You are on page 1of 17

SISTEMA CIRCULATRIO

CONCEITO
O Sistema Circulatrio

controlado pelo corao que bombeia sangue para todo o corpo atravs de uma rede de vasos.

LOCALIZAO
Interior da caixa torcica, atrs do osso esterno,

entre os pulmes e superior ao diafragma (MEDIASTINO) Cerca de 2/3 de massa cardaca ficam a esquerda da linha mdia do corpo.

FUNO
Transporte de substncias

essenciais para todos os tecidos ( nutrientes e hormnios)


Transporte de oxignio

Remove produtos residuais dos

tecidos

VASOS SANGUINEOS
Artrias Vasos que conduzem o sangue do

corao em direo aos demais rgos e tecidos do corpo. Veias Vasos que reconduzem o sangue captado dos tecidos e rgos ate o corao. Capilares Vasos microscpicos interpostos entre artrias e veias. Neles so realizadas trocas entre o sangue e os tecidos.

SISTEMA SANGUNEO
O Corao um rgo

muscular que funciona como uma bomba contrtilpropulsora. O lado direito do corao recebe o sangue desoxigenado do corpo e bombeia para os pulmes. O lado esquerdo recebe o sangue oxigenado dos pulmes e bombeia para o interior da artria aorta, para distribuio ao corpo.

CAMADAS DO CORAO
Externamente h uma

membrana que reveste e protege o corao denominada PERICRDIO. O tec. Muscular que forma o corao o Tecido Muscular Estriado Cardaco MIOCRDIO. Internamente existe uma camada chamada ENDOCRDIO.

CONFIGURAO INTERNA DO CORAO


A cavidade do corao dividida em 4 cmaras

(2 trios e 2 ventrculos) e entre eles existem orifcios denominados de valvas.

MOVIMENTOS DO CORAO
Sstole Contrao ventricular (Os ventrculos

D e E se contraem, as vlvulas artica e pulmonar abrem-se permitindo a passagem do sangue dos ventrculos para a aorta e para as artrias pulmonares, respectivamente).
Distole Relaxamento (Inicia com o

enchimento dos trios com sangue proveniente das veias cavas superior e inferior e veias pulmonares ocorrendo a abertura das vlvulas atrioventriculares, ocasionando o enchimento passivo de sangue para os ventrculos.

SISTEMA DE CONDUO ELTRICA DO CORAO


A freqncia dos batimentos

cardacos controlada por este sistema. FC normal: 60 a 80 vezes/min. RN: 130 bat./min. O sistema de conduo eltrica do corao constitudo pelo ndulo sinusal ou n sinoatrial onde se iniciam os impulsos eltricos responsveis pela contrao cardaca. Posteriormente, estimula-se o n ou ndulo

TIPOS DE CIRCULAO
Circulao pulmonar

ou Pequena Circulao O sangue que entra no AD passa para o VD de onde bombeado atravs das artrias pulmonares e da para os capilares pulmonares. Depois de sofrer a hematose, o sangue oxigenado retorna ao AE atravs das veias pulmonares. uma circulao corao-

TIPOS DE CIRCULAO

Circulao Sistmica ou Grande Circulao Do AE, o sangue oxigenado flui para o VE, de onde bombeado atravs da artria aorta e seus vrios ramos, e da aos capilares de todas as regies do corpo, retornando ao corao pelo AD com sangue venoso atravs das veias cavas superior e inferior. uma circulao coraotecido-corao.

Obs: Volume do sangue corporal

CIRCULAO PORTAL
Um certo volume de sangue procedente do

intestino transportado para o fgado, onde ocorrem mudanas importantes no fgado, incorporando-o a circulao geral ate o trio direito.

BOA NOITE!!

You might also like