You are on page 1of 35

BRASIL COLONIAL: economia e poltica FAMILIA REAL NO BRASIL: mudanas na sociedade e economia

Ariadne da Silva Rocha

:
Baseado no livro HISTRIA GERAL DO BRASIL, organizado por Maria Yedda Linhares.

Captulo I Conquista e colonizao da Amrica portuguesa: o Brasil colnia. 1500-1750 por Francisco Carlos Teixeira da Silva.

:
Esclarecimentos: 1. O Descobrimento: ponto de vista portugus e ponto de vista dos indgenas e ponto de vista atual. Qual o mrito dos portugueses? O que afinal eles descobriram? 2. O Brasil, que pas? A construo.

:
Antecedentes: Entre 1500 e 1530 perodo que denominado pela historiografia tradicional como pr-colonial ou colonizao de feitorias. O sistema de feitorias caracterizava-se pelo predomnio dos interesses da burguesia mercantil lusitana. O grande lucro dava-se na diferena entre os preos de compra e venda, na raridade dos produtos fornecidos Europa, o que garantia seus preos compensadores. Para manuteno do exclusivo portugus no fornecimento de produtos orientais dependia da existncia de uma frota poderosa, patrulhando os oceanos.

:
Antecedentes: A diviso do mundo prevista no tratado de Tordesilhas representou num esquema geral da construo do imprio a possibilidade da implantao da poltica de mare clausum consagrava e reservava o direito de posse e navegao a quem descobrisse qualquer terra ou rota martima.(fechamento dos mares aos navios de naes concorrentes). Justificava-se pelo alto custo do empreendimento.

:
O exclusivo sobre o comrcio do Oriente tornara Lisboa o centro de um grande imprio mercantil. Os anos entre 1519-1524, assistem crise do Imprio da Pimenta, baseado na rota africana para as ndias. Nesse contexto crise no Oriente e presso francesa Portugal interessa-se pelas terras de Vera Cruz.

:
Em 1530, patenteada a crise do Imprio, Portugal envia uma expedio visando a ocupao da nova terra. Em 1532 fundou-se, assim a Vila de So Vicente, inaugurando uma poltica diferente da Coroa portuguesa: a interveno direta dos empresrios europeus no mbito da produo A escravido, considerada justa por trazer infiis para os braos da Igreja, j era uma instituio slida em Portugal. A extenso da escravido ao Novo Mundo dependia da evoluo dos contatos entre brancos e ndios. Da convivncia pacfica ao apresamento regular e da resistncia oferecida pelos ltimos.

:
Portugal decide impulsionar a colonizao e organiza a distribuio de terras. As capitanias, imensos tratos de terra, foram distribudas entre fidalgos e a pequena nobreza e funcionrios da burocracia monrquica. As diversas capitanias tiveram variadas formas de explorao: 1. as que partiram para um projeto agrcola, baseado na agromanufatura, com a diversificao paralela de produtos, como o algodo e o tabaco (que garantiam sua autonomia na produo de alimentos) 2. e aquelas que se dedicavam-se mais a explorao do pau-brasil e busca compulsiva e visionria de metais preciosos.(Bahia)

:
Depois de sucessivas crises com os donatrios, as incurses francesas e o fracasso econmico de algumas capitanias Portugal visando sanar os males procura centralizar o poder, na figura de Tom de Souza e inaugura o sistema de governos gerais.

:
A partir de 1640, D. Joo IV cria mecanismos geis e competentes na administrao. So criados o Conselho de Guerra, o Conselho Ultramarino e o Conselho ou Junta dos Trs Estados . Tais Conselhos constituram-se em um novo princpio de governao limitando e controlando o poder rgio, mas tornando muito mais coerente e eficaz o poder da Coroa.

:
O processo de centralizao do poder na Coroa e no na figura do Rei possua por detrs uma doutrina que informava de forma consistente a ao de uma burocracia de nobres e letrados, baseada no conceito do bem comum e do bom servir. Os letrados portugueses haviam socorrido a nova dinastia afirmando o legtimo direito revolta contra a tirania, governar para o bem comum.....

:
A economia colonial brasileira integrada ao processo mundial de expanso do capitalismo mercantil. Baseada no monoplio colonial Portugal tem a exclusividade do comrcio com a colnia -, altamente especializada e dirigida para o mercado externo. Internamente tem carter predatrio sobre os recursos naturais.

:
Cana-de-acar O cultivo da cana-de-acar introduzido no Brasil por Martim Afonso de Souza, na capitania de So Vicente. Seu apogeu ocorre entre 1570 e 1650, principalmente em Pernambuco. Os chamados engenhos de acar so unidades de produo completas e, em geral, auto-suficientes.

:
Minerao Na passagem do sculo XVII para o XVIII, so descobertas ricas jazidas de ouro no centrosul do Brasil. A Coroa portuguesa volta toda sua ateno para as terras brasileiras. A regio das minas espalha-se pelos territrios dos atuais Estados de Minas Gerais, Gois e Mato Grosso.

:
ECONOMIA: anlise conjuntural

Para uma viso das conjunturas econmicas na Amrica portuguesa, assim como as suas flutuaes , a historiografia brasileira possui poucas fontes , entretanto pode-se propor a seguinte periodizao, considerando as fases A e B:

Fase A (1550-1620) perodo de incremento de agromanufatura aucareira, com grandes investimentos italianos e flamengos; prosperidade em So Vicente. Pernambuco e Sergipe dEl Rei;

:
Fase B (1620/22-1688/90) perodo marcado pelo fechamento dos mercados norte-europeus e fuga de capitais flamengos e judeus); impacto do desastre da Invencvel Armada (1588) se faz sentir; perda das praas da frica (escravos) e queda do preos do tabaco e do aucar. Surge a concorrncia antilhana, tem incio a ao de Colbert, no controle do comrcio, bem como o Ato de Navegao de Cromwell;

:
Fase A (1690-1750) a partir de 1690 d-se a recuperao dos preos metropolitanos, como os do trigo, azeite e vinho do Porto, possibilitando, inclusive, a assinatura do Tratado de Methuen, em 1703, com a Inglaterra. muito importante a anlise das conjunturas econmicas coloniais para eliminar o velho vcio da historiografia tradicional brasileira construda em torno da idia de ciclos sucessivos, consolidada por Roberto Simonsen, 3m 1973, com a publicao de sua Histria Econmica do Brasil.

:
Na viso de Simonsen, suceder-se-iam os ciclos do pau-brasil, do aucar (com um subciclo da pecuria) e por fim, da minerao, esquema evolucionista e fcil de aprender . A periodizao da histria do Brasil em ciclos, j em desuso, compatibiliza-se com a viso, clssica na nossa historiografia, d que um s produto, o aucar por exemplo, seria capaz de organizar e dominar toda a atividade econmica e da Colnia.

:
A ajuda inglesa, o porqu: O perodo das lutas de Restaurao da Coroa portuguesa dar-se-ia em plena fase de depresso. Dom Joo IV e Dom Afonso VI seriam obrigados a assinar tratados com a Inglaterra em troca de reaver as colnias brasileiras. Esses tratados estabeleceram os termos de troca entre Portugal e a Inglaterra, onde Portugal enviava vinhos e produtos nacionais e depois o ouro (XVIII) em troca de manufaturados ingleses.

:
Produo de alimentos e crises de fome Para manter e sustentar a colnia e sua populao em constante expanso, era necessria a produo de grande quantidade de alimentos. A mandioca, o milho e os feijes tornaram-se a base da as bases da alimentao colonial. Essa produo de alimentos ficava a cargo de pequenos produtores escravistas, homens que trabalhavam com uma mdia de 3 a 5 escravos, denominados roceiros.

:
A produo de alimentos, portanto, estava estreitamente integrada ao carter escravista da sociedade colonial e portanto, ao circuito mercantil mais geral uma vez que os escravos eram vendidos e comprados o que representava um investimento prvio elevado e custoso.

Antecedentes:
Portugal e a poltica do Antigo Regime privilegiando a poltica do exclusivo metropolitano - aliado com as idias iluministas; Relao com a Inglaterra;

O Bloqueio Continental Transmigrao da Famlia Real e a Inglaterra, segundo o historiador Lus Norton, Martin Afonso, Pe. Antonio Vieira j teria influenciado D. Joo.

a vinda da Corte representou uma grande mudana no bloco histrico e obrigou a construo de novas formas de relaes das diversas fraes da classe dominante que compunham o bloco no poder. Neste perodo, que corresponde do ano de 1808 a 1820, as relaes de poder no interior do aparelho de Estado luso foram severamente modificadas, mas no s elas. necessrio perceber que as transformaes da sociedade poltica operam em consonncia com o ritmo das mudanas na sociedade civil.

PORQUE O RIO DE JANEIRO: A cidade do Rio de Janeiro constitua o principal porto do Brasil, com uma intensa atividade comercial, articulando a metrpole, o litoral nordestino, o sul, e at mesmo a regio da Prata. Entretanto no incio do sculo XIX a cidade possua caractersticas tipicamente coloniais, delineada por ruas estreitas, com casas desprovidas de comodidade e servios pblicos precrios. A populao era constituda por escravos negros e no alcanava a marca de 60 mil habitantes.

A situao proporcionou uma conjuntura favorvel e bastante especfica para que as classes dominantes da sociedade colonial atingissem um patamar mais elevado em sua participao poltica. Bastam lembrar da grande disponibilidade e generosidade de alguns homens de negcios do Rio de Janeiro em fornecer suas moradas como residncia da corte. Algumas vezes, o prprio aparelho de Estado dependia da caridade destes bons homens que permitiam o estabelecimento das instituies pblicas em suas propriedades nas freguesias da urbe carioca.

Devido a falta de espao foram requisitados prdios como o da Cmara, da Cadeia e do Convento do Carmo, Pao para servir de abrigo a Corte. As pessoas foram transferidas para outros locais. Os nobres preferiram se estabelecer nas cercanias da cidade, ocupando chcaras cedidas por brasileiros ricos... As residncias de comerciantes, artesos e pequenos funcionrios rgios se concentravam no centro da cidade, enquanto a populao carente buscava as reas mais ao norte e oeste . Assim definia-se um espao urbano marcado por diferenas sociais.

A poltica de Estado para os negcios mercantis portuguesa na ocasio da chegada da Corte no Rio de Janeiro foi bastante clara. Era preciso incentivar o comrcio martimo, principal atividade tributada e fonte das receitas do Real Errio, para o custeio das despesas com a construo da nova capital. Algumas leis e instituies foram criadas para obedecer tal objetivo de reorganizao da economia do reino.

O decreto de abertura dos portos s naes amigas transformou o Porto do Rio de Janeiro em um importante centro financeiro comercial. Abertura dos portos e a reorganizao da economia do Brasil demandavam a formatao de toda a infraestrutura necessria para o funcionamento pleno da atividade mercantil do Imprio, mas, tambm, da prpria economia escravista do Brasil. Estas transformaes equivalem a profundas modificaes na economia e na dinmica das disputas polticas no Brasil. (Interiorizao da Metrpole Maria Odila).

ESCOLAS E FACULDADES: Mudanas sociais significativas se fez sentir com a criao de Faculdades para a formaes de cirurgies Primeira Faculdade de Medicina, na Bahia e depois no Rio de Janeiro. Mudana de hbitos sociais.

A IMPRENSA: introduo da imprensa transforma, de forma decisiva, a relao da sociedade com o poder institudo. Pelos avisos da Gazeta, possvel conhecer muitos dos novos hbitos e costumes que surgiam, da alimentao venda de escravos. Vemos, a partir da, como as pessoas publicavam coisas de seus interesses no jornal e o utilizavam como meio privilegiado de interao coletiva em sociedade. O cotidiano da populao passava por transformaes profundas.

CULTURA Os hbitos culturais se modificaram, uma vez que era necessrio satisfazer a demanda de uma aristocracia que valorizava muito a cultura europia. As casas dos brasileiros pobres no tinham planejamento urbano algum, muito menos saneamento bsico, com ruas estreitas, sujas e apinhadas de escravos e vendedores ambulantes. Devido a isso, D. Joo decretou que as melhores casas da cidade fossem esvaziadas para abrigar a Crte portuguesa. Isso gerou muita revolta entre a sociedade carioca.

O crescimento populacional foi outro fator marcante e decorrente da abertura dos mercados e da chegada dos portugueses. Era grande o nmero de funcionrios do Imprio que acompanharam a expedio do Prncipe Regente de Portugal.

A ocupao de Portugal pelos franceses; A transferncia da Corte para o Rio de Janeiro; Os tratados comerciais de 1810. Esses fatores haviam criado uma ruptura no Imprio Portugus. De um lado, a antiga metrpole, que ficava sem a figura do seu soberano e perdera suas antigas funes e de outro, a antiga colnia, que agora exercia a funo de metrpole, situao que foi consolidada pela elevao do Brasil Categoria de Reino Unido de Portugal e Algarves, 1815.

29/04/2012

BIBLIOGRAFIA
DIAS. Maria Odila Leite da Silva. A interiorizao da metrpole (1808-1835). In.: MOTA, Carlos Guilherme. (org.). 1822-Dimenses. So Paulo. Perspectiva, 1982. Histria Geral do Brasil. Maria Yedda Linhares (org.). 9 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 1990. NORTON, Luis. A Corte de Portugal no Brasil. So Paulo: Companhia Editora Nacional. 1979. VINHOSA, Francisco Luiz Teixeira. Administrao joanina no Brasil (18081821): o processo de criao de um estado independente. In. Seminrio internacional Dom Joo VI. Rio de Janeiro. Museu Histrico Nacional, 1999.

You might also like