You are on page 1of 20

Antecedentes e fatores da guerra!!!

Ruptura do equilbrio europeu no sc. XIX. Revoluo Industrial Unificaes alem e italiana Revanchismo francs (Alemanha). Programa de expanso naval alemo. Lei Naval de 1889. Disputas entre Alemanha e Inglaterra por mercados. Decadncia do Imprio Otomano (disputado pelas naes europias).

Pan-eslavismo unificao dos povos eslavos dos Blcs. Pretendia o controle dos estreitos de Bsforo e Dardanelos (otomanos). A Grande Srvia pretenses expansionistas da Srvia. Estrada de ferro Berlim-Bagd (Alemanha). Atravessaria os territrios eslavos. O Pan-germanismo - Liderado pela Alemanha, pregava a completa anexao de todos os povos germnicos da Europa Central. Questo Marroquina Frana x Alemanha.

Detalhe:

A crise do Marrocos: Entre 1905 e 1911, Frana e Alemanha quase chegaram guerra, por causa da disputa da regio do Marrocos, no norte da frica. Em 1906, foi convocada uma conferncia internacional, na cidade espanhola de Algeciras, com o objetivo de resolver as disputas entre franceses e alemes. Essa conferncia deliberou que a Frana teria supremacia sobre o Marrocos, enquanto Alemanha caberia uma pequena faixa de terras no sudoeste africano. A Alemanha no se conformou com a deciso desfavorvel, e em 1911surgira novos conflitos com a Frana pela disputa da frica. Para evitar a guerra, a Frana concedeu Alemanha uma considervel parte do Congo francs.

Fatos que levaram I Guerra Mundial!!!


Fatores Econmicos
Disputas coloniais Disputas por mercados

Fatores Polticos
Pan-germanismo Pan-eslavismo

Estrada de ferro Berlim- Revanchismo francs Bagd A Rssia e os mares Diplomacia secreta quentes A Crise do Marrocos Sistema de alianas

Outras rivalidades!!!
Revoluo dos Jovens Turcos (1908) modernizao do Imprio Otomano. Teve apoio alemo anula a partilha do imprio em reas de influncia inglesa e alem. A Alemanha ganha o aval para construir a estrada de ferro Berlim Bagd. Primeira Guerra Balcnica (1912 13). Srvia, Bulgria e Grcia X Imprio Otomano. Segunda Guerra Balcnica (1913) Srvia, Grcia e Romnia X Bulgria. Tratado de Bucareste 1913.

Poltica de alianas!!!
Tratado dos Trs Imperadores (1873). Alemanha, ustria e Rssia. Trplice Aliana (1882) Itlia, Imprio Austro-Hngaro e Alemanha Trplice Entente (1907). Frana, Rssia e Reino Unido.

Detalhe:
O Brasil tambm participou, enviando para os campos de batalha enfermeiros e medicamentos para ajudar os pases da Trplice Entente.

Importante!!!
As ambies imperialistas, associadas ao nacionalismo exaltado, fomentavam todo um clima internacional de tenses e agressividade. Sabia-se que a guerra entre as grandes potncias poderia explodir a qualquer momento. Diante desse risco quase certo, as principais potncias trataram de estimular a produo de armas e de fortalecer seus exrcitos. Foi o perodo da Paz Armada. Caracterstica desse perodo foi a elaborao de diversos tratados de aliana entre pases, cada qual procurava adquirir mais fora para enfrentar o pas rival.

A Guerra!!!
Estopim: Assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando, herdeiro do trono austraco. Estudante Gavrilo Princip.

* Os passos iniciais do conflito europeu (1914) foram os seguintes:


28 de julho: O Imprio Austro-Hngaro declara guerra Srvia; 29 de julho: Em apoio Srvia, a Rssia mobiliza seus exrcitos contra o Imprio Austro-Hngaro e contra a Alemanha; 1 de agosto: A Alemanha declara guerra Rssia;

3 de agosto: A Alemanha declara guerra Frana. Para atingi-la, mobiliza seus exrcitos e invade a Blgica, que era um pas neutro; 4 de Agosto: A Inglaterra exige que a Alemanha respeite a neutralidade da Blgica. Como isso no ocorre, declara guerra Alemanha. Naes Envolvidas: Do lado da Alemanha e do Imprio AustroHngaro: Turquia (1914) e Bulgria (1915); Do lado da Frana, da Inglaterra e da Rssia: Blgica(1914), Srvia (1914), Japo (1914), Itlia (1915), Portugal (1915), Romnia (1916), Estados Unidos (1917), Brasil (1917) e Grcia (1917).

Fases da Guerra!!!
Primeira fase (1914-1915) Essa fase foi marcada pela imensa movimentao dos exrcitos beligerantes. Ocorreu uma rpida ofensiva das foras alems, e vrias batalhas foram travadas, principalmente em territrio francs, para deter esse avano. Em setembro de 1914, uma contra-ofensiva francesa deteve o avano alemo sobre Paris (Batalha do Marne). A partir desse momento, a luta na frente ocidental entrou num perodo de equilbrio entre as foras em combate. Detalhe: Plano Schlieffen neutralizao rpida da Frana.

Segunda fase (1915-1917) Guerra de posies travada nas trincheiras . - Os combates terrestres tornaram-se extremamente mortferos, com a utilizao de novas armas: metralhadoras, lana-chamas e projteis explosivos. Mas a grande novidade em termos de recursos militares foi a utilizao do avio e do submarino. - Importante: O fim dessa etapa marcada pela sada da Rssia e a entrada dos EUA no conflito.

Terceira fase (1917-1918) Retorno movimentao. - Guerra submarina resposta alem ao

bloqueio naval ingls (ataque alemo a navios mercantes) = afeta os interesses comerciais dos EUA.

Alm de verem suas possibilidades de comrcio prejudicadas pelos ataques navais alemes, os EUA temiam perder seus investimentos at ento implementados. Tambm temiam uma penetrao alem na Amrica, pois essa nao j havia tentado estabelecer uma aliana com o Mxico.

Importante:

Com a ajuda material dos Estados Unidos, ingleses e franceses passaram a deter um superioridade numrica brutal em armas e equipamentos sobre as foras inimigas. Sucessivamente, a Bulgria, a Turquia e o Imprio Austro-Hngaro depuseram armas e abandonaram a luta. Com a derrota da Alemanha, imediatamente, foi proclamada a Repblica alem, com sede na cidade de Weimar, liderada pelo partido social democrata.

Tratados de Paz!!!
De 1919 - Tratado de Versalhes. A Alemanha deveria:

Entregar a regio da Alscia-Lorena Frana; Ceder outras regies Blgica, Dinamarca e Polnia; Entregar quase todos os seus navios mercantes Frana, Inglaterra e Blgica; Pagar uma enorme indenizao em dinheiro aos pases vencedores; Reduzir o poderio militar dos seus exrcitos, sendo proibida de possuir aviao militar.

Em 28 de abril de 1919 - Conferncia de

Paz de Versalhes aprovou a criao da Liga das Naes. - Tinha a misso de agir como mediadora no caso de conflitos internacionais, procurando, assim, preservar a paz mundial. Mostrou-se impotente.

Exemplos de tecnologias!!!

Grupamento mdico brasileiro!!!

A Revoluo Russa!!!

You might also like