You are on page 1of 20

Aula 2 Fundamentos da Administrao: Conceito e antecedentes histricos da Administrao

1
1

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM
Mostrar a preocupao com a Administrao desde a Antiguidade at o sc. XX, Alinhar a influncia dos filsofos, organizaes eclesisticas e militar, Mostrar a influncia da Revoluo Industrial, Mostrar a influncia dos pioneiros industriais e dos empreendedores.

Profa. Elizangela Lucio

Desde o incio

A Igreja catlica Administrao mais antiga do mundo

A Sumria considerada o estilo de Administrao mais antigo.

A Babilnia estabeleceu o cdigo Hamurabi (salrios mn. controle e respons.

Na China, Sun Tzu criou sistema de planejamento, organizao, direo.

Roma teve o maior Imprio 50 milhes de pessoas.Divis o de imprio.

No Egito planejamento nvel de empreendime nto mais organizado. Ex. Quops

Os Hebreus uma civilizao pequena e poltica fraca. Se destaca na Liderana (Moiss e Ciro).

A Grcia desenvolveu habilidades gerenciais. Inicio mtodo cientfico.

O Sistema Feudal

5.000 a.C

4.000 a.C

2.000 a.C

1491 a.C

500 a.C

400 a.C

116 a.C

Profa. Elizangela Lucio

SUMRIA
A Sumria considerada a civilizao mais antiga da humanidade, localizava-se na parte sul da Mesopotmia surgiram no Norte da Mesopotmia. Evidncias datam o incio da civilizao Sumria em meados de 3500 e 3000 a.C. houve um florescimento cultural, e a Sumria exerceu influncia sobre as reas circunvizinhas. Seu foco era o estilo de administrar e foi quando originou a escrita.

Profa. Elizangela Lucio

EGITO
Os Egpcios se mantiveram por muito tempo com um modo de vida baseado no ciclo de inundao, cultivo e seca, 4000 a.C. Os Egpcios desenvolveram um calendrio de 12 meses de 30 dias 5 de festas e as tcnicas de mensurao de terras. A construo da pirmide Quops, que envolveu 100.000 homens, 20 anos, 2.300.000 blocos, de 2,5 toneladas cada. Civilizao Egpcia: valor do planejamento, liderana, organizao em grupos, diviso de atividades e responsabilidades, descrio de tarefas;

Profa. Elizangela Lucio

BABILNIA
Babilnia, foi provavelmente fundada por volta de 3800 a.C. o povo babilnico era muito avanado para a sua poca, demonstrando grandes conhecimentos em arquitetura, agricultura, astronomia e direito. arquitetura. Iniciou sua era de imprio sob o Amorita Hamurabi (cdigo) por volta de 2.000 a.C.

Profa. Elizangela Lucio

HISTRIA DA AGRICULTURA

Teve inicio por volta de 10.000 8.000 a. C, A histria Agrcola registra vrios agrupamentos humanos, pescadores e caadores, Comeou a aparecer as profisses especializadas.

Profa. Elizangela Lucio

Sistema Feudal
O Sistema feudalismo aconteceu 476 1453. O Rei possui toda a terra, dividia parte dela com os nobre em troca de apoio militar e financeiro, Os Senhores Feudais permitiam que pessoas sem poder aquisitivo trabalhassem em suas terras em troca de parte delas. Com o inicio da queda do Feudalismo e o crescimento econmico formou-se uma nova camada social. OS BURGOS,

Os Burgueses dedicavam ao comrcio, emprstimo de dinheiro a juros, venda de artigos e artesanato feito ao redor do castelo e tapearias, iguarias e especiarias que chegavam via martima,
A igreja catlica condenava este tipo de postura e foi decretado a venda de indulgncias. Martinho Lutero se revoltou com esta atitude e fundou o protestantismo.
Profa. Elizangela Lucio

INFLUENCIA DA IGREJA CATOLICA

Ao longo dos sculos, a Igreja Catlica foi estruturando sua organizao, sua hierarquia de autoridade, seu estado-maior (assessoria) e sua coordenao funcional.
A estrutura da organizao eclesistica serviu de modelo para muitas organizaes que, passaram a incorporar uma infinidade de princpios e normas administrativas utilizadas na Igreja Catlica.
Profa. Elizangela Lucio

Influncia Militar
A organizao militar tem influenciado enormemente o desenvolvimento das teorias da Administrao ao longo do tempo.
A organizao linear, o princpio da unidade de comando, a escala hierrquica, princpio da direo, estratgias militares

Profa. Elizangela Lucio

A HISTRIA DA ADMINISTRAO
A Revoluo Industrial se deu em duas fases: Primeira fase (1780 1860) a revoluo do carvo e do ferro. Comea com a introduo da mquina de fiar no tear hidrulico e no tear mecnico. O trabalho do homem, do animal e da roda dgua substitudo pelo trabalho da mquina, surgindo o sistema fabril. Segunda fase (1860 1914) a revoluo da eletricidade, derivados do petrleo e do ao. a introduo definitiva da maquinria automtica e da especializao do operrio. O capitalismo financeiro se consolida e surgem as grandes organizaes multinacionais.

Profa. Elizangela Lucio

A Arte de Administrar

Profa. Elizangela Lucio

FORMAS DE ABORDAGEM DO CONCEITO ADMINISTRATIVO ADMINISTRAO

CINCIA

PROFISSO

ARTE

Profa. Elizangela Lucio

ADMINISTRAO COMO CINCIA

A Administrao nunca poderia ser uma cincia exata e sim inexata, porque os negcios so altamente dinmicos e suas condies mudam continuamente.

O Administrador tem de tomar decises com informaes, conhecimentos e recursos insuficientes.

Muitas decises apenas no podem esperar.

Profa. Elizangela Lucio

ADMINISTRAO COMO ARTE

A Administrao no e somente ARTE, mas tambm cincia, com princpios definidos e conceitos que dirigem a organizao dentro de certos limites.

A Administrao est relacionada tambm ao desenvolvimento de uma filosofia operacional que garante a sobrevivncia da organizao dentro de um sistema social.
Profa. Vanete Vilela

ADMINISTRAO COMO PROFISSO

A Administrao est em todas a reas, independente do seu segmento.

Tudo e qualquer atividade desempenhada necessita administrar.

A Administrao um conjunto de atividades dirigidas utilizao eficiente e eficaz dos recursos, no sentido de alcanar um ou mais objetivos ou metas da organizao.
Profa. Vanete Vilela

17

Atividade:
Reunir grupos de 05 08 pessoas; Interprete a figura a seguir com todo o contedo da aula dada; Faa um resumo (mnimo 15 linhas) para apresentarmos a seguir. E no se esquea de dar nome ao seu resumo.
18

Ohomem da janela representa a empresa.


19

20

You might also like