You are on page 1of 19

EMPREGO OU TRABALHO ?

TENDNCIAS DE UMA NOVA RELAO ENTRE TOMADORES E PRESTADORES DE SERVIO. PERFIL DO PROFISSIONAL NO TERCEIRO MILNIO PARA GARANTIR SUA EMPREGABILIDADE.

O TRABALHO ETIMOLOGIA, ORIGEM E EVOLUO


Trabalho: do latim tripaliare, que significa martirizar com o tripaliu (instrumento de tortura). Origem bblica: Ao cometer o pecado original, Ado e Eva, expulsos do den foram condenados a obter os recursos para sobrevivncia atravs do suor de seu trabalho. Origem econmica: Os povos mais poderosos subjugavam os povos mais primitivos, inflingindoos a escravido para satisfao de suas necessidades. Toda atividade distinta da utilizao do intelecto era destinada aos seres inferiores, pois aos poderosos cabia somente idealizar segundo as mensagens divinas por eles recebidas.

EVOLUO
Da luta pela sobrevivncia para a escravido. Da escravido para o trabalho mecnico. Do trabalho mecnico para o capital intelectual.

CARACTERSTICAS DE CADA FASE

Luta pela sobrevivncia Intuio Descoberta Individualismo Igualdade de condio


Trabalho mecnico Poder econmico Racionalizao Luta de classes Capitalistas, burocratas e trabalhadores

Escravido Conhecimento Divino Submisso pela fora Belicismo Realeza e plebe


Capital intelectual Conhecimento disseminado Humanizao Prazer na realizao Parceria

ESCRAVIDO X EMPREGO
Relao entre capital e trabalho, com o foco no produto.
O escravo tinha um dono a quem servia com exclusividade em troca da vida na senzala. O empregado tem um contrato que lhe impe disponibilidade e fidelidade em troca do salrio.
O escravo obedecia ao capataz e ao senhor sem possibilidade de escolha. O empregado cumpre clusulas contratuais e regulamentos aos quais deve se adaptar.

O escravo podia ser vendido a qualquer momento, conforme o intersse de seu dono. O empregado pode ser demitido com ou sem motivo, conforme o intersse da empresa.
O escravo era castigado quando se negava a trabalhar, qualquer que fosse o motivo. O empregado, de acordo com a lei, indeniza a empresa quando pede a resciso do contrato.

O escravo, em certas condies, obtinha a alforria. O empregado, em certas condies, obtm a aposentadoria.
Os escravos organizaram os quilombos para combater a escravido. Os empregados organizaram os sindicatos para reivindicar os seus direitos.

NOVO CENRIO EMPRESARIAL

Globalizao Foco no Negcio Concorrncia

Gesto
Custos

Qualificao

Processos
Estruturas

MUDANAS ESTRUTURAIS

ESTRUTURA TRADICIONAL (linear)


Processos independentes Funes bem definidas reas de especializao Carreira em linha Hierarquia de comando Limitao do progresso

TENDNCIA ESTRUTURAL (celular)


Processos interdependentes Funes superpostas Especializao mltipla Carreira multidisciplinar Autogesto Progresso pela capacitao

MUDANA DE PERFIL (qualificao)

Especialista Viso limitada Atua na parte Cumpre ordens Adapta-se ao ambiente

Generalista Viso global Atua no processo Conduz sozinho Provoca mudana

NOVAS ALTERNATIVAS DE PRESTAO DE SERVIOS Terceirizao Cooperativismo Trabalho autnomo Home-Office Representao Marketing de rede Alvo: Atividades de servio e apoio

Objetivo: Manter o foco no negcio principal

Relao entre capital e trabalho com foco no conhecimento (Capital X Capital) Estamos vivenciando a mudana da era do poder econmico para a era do poder do conhecimento. Para manter a competitividade as empresas no dependem apenas do seu produto, mas tambm do conhecimento nele agregado por parte daqueles que participam na sua produo. O conhecimento passou a ser considerado como bem de capital. o principal fator de diferenciao no mercado atual, pois quanto maior o conhecimento acumulado maior a competncia, quanto maior a competncia maiores as chances de sobrevivncia. O mundo atual dos profissionais competentes, ou seja, daqueles que detm o conhecimento, e disto les se valem para garantir a sua empregabilidade.

PERFIL PROFISSIONAL
NO H VAGAS
Para aqueles que tem comportamento de empregado, que adoram feriado enforcado para emendar, que tentam tirar o mximo de vantagens da empresa trabalhando pouco, que no tomam iniciativa. Para aqueles que querem defender somente o seu grupo (corporativos). Para aqueles que no fazem outra coisa seno controlar os outros. Para aqueles que fazem do trabalho em grupo a panelinha.

PROCURA-SE
Gente criativa e que quer correr riscos. Lderes que resolvam problemas e facilitem a superao dos obstculos de seu time. Pessoas geniais que ensinem sem esconder o pulo do gato. Pessoas capazes de integrar times, sem preconceitos de qualquer espcie.

DESTAQUES PARA ENTENDER A EMPREGABILIDADE

RELAO ORGANIZAO x PESSOAS SEGURANA NO EMPREGO CARREIRA E OPORTUNIDADES PROFISSIONAIS OBJETIVOS PESSOAIS

DESTAQUES PARA ENTENDER A EMPREGABILIDADE


RELAO ORGANIZAO x PESSOAS Pessoas com maior grau de autonomia, iniciativa e resposta tornaram-se importantes. O perfil da pessoa obediente e disciplinada, que seguia manuais e normas, passou para um perfil caractrerizado por autonomia e empreendimento. A organizao precisa de respostas rpidas e isto s possvel se as pessoas estiverem comprometidas com o negcio, revendo processos, postura e interao com a organizao. O empregado dava a lealdade organizao e em troca recebia a segurana de emprego. Hoje, o que vale, no mais o quanto voc abriu mo das coisas em funo da organizao, mas o quanto voc tem de contribuio para dar. A forma de avaliao pela performance, potencial e pelo perfil. Estamos saindo de uma era de tutela e paternalismo. O que vale agora a criao de uma identidade profissional. A organizao no tem condio de se comprometer em ter voc para o resto da vida.

DESTAQUES PARA ENTENDER A EMPREGABILIDADE


SEGURANA NO EMPREGO Questiona-se a permanncia muito prolongada de um profissional em apenas uma organizao. 20 anos de servio em uma nica empresa podem significar uma limitao do conhecimento frente a uma permanncia de cinco anos em quatro organizaes diferentes. Pessoas que passaram pelo processo de downsize e perderam a relao de segurana, hoje conseguem compreender que somente o seu desenvolvimento, a capacidade de manter-se atualizado e de obter resultados podem garantir a manuteno de seu emprego. Havendo certeza de criao de um processo claro de desenvolvimento e se houver agregao de valor na funo, a pessoa se sente capaz de ter segurana. A manuteno da condio de empregabilidade (nova viso da segurana no emprego), depende de uma constante incorporao de novas expectativas sobre o futuro, aquisio de novas habilidades e capacidade de reposicionamento na carreira profissional.

DESTAQUES PARA ENTENDER A EMPREGABILIDADE


CARREIRA E OPORTUNIDADES PROFISSIONAIS As carreiras deixaram de ser lineares e passaram ser mltiplas, exigindo competncias diferenciadas. O aprendizado permanente e voc estimulado e obrigado a fazer isto. A relao com a empresa era vitalcia, hoje, vitalcia com aquilo que voc sabe fazer. Para se obter competitividade na luta pela evoluo e crescimento, a coerncia e a consistncia profissional so fatores determinantes cobrados pelo mercado. As pessoas no envelhecem, elas amadurecem. As pessoas esto vivendo mais e isto vai aumentando a longevidade profissional. No verdadeira a afirmativa de que a pessoa tem que ser boa em tudo. O desenvolvimento profissional se d em cima dos pontos fortes. Usando os pontos fortes estamos em uma rea de conforto profissional, porque fazemos coisas que nos agradam, onde somos bons e temos segurana. Negocie a sua carreira. No fique esperando a empresa reconhecer e valorizar o seu talento. Descubra o seu papel na organizao e como incorpor-lo no seu projeto profissional; quais as oportunidades que ela lhe oferece; negocie; torne evidente os seus interesses; faa com que no se esqueam de voc. A sinalizao correta garante a oferta daquilo que voc realmente deseja.

DESTAQUES PARA ENTENDER A EMPREGABILIDADE


OBJETIVOS PESSOAIS Desconsidere por completo a viso escravocrata do trabalho. Pense na sua profisso como um dos objetivos de realizao pessoal e no apenas como o nico meio de subsistncia atravs do trabalho. Mate um leo por dia. S h um jeito de melhorar a carreira: aprender algo relevante para a sua estratgia, para a sua profisso. Quando a sua profisso lhe d prazer, a vida uma alegria. No existe o que alguns chamam de efeito ORLOFF (eu sou voc amanh...). Esta pessoa est cometendo um erro muito grande e no d para pensar a prpria carreira exatamente com os mesmos passos da trajetria e da caminhada de outras pessoas. Podemos, eventualmente, inspirar-nos na carreira e na trajetria de outros profissionais, mas a nossa, temos que fazer a partir de ns mesmos, individualmente. A satisfao com a profisso fundamental. H uma grande diferena entre trabalhar toda uma vida para conseguir uma casinha l na Marambaia e trabalhar para sentir orgulho daquilo que foi produzido para satisfazer a necessidade de algum.

CONCLUSES
A mudana nas relaes de trabalho imposta pela globalizao inevitvel e sem retorno. Os donos do conhecimento sero os novos donos dos meios de produo. O fim do mundo anunciado pelos profetas o mundo de Ado e Eva e da escravido. A busca pela informao e atualizao a respeito de tudo que nos cerca garante a obteno do conhecimento diferencial. A responsabilidade pela garantia da empregabilidade no das organizaes, antes de tudo uma obrigao de cada profissional. Reclamar e ficar esperando pelo reconhecimento vo somente abalar o moral da equipe e afetar negativamente o resultado, pois o tempo gasto com a reclamao e com a espera se traduz em queda da produtividade. Se a produtividade baixa, no haver reconhecimento. A informao e o conhecimento ganharam destaque. So os bens mais importantes da humanidade, diferente da soja, do minrio de ferro, da eletricidade, do ouro, do dinheiro, porque so resumveis, disseminveis, no podem ficar guardados em cofre, so transportveis velocidade da luz, desconhecem barreiras, depois de adquiridas no se desgastam e no podem ser trocados, s podem ser compartilhados. O mundo caminha para vender informao e conhecimento.

PROFISSIONAL DO TERCEIRO MILNIO


OBSESSO POR RESULTADOS CAPACIDADE DE IMPROVISAR ALTO PODER DE COMUNICAO PAIXO POR APRENDER CRIATIVIDADE INTUIO O OURO MODERNO NO MATERIAL, MAIS PRECIOSO E EXISTE APENAS NA CABEA DAS PESSOAS. SEU NOME:

CONHECIMENTO

PROFISSIONAL DO TERCEIRO MILNIO


OBSESSO POR RESULTADOS CAPACIDADE DE IMPROVISAR ALTO PODER DE COMUNICAO PAIXO POR APRENDER CRIATIVIDADE INTUIO O OURO MODERNO NO MATERIAL, MAIS PRECIOSO E EXISTE APENAS NA CABEA DAS PESSOAS. SEU NOME:

CONHECIMENTO

EMPREGO OU TRABALHO ?
TENDNCIAS DE UMA NOVA RELAO ENTRE TOMADORES E PRESTADORES DE SERVIO. PERFIL DO PROFISSIONAL NO TERCEIRO MILNIO PARA GARANTIR SUA EMPREGABILIDADE.

You might also like