You are on page 1of 17

AO PENAL PBLICA CONDICIONADA REPRESENTAO

Delizangela Correia Andrade

AO PENAL PBLICA CONDICIONADA REPRESENTAO


Por que condicionada ou secundria?
Subordinao a duas condies:
Requisio do Ministro da Justia Representao do Ofendido ou Representante Legal

Quem pode representar?


Ofendido ou seu Representante

Quem a promove?
Ministrio Pblico

AO PENAL PBLICA CONDICIONADA REPRESENTAO


Qual sua FORMA? Oral ou Escrita (Pessoalmente ou por Procurador especiais) - artigo 39, CPP A quem dirigida? Ao Juiz Ao Promotor de Justia ou Ao Delegado de Polcia;

com

poderes

AO PENAL PBLICA CONDICIONADA REPRESENTAO


Em se tratando de Ao Penal Pblica, por que, ento, condicionada?
Interesses afetados:
Imediatamente Particular (Interesse particular/ntimo) Mediatamente Geral (Interesse pblico/Estado)

Exceo, que deve ser declarada expressamente

AO PENAL PBLICA CONDICIONADA REPRESENTAO


Previso Legal:
Cdigo Penal
Art. 100. A ao penal pblica, salvo quando a lei expressamente a declara privativa do ofendido. 1 A ao pblica promovida pelo Ministrio Pblico, dependendo, quando a lei o exige, de representao do ofendido ou de requisio do Ministro da Justia...

Cdigo de Processo Penal


Art. 24. Nos crimes de ao pblica, esta ser promovida por denncia do Ministrio Pblico, mas depender, quando a lei o exigir, de requisio do Ministro da Justia, ou de representao do ofendido ou de quem tiver qualidade para represent-lo. (Grifos nossos)

AO PENAL PBLICA CONDICIONADA REPRESENTAO


CRTICAS
Binding (Alemanha, 1841-1920)
1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. Prejuzo do Estado titular do jus puniendi; Prejuzo do ofendido Decadncia; Leso ao Princpio de Justia Toda culpa deve ter sua retribuio; Abandono da autoridade do Estado ao arbtrio privado; Condies favorveis ao criminoso, que, com frequncia, se subtrai pena; Induzir o ofendido a comerciar a pena; Facilidade do Representante legal do ofendido para descuidar, sem consequncias, os interesses do representado

Maggiore (Itlia, 1882-1954)


J existem nas leis institutos que mitigam as penas, a Ex.: perdo judicial; sursis; indulto; graa; etc.

AO PENAL PBLICA CONDICIONADA REPRESENTAO


JUSTIFICATIVA
CONSTITUIO DA REPBLICA FEDERATIVA DO BRASIL TTULO I DOS PRINCPIOS FUNDAMENTAIS Art. 1 - A Repblica Federativa do Brasil, formada pela unio indissolvel dos Estados e Municpios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrtico de Direito e tem como fundamentos: I... II... III a dignidade da pessoa humana; ... (Grifos nossos).

AO PENAL PBLICA CONDICIONADA REPRESENTAO


FERNANDO TOURINHO FILHO: O Estado, como titular do Jus Puniendi tem tambm, interesse em querer aplicar a Sanctio Juris ao culpado, mas o ofendido pode tambm ter interesse em que no se instaure o processo. A discusso do caso - A divulgao do fato - Seriam para ele uma nova e grave ofensa, com funestras consequncias para a tranquilidade do seu lar, do crculo ntimo de suas relaes de amizades e at de interesses pessoais. Ante essa situao, o Estado subordina a sua atividade persecutria manifestao de vontade do ofendido. (Grifos nossos)

OFENDIDO INCAPAZ SEM REPRESENTANTE LEGAL


ART. 33, CPP: Se o ofendido for menor de 18 (dezoito) anos, ou mentalmente enfermo, ou retardado mental, e no tiver representante legal, ou colidirem os interesses deste com os daquele, o direito de queixa poder ser exercido por curador especial, nomeado, de ofcio ou a requerimento do ministrio pblico, pelo juiz competente para o processo penal. ART. 3, CPP: A lei processual penal admitir interpretao extensiva e aplicao analgica, bem como o suplemento dos princpios gerais de direito.

OFENDIDO INCAPAZ SEM REPRESENTANTE LEGAL


IDNTICA PROVIDNCIA SER TOMADA:
a) se, mesmo tendo representante legal, os interesses deste colidirem com os do menor;
b) Se o ofendido, sem embargo de ser maior de 18 anos, for mentalmente enfermo, ou retardado mental, e no tiver representante legal, ou, tendo-o, os interesses de um colidirem com os do outro.

QUAL A NATUREZA JURDICA DO CURADOR ESPECIAL?

QUANDO CESSA ATIVIDADE DO CURADOR? EX: Suponha-se nomeie o juiz um curador especial, estando a vtima com 17 anos e 10 meses. Ao completar 18 anos, o curador ainda no havia feito a representao. Poder faz-la?

MORTE DO OFENDIDO
ART. 24, CPP Nos crimes de ao pblica, est ser promovida por denncia do Ministrio Pblico, mas depender, quando a lei o exigir, de requisio do Ministro da Justia, ou de representao do ofendido ou de quem tiver qualidade para represent-lo. 1 No caso de morte do ofendido ou quando declarado ausente por deciso judicial, o direito de representao passar ao cnjuge, ascendente, descendente ou irmo.

E se o ofendido morrer ou for declarado ausente por deciso judicial? E se aparecerem, ao mesmo tempo, duas ou mais pessoas com direito de representao? O curador do ausente poder fazer a representao? Somente os ascendentes, descendentes e irmos legtimos que podem exercer o direito de representao? E a companheira do ofendido poder exercer o direito de representao, na hiptese do pargrafo do art. 24?

POSSVEL A RETRATAO DEPOIS DO OFERECIMENTO DA DENUNCIA?


Artigo 104 do Cdigo Penal anterior reforma introduzida pela Lei n. 7.209/84 - preceituava que a representao era irretratvel depois de iniciada a ao. Lei n. 7.209/84 artigo 102: A representao ser irretratvel depois de oferecida a denncia. Exceo: Retratao depois do oferecimento da denncia. Em casos de crimes de menor potencial ofensivo. Retratao da retratao possvel desde que dentro do prazo decadencial. Definio do fato no obrigatria para a pessoa que faz a representao. Segundo Ottorino Vannini o objeto da representao o fato que o ofendido ou seu representante legal no est obrigado a definir juridicamente".

Eficcia objetiva- em decorrncia do princpio da indivisibilidade da ao penal.

PRAZOS PARA A REPRESENTAO


Ser de 6 meses e se inicia na data em que o ofendido, se capaz, ou o seu representante legal, vier a saber quem foi o autor do crime.

- CRITRIOS PARA A FIXAO DO MARCO INICIAL DO PRAZO:


A partir da data do fato; A partir da data em que o ofendido, ou o seu representante legal, teve cincia do fato; A partir da data em que o ofendido, ou seu representante legal, soube quem foi o autor do crime. Art. 38 do CPP: Salvo disposio em contrrio, o ofendido, ou seu
representante legal, decair do direito de queixa ou de representao, se no o exercer dentro do prazo de seis meses, contado do dia em que vier a saber quem o autor do crime...

PRAZOS PARA A REPRESENTAO


SE O OFENDIDO MENOR DE 18 ANOS OU DOENTE MENTAL?
O prazo para representao no flui para ele, no pode exercit-lo Incapaz -> O prazo fluir para o representante legal

POSSVEL A REPRESENTAO SE O REPRESENTANTE LEGAL VEIO A SABER QUEM FOI O AUTOR DO CRIME QUANDO A OFENDIDA, QUE J O SABIA, ESTAVA COM MAIS DE 18 ANOS E SEIS MESES?
-> No ser possvel a representao pelo representante legal, pois o prazo uno, ou seja, comear a fluir para a menor quando esta atingir os 18 anos, j que ela sabia quem era o autor do crime.

PRAZOS PARA A REPRESENTAO


NA HIPTESE DO 1. DO ART. 24 DO CPP:
No caso de morte do ofendido ou quando declarado ausente por deciso judicial, o direito de representao ao cnjuge, ascendente, descendente ou irmo. -> O prazo ser o mesmo, 6 meses.

-> O legislador no menciona quando comear a fluir tal prazo, se da morte, da declarao de ausncia ou se a partir do dia em que o seu sucessor souber quem foi o autor do crime.
-> A maioria da doutrina entende que o prazo fluir a partir do dia em que o sucessor souber da autoria do crime. -> TORNAGHI ABRE UMA EXCEO: Quando por ocasio da morte ou declarao da ausncia o sucessor j sabia quem fora o autor da infrao.

You might also like