You are on page 1of 59

A Avaliao da Aprendizagem

Objectivos do Mdulo
 Distinguir diferentes nveis de avaliao dos resultados de formao;  Construir e aplicar instrumentos de avaliao em funo dos objectivos previamente definidos, que permitam verificar e controlar os resultados da aprendizagem e a eficcia e eficincia da aprendizagem;  Identificar causas de subjectividade na avaliao;  Compreender o impacto da avaliao como instrumento de gesto do desenvolvimento pessoal;  Identificar as principais estratgias para a comunicao dos resultados das aprendizagens.

Avaliar
 Existncia de uma diversidade de definies;  Mltiplos sinnimos: verificar, medir, estimar, situar, representar, determinar  Avaliao como processo gerador de aprendizagens e no apenas uma medida de saber;  Trs culturas de avaliao diferentes: - Uma em que o propsito da avaliao o de melhorar as aprendizagens, de ajudar a superar as dificuldades; - Outra em que propsito da avaliao o de classificar, de certificar; - Uma terceira que consiste numa articulao entre as duas culturas anteriores.

Avaliar
A avaliao explora:  a correspondncia entre o que existe e aquilo que era esperado, entre um dado comportamento e um comportamento-alvo, entre o que a realidade e um modelo ideal;  a concordncia e/ou afastamento entre os objectivos da formao (comportamentos desejados) e os comportamentos manifestos, ou seja, a avaliao deve ir ao encontro dos objectivos da formao.

Avaliao - conceito
Entende-se por avaliao da aprendizagem o processo sistemtico, contnuo, integral e regulador da formao, pelo qual aferido em que medida os objectivos pedaggicos foram alcanados. A avaliao pode ser vista como a recolha sistemtica de informao, que deve ir alm dos resultados dos testes, e sobre a qual se possa formular um juzo de valor que facilite a tomada de decises que regulem o ensino e as aprendizagens.

Avaliao - funes
 Seleccionar os candidatos para uma formao;  Estimar as potencialidades e necessidades dos formandos em relao aos vrios domnios do saber;  Apreciar as prticas pedaggicas;  Sugerir a introduo de mtodos, tcnicas pedaggicas e recursos didcticos alternativos;  Estimar o desempenho dos formandos e facilitar a sua orientao;

Avaliao - funes
 Fornecer feedback aos formandos, motivando-os para alcanar os objectivos definidos;  Apreciar a congruncia entre as competncias actualizadas pelos formandos e os objectivos da formao;  Orientar os formandos, durante a formao, na definio de um itinerrio pessoal de aprendizagem;  Pensar e, eventualmente, repensar os objectivos da formao (identificao de pontos fracos e potencialidades a desenvolver).

Avaliao - objectos
 O programa os objectivos e o contedo da formao;  A metodologia modos e estratgias de aco para alcanar os objectivos;  O sistema de avaliao adequao da avaliao (tipos, instrumentos) aos objectivos da formao;  Os formadores a forma como usam os mtodos, tcnicas, instrumentos e equipamentos;  Os formandos explorar o seu desempenho em relao aos objectivos, situ-los e orient-los na aprendizagem;  A instituio qual a sua resposta face s dificuldades que eventualmente possam surgir;  Os resultados previstos e imprevistos.

Avaliao vs Classificao
 possvel avaliar sem classificar?  E classificar sem avaliar?

Avaliao vs Classificao
Avaliao:  anlise cuidada das aprendizagens realizadas face quelas previstas, que se traduz numa descrio que informa formadores e formandos acerca dos objectivos atingidos e daqueles onde se evidenciam algumas dificuldades;  pode ser quantitativa, mas tambm qualitativa;

Classificao:  tem uma inteno selectiva, permitindo a seriao dos formandos, na medida em que lhe atribuiu uma posio numa escala de valores;  resulta sempre de uma comparao.

Avaliao vs Classificao
Classificao:  Comparao de resultados de determinado formando com o grupo a que pertence (critrio endgeno);  Comparao dos resultados de um formando com um padro de aprendizagem (perfil de sada), constituindo neste caso um critrio externo/exgeno;  Quer seja qualitativo (e.g. Aprovado/Reprovado; Satisfaz/No satisfaz), quer seja quantitativo (e.g. nota 4 numa escala graduada de 1 a 5), os formandos sero seriados de forma unvoca sem que seja explicitamente indicada a razo ou razes dessa seriao.

Classificao
Vantagens Sistema rpido e prtico de registo; Meio de informao fcil de interpretar; Facilita decises; Permite comparao de resultados. Desvantagens Reduzir informao; Pode tornar-se um fim em si mesma; Competio pouco saudvel; Efeitos laterais negativos (ansiedade, ).

Avaliao caracterizao
1. QUANTO REGULARIDADE:  Contnua, a que acontece de uma forma regular, continuamente;  Pontual, efectua-se apenas num determinado momento, normalmente no fim do processo de aprendizagem. 2. QUANTO AO AVALIADOR:  Interna, quando o prprio formador a aplicar a avaliao;  Externa, quando o processo de aprendizagem avaliado por algum de fora do mesmo processo.

Avaliao caracterizao

Actividade 1

Avaliao
3. QUANTO AO MOMENTO:  Antes da formao:  usada no incio de novas aprendizagens;  aprecia, essencialmente, os conhecimentos, competncias, expectativas e necessidades pr-existentes;  permite verificar pr-requisitos e proceder seleco de contedos, orientao de mtodos e tcnicas e definio do ponto de partida da formao;  a qualidade e o sucesso da interveno encontram-se intimamente relacionados com esta fase. Avaliao Inicial ou Diagnstica

Avaliao
3. QUANTO AO MOMENTO:  Durante a formao:  determinao da posio do formando, averiguando se a aprendizagem est a decorrer de acordo com o plano inicialmente traado ou se a mesma deve ser alvo de ajuste;  versa o grau de domnio dos objectivos, bem como as causas de um possvel insucesso;  permite, caso necessrio, melhorar a organizao do programa, alterar a sequncia de aprendizagem ou propor alternativas de aprendizagem;  a possibilidade de remediao faz deste princpio avaliativo, a chave para o sucesso da formao. Avaliao Formativa ou Contnua

Avaliao
3. QUANTO AO MOMENTO:  Depois da formao:  pretende estimar o grau de aprendizagem que foi atingido, permitindo concluir se os objectivos da formao foram alcanados;  permite ainda classificar e certificar os formandos;  no tem que estar ligada ao trmino da aco de formao, mas est centrada em unidades temticas completas;  a avaliao final de determinado formando deve basear-se no feedback recolhido pelos vrios tipos de avaliao, no pode basearse exclusivamente num teste sumativo. Avaliao Sumativa ou Final

Avaliao
Em sntese:
Antes da Formao Diagnstica Prognstica Funo: Durante a Formao Formativa Contnua Depois da Formao Sumativa Final verificar,

seleccionar, Funo: regular, facilitar, Funo: motivar, reorientar certificar

orientar adaptar

Centrada no formando e Centrada nos Processos e Centrada nos Produtos, suas caractersticas actividades de produo resultado final

Avaliao
4. QUANTO AO PROCESSO:

 Normativa: quando compara o rendimento de um determinado formando com o rendimento alcanado pelos demais colegas do grupo; a classificao varia em funo das classificaes atribudas aos outros formandos;  Criterial: procura situar cada formando em relao ao objectivo a ser alcanado, informando sobre o que o formando sabe ou no sabe, pode ou no fazer; tem como objectivo apreciar um formando para situ-lo em relao a critrios alvo. A classificao aqui atribuda reflecte o atingir ou no dos objectivos, por parte do formando.

Avaliao Normativa e Criterial


 Mais do que dois tipos de avaliao, trata-se de duas interpretaes que tm como base referentes distintos;  Estas perspectivas no so mutuamente exclusivas, pelo contrrio interpenetram-se; complementares;  As vantagens e desvantagens de cada uma delas dependem das finalidades que se tm em vista. so abordagens alternativas, por vezes,

Avaliao Normativa

Avaliao Criterial

Normas. O desempenho de cada formando Critrios. O desempenho do formando analisado por referncia a objectivos de aprendizagem. comparado com o desempenho mdio do grupo de que faz parte.

Referncias
Classificar, comparando os alunos entre si. Avaliar as aprendizagens de cada formando, tornando-o consciente do que se lhe pede.

Finalidades
Atribuir nveis, notas numa classificao ordenada, tendo em vista seleccionar. Reorganizar a formao e a aprendizagem num processo interactivo. Permitir a atribuio a cada formando de nveis que traduzam o domnio dos objectivos.

Utilizao da Informao (Decises)


Identificar quem necessita de medidas de apoio para atingir o sucesso. Identificar os pontos fortes e fracos de cada formando, potencializando-os na concepo das medidas de apoio.

Implicaes para os Formandos


Competio entre os formandos. Progresso possvel de todos os formandos. Competio do formando consigo prprio.

Avaliao como Processo e Sistema


Quando falamos de avaliao no estamos a falar de um facto pontual, mas de um conjunto de passos que se condicionam mutuamente. Este conjunto de fases ordenam-se sequencialmente (so um processo) e actuam integradamente (so um sistema). Toda a avaliao contm:  Propsito: cada avaliao responde a vrias intenes (para saber como vo os formandos, para organizar um novo curso, para subir notas, para analisar o clima relacional, etc.);  Tcnica: em funo do propsito selecciona-se a tcnica;  Questes colocadas: escolhido o tipo de tcnica, seleccionam-se as questes, problemas ou aspectos que vo estar includos na prova;  Aplicao: preparado o protocolo aplica-se, recolhe-se a informao;

Avaliao como Processo e Sistema


 Resposta ou conduta dos formandos: estes do as suas respostas ou realizam a conduta solicitada;  Correco: o formador ou o avaliador mede os resultados;  Classificao: o formador ou o avaliador valoriza os resultados;  Consequncias derivadas da avaliao: podem ser de tipo pessoal, administrativo (aprovar - promover, suspender, repetir), familiar (prmios - castigos em casa), didctico (feedback sobre o processo de ensino, etc.).

Princpios Orientadores
 Coerncia: com os contedos, estratgias e metodologias;  Positividade: deve formandos sabem;  Diversidade: na utilizao de diversas formas e tcnicas de avaliao;  Informalidade: deve realizar-se em simultneo com o processo de ensino aprendizagem;  Globalidade: deve considerar-se o formando como um todo, evitando comparaes. dirigir-se ,preferencialmente, ao que os

Critrios de Avaliao
O que contribui para a credibilidade da avaliao, quantitativa ou qualitativa, a existncia de critrios que funcionam com um verdadeiro cdigo de conduta e de postura tica : A avaliao deve ser til; A avaliao deve ser exequvel e vivel; A avaliao deve ser tica; A avaliao deve ser exacta e rigorosa.
(Jos Augusto Pacheco in Avaliao das aprendizagens das concepes s prticas)

Critrios de Avaliao
A. Utilidade: Proporcionar informao sobre as caractersticas das aprendizagens, destinada ao seu aperfeioamento; B. Viabilidade:  Instrumental;  Financeira. C. tica: Explicitar condies de realizao; Informaes claras e completas; Respeitar princpios.

Critrios de Avaliao
D. Exactido:  Identificao precisa das intenes;  Seleco de procedimentos em funo do contexto;  Diversas formas e tcnicas;  Concluses e decises de acordo com informaes obtidas.
Domnio do Saber
Afectivo Cognitivo Psicomotor

Dados
Interesse, zelo, participao, motivao, capacidade crtica, etc.. Conhecimento, compreenso, aplicao, capacidade de anlise, de sntese, de avaliao, etc.. Capacidade motora, habilidade manual, resistncia fadiga, etc..

Escalas de Classificao
 A avaliao normalmente expressa atravs de escalas de vrios tipos;  Os parmetros de cada escala podem variar de acordo com o avaliador e dos contedos considerados;  As escalas so, de forma geral, subdivididas em nveis, que, quase sempre, no so superiores a 5;  Apresentam-se aqueles utilizados nas escalas numricas, literais e descritivas.
5 Escala Numrica 17-20 90 a 100% 4 13-16 75 a 89% 3 9-12 50 a 74% 2 5-8 20 a 49% 1 0-4 0 a 19%

Escala Literal

A Muito Bom

B Bom

C Suficiente

D Medocre

E Mau Insuficiente

Escala Descritiva

Insuficiente

Tcnicas de Avaliao
 O formador pode utilizar, simultaneamente ou em separado, uma srie de tcnicas de avaliao com vista recolha de dados que permitam medir ou verificar, eficazmente, a progresso da aprendizagem dos formandos;  necessrio, para cada tcnica, construir instrumentos adequados em funo de cada situao de aprendizagem, de modo a escolher os que tm mais vantagens e menos inconvenientes;  Pode-se, ainda, seleccionar e combinar diferentes tcnicas e instrumentos com vista a uma avaliao mais eficaz.

A Observao
 uma das tcnicas mais simples e indicada para os domnios psicomotor e afectivo, sendo uma das mais utilizadas pelos formadores;  consiste na observao e registo de dados, permitindo obter informaes sobre todos os domnios do saber.

A Observao
Instrumentos Utilizados para Observao:

 Fichas de Observao: instrumentos no qual se registam os factos que vo acontecendo e que tm interesse para a avaliao durante a sesso da formao;  Lista de Ocorrncias: listagem dos comportamentos que o formador espera que os formandos venham a desenvolver, tornando, deste modo, o seu registo mais fcil, rpido e objectivo;  Escala de Classificao: para alm de registar, permite atribuir um determinado grau numa escala crescente.

Ficha de Observao
Ficha de Observao Tarefa: Data:

Factos Observados

Comentrios

Itens: pontualidade, apresentao, ateno, pertinncia das questes, comportamento em grupo, etc..

Lista de Ocorrncias
Comportamento/ Formando A B C D Esteve atento X X X X Participou Compreendeu Aplicou Executou a tarefa X X X X X X X X X X

Escala de Classificao
Exemplo de Escala de Classificao Numrica
Comportamento do Formando em Sala Ateno Participao Cooperao 5 X X X 4 3 2 1

Exemplo de Escala de Classificao Grfica


O formando demonstrou

Nenhuma participao

Pouca

Irregular

Boa

Muito Boa

A Formulao de Perguntas
 Avaliao Oral: eficaz quando se avalia um formando de cada vez, o discurso directo com o formando possibilita a avaliao dos seus conhecimentos com clareza; Permite no caso de dvidas, o seu esclarecimento imediato. Instrumentos: Listas de Perguntas.  Regras: Elaborar, previamente, da lista de perguntas objectivas e representativas dos contedos a serem avaliados; Procurar abranger todos os conhecimentos dos formandos, no centrando demasiada ateno nas suas falhas; Fazer perguntas claras e curtas e adaptar a linguagem; No dar pistas nem contributos para as respostas.

A Formulao de Perguntas
 Avaliao Escrita: trata-se de apresentar ao formando questes escritas, que devero ser igualmente respondidas por escrito; A avaliao escrita efectuada, normalmente, atravs de inquritos e testes. Os inquritos operacionalizam-se atravs dos seguintes instrumentos:  Questionrio (lista de interrogaes sobre um determinado assunto);  Inventrio (lista de afirmaes, devendo o formando assinalar aquelas com que
concorda);

 Escala de Atitudes (questionrios dirigidos a explorar as atitudes dos sujeitos);  Sociograma (anlise das relaes intragrupais que se expressam por uma srie de
ndices e esquemas grficos).

A Formulao de Perguntas
Os testes destinam-se, sobretudo, a avaliar dados do domnio cognitivo e podem ser:  Testes de produo ou resposta aberta (produo curta e produo longa);  Testes de seleco ou resposta fechada (verdadeiro-falso; questes de completar; emparelhamento / associao; escolha mltipla).  Tipos de Testes: Diagnsticos; Formativos; Sumativos

Testes
Diagnsticos:  As questes giram em torno de um tema limitado da matria ;  Pretende-se averiguar a presena ou ausncia dos pr-requisitos necessrios para o prosseguimento dos contedos;  No faz sentido atribuir uma classificao a este tipo de estes. Formativos:  A sua estrutura pode ser semelhante do teste de diagnstico;  Tem por finalidade a certificao, por parte do formador, de que os contedos esto a ser apreendidos;  Cingem-se a pequenos segmentos dos saberes/contedos. Sumativos:  Estrutura diversa dos tipos de testes anteriores;  Trata-se de avaliar as aprendizagens efectuadas ao nvel global dos contedos desenvolvidos.

A Medio
 utilizada, principalmente, para recolher elementos do domnio psicomotor, como por exemplo, o tempo de execuo, a quantidade e a qualidade de trabalho produzido;  Os elementos de medio podem ser recolhidos atravs de instrumentos de medida como o relgio, o cronmetro, entre outros;  A avaliao das tarefas prticas exige, quase sempre, o recurso tambm a outras tcnicas como a observao e a formulao de perguntas.  Instrumentos: fichas de Avaliao de Trabalhos Prticos

TCNICAS DE AVALIAO

VANTAGENS

DESVANTAGENS
 uma actividade extremamente exigente e cansativa para o formador, principalmente se o nmero de formandos for elevado e a durao temporal da aco longa; Requer uma ateno e cuidado constantes.

OBSERVAO

Permite captar importantes elementos no momento em que acontecem, de uma forma real e credvel.

ORAL

FORMULAO DE PERGUNTAS

A avaliao oral individual um processo moroso; Facilita o dilogo directo  Dificuldade em criar condies de igualdade e uniformidade na avaliao; formador formando; Permite o treino da expresso D vantagem aos formandos com maior capacidade de expresso oral, bem como oral. aos mais desinibidos. H uma maior economia de Tempo dispendido na sua concepo; tempo; Facilidade na sua aplicao Vantagem que confere aos formandos generalidade dos formandos, a dotados de maiores facilidades em termos par da hiptese de estudar mais de interpretao e expresso escrita pormenorizadamente as respostas.

ESCRITO

Avaliao
Actividade 2  Estruturar um instrumento de avaliao, fundamentando as escolhas para estrutura do mesmo

Fases de Elaborao de Instrumentos de Avaliao

1. Identificar o tipo de avaliao pretendida

(matriz discriminada dos

objectivos, domnios de contedo e nmero de itens necessrios para avaliar);

2. Criar questes; 3. Criar a correco; 4. Criar tabelas de cotao ou notao; 5. Prever a deciso (limite mnimo de conhecimentos); 6. Prever a remediao (alternativas).

Fases de Elaborao de Instrumentos de Avaliao


Aspectos a ter em conta:  Considerar as caractersticas dos formandos e a sua familiaridade com os instrumentos a utilizar;  Identificar o tipo de avaliao pretendida e adequar os instrumentos, tendo em conta as finalidades da formao;  Criar questes de forma a haver equivalncia entre: objectivos; critrios e condies de desempenho; instrumentos de avaliao;  Criar a corrigenda com as resposta-tipo;

Fases de Elaborao de Instrumentos de Avaliao


 Criar tabelas de notao ou cotao, onde se prev: a cotao a atribuir a cada resposta certa e, eventualmente, o desconto a efectuar por cada questo ou parte dela;  Prever o limite mnimo de conhecimentos admitidos em funo da importncia dos contedos programticos;  Na avaliao formativa, quando o formado no domina, deve preverse a remediao (aconselhar o formando a rever a parte dos contedos que no domina; oferecer alternativas de aprendizagem).

Testes de Produo ou Resposta Aberta


 Podem ser de produo curta ou longa;  Os testes de produo curta consistem em apresentar as questes ao formando, pedindo-lhe que fornea as respostas adequadas de forma sucinta (numa palavra, em poucas, em poucas linhas, etc.);  Regras: Texto claro e curto; Indicar o n. de dados (ex. 3) para a resposta ou a extenso da mesma (uma frase, n. de linhas, etc.); As respostas solicitadas devem ser, tanto quanto possvel, homogneas e semelhantes em expanso.

Testes de Produo Curta


Vantagens:  Concepo e resposta fceis e rpidas;  Objectividade na resposta dos formandos e na avaliao do formador;  Permitem testar a capacidade de sntese. Desvantagens:  Limitao criatividade e capacidade de expresso. Exemplos: Qual a capital de Espanha? Refira trs das principais vantagens do mtodo activo.

Testes de Produo Longa


 Apresenta-se as questes ao formando, permitindo que ele responda livremente, usando a sua imaginao e criatividade;  Podem ser de carcter totalmente livre ou orientadas (quando o formando deve satisfazer um conjunto de tpicos ou grelha de resposta)  Regras: Texto claro e curto, se possvel subdividido em alneas; Limitar o mbito da resposta, indicando, claramente, o que se pretende (forma, n., qualidade e profundidade).

Testes de Produo Longa


Vantagens:  Apelo criatividade pelo facto da resposta ser livre, testando as capacidades de anlise e de emisso de opinies;  Possibilitam o treino da expresso escrita;  Podem aplicar-se a todos os contedos;  Permitem avaliar todas as capacidades cognitivas, mesmo os processos mentais superiores(raciocnio hipottico-dedutivo, criatividade e anlise crtica);  Concepo fcil e rpida. Desvantagens:  Tempo dispendido na correco e cotao;  Maior probabilidade de subjectividade na avaliao

Testes de Seleco ou Resposta Fechada

 Questes de Completar;  Verdadeiro-Falso;  Associao ou Combinao;  Escolha Mltipla;

A Comunicao de Resultados
 Informa sobre competncias adquiridas, fornecendo informao e descrio ao formando, tendo em vista o sucesso da aprendizagem;  Dever ser clara, de acordo com os objectivos definidos no incio da formao;  Dever ocorrer o mais prxima possvel do momento de avaliao, podendo ser a nvel individual ou em grupo;  O formador dever dos adoptar a de melhor estratgia de

comunicao formando/s.

resultados

aprendizagem

ao/aos

A Subjectividade na Avaliao
 A avaliao realizada de forma diferente em funo de quem avalia. Cada avaliador tem a sua maneira muito prpria de avaliar, baseada em muitos factores, alguns dos quais escapam conscincia do prprio avaliador;  Quando se coloca a mesma prova ou teste a vrios avaliadores, poder constatar-se a obteno de classificaes muito diferentes;  A avaliao est dependente de factores pessoais como o estado de sade fsico e mental do avaliador; este pode ter variaes de comportamento e de humor durante o processo de avaliao, por exemplo provocadas pelo cansao, que podem interferir no grau de exigncia e objectividade do processo de avaliao.

A Subjectividade na Avaliao - causas


 Ausncia de critrios;  Esteretipos;  Efeito de Halo;  Efeito de Informao Prvia (Efeito Pigmaleo);  Efeito de Ordem de Correco;  Infidelidade do mesmo Avaliador.

Ausncia de Critrios
 uma das principais causas de subjectividade na avaliao;  Resulta, em grande medida, do facto de no serem formulados objectivos de formao nem de avaliao especficos, claros e rigorosos;  A avaliao no incide, assim, sobre os mesmos critrios, nem sobre itens especficos de verificao dos mesmos critrios, tornando-se invlida e infrutfera;  Cada avaliador utiliza o seu critrio pessoal com maior ou menor grau de exigncia.

Esteretipos
 Face a um preconceito criado acerca de um formando, o avaliador levado a desenvolver uma tendncia a avali-lo sempre da mesma forma, independentemente de uma possvel evoluo ou retrocesso do prprio formando.

Efeito de Halo
 Este efeito leva o avaliador a tomar o todo pela parte e vice-versa, ou seja, mais um preconceito formado relativo aos formandos, motivado pela impresso geral que este causa ao avaliador, podendo esta ser positiva ou negativa, e podendo influenciar da mesma forma a avaliao;  Por exemplo: Os bons tm tendncia a serem avaliados sempre bem. O formador mais tolerante em relao s faltas; Os maus tm tendncia a serem avaliados sempre mal. O formador est sempre vigilante nas correces.

Efeito de Informao Prvia (Efeito Pigmaleo)


 O facto de o avaliador possuir informaes sobre determinado formando, antes do momento de avaliao, pode influenciar essa mesma avaliao, ou seja, essas informaes vo condicionar o desenvolvimento e resultado da avaliao;  Essas informaes podem incidir sobre as capacidades intelectuais, capacidades de trabalho, dedicao, comportamento em contexto formativo, as suas crenas religiosas, polticas ou outras, origem social, etc., podendo desenvolver preconceitos ou esteretipos que influenciaro a avaliao.

Efeito de Ordem de Correco


 tambm conhecido pelo efeito de contraste, a ordem pela qual se avalia;  Um exemplo muito corrente desta situao o que acontece quando, aps a avaliao de um formando brilhante se segue uma avaliao de um formando normal , tendo este ltimo alguma dificuldade em criar uma boa imagem, tendo em conta a inconscientemente o avaliador efectua;  O mesmo no acontece quando o inverso se verifica, isto , quando a seguir a um formando mau se segue um formando razovel ; comparao que

Infidelidade do Mesmo Avaliador


 A avaliao depende de inmeros factores pessoais que fazem com que o mesmo avaliador nem sempre avalie da mesma maneira;  De entre estes factores, destacam-se, por exemplo: o estado de sade fsico e mental; o bom ou mau humor; alteraes de comportamento; cansao, etc..

A Subjectividade na Avaliao
No sentido de evitar ou diminuir a subjectividade ao nvel da avaliao, o formador deve:  Melhorar o conhecimento de si prprio, reconhecendo quais os preconceitos e ideias feitas mais utilizados, em que circunstncias e porqu;  Melhorar o conhecimento dos seus grupos de pertena e de referncia, e adoptar um ponto de vista crtico sobre os seus valores e crenas;  Evitar percepes rpidas, simplificadoras e generalizadoras, procurando reconhecer os aspectos particulares especficos de cada situao.

You might also like