You are on page 1of 16

POLICIAMENTO AMBIENTAL

Curso: CTSP 2007/2008 - PMMG

Assunto: O Meio Ambiente no Brasil e no Mundo


Prof. Ten MARCKLEUBER

A CRISE AMBIENTAL - INTRODUO A crise ambiental, que se intensifica e constitui o desafio das prximas dcadas, pode ser sentida atravs dos seguintes indicadores: Aumento populacional: em 1830, ramos 1 bilho de pessoas; dois bilhes em 1930; trs bilhes em 1960 e seis bilhes em 1999. Ou seja, h cada vez mais seres humanos para serem alimentados e utilizando recursos naturais. Tais nmeros crescem em progresso geomtrica.

IMPACTOS AMBIENTAIS

Prof. Marckleuber

A CRISE AMBIENTAL -

INTRODUO

Uso exaustivo dos recursos minerais: a produo industrial cresceu mais de cem vezes no ltimo sculo. Desmatamento: em menos de 200 anos, cerca de seis milhes de quilmetros quadrados de florestas foram eliminados. Eroso do solo: sedimentos transportados por movimentao de solo assoreiam nossos rios, lagos e reservatrios. Poluio do ar: desde o final do sculo 18, o metano lanado na atmosfera dobrou, a concentrao de dixido de carbono aumentou em 27% e causou danos camada de oznio.
IMPACTOS AMBIENTAIS Prof. Marckleuber

A CRISE AMBIENTAL -

INTRODUO

Poluio hdrica: causada pela atuao antrpica, provocou a contaminao de nossos recursos hdricos por arsnio, mercrio, nquel, vandio, cdmio e chumbo. A crise ambiental agravada pela viso imediatista de lucro e falta de compromisso com as geraes futuras vamos deixar para as prximas geraes se preocuparem e tomarem a posio pertinente, quando o problema estiver crtico. Ou seja, no existe ainda uma conscincia educacional formada para lidar com os problemas ambientais.
IMPACTOS AMBIENTAIS Prof. Marckleuber

A CRISE AMBIENTAL -

INTRODUO

No Brasil, a crise ambiental bem mais complexa. Temos que enfrentar o fato de que a maior parte das doenas est relacionada transmisso de vetores por contaminao hdrica. A maioria de nossas cidades no trata o seu esgoto, que acaba sendo lanado aos rios. As decises ligadas ao meio ambiente so de curto prazo normalmente tomadas levando-se mais em conta os interesses de pequenos grupos, cada vez mais internacionalizados.
IMPACTOS AMBIENTAIS Prof. Marckleuber

A CRISE AMBIENTAL -

INTRODUO

Em resumo, os desafios das prximas dcadas so, de um lado, o crescimento populacional, poluio, diminuio dos recursos naturais, produo de alimentos e, do outro, o estabelecimento de modelo para o desenvolvimento econmico sustentvel.

IMPACTOS AMBIENTAIS

Prof. Marckleuber

ENTRE O PROGRESSO E O MEIO AMBIENTE


VISO EMPRESARIAL

Nos pases ricos, os grandes investimentos em infraestrutura foram realizados antes do surgimento da conscincia ecolgica. O Brasil enfrenta o desafio de crescer no auge da preocupao com o verde.
Revista Exame 05/11/04

Os textos usados para o tema Entre o progresso e o meio ambiente so transcries e/ou adaptaes da reportagem publicada na revista Exame em 05/11/04, disponvel em: http://portalexame.abril.uol.com.br/edicoes/830/economia/conteudo_53094.shtml

IMPACTOS AMBIENTAIS

Prof. Marckleuber

ENTRE O PROGRESSO E O MEIO AMBIENTE


A dificuldade para a obteno de licenas ambientais produz o seguinte quadro no Brasil:

Mais da metade das usinas hidreltricas est atrasada. Alguns dos principais investimentos em portos esto suspensos, inclusive a construo de um novo terminal em Santos no valor de 450 milhes de reais. Duas das principais hidrovias esto paradas esperando licena. O problema tambm afeta a realizao de obras importantes para a liberao do trfego em ferrovias. A recuperao de algumas das estradas mais movimentadas est parada por causa da legislao ambiental.
IMPACTOS AMBIENTAIS Prof. Marckleuber

ENTRE O PROGRESSO E O MEIO AMBIENTE Grandes investimentos em obras de saneamento bsico e gs natural tambm foram paralisados por falta de licena. No existe um levantamento oficial, mas clculos com base nos principais projetos parados indicam que investimentos de bilhes de reais foram suspensos. uma grande ironia ver tudo parado em um pas onde se voltou a falar no risco de um apago, onde os portos esto saturados, as estradas em condio precria e os indicadores de saneamento bsico se encontram entre os piores do mundo.

IMPACTOS AMBIENTAIS

Prof. Marckleuber

ENTRE O PROGRESSO E O MEIO AMBIENTE Ningum discute a qualidade da legislao ambiental do Brasil. O que incomoda a forma como interpretada e usada para atrapalhar o desenvolvimento. Tome-se o tempo que o governo leva para processar e julgar projetos na rea ambiental e a confusa burocracia embutida no processo.

IMPACTOS AMBIENTAIS

Prof. Marckleuber

ENTRE O PROGRESSO E O MEIO AMBIENTE H vrias razes para a lentido brasileira. Indiscutivelmente as mais importantes so a burocracia e a falta de estrutura do setor pblico. Para produzir um relatrio de impacto ambiental de uma obra importante, uma empresa chega a envolver uma centena de pessoas, e investe at 15 milhes de dlares. Os rgos ambientais, de maneira geral, tem apenas poucos funcionrios para analisar centenas de processos por ano.

IMPACTOS AMBIENTAIS

Prof. Marckleuber

ENTRE O PROGRESSO E O MEIO AMBIENTE Conceitualmente, tambm h uma distoro sria na forma como as autoridades encaram a defesa do meio ambiente. Com a falncia do comunismo, muitos combatentes de esquerda alistaram-se na luta pelo meio ambiente. Os ecologistas que protestavam contra baleeiros e madeireiras encontraram argumentos para atacar multinacionais. Freqentemente "a causa do meio ambiente" confunde-se com a "causa contra o capitalismo".

IMPACTOS AMBIENTAIS

Prof. Marckleuber

ENTRE O PROGRESSO E O MEIO AMBIENTE


O processo de industrializao e ocupao territorial nos pases ricos ocorreu h muitas e muitas dcadas, no tempo em que s alguns visionrios falavam em preservao ambiental. Grande poro da cobertura vegetal da Europa e dos Estados Unidos desapareceu h dcadas para ceder lugar construo de cidades, estradas e barragens. A conscincia ecolgica desses pases despertou apenas quando as grandes obras de engenharia j estavam feitas - assim como os grandes estragos. Somente depois disso que leis ambientais rgidas comearam a ser aprovadas.
IMPACTOS AMBIENTAIS Prof. Marckleuber

ENTRE O PROGRESSO E O MEIO AMBIENTE No Brasil o tema despertou um enorme interesse e o pas aprovou algumas das leis mais avanadas com o objetivo de proteger o meio ambiente. E sancionou sua legislao ambiental antes de se desenvolver completamente. Essa uma razo objetiva para compreender o conflito.

IMPACTOS AMBIENTAIS

Prof. Marckleuber

ENTRE O PROGRESSO E O MEIO AMBIENTE


Nos anos 70 e 80, o mundo testemunhou cenas de terrveis desastres ambientais.
Um acidente em uma indstria qumica em Bhopal, na ndia, matou 8 000 pessoas. Na Rssia, a exploso na usina nuclear de Chernobyl matou dezenas de pessoas e obrigou o governo a desalojar mais de 130 000 habitantes. Nos Estados Unidos, o petroleiro Exxon Valdez derramou milhares de litros de leo em um ecossistema at ento intocado no Alasca. Na Europa, cientistas demonstraram efeitos nocivos de chuvas cidas, em razo da degradao ambiental. Investigaes sobre a relao entre o aumento no nmero de casos de cncer e o buraco na camada de oznio comearam a ser levadas a srio.
IMPACTOS AMBIENTAIS Prof. Marckleuber

ENTRE O PROGRESSO E O MEIO AMBIENTE Nem todos os pases assimilaram a lio. Na luta pelo desenvolvimento a qualquer preo, a China produz gigantescas nuvens de poluio que espalham sujeira pelo mundo. L esto 16 das 20 cidades mais poludas do planeta. O Brasil se posicionou do lado certo nessa discusso e aprovou uma srie de restries legais para proteger o meio ambiente. No entanto, em nome da preservao dos brasileiros, no se pode deixar que as instituies sejam usadas para barrar o crescimento.
IMPACTOS AMBIENTAIS Prof. Marckleuber

You might also like