expanso das culturas irrigadas, ligadas ao dry farming, e ao crescente consumo das cidades. Somou-se recentemente a intensificao do processo de salinizao das reas irrigadas.

Regio dos Grandes Lagos

A situao grave por conta de diversos tipos de poluio, especialmente os relacionados com a chuva cida. Ao sul dos Grandes Lagos concentra-se a maior produo industrial dos Estados Unidos e o maior foco de produo de gasesestufa do planeta.

Amaznia

rea de expanso econmica recente e desordenada, a Amaznia, particularmente a poro brasileira da regio, vem sendo palco de: - desmatamentos, - contaminao de rios, - explorao predatria da madeira e da caa, o que contribui para o comprometimento da biodiversidade regional, - trabalho escravo.

Sahel

Faixa de transio na poro perifrica meridional do Saara, o Sahel uma rea marcada pela ocupao desordenada, que compromete a vegetao original e pode contribuir para o rpido avano da desertificao.

Europa

As chuvas cidas, a contaminao dos solos e a poluio das guas vm mobilizando populaes que tm sua qualidade de vida ameaada por essas agresses.

Emisses de chamins industriais O dixido de carbono, de enxofre e outros poluentes emitidos pelas chamins das indstrias colaboram para a contaminao atmosfrica. O dixido de carbono contribui para o aquecimento global, e o dixido de enxofre a principal causa da chuva cida no norte e leste da Europa e no nordeste da Amrica do Norte.

Mares Cspio e Aral

O intenso processo de salinizao, associado ao fracasso da apropriao agrcola da regio por culturas irrigadas, principalmente de algodo, acabou por contaminar o solo.

China Oriental

O recente crescimento do consumo, devido expanso da economia do pas, ameaa o abastecimento de gua e gera problemas como o aumento da produo de lixo, bem como a deteriorao da qualidade do ar nos grandes centros urbanos.

Aquecimento global

real? SIM Relatrio IPCC: - 1995-2006 11 dos 12 anos mais quentes desde a Revoluo Industrial - Derretimento total do rtico at 2030 - Maior prejuzo: frica e sia - Brasil: substituio da floresta tropical por cerrado e secas mais longas Uso de combustveis fsseis e de outros processos industriais Acumulao de gases (dixido de carbono, metano, xido nitroso e CFC) -> causa do efeito estufa na atmosfera O dixido de carbono ajuda a impedir que os raios infravermelhos escapem ao espao 1992: Rio 92 / Eco 92 1997: Protocolo de Kyoto (COP3): -5% nveis de 1990 entre 2008-2012 2007: Conferncia de Bali, Indonsia (COP13) Brasil contribui com o desmatamento crescente da Amaznia

RECORDANDO...
FIM DA GUERRA FRIA Em 1961, foi construdo o Muro de Berlim, muro fortificado de 47 km de comprimento que cercava Berlim Ocidental, construdo pela antiga Repblica Democrtica da Alemanha (RDA) para evitar a fuga dos seus cidados para o Ocidente. Em 1985, Mikhail Gorbatchev e Reagan, decidiram reduzir sua presena na Europa. A unificao alem e o esfacelamento da URSS levaram a Guerra Fria ao fim. George Bush declarou a necessidade de uma nova ordem mundial. Em 1989, a queda do Muro de Berlim tornou-se um smbolo da queda dos regimens comunistas do leste europeu. Estimam-se que pelo menos 70 pessoas morreram tentando ultrapass-lo. Em 1993, Yeltsin decretou a dissoluo do Parlamento. Cerca de cem deputados e outros tantos seguidores armados, ocuparam o edifcio do Parlamento e provocaram outras revoltas. O governo respondeu ento com o bombardeio do edifcio do Parlamento, e prendeu seus ocupantes.

Principais reas de conflitos

frica Ocidental

Guerras civis em Serra Leoa e Costa do Marfim, de origem tnica e tribal, por exemplo, alm de remeterem suas economias a patamares ainda mais baixos, vitimam anualmente um nmero inestimvel de pessoas.

Nigria

Verifica-se ali a manuteno, por dcadas, de uma guerra civil envolvendo diversas etnias, inmeras tribos e dois grandes grupos religiosos: cristos, ao sul, e muulmanos, ao norte.

Sudo

Os conflitos em Darfur, oeste do pas, ilustram o quadro de instabilidade do pas, que desde sua independncia no conseguiu vingar um processo de desenvolvimento autnomo.

Chifre Africano

Guerras civis na Somlia e na Etipia, e um conflito envolvendo a Etipia e a Eritria, somados expanso do Sahel e ao descaso internacional, fazem dessa regio uma das mais atrasadas do mundo.

Palestina

A Segunda Intifada ou Intifada Al Aqsa , iniciada em 2000, dificulta a consolidao do processo de paz na regio, cujos maiores entraves so as indefinies quanto ao status de Jerusalm, o controle de mananciais hdricos, a questo dos refugiados palestinos e das colnias de judeus, a delimitao de fronteiras sustentveis ou defensveis, o terrorismo.

Iraque

A interferncia estrangeira no Iraque, que tem sua frente a coalizo angloamericana, derrubou o ditador Saddam Hussein. A atual instabilidade poltica no Iraque deve-se a conflitos sectrios entre xiitas e sunitas.

23/01/2008 Estudo revela que guerra do Iraque se baseou em declaraes falsas Folha de So Paulo Um estudo de duas organizaes jornalsticas afirma que o presidente Bush e altas autoridades do governo emitiram centenas de declaraes falsas sobre a ameaa do Iraque segurana dos EUA nos dois anos que se seguiram aos ataques terroristas de 11/9. O estudo concluiu que os relatrios "faziam parte de uma campanha organizada que direcionou efetivamente a opinio pblica e, no processo, empurrou o pas para uma guerra com decididas falsas pretenses". O trabalho das organizaes reuniu 935 declaraes falsas divulgadas durante dois anos a partir de 11 de setembro de 2001. A anlise mostrou que Bush e seus secretrios e membros do governo mentiram deliberadamente sobre as suspeitas de que o Iraque produzia ou detinha armas de destruio em massa. "Agora incontestvel que o Iraque no possui nenhuma arma de destruio em massa", afirmou Charles Lewis e Mark Reading-Smith, do Fundo para a Independncia do Jornalismo. "Em outras palavras, o governo Bush levou a nao guerra baseado em informaes equivocadas propagadas metodicamente e que culminaram em uma operao militar contra o Iraque em maro de 2003. O estudo revela o nome de altos membros do governo envolvidos nas mentiras: o vicepresidente Dick Cheney, Condoleezza Rice (secretria de Estado), Donald Rumsfeld (exsecretrio de Defesa), Colin Powell (ex-secretrio de Estado), Paul Wolfowitx (ex-vicesecretrio de Defesa), e outros. Desde a invaso do pas, em 2003, a invaso causou a morte de 151 mil pessoas, segundo dados da OMS (Organizao Mundial da Sade). Pesquisa da entidade mostra que no primeiro ano da invaso, 128 iraquianos morreram diariamente de maneira violenta; no segundo ano, o nmero caiu para 115, ao tempo que no terceiro voltou a subir, para 126, com mais da metade das mortes ocorridas em Bagd.

Iraque

20/03/2007 Os principais problemas enfrentados pelo Iraque Folha de So Paulo / Reuters Incio do conflito: 20/03/2003 Premi: Nouri al Maliki

Iraque

Legado de Saddam - Duas guerras e os esforos dos EUA para dep-lo (sanes financeiras) prejudicaram a economia Vcuo na segurana - Dissoluo das foras armadas iraquianas em 2003. Insurgncia sunita - A invaso dos EUA levou ao poder a maioria xiita e a minoria curda. Milcias xiitas - Milcias como o Exrcito de Mehdi

Exigncias dos curdos - Exigncias nas reas territorial e do petrleo (Kirkuk). Lucros do petrleo - As reservas de petrleo se concentram no Curdisto (norte) e nas reas xiitas do sul. Dilema regional - Relaes com o Ir e com os EUA. Bagd - Rebelies e atentados.

1980-1988: Guerra Ir-Iraque Sadam Hussein apoiado por EUA e outros pases. 1991: Guerra do Golfo coalizo de pases fora a retirada das tropas iraquianas do Kuwait. Iraque sofre embargo da ONU e so adotadas zonas de excluso area. 2003: Ataque dos EUA, Reino Unido e outros pases justificado pela suspeita de armas de destruio em massa e para depor a ditadura de Sadam Hussein. Acredita-se que o verdadeiro motivo da ocupao seja a riqueza de petrleo do pas, uma das maiores reservas do mundo. 2003-2008: Instabilidade constante no pas, com atentados terroristas e foras rebeldes controlando vrios territrios.

CRONOLOGIA DOS PRINCIPAIS FATOS

Saiba mais sobre o Iraque

Nome: Repblica do Iraque Capital: Bagd Diviso: 18 governadorias Populao: 26.783.383 rea: 437.072 quilmetros quadrados Idioma: rabe (oficial), curdo Moeda: novo dinar iraquiano Religio: muulmanos xiitas (60 a 65%), sunitas (32 a 37%), cristos e outros (3%) Forma de governo: democracia parlamentarista PIB (total de riquezas produzidas): US$ 94,1 bilhes (dados de 2005) Renda "per capita" anual: US$ 2.900 Internautas: 36 mil (dados de 2005) Analfabetismo: 59,6% (dados de 2003) Fonte: CIA World Factbook

Afeganisto

1979-1989 tentativa de dominao sovitica, frustrada pela oposio dos mujahedin (guerrilheiros islmicos), entre eles Bin Laden, apoiados pelos EUA, Ir e Paquisto. 1996 tomada do poder pelo grupo radical sunita Taleban, que adota a Sharia (doutrina islmica) como lei. 2001 atentados aos EUA atribudos a Bin Laden ; os EUA atacam o Afeganisto acusando-o de proteger o terrorista e servir de base para a Al Qaeda; o Taleban deposto do poder. 2001-2007 rivalidades tnicas e crescimento do cultivo da papoula (pio) dificultam a normalizao do pas.

Cuba

1959: Fidel Castro derrubou a ditadura de Batista. Cuba recebeu apoio da URSS at o fim dos anos 80. 1990: crise econmica decorrente do fim da ajuda sovitica e do embargo econmico norte-americano ilha, vigente desde 1961. Economia: turismo, principalmente europeus. 2004: execuo de dissidentes e proibio de circulao de dlares, isolando-o ainda mais no plano internacional e agravando a situao de misria de sua populao. 2006: a doena de Fidel Castro e as possveis mudanas no governo provocaram um clima de insegurana.

Colmbia e Venezuela

Colmbia: destacam-se a guerrilha, a ao das FARCs e do ELN, alm do narcotrfico. Venezuela: a fragilidade das instituies polticas em um grande produtor de petrleo, membro da OPEP, gera instabilidade na regio.

Arglia

Muulmanos fundamentalista s tentam chegar ao poder em meio a uma guerra civil que se arrasta por mais de uma dcada.

frica do Sul

O fim da poltica segregacionista do Apartheid em 1994 no ps fim s desigualdades sociais. O pas assolado por lutas tribais e uma onda de criminalidade sem precedentes em sua histria, que inviabilizam a retomada da economia.

Ex-Iugoslvia

Aps um perodo de guerras e de grande instabilidade poltica, os pases que formavam a Federao Iugoslava buscam o alinhamento econmico com a Unio Europia. Mas ainda h animosidades de ordem tnica e religiosa, sobretudo em Kossovo.

Iugoslvia A Iugoslvia foi constituda por seis repblicas de 1946 a 1991, ano em que trs das repblicas - Crocia, Macednia e Eslovnia - se tornaram independentes. Mais uma repblica, a Bsnia-Herzegvina, declarou sua independncia em 1992. As duas repblicas restantes, Srvia e Montenegro, formaram ento um novo pas at a separao em 2006.

Desintegrao da URSS Chechnia declarou independncia no reconhecida.

Cucaso 2000 - Putin deflagrou a segunda

2000 - Putin deflagrou a segunda Guerra da Chechnia. Putin eleito presidente russo: As foras russas ocuparam Grozni e a maior parte da Chechnia. Violncia contra a populao civil. Entidades de defesa de direitos humanos denunciam tortura e estupros. Aumento da violncia (doutrina Bush da guerra ao terror) - Putin relaciona os separatistas chechenos ao fundamentalismo islmico. Aumento da represso e reduo das presses internacionais contra a violao dos direitos humanos. Atentados suicias dos terroristas chechenos (metr de Moscou, queda de

Guerra civil - governo separatista checheno X oposio pr-russa. 1994/96 - Interveno militar de Moscou - primeira Guerra da Chechnia. Destruio de Grozni. Movimentos emancipacionistas (Chechnia e do Daguesto) instabilidade para a Rssia, pois o pas constitudo por dezenas de nacionalidades. 1996 - Acordos de Kassaviurt fim do conflito. O estatuto poltico definitivo da Chechnia deveria ser negociado em 2001. Ascenso de Vladimir Putin na Rssia em funo terror checheno.

Ir

O desenvolvimento de um programa nuclear e a manuteno de fundamentalistas xiitas no poder tornam o Ir um foco de tenso regional. Integra o Eixo do Mal, no entendimento estratgico norteamericano. O pas acusado pelos EUA de enriquecer urnio para a construo de armas atmicas.

Caxemira

O nacionalismo muulmano caxemir, apoiado por Islamabad, pode fazer da regio um estopim para mais um confronto entre ndia e Paquisto, potncias nucleares. A ndia e o Paquisto reivindicam, cada uma, o domnio de todo o Caxemira, mas o territrio est dividido entre esses dois pases desde 1947. A ndia controla a maior parte, que corresponde ao territrio do estado de Jammu e Caxemira. O Paquisto controla o restante, a regio denominada Caxemira Azad.

Coria do Norte

Pas isolado no plano internacional, desenvolve programa nuclear e hostil aos interesses da China, dos Estados Unidos, do Japo e da Coria do Sul.

Taiwan

Nacionalistas taiwaneses lutam pela emancipao poltica da ilha, pas emergente de grande desenvolvimento , mas encontram forte oposio do governo de Beijing, que considera Taiwan uma provncia rebelde.

Filipinas/Indonsia

Inmeros movimentos separatistas vislumbram a possibilidade de autonomia, o que poderia levar os territrios insulares desses pases formao de novas unidades polticas.

Questo Basca

Regio autnoma localizada ao norte da Espanha e provncias na Frana. Seu idioma, o Basco, acentua a unidade entre seu povo. Objetivo tornar o territrio basco independente incorporando tambm as regies tanto na Espanha quanto na Frana. Entre as organizaes que atuam na luta armada est o ETA Ptria Basca e Liberdade, organizao separatista e terrorista.

Irlanda(s)

No sculo XVI os ingleses confiscaram parte do territrio da Irlanda para entregar aos protestantes vindos da Gr-Bretanha. Este fato nunca foi aceito pelos irlandeses. Em 1937, o Eire tornou-se independente do Reino Unido, fato que desagrada parte da populao que busca a unificao e independncia de toda a Irlanda. Ulster no concorda com a unificao, gerando conflito entre os protestantes e catlicos. Isto se acentuou com a criao do Ira Exrcito Republicano Irlands - criado pelos catlicos para favorecer a unificao da Irlanda. J os protestantes criaram milcias para combater este processo gerando diversos atos terroristas decorrente a este conflito.

Principais reas de conflitos

You might also like