You are on page 1of 29

A colonizao da Amrica

As viagens de Cristovo Colombo

Colombo em suas quatro viagens afirmou ter chegado as ndias Ocidentais. Com isso, acabou esquecido por mais de cem anos. Recebeu as glrias por ter descoberto a Amrica mais de cem anos depois do feito. Ele ficou impressionado com a riqueza ostentada pelos ndios e pela organizao daquelas sociedades. O primeiro viajante que afirmou ter chegado em novas terras foi Amrico Vespcio. Portanto, o nome do continente uma homenagem a ele.

O que os Espanhis encontraram aqui na Amrica....


Os espanhis ao chegarem na Amrica se depararam com um imenso territrio, aparentemente muito rico e povoado por um grande nmero de homens organizados em torno de trs grandes imprios; o Asteca, o Maia e o Inca.

Colombo acreditava ter chegado s ndias Ocidentais, por isso denominou o homem local de ndio. Com a constatao de que as terras descobertas faziam parte de um imenso continente o termo passou a ser inadequado. Mas pela tradio que acabou se estabelecendo a populao encontrada na Amrica foi denominada, genericamente, indgena.

Como ocorreu o processo de colonizao???


Utilizao da violncia extrema, duras guerras foram travadas com a populao local.

Plvora

Doenas

Cavalos

As capitulaes eram contratos em que a Coroa concedia permisso para explorar, conquistar e povoar terras, fixando direitos e deveres recprocos Os adelantados eram colonizadores que recebiam o direito da Coroa, em troca de tributos, de construir fortalezas, fundar cidades, catequizar os ndios.

Sociedade colonial

Os casamentos entre espanhis e indgenas era desmotivados, como uma forma de manuteno do controle dos espanhis sobre os ndios. Ou seja, a miscigenao no ocorreu de forma to intensa quanto em outras experincias coloniais, como no Brasil.

Espanhis Chapetones: Colonos nascidos na Espanha que gozavam de amplos poderes polticos. Formavam a elite poltica. Criollos: Colonos descendentes de espanhis, nascidos na Amrica. Formavam a elite econmica e participavam da vida poltica local.

ndios

Eram livres,em sua maioria, mas encontravam-se completamente subjugados. No possuam liberdade religiosa, sendo obrigados a se converterem ao cristianismo. No tinham nenhum acesso a vida poltica e muitas vezes prestavam trabalho obrigatrio aos colonos.

Sistema de trabalho compulsrio indgena

principalmente nas regies mineradoras, o durante determinado tempo, a ndios escolhidos por sorteio em suas comunidades. Recebiam baixos salrios como remunerao pelo tempo de trabalho prestado. Encomienda- Sistema de trabalho obrigatrio no remunerado, em que os ndios eram confiados a um espanhol, o encomendero, que se comprometia a catequiz-los.

Mita Sistema que impunha o trabalho obrigatrio,

Existiam escravos africanos na Amrica Espanhola?


Sim, a mo-de-obra escrava africana foi utilizada, em menor escala, na Amrica Espanhola. No entanto, pela existncia de abundante mo-de-obra indgena, concentrada, no foi to utilizada quanto no Brasil. A Espanha no realizava o trfico negreiro. Para legitimar a vinda dos traficantes de outros lugares, a Coroa expedia o Asiento, que era um documento que permitia o exerccio dessa atividade a alguns homens especficos por tempo delimitado.

Administrao Colonial
Espanha Casa de Contratao Sediada em Sevilha, para organizar o comrcio e fiscalizar o pagamento do quinto.

Conselho das ndias Funcionava como Supremo Tribunal de Justia, nomeava funcionrios e regulamentava a administrao das colnias.

Audincias Administravam os Vice-Reinos e seus membros eram os chapetones

Cabildos/Ayuntamientos Administravam as Capitanias Gerais e seus membros eram os criollos.

Economia Colonial
A explorao mineradora foi a atividade econmica mais importante na Amrica Espanhola A explorao mineradora foi a atividade econmica mais importante na Amrica Espanhola A minerao tornou-se responsvel pelo desenvolvimento de atividades secundrias, complementares, diversificando a produo nas regies vizinhas, responsveis pelo abastecimento das minas, com produtos agrcolas - batata, milho, tabaco e cana de acar - sendo que os dois ltimos destinavam-se exportao; desenvolveram tambm a atividade criatria, fornecendo mulas e cavalos para as minas. Mais tarde a pecuria se desenvolveu na regio sul, fornecendo couro e charque metrpole

A produo artesanal indgena foi permitida, porm passou a ser controlada pela burocracia espanhola na colnia.

Colonizao do Brasil
Cabral

desembarcou nas terras, que viriam a se chamar Brasil, no dia 22 de Abril de 1500. A expedio que ele comandava tinha como destino as ndias Orientais, mas acabou desembarcando em novas terras que receberam o nome de Ilha de Vera Cruz.

Os ndios aqui encontrados, eram , segundo o olhar europeu, primitivos e deveriam receber a catequese. Como no encontraram riquezas (especiarias ou metais preciosos) foram embora , seguindo a viagem para a cidade de Calicute, nas ndias Orientais. De 1500 at 1530 o territrio no foi efetivamente colonizado. Inicialmente foram realizadas expedies de reconhecimento do territrio. Dessas expedies os principais resultados foram: a descoberta de um grande nmero de rvores de Pau-Brasil (essa madeira era muito valorizada na Europa) que geraram a primeira fonte de riquezas exploradas pelos portugueses e a constatao do gigantismo do territrio.

Portugal e Espanha dividem o mundo O Tratado de Tordesilhas

Tratado de Tordesilhas (1492)


Foi

um tratado entre Portugal e Espanha que dividia as possveis novas conquistas entre os dois Estados. O tratado definia como linha de demarcao o meridiano 370 lguas a oeste do arquiplago de Cabo Verde. Esta linha estava situada a meio-caminho entre estas ilhas (ento portuguesas) e as ilhas descobertas por Colombo

Tratado de Madrid (1750)


Posteriormente,

durante a Unio Ibrica, os portugueses se expandiram de tal forma na Amrica do Sul que, em 1680, visando o comrcio com a bacia do rio da Prata e a regio andina, fundaram um estabelecimento margem esquerda do Prata, em frente a Buenos Aires: a Colnia do Sacramento.

O Tratado de Madrid foi firmado para definir os limites entre as respectivas colnias sul-americanas, pondo fim assim s disputas territoriais. O objetivo do tratado era substituir o de Tordesilhas, o qual j no era mais respeitado na prtica.

Formao das 13 Colnias

No sculo XVII a Inglaterra vivia uma conjuntura favorvel colonizao. A economia estava em expanso enquanto os velhos imprios entravam em decadncia. A Espanha, por exemplo, no tinha condies de manter os territrios que julgava seus pelo Tratado de Tordesilhas. A dinastia Stuart impunha uma dura perseguio religiosa que afetava puritanos, presbiterianos e outras religies protestantes que resistiam frente ao anglicanismo imposto pela Coroa. As revolues inglesas serviram como impulsionadoras do processo de colonizao, uma vez que a sada encontrada por uma minoria perseguida era a transferncia para a Amrica. O processo de cercamento dos campos comuns provocou um xodo rural de homens pobres que lotavam cidades em busca de uma vida melhor. Esse excedente populacional acabou provocando um desequilbrio na sociedade, e a sada encontrada era o escoamento para novas reas coloniais.

A empresa colonizadora
O

incio da colonizao da Amrica do norte pelos ingleses deu-se a partir da concesso real a duas empresas privadas: A Companhia de Londres, que passou a monopolizar a colonizao das regies mais ao norte, e a Companhia de Plymonth, que recebeu o monoplio dos territrios mais ao sul. Dessa maneira dizemos que a colonizao foi realizada a partir da atuao da "iniciativa privada". Porm subordinadas as leis do Estado.

Organizao Poltica

As 13 colnias eram completamente independentes entre si, estando cada uma delas subordinada diretamente metrpole. Porm como a colonizao ocorreu a partir da iniciativa privada, desenvolveu-se um elevado grau de autonomia poltico-administrativa,conhecido como NEGLIGNCIA

SALUTAR

Apesar dos governadores representarem os interesses da metrpole, a organizao colonial tendeu a aumentar constantemente sua influncia, reforando a idia de "direitos prprios".

Colnias do Norte
Colnia

de Povoamento Clima Temperado Predomnio de pequenas e mdias propriedade Agricultura familiar Manufaturas incipientes no inicio do sculo XVIII Predomnio da mo-de-obra livre Servido de Contrato: Interessados em vir para a Amrica sem condies de arcar com as despesas da viagem e instalao eram arcados por colonos ricos. O pagamento era realizado com trabalho no remunerado por um tempo determinado.

Colnias do Sul
Colnias

de explorao Clima tropical


Sistema

voltada para o mercado externo, em latifndios, atravs da monocultura Mo-de-obra predominante era a escrava africana Principal produto de exportao era o Algodo

de Plantation- Produo agrcola

Comrcio triangular

Foi

a triangulao econmica entre a frica Negra, Caribe e as Treze Colnias da Amrica. Os americanos buscavam o escravo africano, trocava por Rum no Caribe e levava para as colnias americanas.

You might also like