You are on page 1of 98

"A palavra concretiza o pensamento, corporifica a idia, translada a natureza, compendia o universo" (Rui)

O aprendizado da leitura
As

videolocadoras de So Carlos esto Saiba que procedimento se deve adotar para tirar o escondendo suas fitas de sexo explcito.
maior rendimento possvel da leitura de um texto.

vendam fitas pornogrficas a menores de 18 anos. A portariapode-se afirmar os menores de 18 Genericamente, probe ainda que uma leitura anos de irem a motis rodeios sem proveitosa pressupe, alm doeconhecimento a companhia ou autorizao dos pais. lingstico propriamente dito, um repertrio de
informaes exteriores ao texto, o que se costuma chamar de conhecimento de mundo. (Folha Sudeste, 6/6/92)
Pela posio em que se situa, a expresso sem a A ttulo e ilustrao, observe a questopermite a companhia ou autorizao dos pais seguinte, extrada de um vestibular da UNICAMP: interpretao de que com a companhia ou autorizao dos pais os menores podem ir a rodeios ou motis.

Mas no se pode responder a essa situao sem antes de 1991, que Juizado de Menores, que probe o destacar do no existe para ela uma soluo mgica, que as casas de vdeo aluguem, exponham e que no quer dizer que no exista soluo alguma.

deciso atende a uma portaria de dezembro

s vezes, quando um texto ambguo, o conhecimento de mundo que o leitor tem dos fatos que lhe permite fazer uma interpretao adequada do que se l.

o conhecimento lingstico que nos permite reconhecer a ambigidade do texto em questo. Mas o nosso conhecimento de mundo nos adverte de que essa interpretao estranha e s pode ter sido produzida por engano do redator. muito provvel que ele tenha tido a inteno de dizer que os menores esto proibidos de ir a rodeios sem a companhia ou autorizao dos pais e de freqentarem motis.
Como se v, a compreenso do texto depende tambm do conhecimento de mundo, o que nos leva concluso de que o aprendizado da leitura depende muito das aulas de Portugus, especialmente de Gramtica, mas tambm de todas as outras disciplinas sem exceo.

Significados: 1. Qualidade ou estado de ambguo: que se pode tomar em mais de um sentido; equvoco; impreciso; incerto. 2. O mesmo que anfibologia: duplicidade de sentido numa construo sinttica. Origem - Do latim ambiguitate.

Anlise fontica - Am-bi-gi-da-de: palavra paroxtona; am = dgrafo; ui = ditongo crescente oral; onze letras e dez fonemas. Anfi-bo-lo-gi-a: palavra paroxtona; an = dgrafo; i-a = hiato; dez letras e nove fonemas. Formao - De ambguo + dade (derivao sufixal). Plural - Ambigidades, anfibologias.

Ambigidade Ambigidade ou ou Anfibologia Anfibologia

De acordo com os dicionrios, ambigidade tudo aquilo que obscuro no sentido de palavras, ou formas de expresso. Indeciso, dvida, incerteza.

Anlise morfolgica - Substantivo derivado, simples, abstrato, comum, feminino: a ambigidade, uma ambigidade.

Onde reside a Ambigidade


Onde est a ambigidade? Talvez seja fcil responder a essa pergunta. Pode-se dizer que a ambigidade est contida nos textos e enunciados mal formulados. As pessoas falam e escrevem para se fazer entender. Diante dessa afirmao, talvez os textos e enunciados no sejam to mal formulados assim, afinal o objetivo se fazer entender. A falta de contedo relacionado aos problemas gerados pela ambigidade, no causada por se entender que as ambigidades textuais sejam vistas como um problema resolvido e totalmente explorado. A ambigidade possui um campo de ao muito vasto, isto faz com que, ao se estudar solues, seja necessrio focar problemas bastante especficos, sob pena de no se obter uma resposta plausvel. possvel ainda, indicar as vrias reas da cincia nas quais a ambigidade est presente e, em muitos casos, vista como algo que necessita ser resolvido ou at mesmo eliminado.

Quem escreve deve se preocupar com a compreenso daquilo que est escrevendo. Por este motivo, deve fazer uso de palavras apropriadas, de sentido claro. Se voc quer que seu texto seja objetivo e claro, faa uso de palavras simples e coerentes. No use palavras que voc ouviu algum dizer, ou leu em algum lugar e acabou gostando, como por exemplo, inexeqvel. Existem palavras que muitas vezes desconhecemos o significado exato, e se optarmos por us-las, vamos acabar por levar a uma confuso de idias e incoerncia do texto. Podemos, ento, observar alguns defeitos que prejudicam a clareza do texto. So estes: uso abundantes dos artigos indefinidos colocao pronominal malfeita o uso de palavras incomuns ou de sentido vago o excesso de imagens (linguagem figurada) o uso excessivo dos pronomes possessivos fragmento de frases (oraes subordinadas sem a respectiva orao principal). Erro este , diga-se de passagem, muito freqente nos textos .

Mas, na verdade, que se entende por ambigidade?


De modo geral, esse termo se refere propriedade de certos enunciados poderem ser interpretados de diferentes maneiras, sendo, pois, sinnimo de pouco claro. Para Lyons (1981) ambguo um sinal que codifica mais de uma mensagem. Tal ambigidade pode provir de uma imperfeio do falante ou de uma deficincia do sistema da lngua. Convm destacar, no entanto, que nem sempre a ambigidade um problema. Muitas vezes, corresponde a uma inteno clara e determinada do falante, como ocorre, com freqncia, em textos publicitrios e humorsticos. A ambigidade s deve, pois, ser evitada quando involuntria. E a reside o problema: como evitar aquilo de que no nos damos conta? Nesse ponto, importa, ento, ressaltar o carter dialgico da ambigidade, ou seja, a ambigidade se instaura sempre no interlocutor. Em outras palavras, ela s existe para o outro, j que, quando produzimos nossos textos, quando interagimos, sabemos o que estamos querendo dizer, transmitir. O outro, o nosso interlocutor que pode no atingir, no perceber a nossa inteno, o nosso propsito.

Tipos de Ambigidade
A ambigidade pode ser polissmica, ou estrutural. AMBIGIDADE POLISSMICA Deve-se possibilidade de os vocbulos apresentarem mais de um significado; no segundo, ela se prende a problemas de construo. A ambigidade derivada da polissemia do vocbulo pode ser evitada pelo esclarecimento maior do contexto, ou pela substituio do vocbulo polissmico por outro de sentido equivalente; AMBIGIDADE ESTRUTURAL As causas so muitas e as possibilidades de elimin-la variam conforme o problema que a origina.

Algumas possveis causas Algumas possveis causas da ambigidade estrutural da ambigidade estrutural

A difcil distino entre agente e paciente


Ex. a demisso do ministro causou impacto.

A m colocao de palavras
Ex. A professora deixou a turma entusiasmada.

A indefinio de complementos
Ex. o pai quer o casamento logo, mas a filha no quer.

O mau uso da coordenao


Ex. Pedro e Maria vo desquitar-se.

O mau uso de pronomes relativos, geralmente com dois antecedentes expressos


Ex. Encontrei a menina e o primo de que lhe falei.

A no distino entre pronome relativo e conjuno integrante


Ex. O jogador falou com a secretria que mora perto daqui.

O mau uso das formas nominais


Ex. O advogado encontrou o ru entrando no tribunal.

O mau uso dos possessivos Vejamos os detalhes de cada forma:

A AMBIGIDADE E O EMPREGO DE PRONOMES


No mbito dos pronomes, a ambigidade se manifesta especificamente no emprego dos pronomes pessoais e possessivos. Quanto aos pronomes pessoais, na primeira pessoa, a ambigidade morfolgica ocorre sempre que se neutraliza a oposio entre 1 e 3 pessoas do singular, como no imperfeito, mais-que-perfeito e futuro do pretrito do indicativo, ou nos tempos do subjuntivo. Eu falasse Eu falaria
Eu falava Ele falava Ele falaria Ele falasse Eu falara Ele falara Eu fale Ele fale Eu falar Ele falar

Fica, dessa forma, enfraquecida a afirmao de que o portugus pode prescindir do pronome sujeito por j ter a indicao da pessoa expressa na desinncia nmeropessoal. Tambm a to mencionada elegncia estilstica da omisso do sujeito cede lugar necessidade de sua presena por razes de evidncia e clareza de informao.

Ambigidade na 2 pessoa
Na segunda pessoa, a ambigidade apresenta-se com contornos distintos, se comparada primeira pessoa. Essa diferena deve-se ao uso do tratamento voc, no portugus do Brasil e peculiaridade de ser esse pronome um pronome de 2 pessoa que se faz acompanhar por um verbo de 3. Para tornar esse quadro mais complexo, acrescente-se a identidade entre a 1 e a 3 pessoas em vrios tempos da conjugao verbal (a que acabamos de nos referir). Como resultado dessa confluncia, uma forma como contava pode servir tanto a 1, como a 2, ou a 3 pessoas.
Eu contava Ele contava Voc contava Eu contara Ele contara Voc contara Eu contaria Ele contaria Voc contaria

Ambigidade na 3 pessoa
Na terceira pessoa, a origem do problema est na ambigidade morfolgica constante entre a 2 e a 3 pessoas, o que promove a explicitao do sujeito em ambas. Podem ser considerados ambguos contextos em que mais de um referente se apresente como candidato potencial a sujeito do verbo em questo, sendo necessria, nesses casos, a explicitao do sujeito para a interpretao apropriada.

Pronomes Pessoais
Na rea de pronomes pessoais, so compartilhados entre essas duas pessoas (2 e 3) os pronomes O e LHE, sendo que o primeiro tornouse de emprego raro na linguagem oral, quando h uso de segunda pessoa (TE) e o segundo, tambm pouco usado, est evoluindo para que seja compreendido como sendo de segunda pessoa.

O esquema seguinte ilustra essa situao:

Eu o vi = Eu vi voc, Eu te vi, *Eu lhe vi segunda pessoa do discurso Eu o vi = Eu vi ele terceira pessoa Eu lhe falei: Eu falei para voc, Eu te falei, Eu lhe falei segunda pessoa do discurso Eu lhe falei: Eu falei para ele terceira pessoa

Pronomes Possessivos
De acordo com a gramtica tradicional, os possessivos variam, em portugus, quanto pessoa do possuidor e quanto ao gnero e o nmero do possudo. Essas variaes fornecem vinte formas de possessivos. Houve uma convulso no sistema pronominal, que causou profundo desequilbrio, quando foi introduzida a terceira pessoa como segunda semntica, continuando como terceira gramatical.

O possessivo SEU:
Teoricamente h causas para a ambigidade do possessivo SEU: Ambigidade pelo fato de SEU poder ter, num enunciado, dois ou mais referentes, todos de terceira pessoa; Ambigidade pela possibilidade de emprego da mesma forma SEU em referncia a pessoas gramaticais do singular e do plural, tais como a segunda alternando com a quinta, ou, ainda, a terceira alternando com a sexta. Essa ambigidade prpria dos possessivos e no existe da mesma maneira em todas as lnguas, como, por exemplo, em ingls, onde no h dvidas quanto ao emprego de your para a segunda pessoa (correspondente a voc) e his e her para a terceira pessoa (correspondente a dele e dela). Embora o emprego de terceira pessoa gramatical para a segunda pessoa semntica no seja restrito ao possessivo, como vimos, nessa rea que mais ambigidade causa.

Um exemplo como Elas viram a sua casa pode ter as seguintes interpretaes: Elas viram sua casa = Elas viram a casa dela; Elas viram a casa delas (caso em que a casa pode ser um s, sendo que elas vivem juntas - posse coletiva - ou que h uma casa para cada uma - posse distributiva) Elas viram a casa dele. Elas viram a casa deles (posse coletiva ou distributiva) Elas viram a casa de voc. Elas viram a casa de vocs.

"Encontrei seu diretor e resolvemos fazer uma reunio em seu escritrio s 15h.
Aquela velha senhora encontrou o garoto no quarto dela. Aquela velha senhora encontrou o garoto no quarto.

Ambigidade Ambigidade dos Pronomes dos Pronomes


Parte II

O pronome DELE
A forma DELE seria a forma desambiguadora, pois flexionada quanto ao gnero do possuidor (caso os possuidores possveis sejam de gnero diferente) ou flexionada no plural pode dar conta dos casos de ambigidade a que nos referimos. A rea de ambigidade causada pelo emprego da forma SEU tanto para a segunda (e quinta pessoas) como para a terceira (e sexta) apresenta, portanto, formas desambiguadoras: SEU - segunda pessoa desambiguadores possveis: Do senhor,de voc, teu. SEU - terceira pessoa desambiguador possvel: Dele. Com relao ao emprego da forma DELE, observa-se que mais utilizada para possuidor humano. A substituio da forma SEU pela forma DELE se d com menos intensidade em contextos em que o possuidor impessoal, (a forma SEU menos individualizadora, menos pessoal que a forma DELE, onde se sente muito o pessoal ELE).

Nos dilogos, quando h concorrncia entre a segunda (e a quinta) e a terceira (e sexta) pessoas, a forma DELE toma quase totalmente o encargo de terceira pessoa, exceto quando o possuidor indefinido, no havendo, portanto, mais ambigidade, j que a forma SEU se destina quase categoricamente segunda pessoa, permanecendo DELE para a terceira. No portugus falado, SEU significa apenas de voc (com uma exceo, que seria o caso de construes mais ou menos fixas, como Fulano e sua cara de pau, ou L vem fulano com suas piadas de mau gosto). Nos outros casos, usamos as formas analticas dele, dela, deles, delas, e inclusive de vocs, porque seu s vale para o singular. Uma frase como Vou convidar a Patrcia e seu marido para jantar l em casa, normalmente, significa: vou convidar Patrcia e o marido de Patrcia. Mas essa mesma frase falada significa outra coisa: vou convidar a Patrcia e o marido de quem me escuta (ou seja, o teu marido).

Vale destacar, ainda, que alguns pronomes que, em certos contextos pareciam totalmente ambguos, tornam-se no ambguos pelo contexto lingstico ou extralingstico, independentemente de as frases serem faladas ou escritas. Observem-se os casos seguintes: D. Maria deixou toda a sua fortuna para Tereza. (j que no se pode deixar a fortuna de outrem, sua, obrigatoriamente, deve referir-se a D. Maria), ou ainda: Ele a assassinou e, na pressa, o caderninho caiu de seu bolso sem que ele percebesse. ( impossvel que o cadver, na pressa, deixasse cair seu caderninho, ficando automaticamente seu atribudo a ele).

Uso do pronome oblquo LHE


O professor e seu aluno estiveram conversando sobre o contedo do vestibular e no se sabe o que lhe falara.
Nesta situao , no podemos determinar a quem se refere o lhe.

Uso do pronome SE (funo de reflexividade


Os professores e os alunos se questionavam sobre a prova do vestibular . No se sabe, no exemplo acima , se os professores e os alunos questionavam a si mesmos ou uns aos outros .

PRONOMES RELATIVOS E SEU USO


So aqueles que apresentam, numa segunda orao, alguma palavra que j apareceu na orao anterior.
So pronomes relativos: Que, quem, o qual, quanto, cujo, onde.

Exemplo:

PRONOMES RELATIVOS Os pronomes relativos so aqueles que retomam um termo da orao que j apareceu antes, anterior chama-se Essa palavra da orao projetandoantecedente. o em outra orao.
No conhecemos os deputados. Os deputados faltaram reunio. QUE
Orao Principal

No conhecemos os deputados que faltaram reunio.


Orao Principal Orao Subordinada
O antecedente vem sempre antes do pronome relativo

Continue juntando as oraes em um s perodo, utilizando o pronome relativo QUE.


01) Encontrei o garoto. Voc estava procurando o garoto. Antecedente garoto Encontrei o garoto que voc estava procurando. Perodo Composto -

Comece pela 2 orao - Voc estava procurando o garoto que encontrei. 02) Eu vi o rapaz. O rapaz era seu amigo. Antecedente rapaz Eu vi o rapaz que era seu amigo. Perodo Composto -

Comece pela 2 orao - O rapaz que eu vi era seu amigo.

1. Os pronomes relativos viro precedidos de preposio se a regncia do verbo da 2 orao assim determinar.
Preposio exigida pelo verbo Haviacondies a que nos opnhamos (opor-se a) Pronome Relativo 2 orao Termo Regente

Havia condies

com

que

no concordvamos.

(concordar com).

Havia condies

de

que

desconfivamos.

(desconfiar de)

Havia condies

em

que

insistamos.

(insistir em)

Havia condies

que

nos prejudicavam.

(= sujeito)

Pronome Relativo

QUE

QUE

O pronome relativo QUE o de mais largo emprego, chamado de relativo universal, pode ser empregado com referncia a pessoas ou coisas, no singular ou no plural.

Conheo bem a moa que saiu. No gostei do vestido que comprei. Eis os instrumentos de que necessitamos.
Os alunos que foram aprovados so nossos conhecidos. Os sapatos que comprei so confortveis. Necessitar DE

Obs.:
O pronome QUE pode ser substitudo por O QUAL, A QUAL, OS QUAIS E AS QUAIS sempre. O gnero e o nmero so de acordo com o substantivo substitudo.

Encontrei o livro O QUE voc estava procurando. QUAL

Vocs perderam o filme A QUE ns assistimos. AO QUAL

Eu vi o rapaz OQUE QUAL seu amigo.

Pronome Relativo

O qual / A qual
os quais / as quais os quais / as quais

O QUAL A QUAL
os quais as quais

O pronome relativo O QUAL (e suas flexes) refere-se a pessoa ou coisa e empregado como substituto de QUE ou de QUEM.

sempre antecedido de artigo, que concorda com o elemento antecedente, ficando o qual, a qual, os quais, as quais.

a) Quando o antecedente for substantivo e estiver distante do pronome relativo usado para evitar ambigidade. Visitei o museu de minha cidade, o qual me deixou maravilhado.

Pronome Relativo

QUEM

QUEM

O pronome QUEM substitui um substantivo que representa uma pessoa, evitando sua repetio. Somente deve ser utilizado antecedido de preposio, inclusive quando funcionar como objeto direto. Falar DE Prezar A Referir-se A Falar DE

No conheo a menina de quem voc falou. Esse o livro a quem prezo como companheiro.
Objeto personificado

Este o rapaz a quem voc se referiu. No conheo a mdica de quem voc falou.

Na montagem do perodo, deve-se colocar o pronome relativo quem imediatamente aps o substantivo repetido, que passar a ser chamado de elemento antecedente. Este o artista. Eu me referi ao artista ontem Antecedente artista Este o artista a quem me referi ontem Perodo Composto -

Como o verbo referir-se exige a preposio A, ela ser colocada antes do pronome relativo

01) Encontrei o garoto. Voc estava procurando o garoto. Antecedente garoto Perodo Composto - Encontrei o garoto a quem voc estava procurando. 02) Aquele o homem. Eu lhe falei do homem. Antecedente homem

Perodo Composto - Aquele o homem de quem lhe falei.

Ambigidade Ambigidade dos Pronomes dos Pronomes


Parte III

Cujo / Cuja
cujos / cujas cujos / cujas

Pronome Relativo

CUJO CUJA
os quais as quais

O pronome relativo cujo (e flexes) relativo possessivo equivale a DO QUAL, DE QUE, DE QUEM. Tem idia de posse e concorda em gnero e nmero com a coisa possuda No admite a posposio do artigo.

Possui um ANTECEDENTE (termo anterior) que sempre o possuidor e um CONSEQENTE (termo posterior) que sempre a coisa possuda.
Concorda com a coisa possuda

Cortaram as rvores cujos troncos estavam podres.


Antecedente (possuidor) Conseqente (coisa possuda)

Exemplos: Derrubaram as paredes cujos tijolos estavam sujos.


= delas, das paredes

Aquela a pessoa cuja casa bonita


= dela, da pessoa

Uso do pronome relativo CUJO, CUJA, CUJOS, CUJAS. 01 Entre substantivos que mantenham uma relao de posse. Ex.: Os edifcios cujas reas de circulao no corresponderem s normas vigentes sero embargados. 02 O pronome relativo concordar SEMPRE com o substantivo que vier depois dele. Ex.: O leitor cuja imaginao no tiver limites possivelmente ter problemas em inteleco textual. 03 NUNCA (nem sob tortura) ser possvel colocar um artigo depois desse tipo de pronome relativo, uma vez que ele traz em si a marca de masculino/feminino e singular/plural. Esse texto, cujo o autor era tambm poeta, promove um tpico exerccio de imaginao.

Pronome Relativo

ONDE

ONDE

Use onde com verbos sermovimento O relativo onde deve de usado para somente quando este vier precedido de indicar lugar e tem sentido aproximado preposio (para, por, de, at) de em que, no qual. Esta a terra onde habito.

a) ONDE indica lugar fsico e, portanto, no deve ser usada em situaes em que a idia de lugar no esteja presente. empregado com verbos que no do idia de movimento. Pode ser usado sem antecedente. Nunca mais morei na cidade onde nasci. OndeEsta a casa ondeverbos que regem preposio EM empregado com moro. Exemplo:

Ateno!

Minha terra tem onde nasci. Sempre morei na cidade palmeiras

Nasce EM algum lugar

Ateno ! - Onde (pronome relativo) sinnimo de em que


(no qual, nos quais, na qual, nas quais) lugar fsico.
A casa onde (= em que / na qual) morvamos j foi demolida. [casa = lugar fsico] Fomos praia onde (= na qual / em que) ele poderia pescar vontade [= lugar fsico] - Se onde no puder ser substitudo por EM QUE LUGAR, mas apenas por em que, use em que, no qual, nos quais, na qual ou nas quais, e no onde.

b) AONDE empregado com verbos que do idia de movimento e que regem preposio A Equivale a para onde, sendo resultado da combinao da preposio a + onde. Exemplo: No conheo o lugar aonde voc vai. O A da palavra aonde a preposio a que se acrescentaMORAR. No se pode usar aonde com o verbo MORAR e que indica movimento, Exemplo: destino. O aonde s pode ser usado quando na expresso existir a idia de destino. Aonde voc mora? Errado. Ex: Ir a algum lugar. O certo Onde voc mora ?/ Em que lugar voc mora? Diga A rua
Chegar a algum lugar. Levar algum a algum lugar. ondeDirigir-se a algum lugar. mora, A cidade onde

Vai A algum lugar

vive

PREENCHA ADEQUADAMENTE:

a) b) c) d) e)

Onde ______ esto aqueles livros? onde No sei _____encontr-lo. Aonde _____ nos leva to apressadamente. Aonde _____voc vai amanh? onde No conheo o lugar _____ vou passar as frias. Onde f) ____ Henrique ficar no So Joo?

Pronome Relativo

Quanto

O relativo QUANTO (e suas flexes) refere-se a pessoa ou coisa.


O pronome relativo quanto, quantos e quantas so pronomes relativos quando seguem os pronomes indefinidos tudo, tanto, todos ou todas. Exemplos: Falou tudo quanto queria. Coloque tantas quantas forem necessrias. Recolheu tudo quanto viu.

01. Considerando a regncia do verbo destacado, complete o espao de cada frase com um pronome relativo adequado. Se o verbo exigir preposio, coloque-a antes do relativo.
Modelo: Eu trouxe o material de que voc precisa (do qual o verbo precisar exige preposio de) A cidade __________________ moramos muito calma. A cidade __________________ samos muito calma.

onde

de onde aonde / para onde A cidade __________________ nos dirigimos muito calma. de onde
A cidade __________________ partimos muito calma.

A cidade __________________estamos falando muito calma.

de onde que / o qual O cheque __________________ o gerente visou foi roubado. a que / s quais Ele desconhece as leis __________________ devemos obedecer. a que / ao qual
Ele criticou muito o filme __________________ assistiu ontem.

AMBIGIDADE DO PRONOME RELATIVO


1- Gabriela pegou o estojo vazio da aliana de diamantes QUE estava sobre a cama. *Gabriela pegou o estojo vazio da aliana de diamantes A QUAL estava sobre a cama. *Gabriela pegou o estojo vazio da aliana de diamantes O QUAL estava sobre a cama.
Uso do pronome relativo QUE : O pai do menino , que foi reprovado, professor . Nesse caso deve haver a substituio do pronome relativo QUE por CUJO . O menino , cujo pai professor , foi reprovado

Tudo comeou quando a turma de Direito resolveu colocar uma clebre frase em camiseta e ela virou moda no campus:

"Seu namorado faz direito? Vem c que eu fao".

Em seguida, o pessoal de Medicina largou a seguinte:

"Ele pode at fazer direito, mas ningum conhece seu corpo melhor que eu."

O pessoal de Administrao no deixou para menos:

"No adianta conhecer o corpo, fazer Direito se no souber Administrar o que tem"

O pessoal de Administrao ficou bem na fita, quando a Turma de Agronomia apareceu com a seguinte frase:

"Uns conhecem bem, outros fazem direito, e alguns sabem administrar o que tem, mas plantar a mandioca como ns ningum consegue!"

O pessoal da Publicidade largou esta:

"De que adianta conhecer bem, fazer direito, saber administrar e plantar a mandioca, se depois no puder contar pra todo mundo?"

A turma da Engenharia:

"De que adianta conhecer bem, fazer direito, saber administrar, plantar a mandioca, e poder contar pra todo mundo, se no tiver energia e potncia para fazer vrias vezes?"

A frase campe ERA a da Economia :

"De que adianta conhecer bem, fazer direito, saber administrar, plantar a mandioca, poder contar pra todo mundo, ter energia e potncia para fazer vrias vezes, se mulher gosta mesmo de dinheiro?

NOVA FRASE DAS MENINAS DO CURSO DE NUTRIO:

"De que adianta conhecer bem, fazer direito, saber administrar, plantar a mandioca, poder contar pra todo mundo, ter energia e potncia para fazer vrias vezes e ter dinheiro... se no final das contas a gente sempre precisa ensinar a comer!

Fim da 2 parte

Ambigidade Ambigidade
Parte III

M colocao do Adjunto Adverbial


1- Crianas que recebem leite materno freqentemente so mais sadias. ELIMINANDO A AMBIGIDADE Crianas que recebem freqentemente leite materno so mais sadias. Crianas que recebem leite materno so freqentemente mais sadias

"A polcia cercou o ladro do banco na rua Santos."


O banco ficava na rua Santos, ou a polcia cercou o ladro nessa rua? A ambigidade resulta da m colocao do adjunto adverbial. Para evitar isso, coloque "na rua Santos" mais perto do ncleo de sentido a que se refere: Na rua Santos, a polcia cercou o ladro; ou A polcia cercou o ladro do banco que localiza-se na rua Santos"

"Pessoas que consomem bebidas alcolicas com freqncia apresentam sintomas de irritabilidade e depresso."
Mais uma vez a duplicidade de sentido provocada pela m colocao do adjunto adverbial. Assim, pode-se entender que: "As pessoas que, com freqncia, consomem bebidas alcolicas apresentam sintomas de irritabilidade e depresso" ou que "As pessoas que consomem bebidas alcolicas apresentam, com freqncia, sintomas de irritabilidade e depresso".

"O professor falou com o aluno parado no corredor."


Neste caso, a ambigidade decorre da m construo sinttica deste enunciado. Podemos interpretar que o professor estava "parado no corredor" ou que o aluno era quem estava "parado no corredor". A soluo , mais uma vez, colocar "parado no corredor" logo ao lado do termo a que se refere: "Parado no corredor, o professor falou com o aluno"; ou "O professor falou com o aluno, que estava parado no corredor". Uma das estratgias para evitar esses problemas nos conscientizarmos da necessidade de revisar nossos textos. Uma redao de boa qualidade depende muito do domnio dos mecanismos de construo da textualidade e da capacidade de se colocar na posio do leitor.

DESVIO DE REGNCIA
1. Avisei-lhe sobre a prova. 2. Entendeste o que lhe expliquei. 3. Acompanhei-lhe no colgio. 4. Pedro sentou e caiu do sof.

Querendo alcanar bom desempenho na prova , o aluno deve estar atento a estas dicas . Evitaria a ambigidade se a frase fosse escrita assim : Porque quer alcanar bom desempenho na prova , o aluno deve estar atento a estas dicas . Se voc candidato a uma vaga, saiba que se exige cada vez mais a percepo da ambigidade nas provas de portugus.

Uso do gerndio

ESPERANDO BEB
Frase ambgua - Depois dos exames, a mdica disse-lhe que estava esperando beb. Duplo sentido - Nessa construo, no se sabe quem estava esperando beb. A paciente (que foi submetida a exames) ou a mdica? Correo: Depois dos exames, a mdica informou que a paciente estava esperando beb. Submetida a exames, a paciente recebeu da mdica a informao de que estava esperando beb. Depois de ser submetida a exames, a paciente foi informada pela mdica de que estava esperando beb. Depois dos exames, a mdica disse paciente: voc est esperando beb. Depois dos exames, a mdia disse-lhe: voc est esperando beb.

ENSINANDO A LER
Frase ambgua - Desde os trs anos, meu pai j me ensinava a ler. Duplo sentido - Nessa construo, a expresso desde os trs anos pode ser aplicada ao pai (o que seria absurdo) ou ao filho (sentido mais lgico). Afinal, quem tinha trs anos? O pai ou o filho? Correo: Desde que eu tinha trs anos, meu pai j me ensinava a ler. Meu pai ensinava-me a ler desde que eu tinha trs anos de idade. Eu tinha apenas trs anos, e meu pai j me ensinava a ler.

MATANDO A ME
Frase ambgua - Carlinhos tinha quatro anos quando o pai matou sua me. Duplo sentido - Quem matou quem? O pai de Carlinhos matou a prpria me? Ou matou a me de Carlinhos? Correo: Carlinhos tinha quatro anos quando o pai matou-lhe a me. Quando o pai matou a me de Carlinhos, o menino tinha apenas quatro anos. Carlinhos tinha quatro anos quando a me dele foi morta. Quem a matou foi o pai do menino. A me de Carlinhos foi assassinada quando ele tinha quatro anos. Quem cometeu o crime foi o pai do menino.

ATENO!
Leve em conta a estrutura da frase e d ateno especial aos elementos de ligao (preposies , conjunes e pronomes relativos). Pode estar a a chave da clareza .

Truque das cartas Mgica ou lgica?


Escolha uma das cartas e memorize-a.

AMBIGIDADE DE SEGMENTAO
Deu uma surra na mulher que a deixou bastante machucada. Bateu com as mos e com a p nela. Deu uma surra na mulher que a deixou bastante machucada. Bateu com as mos e com a panela.

AMBIGIDADE DE SEGMENTAO
Tico mia na cama Tico mia no quarto.
Eles morreram, e eu fiquei como herdeiro. Por que ser que esta no foi uma boa herana?

Miss Miss Miss Miss Miss Miss

Java, Miss Japo, Gana, Miss Gara, Malta, Miss Capa, Angra, Miss Obra, Pinho, Miss Pano, Barra, Miss Torno.

Primeiro dia Incio Pinto Cinco anos Jacinto Pinto Cinqenta anos Dcio Pinto Sessenta anos Caio Pinto

Falcias da ambigidade
As falcias desta seo so, todas elas, falcias geradas pela falta de clareza no uso de uma frase ou palavra. H dois modos de isso suceder: A palavra ou frase pode ser ambgua, caso em que tem, mais de sentido distinto; A palavra ou frase pode ser vaga. Nesse caso no tem um sentido distinto.

com dois significados diferentes. Exemplos:

Equvocoser usada A mesma palavra pode

Prova: Identifique a palavra que usada mais de uma vez. Depois, mostre que a palavra surge com diferentes definies, adequadas num dos seus usos e desadequadas noutros.

Criminalidade ilegalidade. O julgamento de um roubo ou assassnio so aes criminais. Os julgamentos de roubos e assassnios so designados de aes criminais. Logo, os julgamentos de roubos e assassnios so ilegais. Os assassinos de crianas so desumanos. Portanto, os humanos no matam crianas. (O argumento joga com os significados moral e descritivo de 'humano') Para ser grande ou pequeno um objeto tem, primeiro, de ser. Logo, o ser do objeto surgiu primeiro. (Jogo com os significados lgico e fsico de "ser")

Anfibologia
Uma anfibologia ocorre quando a construo da frase permite atribuir-lhe diferentes significados. Exemplos: No teu emprego todos gostam de um carro. Portanto, h um carro muito especial. (Todos gostam de um carro qualquer ou do mesmo carro?) O Orculo de Delos disse a Croseus que se ele continuasse a guerra destruiria um reino poderoso. (O Orculo no disse que seria o seu prprio reino...) Prova: Evidencie a ambigidade da frase, mostrando que pode receber diferentes interpretaes.

nfase
A nfase usada para sugerir uma proposio diferente daquela que, de fato, expressa. Exemplos: No h CERVEJA GRTIS! A ex-namorada, procurando vingar-se do capito, escreveu no jornal: "Hoje, o capito estava sbrio". (Ela sugere, com a nfase, que habitualmente o capito est bbado.

Esquentando os neurnios

Exercitando...
Ao saber que um sobrinho havia levado uma mordida, minha mulher perguntou: "Afinal, quem mordeu o Pedro?" A resposta foi imediata: "Foi a cachorra da namorada do Joo neurtica." Quem mordeu o Pedro foi: 1. a cachorra, que neurtica e pertence namorada do Joo? 2. a cachorra, que pertence namorada neurtica do Joo? 3. a namorada do Joo, que, alm de ser uma "cachorra", uma neurtica?

1.Para aquelas mulheres que tm filhos e no sabem o berrio fica no segundo andar" 2."Teremos sorvetada na reunio do prximo sbado, as irms que forem doar leite cheguem mais cedo." 3.Os adolescentes apresentaro uma pea de Shakespeare. Venha assistir esta tragdia. 4. O cachorro do meu namorado muito peludo. 5. Joo ficou com Mariana em sua casa. 6. - Alice saiu com sua irm.

1. Uma enfermeira com uma velhinha, apareceu que tossia muito; 2. Chegou uma moa com uma criana que usa chapu; 3. Trago esta cadelinha para a sua irm que tem as orelhas cortadas.

Ambigidade Ambigidade
Parte IV

Ambigidade
A funo da ambigidade sugerir significados diversos para uma mesma mensagem. uma figura de palavra e de construo. Embora funcione como recurso estilstico, a ambigidade tambm pode ser um vcio de linguagem, que decorre da m colocao da palavra na frase. Nesse caso, deve ser evitada, pois compromete o significado da orao.

Ambigidade como recurso estilstico


Em certos casos, a ambigidade pode se transformar num importante recurso estilstico na construo do sentido do texto. O apelo a esse recurso pode ser fundamental para provocar o efeito polissmico do texto. Os textos literrios, de maneira geral (como romances, poemas ou crnicas), so textos com predomnio da linguagem conotativa (figurada). Nesse caso, o carter metafrico pode derivar do emprego deliberado da ambigidade. Podemos verificar a presena da ambigidade como recurso literrio analisando a letra da cano "Jack Soul Brasileiro", do compositor Lenine. J que sou brasileiro E que o som do pandeiro certeiro e tem direo J que subi nesse ringue E o pas do suingue o pas da contradio Eu canto pro rei da levada Na lei da embolada, na lngua da percusso A dana, a muganga, o dengo A ginga do mamulengo O charme dessa nao (...)

Podemos observar que o primeiro verso ("J que sou brasileiro") permite at trs interpretaes diferentes. A primeira delas corresponde ao sentido literal do texto, em que o poeta afirma-se como brasileiro de fato. A segunda interpretao permite pensar em uma referncia ao cantor e compositor Jackson do Pandeiro - o "Z Jack" -, um dos

Jack Soul Brasileiro E que o som do pandeiro certeiro e tem direo J que subi nesse ringue E o pas do swing o pas da contradio Jack Soul Brasileiro do tempero Eu canto pro rei da levada Do batuque, do truque, do picadeiro e do pandeiro Na lei da embolada E do repique, do pique do funk rock Na lngua da percusso Do toque da platinela A dana mulango dengo Do samba na passarela A ginga do mango lengo Dessa alma brasileira o charme dessa nao Despencando na ladeira Quem foi que fez o samba embolar ? Na zoeira da banguela E quem foi que fez o coco sambar ? Eu s ponho o Bebop no meu samba Quem foi que fez a ema gemer na boa ? Quando o tio Sam pegar no tamburim E quem foi que fez do coco um cocar ? Quando ele pegar no pandeiro e no zabumba E quem foi que deixou o oco no lugar ? Quando ele entender que o samba no rumba E que foi que fez o sapo cantor de lagoa ? A eu vou misturar, Miami com Copacabana Diz a Tio ? Vai Tio! (oi) Fostes ? Chiclete eu misturo com banana (fui) Compraste ? (comprei) Pagaste ? (paguei) o meu samba, e o meu samba vai ficar assim E Me diz quanto foi ? (foi 500 ris) Ah ema gemeu...... Aaaaah ema gemeu! Me diz quanto foi ? (foi 500 ris)

O recurso ambigidade no texto publicitrio


Na publicidade, possvel observar o "uso e o abuso" da linguagem plurissignificante, por meio dos trocadilhos e jogos de palavras. Esse procedimento visa chamar a ateno do interlocutor para a mensagem. Para entender melhor, vamos analisar a seguir um anncio publicitrio, veiculado por vrias revistas importantes. Sempre presenteFerracini Calados O slogan "Sempre presente" pode apresentar, de incio, duas leituras possveis: o calado Ferracini sempre uma boa opo para presentear algum; ou, ainda, o calado Ferracini est sempre presente em qualquer ocasio, j que, supe-se, pode ser usado no dia-a-dia ou em uma ocasio especial. Se voc no se julga ainda preparado para uma utilizao estilstica da ambigidade, prefira uma linguagem mais objetiva. Procure empregar vocbulos ou expresses que sejam mais adequadas s finalidades do seu texto.

DESAMBIGIZAO DAS FRASES VEICULADAS PELAS REVISTAS VEJA E ISTO


1. Introduo Analisando as frases das revistas Veja (seco Veja essa) e Isto (seco Semana/Frases) em um projeto mais amplo, queremos, neste trabalho, fazer um recorte e exemplificar o fenmeno da ambigidade, provando, assim, que a linguagem veiculada pela mdia impressa pode ser um bom material para a prtica pedaggica e confirmando que no uso efetivo da lngua, alguns dos fenmenos trabalhados numa gramtica tradicional no ocorrem necessariamente como postulado ali. Vamos descobrir que em contextos situacionais diversos (social, poltico, econmico etc), os usurios atualizam sua lngua de forma que atendam s suas necessidades. O fenmeno da ambigidade ser analisado considerando seus aspectos semnticos e pragmticos, pois concordamos que a semntica e a pragmtica tratam da significao, ou melhor, fazem referncia ao mesmo objeto. Por essa razo, faremos uma preliminar sobre esses dois campos, sobre a noo de ambigidade, e a concepo de texto, para, logo em seguida, comentar alguns exemplos coletados das duas revistas citadas. 2. Semntica A Semntica uma cincia recente e ao mesmo tempo antiga, tendo em vista que o uso da linguagem pelo homem j implica que isso sempre seja feito de forma significativa. O paradoxo se justifica pelo fato de que s no sculo XIX, com a obra de Michel Bral (1883) Les Lois Intelectualles du Languag: Fragment de Smantique, que o termo semntica foi utilizado; a partir de ento, os lingistas voltaram seu interesse para o problema da significao, investindo no estudo do signo. E pelo fato que tudo ou quase tudo que estudamos na atualidade nos foi outorgado pela Filosofia da Linguagem atravs das obras de Plato, Aristteles, dos Esticos (Antiguidade), e de Agostinho, Thomas de Effurt, Toms de Aquino e outros da Idade Mdia. Abordando uma definio resumida, poderamos dizer que a semntica o estudo do significado lingstico, defini-la no o maior problema. A questo a definio de seu

Ambigidade mbito: significa campo de ao, esfera ou contexto relacionado com uma rea de conhecimento. Sinttica: refere-se posio de um sintagma, no contexto expresso por uma frase. Sistemtica: relacionada com os critrios estruturais ou funcionais. Lexical: ocorre quando possvel aplicar mais de uma interpretao para uma unidade lexical. Interlingual: est relacionada com a comunicao entre lnguas. Lingstica: gerada apenas por questes lingsticas e detectada quando determinados enunciados em condies j previstas apresentam problemas de escolha lingstica ao receptor. Morfolgica: ocorre em decorrncia do efeito do evento da policategorizao. a) Categorial: ocorre quando h falta de correspondncia entre os conjuntos de significado. b) Gramatical: ocorre quando se tem uma palavra que pode pertencer a vrias categorias gramaticais. Potica: essa ambigidade vista como um elemento que constitui a poesia e que, no pode ser resolvida, afim de preservar seu objetivo de permitir a gerao de mltiplos sentidos. 70 Pragmtica: pragmtica expressa conjunto de regras ou frmula, resultado do conflito entre a significao expressa na sentena e a inteno do enunciador no momento da enunciao. Predicativa: A ambigidade predicativa ocorre quando h problemas relacionados a interpretao das relaes temticas que articulam o predicado; Semntica: ocorre quando uma palavra possui multiplicidade de conceitos relacionados com sua aplicabilidade. Referencial: est relacionada com enunciados potencialmente ou efetivamente incompletos, possui a caracterstica de ser uma ambigidade elptica. Transfrstica: conhecido como ambigidade por disjuno, aquela configurao lingstica cuja significao se constri pela separao de dois termos mutuamente excludentes. Virtual: essa ambigidade tem seus moldes baseados na disjuno relativa, onde no obrigatria a escolha de apenas uma interpretao possvel. Com a definio testes termos, espera-se prove uma definio taxonmica dos tipos de ambigidades. Proporcionando assim, um melhor entendimento a cada um dos tipos de ambigidades. 4.2 Classificao das Ambigidades Para a abertura desse seo, apresenta-se um pequenos trecho daquele que considerado um grande escritor brasileiro e profundo conhecedor das palavras: Chega mais perto e contempla as palavras. Cada uma tem mil faces secretas sob a face neutra... (Carlos Drummond de Andrade,

You might also like