You are on page 1of 29

Ciclo de Seminrios- Pet

gua e Qualidade de Vida


Fabiane Raquel O. dos Santos

Introduo
 Recurso natural de valor econmico, estratgico e social, essencial existncia e bem estar do homem e manuteno dos ecossistemas do planeta, a gua um bem comum a toda a humanidade. Especialistas acreditam que em cerca de 20 anos teremos no mundo uma crise semelhante a do petrleo, relacionada com a disponibilidade de gua de boa qualidade.  A gua est se tornando uma comodity em crise. comodity

Onde est a gua no planeta?


Todo mundo sabe que o Planeta Terra formado por muita gua, mas...

A situao da gua no mundo


Regies onde h deficincia de gua

frica: Saara (9.000.000 km2) - Kalahari (260.000 km2)

sia: Arbia (225.500 km2) - Gobi (1.295.000 km2)

Chile: Atacama (78.268 km2)

Onze pases da frica e nove do Oriente Mdio j no tm gua. A situao tambm crtica no Mxico, Hungria, ndia, China, Tailndia e Estados Unidos.

Consumo Mdio de gua no Mundo/Faixa de Renda

Fonte: Relatrio do Banco Mundial - 1992

Disponibilidade de gua por Habitante/Regio (1000m3)

Fonte: N.B. Ayibotele. 1992. The world water: assessing the resource.

A SITUAO DA GUA NO BRASIL O Brasil detm 11,6% da gua doce superficial do mundo.
Os 70 % da gua disponveis para uso esto localizados na Regio Amaznica. Os 30% restantes distribuem-se desigualmente pelo Pas, para atender a 93% da populao. Distribuio dos Recursos Hdricos, da Superfcie e da Populao (em % do total do pas)

Fonte: DNAEE 1992

a) Poluio pela matria orgnica


A poluio dos cursos dgua se agravou com o advento das construes das redes de esgotos sanitrios , as quais aportam a matria orgnica e esta dissolvida nesses corpos. Isto ocorreu aps a reforma sanitria iniciada na Inglaterra em 1847, a qual introduziu o uso generalizado da descarga hidrulica nos vasos sanitrios, ligando-os aos sistemas de esgotos os quais estavam diretamente ligados aos rios.

Em pequenas quantidades, o esgoto sanitrio e alguns poucos despejos industriais, so integrados por matria orgnica e alimentam animais como peixes, fungos e bactrias. A sobra deste alimento (incio da poluio pela matria orgnica) consumida por bactrias que se multiplicam com espantosa rapidez. O grande excesso de esgotos produz uma demanda de oxignio a qual sempre resultante de uma atividade biolgica ou bioqumica (DBO). A DBO necessria para que possa existir a decomposio da M.O e sua posterior transformao em inorgnica , devendo haver, um controle na quantidade e qualidade do esgoto lanado.

Fig.2 Rio Tiet Fig.1 Contaminao de rios por lixo e esgoto sanitrio.

b) Poluio por resduos industriais no biodegradveis


So, biologicamente resistentes, e no podem servir de alimento a nenhum ser vivo, incluindo at mesmo as bactrias). Se estes microorganismos no os podem digerir, a natureza no os consegue decompor, por exemplo, as substncias plsticas de grande utilizao domstica e industrial. As substncias tensoativas (detergentes sintticos) so as grandes poluidoras. Suas molculas se caracterizam por ligaes sulfnicas que so extremamente resistentes a ao qumica ou biolgica.

A estabilidade dessas substncias muito vantajosa para a indstria pois podem permanecer armazenadas por tempo indefinido sem se deteriorarem. A reduo da tenso superficial interfere no equilbrio ecolgico, matando insetos e at aves, que utilizam esta propriedade de gua para se locomoverem na sua superfcie em busca de alimento. Mesmo no sendo providos de ao txica, como os defensivos agrcolas, os detergentes sulfnicos causam grandes prejuzos ambientais, pelo poder tensoativo sobre as clulas microbianas inibindo-as em seu poder antipoluente.

Fig.3 Tenso Superficial.

c) Poluio pelos despejos industriais


decorrente do uso da gua em operaes industriais, possui agentes qumicos e substncias txicas. Encontram-se tambm esgotos sanitrios e o despejo industrial especfico daquele estabelecimento.

Altera o funcionamento das estaes de tratamento e poluir os corpos lquidos receptores, como os cursos dgua, o mar e o solo(como nos casos de vazamentos).

Principais tipos de despejos alm dos domsticos


gua das chuvas, ou guas pluviais, mesmo no sendo esgoto causam danos como infiltraes em fundaes, inundaes em subsolos e eroso carregando sujidades e poluentes para reas distantes. Atividades de agricultura esto geralmente relacionados com os produtos (e sua embalagem) utilizados no campo tais como fertilizantes e pesticidas.

Qualidade de gua
A gua da chuva, ao atingir, o solo dissolve e transporta vrios materiais tais como: Substncias calcrias e magnesianas as quais tornam a gua dura; Substncias ferruginosas as quais do cor e sabor diferentes; Substncias em suspenso, como partculas finas do turbidez; vegetais como algas modificam o sabor; Quando a gua passa sobre reas sujeitas atividade humana, pode levar organismos patognicos alm de resduos da agricultura e industriais.

a) Padres de potabilidade
A gua prpria para o consumo, ou gua potvel, deve obedecer certos requisitos na seguinte ordem: organoltica: no possui odor e sabor objetveis; fsica: ser de aspeco agradvel; no ter cor e turbidez acima do padro de potabilidade; qumica: no conter substncias nocivas ou txicas acima dos limites de tolerncia para o homem; biolgica:no conter germes patognicos.

Os padres de potabilidade indicam as concentraes mximas permissveis de alguns parmetros. No Brasil, acham-se em vigor as normas e o padro de potabilidade da gua, estabelecidos pelo Ministrio da Sade, atravs da Portaria 36/GM de 19/01/1990.

b)Doenas veiculadas com a gua


Por ingesto de gua contaminada: . Clera . Disenteria amebiana . Disenteria bacilar . Febre tifide e paratifide . Gastroenterite . Giardise . Hepatite infecciosa . Leptospirose . Paralisia infantil . Salmonelose Por contato com gua contaminada: . Escabiose (doena parasitria cutnea conhecida como Sarna) . Tracoma (mais frequente nas zonas rurais) . Verminoses, tendo a gua como um estgio do ciclo . Esquistossomose

Por meio de insetos que se desenvolvem na gua: . Dengue . Febre Amarela . Filariose . Malria Clera, febre tifide e paratifide so as doenas mais frequentemente ocasionadas por guas contaminadas e penetram no organismo via cutneo - mucosa como o caso de via oral.

Tratamento de gua
Etapas do Tratamento de gua
1) Aplicao de cal e coagulante: na chegada estao de tratamento, a gua bruta recebe, quando necessrio, a aplicao de cal para a correo do pH. Aplica-se o coagulante ( Sulfato de alumnio) ao passar na calha parshall, que provoca a mistura rpida do coagulante gua, e faz-se a medio da gua que est entrando na ETA( Estao de Tratamento de gua ).

2) Floculao - Aps a mistura rpida ou a coagulao, a gua segue para os tanques de floculao, onde a gua vai ser ligeiramente agitada estimulando a produo dos flocos

3) Decantao - Logo depois de passar pelos floculadores, a gua floculada entra nos tanques decantadores, onde os flocos, por serem mais pesados que a gua, depositam-se no fundo e a gua recolhida na superfcie.

4) Filtrao - Depois da decantao, a gua passa pelos filtros. Os filtros so compostos por camadas de carvo mineral e areia de vrias espessuras para a retirada das partculas de sujeira ou mesmo microrganismos maiores que se encontram na gua.

Aps esta seqncia, so adicionados os seguintes produtos qumicos: Cloro - usado para desinfeco da gua eliminando os microrganismos que podem prejudicar a sade. Flor - Atua na preveno das cries dentrias na faixa etria de 0 a 14 anos. Cal - Produto qumico especfico que funciona para eliminar a acidez da gua devido aos produtos adicionados anteriormente. A partir destes processos a gua estar tratada e prpria para consumo. A gua, depois de utilizada pela populao, torna-se esgoto. E este, em sua maioria, lquido pois composto de guas servidas resultantes de lavagem de pisos, roupas, utenslios de cozinha, banho, etc.

CURIOSIDADES
Curiosa Coincidncia

Proporo de gua no Corpo Humano igual a no Planeta Terra

Distribuio da gua no corpo humano


Crebro 75%

Pulmes

86%

Fgado

86%

Msculos

75%

Corao

75%

Rins

83%

Sangue

81%

Tempo de Decomposio

Bibliografia
www.corsan.com.br/sistemas/trat -agua-etapas

Branco, Samuel Murgel, gua, Preservao,Editora Moderna,1996. Apostilas Qumica Ambiental

Origem,

Uso

You might also like