You are on page 1of 13

ndice

tica Conceito de Desporto Valor Social do Desporto Fair Play Esprito Desportivo Doping Tipos de Doping Casos Curiosidades

tica

A tica estuda os fundamentos da moral, encara como conjunto de concepes, juzos, sentimentos e usos, na formula de Levy-Bruhl, relativos aos direitos e aos deveres das pessoas entre si, reconhecendo-se como iguais e respeitando-se. Como devemos agir? O que o bem e o mal? O que o justo e o injusto?

Continuao

Os princpios ticos constituem-se enquanto directrizes, pelas quais o homem rege o seu comportamento, tendo em vista uma filosofia moral dignificante. Os cdigos de tica so dificilmente separveis da deontologia profissional, pelo que no pouco frequente os termos tica e deontologia serem utilizados indiferentemente.

Conceito de Desporto

uma actividade fsica sujeita a determinados regulamentos e que geralmente visa a competio entre praticantes.

Valor Social do Desporto


Desporto tambm pode ser como um fenmeno sociocultural, que envolve a pratica voluntaria de actividade predominante fsica competitiva como finalidade recreativa ou profissional, ou predominante fsica no competitiva com finalidade de lazer. Contribui para a formao, desenvolvimento ou melhoramento fsico, intelectual e psicolgico dos seus praticantes e espectadores.

Fair Play

O Fair Play significa muito mais do que o simples respeitar das regras, engloba as noes de amizade, de respeito pelo outro e do esprito desportivo, representa um modo de pensar, e no simplesmente um comportamento. O conceito abrange a problemtica luta contra a batota, a arte de usar a astcia dentro do respeito das regras, o doping a violncia (tanto fsica como verbal), a desigualdade de oportunidades, a comercializao excessiva e a corrupo. O Fair Play um conceito positivo.

Esprito Desportivo
Esprito Desportivo em primeiro lugar e acima de tudo, observar estritamente todas as regras. E procurar nunca cometer deliberadamente uma falta. Ter esprito desportivo respeitar o arbitro. A presena do arbitro ou do jri revela-se essencialmente de todas as competies. O arbitro tem um papel difcil a desempenhar.

Continuao
Ele merece inteiramente o respeito de todos, aceitar todas as decises do arbitro sem por em causa a sua integridade, reconhecer com modstia e sem ridicularizar o seu adversrio. IMPORTANTE: Recusar que a violncia fsica ou verbal tome conta de ns.

Doping

Doping a utilizao de substancias proibidas no desporto, por promoverem o aumento ilcito do rendimento do atleta, humano ou animal, Pois tambm existem vrios desportos com animais , por exemplo: Equitao; Corrida de cavalos;, fazendo com que os atletas tenham um melhor rendimento fsico no desporto, promovendo assim vantagens competitivas desleais em relao aos demais que delas no se utilizam.

Continuao

As substancias pertencem as seguintes classes farmacolgicas: Estimulantes: Afedrina, Anfetamina, Xantina, Nicotina, Nootrpicos, etc Narcticos: Morfina, codena, propoxifeno, etc Agentes anobolicos: Testosterona, Nandrolone, Estanozolol, etc Diurticos: hidroclorotiaznicos, furosemide, etc Beta bloqueadores: propranolol, atenolol, etc Harmnios peptdeos e anlogos: Hormnio do crescimento, eritropoetina.

Tipos de Doping
Beta bloqueadores Diurticos Estimulantes Injeco de Sangue Narcticos Esterides Anabolizantes

Trabalho realizado por: -Marisa Jorge n1934 -Rui Mateus n 2072 AGD

You might also like