You are on page 1of 20

AVALIAO

AVALIAO
termo avaliao tem sido adjetivado de mltiplas formas, evidenciando uma ampla gama de significados a eles atribudos: avaliao somativa, formativa, diagnstica, prognstica, processual, de produto etc.
O

 Essa multiplicidade de significados, por um lado, tem o aspecto, positivo na medida em que revela, por exemplo, que a avaliao no se refere apenas ao desempenho do aluno num dado momento, mas envolve tambm o trabalho do professor, da escola e do sistema de ensino, no deve ter carter punitivo etc.; por outro lado, essa diversidade de significados pode levar idia de que a todo momento, tudo se avalia, generalidade essa que pode descaracterizar e esvaziar o processo de avaliao.

Segundo a LDB/96, a avaliao deve ser contnua e cumulativa, com a prevalncia dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e a adoo de metodologias de ensino e de avaliao que estimulem a iniciativa dos estudantes. Neste sentido, a avaliao necessariamente deve ser diferente da sua concepo tradicional. Nosso objetivo propor uma discusso sobre o que avaliar, porque avaliar e como avaliar, numa perspectiva de ensino voltado para o saber construdo a partir do interesse do prprio aluno.

ETAPAS DA AVALIAO
Diagnstica: identificar o conhecimento que o

aluno possui como ponto de partida para o processo de ensino e aprendizagem; Percurso: como o aluno aprende e que intervenes so necessrias para que o aluno avance em suas hipteses; Final: onde os (encaminhamentos). alunos chegaram

OBJETIVO: ALFABETIZAO
NVEIS DE ESCRITA

Aprofundando a questo de como se aprende, so apresentadas produes escritas de alunos jovens e adultos para anlise, levando em considerao os nveis de escrita. A classificao desses nveis est baseada no estudo realizado por Emlia Ferreiro e Ana Teberosky: Pr-silbico Silbico Silbico-alfabtico Alfabtico

FASE PR-SILBICA
FASE I: o aluno apresenta a escrita em forma de linhas curvas com tamanhos irregulares. Isso ocorre porque na observao da escrita cursiva, para quem no domina o sistema da escrita, no se diferem os contornos das letras individualmente e sim as curvas de cada palavra como um todo. A escrita reproduzida pela imitao da forma como se v.

Essa situao est presente no caso do aluno acima, apesar de no ser a grande maioria dos alunos de EJA. Nesta tentativa de escrita aparecem letras que se assemelham as convencionais.

FASE PR-SILBICA
FASE II: o aluno utiliza letras ao acaso para fazer sua tentativa de escrita. Os alunos que tiveram maior contato com a escrita atravs de cartazes, letreiros, jornais, revistas etc., utilizam estas letras como referencia para sua escrita. A escrita vista como um todo, no se tem percepo das partes e no estabelece nenhuma relao entre som e grafia.

FASE SILBICA
* Nesta fase o aluno, ao fazer sua tentativa de escrita, percebe que no basta escrever letras aleatoriamente, mas que existe uma relao entre som e grafia. Como o caso da produo abaixo.

Na tentativa de escrita o aluno estabeleceu uma letra para cada slaba. Estas letras podem ter ou no correspondncia som/grafia.

SILBICA-ALFABTICA
Nesta etapa, j se comea a perceber que preciso mais de uma letra em cada slaba para escrever na forma convencional, porm no se tem segurana e no se conhece todas as slabas, surgindo assim muitas dvidas e slabas trocadas. Esta fase considerada transitria no processo de alfabetizao.

FASE ALFABTICA
A escrita alfabtica demonstra que o aluno j conseguiu compreender como funciona o sistema de escrita. Percebeu que para escrita de uma slaba so necessrias duas ou mais letras. Neste caso, o aluno muitas vezes no tem o domnio correto da escrita, apresentando muitos erros ortogrficos e segmentao que devero ser superados no processo de letramento.

You might also like