You are on page 1of 63

O que alcoolismo

O alcoolismo = conjunto de problemas relacionados ao consumo excessivo e prolongado do lcool e todas as conseqncias decorrentes. O lcool classificado como um depressor do sistema nervoso central e a porta de entrada outras drogas.

Dentro do alcoolismo existe :


dependncia, abstinncia abuso (uso excessivo, porm no continuado) intoxicao por lcool (embriaguez). Sndromes amnsica , demncias, alucinatria, delirante, de humor. Distrbios de ansiedade, sexuais, do sono e distrbios inespecficos. Falta de dilogo com o cnjuge Freqentes exploses temperamentais com manifestao de Raiva,atitudes hostis Perda do interesse na relao conjugal.

Como acontece a dependncia


A dependncia segue um conjunto de fatores, incluindo predisposio gentica, estrutura psquica, influncias familiares e culturais, incluindo fatores sociais, como a facilidade de acesso ao lcool, aceitao social do vcio e estilo de vida estressante, entre outros.

No trabalho comum notar um comportamento mais irritvel do que o habitual, atrasos e mesmo faltas. Acidentes de carro passam a acontecer. Infelizmente isso sinal de que o indivduo j perdeu o controle da bebida: pode estar travando uma luta solitria para diminuir o consumo do lcool, mas geralmente as iniciativas pessoais resultam em fracassos

Imagens do efeito do lcool

Conseqncias sade
Sistema Nervoso Inibidor da memria durante o perodo de embriaguez.
Sistema Gastrintestinal Inflamaes no esfago e estmago ocasionando algumas vezes sangramentos, enjo, vmitos e perda de peso. Pancreatites agudas e crnicas e cirrose heptica so comuns nos alcolatras.

Cncer - Os alcolatras esto 10 x mais sujeitos a qualquer forma de cncer que a populao em geral.

Sistema Cardiovascular - Doses elevadas por muito tempo provocam leses no corao:Arritimias,trombos e derrames conseqentes. comum a ocorrncia de um AVC aps a ingesto de grande quantidade de bebida.

Hormnios Sexuais - O metabolismo do lcool afeta o balano dos hormnios reprodutivos no homem e na mulher. No homen, contribui para leses testiculares o que prejudica a produo de testosterona e a sntese de esperma.

Hormnio Antidiurtico - O lcool inibe o hormnio antidiurtico---- desidratao


Ocitocina(mulheres) A alcolatra apresenta alteraes nesse hormnio que responsvel pelas contraes do tero no parto. O lcool tanto pode inibir um parto prematuro como atrapalhar um parto a termo, podendo tanto ser teraputico como danoso.

Tratamento
O tratamento fundamentado na aceitao da doena, enfrentamento e preveno a recada. Atualmente o tratamento do alcoolismo, envolve duas etapas:

Desintoxicao e Reabilitao.

A inclinao para o lcool sofrida pelos alcolatras mais forte que a prpria ameaa de morte.

Tratamentos
Alcolicos Annimos - Associaes altamente positivas concomitantemente com um tratamento profissional.

Terapias comportamentais cognitivas - Estratgias de autocontrole e automonitorizao (recusa para aceitar bebidas) juntamente com aprendizagem de alternativas para enfrentamento de situaes conflitivas.
Terapia conjugal e familiar - No ambiente pstratamento, com enfoque para o relacionamento do paciente com familiares.

O alcolatra est preso ao vcio porque ao tentar interromper o consumo de lcool surgem os efeitos da abstinncia. Nessa fase o alcoolista bebe no mais por prazer, mas para no sofrer os efeitos da abstinncia alcolica.

Dados estatsticos
O alcoolismo no Brasil atinge entre 10 a 20% da populao.

O lcool responsvel por 60% dos acidentes de trnsito nas cidades brasileiras e aparece em 70% dos laudos cadavricos das mortes violentas. 1 em cada 3 leitos hospitalares no Brasil ocupado em decorrncia direta ou indireta do consumo abusivo de lcool.
De cada 11% de brasileiros alcolatras, somente 1% consegue vaga para uma internao pelo SUS. Os demais vo para a rua ou morrem por falta de assistncia nos hospitais pblicos.

O lcool a primeira droga usada por adolescentes.

O contato com a bebida ocorre, em mdia, aos 11 anos.


O cigarro vem depois, aos 12 anos. A mdia de idade para o primeiro uso de maconha de 13 anos.

Aos 14 anos ocorre o contato com a cocana.

Problema
Como a realidade social e os meios de comunicao refletem na dependncia alcolica?

Hipteses
1. Quanto maior a propaganda televisiva maior o consumo de lcool. 2. Quanto menor a informao do grupo social com o qual o jovem relaciona-se maior a influncia deste sobre o jovem em relao ao consumo de lcool. 3. Quanto maior a desestruturao familiar maior a propenso dos jovens ao consumo de lcool.

Mitos nos quais os anunciantes de lcool desejam que as pessoas acreditem: 1. Todos bebem lcool;

2. Beber no traz riscos;


3. Beber ajuda a solucionar problemas; 4. O lcool uma poro mgica que pode transform-lo; 5. Esportes e lcool andam juntos; 6. Se lcool fosse realmente perigoso, no estaria sendo anunciado; 7. As companhias de bebida alcolicas promovem apenas o beber com moderao

Comerciais de cerveja parecem sugerir que beber uma atividade absolutamente inofensiva sem maiores riscos a sade.

Crianas de 11 e 12 anos com maior conscincia dos anncios de lcool tem crenas mais positivas sobre beber e podem reconhecer mais marcas e slogans.
Na Sucia, uma proibio editada na dcada de 70 sobre todos os comerciais de bebidas alcolicas resultou em uma queda de 20% per capta no consumo de lcool.

A experimentao inicial se d pelo fato do adolescente ter amigos que usam drogas, gerando uma presso de grupo na direo do uso.

Filhos de Alcolatras

Persistncia em mentiras, roubo, conflitos e brigas com colegas, vadiagem e problemas com o colgio.

Alcoolismo na Juventude

O lcool uma das drogas mais comuns e de uso legalizado, alm de incentivado, divulgado e banalizado por propagandas de jornais, revistas e televiso.
Os jovens esto comeando a beber cada vez mais cedo: 51,2% das crianas entre 10 e 12 anos j experimentaram bebidas alcolicas.

** O lcool a porta de entrada para as outras drogas.

Casos de violncia sexual

bastante comum verificar-se nos casos de violncia sexual, quando o autor dessas agresses usurio de bebida alcolica.

Violncia

52% dos homicdios ocorridos nas grandes metrpoles acontecem nos bares ou em decorrncia deles, sempre por motivos fteis e pela ingesto de bebidas alcolicas. Os bares esto em terceiro lugar no ranking dos locais onde mais ocorrem crimes

Estragos no organismo

Conseqncias fsicas
Crebro Dificuldades de raciocnio e concentrao. Perda considervel de memria

Ossos
Diminuio da densidade ssea, principalmente nos ossos do sexo masculino. Fgado Alm das leses do fgado que leva o paciente lentamente morte, podem ocorrer gastrites, lceras e pancreatite aguda (quadro clnico grave).

Conseqncias fsicas

Sistema Nervoso Inibidor da memria durante o perodo de embriaguez.

Sistema Gastrintestinal Inflamaes no esfago e estmago ocasionando algumas vezes sangramentos, enjo, vmitos e perda de peso. Pancreatites agudas e crnicas e cirrose heptica so comuns nos alcolatras.

Exposio a riscos mais srios e imediatos, envolvendo terceiros.


Sexo sem preservativo

"At hoje no sei dizer se transei sem camisinha porque a gente no tinha uma na hora ou se foi porque eu estava to bbado que nem lembrei que isso existia."

Exposio a riscos mais srios e imediatos, envolvendo terceiros.


envolvimento em acidentes de trnsito

A combinao perigosa de lcool e direo matou 5 jovens, em um acidente, num bairro de classe mdia alta da zona sul do Rio de Janeiro. O grupo havia sado de uma festa na boate por volta das 5h30 e, pouco mais de 2 Km depois, o estudante Ivan Rocha Guida, de 19 anos, perdeu o controle do veculo, que bateu no canteiro central, capotou e se chocou contra uma rvore. O Honda Civic ficou completamente destrudo.Todos morreram na hora!

A REALIDADE
Acidentes de trnsito- maior causa de morte entre jovens A mdia de idade dos que morrem -30 anos; A maioria dos acidentes - madrugadas de sexta para sbado e de sbado para domingo; Dirigir alcoolizado infrao gravssima. O motorista ser detido, carteira suspensa por at 12 meses, veculo apreendido,multa de R$ 959,69; Acidente com vtima-se o motorista estiver alcoolizado, poder pegar at 6 anos de priso; A seguradora poder se recusar a indenizar os danos

FALSA SENSAO
A sensao estimulante provocada pelo lcool nada mais do que a diminuio da inibio. De fato, o lcool depressivo, e a sua ao pode induzir ao sono.

A VIDA FEITA DE ESCOLHAS

AMIGO QUE DIRIGE NO BEBE

NO DEIXE SEU MELHOR AMIGO DIRIGIR BBADO.

O mundo um lugar perigoso de se viver, no por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer.
Albert Einstein.

Obrigada!

TABAGISMO E VOC

Cigarro........

O cigarro um dos produtos de consumo mais vendidos no mundo. Comanda legies de compradores leais e tem um mercado em rpida expanso. Satisfeitssimos, os fabricantes orgulhamse de ter lucros impressionantes, influncia poltica e prestgio. O nico problema que seus melhores clientes morrem um a um

O que vai no cigarro?

E tem gente que diz que cigarro no droga

Conseqncias

As conseqncias do tabagismo no aparecem to rapidamente a ponto de voc tem-las de imediato. Voc pode ignorar o mal que o cigarro faz ao corpo e seguir fumando sem perceber que est se matando aos poucos. Os dependentes do tabaco so vtimas do prprio vcio que muitas vezes encaram como prazer. Mas s lanar um olhar mais atento para perceber que fumar faz o maior estrago em seu organismo.

Partes do corpo afetadas pelo vcio de fumar


Cncer de boca Cegueira Cncer de garganta Cncer de pulmo Cncer de estmago Infarto e derrame Osteoporose Impotncia masculina Menopausa precoce Problemas com a menstruao

Cncer de pulmo: Aspecto macroscpico

29/03/1999
Bryan Lee Curtis, 32 anos, fumante desde os 13 anos, e seu filho Bryan Jr.

03/06/99 Cncer de Pulmo

Prejuzos causados pelo cigarro

Mau Hlito

Professor: Deiber

Baixa oxigenao das glndulas salivares diminuio na quantidade de saliva prejuzo na lavagem natural da boca.

Doena periodontal

Cncer de boca

Cncer de boca

Cncer de laringe

Cncer de laringe

Malformaes fetais provocadas pelo tabagismo na gravidez

Professor: Deiber

Prejuzos causados pelo cigarro

Professor: Deiber

No pnis acontece o mesmo que acontece nas coronrias. O fumo deixa as artrias entupidas, com pouca dilatao, o que reduz o fluxo sangneo.

Prejuzos causados pelo cigarro


Pessoa que fumam at um mao por dia tem: Trs vezes mais chance de apresentar necrose de pele. Aumento no risco de gangrena. Dificuldade de cicatrizao aps cirurgias.

Professor: Deiber

Doena vascular perifrica

O risco de fumantes vascular perifrica 10x maior do que os no-fumantes

desenvolverem doena

Doena de Buerger
Tromboangete obliterante

Doena de Buerger (tromboangete obliterante)

Doena de Buerger (tromboangete obliterante)

Infarto agudo do miocrdio

O tabagismo responsvel por

45% das mortes


por infarto agudo do miocrdio

Catarata

O tabagismo aumenta o

risco de desenvolvimento
de Catarata em 2,5 vezes

Prejuzos causados pelo cigarro

Professor: Deiber

Prejuzos causados pelo cigarro

Professor: Deiber

Professor: Deiber

Obrigada pela ateno !

You might also like