You are on page 1of 24

A Restaurao de Israel

(Esdras, Neemias e Ester)


Estudo 10

A restaurao espiritual tem incio


Neemias 8 e 9

E Esdras abriu o livro vista de todo o povo (pois estava acima de todo o povo); e, abrindo-o ele, todo o povo se ps em p.

Ne 8.5

Introduo
Estamos diante de uma pginas mais emocionantes e impactantes da Bblia.
Trata-se da reao de um povo leitura da Palavra de Deus. Valeria a pena o mundo fazer isto novamente. quedar-se diante do Livro de Deus.

Representao
Estes trs slides seguintes e os nmeros 10 e 22 no devem ser expostos classe. So apenas de orientao ao professor que far com a classe ou no, de acordo com suas possibilidades, a representao sugerida.

A histria linda e merece toda nossa reverncia ao momento vivido pelo povo de Deus: Fica aqui a sugesto ao professor para dramatizar este momento: Escale algum para representar a pessoa de Esdras com uma grande Bblia s mos. Escale 6 alunos para ficarem direita dele e 7 outros para ficarem esquerda. Se possvel com um pequeno cartaz frente com os nomes dos personagens: Uma voz em off vai narrando o texto de Esdras 8.1 a 12, pausadamente, enquanto a representao vai se dando e a classe acompanhando o texto que dever estar exposto.

Na leitura do versculo 5, o representante de Esdras abre a Bblia que tem em mos.

A classe ento conduzida a prse toda em p conjuntamente.


O representante de Esdras ouvindo a leitura do versculo 6 exclama um louvor a Deus. Por exemplo: Glria ao Senhor!!! Imediatamente a classe conduzida a dizer como no texto: Amm! Amm! As cabeas de todos se inclinam ao final do versculo (os rostos em terra), e a classe levada a sentar-se. O palco desfaz-se e o professor d incio lio.

Dizia assim o texto cuja leitura feita pelo narrador dever ser acompanhada pela classe e mesmo lida em unssono:

Ento todo o povo se ajuntou como um s homem na praa, diante da porta das guas: e disseram a Esdras, o escriba, que trouxesse o livro da lei de Moiss, que o Senhor tinha ordenado a Israel
(Ne 8.1)

E Esdras, o sacerdote, trouxe a lei perante a congregao, tanto de homens como de mulheres, e de todos os que podiam ouvir com entendimento, no primeiro dia do stimo ms. E leu nela diante da praa que est fronteira porta das guas, desde a alva at o meio-dia, na presena dos homens e das mulheres, e dos que podiam entender; e os ouvidos de todo o povo estavam atentos ao livro da lei. (Ne 8.2,3)

Esdras, o escriba, ficava em p sobre um estrado de madeira, que fizeram para esse fim; e estavam em p junto a ele, sua direita e sua esquerda E Esdras abriu o livro vista de todo o povo (pois estava acima de todo o povo); e abrindo-o ele, todo o povo se ps em p.
(Ne 8.4,5) (Nesse momento a classe se levanta)

Ento Esdras bendisse ao Senhor, o grande Deus


(O representante de Esdras exclamar: Glria a Deus!

e todo o povo, levantando as mos, respondeu: Amm! Amm!


(A classe levantar as mos e exclamar os amns)

E, inclinando-se, adoraram ao Senhor, com os rostos em terra


(A classe sentar-se- em atitude de orao)

(Ed 8.6)

Depois desta leitura em dramatizao, a classe estar pronta para o incio do estudo propriamente dito.
O professor deve aproveitar o momento diferente e de impacto vivido pela classe para ento iniciar os seus comentrios versculo a versculo. H muito que retirar de cada um deles. Volte ao texto desde o versculo 1 e v comentando e retirando as lies que podem e devem ser retiradas para exemplo e incentivo igreja de Cristo hoje. Veja a seguir alguns comentrios que adicionamos guisa de sugesto para meditao e reflexo.

1a Parte: Meditando no texto


Ento todo o povo se ajuntou como um s homem na praa, diante da porta das guas: e disseram a Esdras, o escriba, que trouxesse o livro da lei de Moiss, que o Senhor tinha ordenado a Israel
1) A unidade do povo 2) O louvor em conjunto 3) A sede pela Palavra de Deus 4) A conscincia de que a Bblia a vontade de Deus para ns.
(Ne 8.1)

Meditando no texto
E Esdras, o sacerdote, trouxe a lei perante a congregao, tanto de homens como de mulheres, e de todos os que podiam ouvir com entendimento, no primeiro dia do stimo ms.
Ne 8.2

1) 2) 3) 4)

A liderana ensina a Bblia; A todos que tm entendimento; Podemos ver a o incio da EBD; Onde estariam as crianas? As que no tinham entendimento?

Meditando no texto:
E leu nela diante da praa que est fronteira porta das guas, desde a alva at o meio-dia, na presena dos homens e das mulheres, e dos que podiam entender; e os ouvidos de todo o povo estavam atentos ao livro da lei. (Ne 8.3)
1) A durao do culto; 2) A leitura em dois idiomas (?); 3) Da a presena dos auxiliares ao lado de Esdras;

Meditando no texto:
Esdras, o escriba, ficava em p sobre um estrado de madeira, que fizeram para esse fim; e estavam em p junto a ele, sua direita e sua esquerda
(Ne 8.4) 1) A primeira meno de plpito na Bblia; 2) Tinha que existir um, pois o livro era na verdade um rolo; 3) A presena de outros lderes era para realar a autoridade de que se revestia o evento.

Meditando no texto
E Esdras abriu o livro vista de todo o povo (pois estava acima de todo o povo); e abrindo-o ele, todo o povo se ps em p. (Ne 8.5)
1) O lugar de destaque do pregador da Palavra; 2) A reverncia para com o texto bblico; 3) O ato de levantar-se em conjunto sem necessidade de ordem para tal demonstra o respeito e louvor Bblia.

Meditando no texto:
Ento Esdras bendisse ao Senhor, o grande Deus e todo o povo, levantando as mos, respondeu: Amm! Amm!. E, inclinando-se, adoraram ao Senhor, com os rostos em terra
Ne 8.6
O louvor que o lder do

culto deve sempre erguer ao Senhor Deus; A resposta e participao do povo de Deus; A atitude de reverncia que deve ser mantida no cuito

Meditando no texto:
Tambm Jesu e os levitas explicavam ao povo a lei; e o povo estava em p no seu lugar.

(Ne. 8.7)

1) O cuidado com o entendimento da Bblia; 2) Verifiquem o nmero de levitas explicando; 3) Comentaristas dizem que uns repetiam em hebraico e outros traduziam para o aramaico; 4) Vejam a ateno e a reverncia: no seu lugar e em p.

Meditando no texto:
Assim leram no livro, na lei de Deus, distintamente; e deram sentido, de modo que se entendesse a leitura.

(Ne. 8.8)

1) A busca pelo conhecimento da Palavra de Deus; 2) A identificao do texto como texto de Deus para eles; 3) Ler distintamente: versculo a versculo, inteligvel, compreensvel; 4) Dar sentido palavra da Bblia.

Meditando no texto:
E Neemias, que era o governador, e Esdras, sacerdote e escriba, e os levitas que ensinavam o povo, disseram a todo o povo: Este dia consagrado ao Senhor vosso Deus; no pranteeis nem choreis. Pois todo o povo chorava, ouvindo as palavras da lei
1) Ainda nos impactamos com a leitura da Bblia?

(Ne. 8.9)

Meditando no texto:
Disse-lhes mais: Ide, comei as gorduras, e bebei as douras, e enviai pores aos que no tm nada preparado para si; porque este dia consagrado ao nosso Senhor. Portanto, no vos entristeais, pois a alegria do Senhor a vossa fora
1) Temos ainda verdadeiro regozijo com as vitrias na casa de Deus?

(Ne. 8.10)

Meditando no texto:
Os levitas, pois, fizeram calar todo o povo, dizendo: Calai-vos, porque este dia santo; por isso no vos entristeais. Ento todo o povo se foi para comer e beber, e para enviar pores, e para fazer grande regozijo, porque tinha entendido as palavras que lhe foram referidas
1) Hoje, temos ainda esta alegria em entender a Bblia?

(Ne. 8.11,12)

Comentrios adicionais
Dada a maior nfase que o captulo 8 nos pedia, as passagens a seguir sero mais rapidamente comentadas. Dar-se- destaque Festa dos Tabernculos, disposio para confisso e contrio dos lderes, a lembrana da histria passada das bnos de Deus sobre Israel, e finalmente, resoluo tomada. O professor far os comentrios deixando com os alunos as concluses que de certa forma j foram expostas versculo a versculo.

2a. Parte: Sintetizando o texto


1) A volta para o Senhor exige celebrao: a Festa dos Tabernculos Ne 8.13-18 2) A volta para o Senhor exige tambm confisso e contrio Ne 9.1-5 3) A volta para o Senhor exige lembrana do passado Ne 9.6-37 4) A volta para o Senhor exige resoluo firme Ne 9.38 Contudo, por causa de tudo isto firmamos um pacto e o escrevemos; e selam-no os nosso prncipes, os nossos levitas e os nossos sacerdotes.

Concluses
1.Qual tem sido a sua busca pela leitura da Palavra de Deus? 2.Voc ainda se alegra com a presena no culto ao Senhor? 3. Voc tem trilhado o caminho da contrio e confisso? 4.Voc assume compromissos em sua vida ntima e pessoal? 5.E em sua vida de dedicao Deus e igreja?

You might also like