You are on page 1of 19

Mtodo e Principais Conceitos em Karl Marx

Sociologia Geral Profa. Valdvia Arajo

Introduo
1818 - nasce Karl Marx em Trier na Prssia; 1841 - doutoramento pela faculdade de filosofia de Iena; 1844 Conhece Engels, seu melhor amigo e principal colaborador; 1867 publicao do livro I de O Capital; 1883 Marx falece na Inglaterra.

Principais Livros de K. Marx

A Ideologia Alem O Capital

Manifesto Comunistas

Para Crtica de E. Poltica

O 18 Brumrio

Para Karl Marx, na sociedade capitalista as relaes sociais de produo definem dois grandes grupos dentro da sociedade; de um lado, os capitalistas, que so aquelas pessoas que possuem os meios de produo necessrios para transformar a natureza e produzir mercadorias; do outro, os trabalhadores, tambm chamados, no seu conjunto, de proletariado, aqueles que nada possuem, a no ser o seu corpo e a sua disposio para trabalhar. A produo na sociedade capitalista s se realiza porque capitalistas e trabalhadores entram em relao. O capitalista paga ao trabalhador um salrio para que trabalhe para ele e, no final da produo, fica com o lucro.

O trabalho na Sociedade Medieval e na Sociedade Capitalista

Trabalhadores no Campo

Trabalhador na Industria

Principais Conceitos da Teoria Marxiana


Modo de Produo: Cada forma social possui

seu modo de produo especfico. Desta forma, Marx distingue ao longo da histria quatro tipos de modo de produo: o asitico, o antigo, o feudal e o capitalista. O modo de produo caracterizado pela juno das foras produtivas e das relaes sociais de produo.

Foras Produtivas
A ao dos indivduos sobre a natureza expressa no conceito de foras produtivas o qual busca apreender o modo como aqueles obtm, em determinados momentos, os bens de que necessitam e, para isso, em que grau desenvolveram sua tecnologia, processos e modos de cooperao, a diviso tcnica do trabalho, habilidade e conhecimentos utilizados na produo, a qualidade dos instrumentos e as matrias-primas de que dispem.
y

Relaes Sociais de Produo


O conceito de relaes sociais de produo refere-se s formas estabelecidas de distribuio dos meios de produo e do produto, e o tipo de diviso social do trabalho numa dada sociedade e em um perodo histrico determinado. Ele expressa o modo como os homens se organizam entre si para produzir. As relaes de produo capitalistas implicam na existncia do mercado, onde tambm a fora de trabalho e negociada entre um certo valor entre trabalho livre e capital.

Fora de Trabalho: Capacidade humana de transformar matrias-primas em mercadorias atravs do trabalho. Na sociedade capitalista a fora de trabalho uma mercadoria que tem caractersticas peculiares: e a nica que pode produzir mais riqueza do que seu prprio valor de troca; Mercadoria: Expresso elementar mais simples da sociedade capitalista. Sua forma assumida pelos produtos e pela fora de trabalho. A mercadoria composta por dois fatores: valor de uso e valor de troca.

yTempo de Trabalho Excedente: Perodo em que a atividade produtiva no cria valor para o trabalhador, mas para o proprietrio do capital;

yMais-valia: A extrao da mais-valia a forma especfica que assume a explorao do capitalismo, a diferena especfica do modo de produo capitalista, em que o excedente toma forma de lucro e a explorao resulta do fato da classe trabalhadora produzir um produto lquido que pode ser vendido por mais do que ela recebeu como salrio.

Classes Sociais
So a expresso do modo de produzir da sociedade

no sentido de que o prprio modo de produo se define pelas relaes que intermedeiam entre as classes sociais, e tais relaes dependem da relao das classes com os instrumentos de produo. Numa sociedade em que o modo de produo capitalista domine, existem basicamente duas classes sociais: a classe burguesa e a classe proletria. Assim, classes sociais so definidas de acordo com as posies dos indivduos no modo de produo: os detentores das foras produtivas so os burgueses e da fora de trabalho so os proletrios.

Luta de Classes
Segundo Marx, a histria da humanidade marcada pela luta de classes. Essa luta s vezes e aberta e outras vezes disfarada e sempre culmina na transformao da estrutura social vigente ou na derrocada das classes em questo. Desta forma, na sociedade capitalista a luta entre as classes burguesa e proletria levar a um perodo de transio onde reinar a ditadura do proletariado sociedade socialista - e conseqentemente, quando no mais havero classes sociais ser instaurada a sociedade comunista.

Burguesia: Classe social que no capitalismo dominante por possuir os meios de produo; Proletariado: Classe social que no sistema capitalista subalterna por s ter a fora de trabalho para vender e garantir sua reproduo.

Sociedade Capitalista
aquela cujo modo de produo tem como finalidade produo de mais-valor ou capital. Esta forma de sociedade caracteriza pelo forte antagonismo entre suas classes sociais principais, representadas pela burguesia e pelo proletariado. A luta inevitvel dessas classes culminar numa revoluo onde haver um perodo de transio, denominado de socialismo, que levar a histria da humanidade para uma nova forma de sociedade: a comunista.
y

Diviso de classes na Sociedade Capitalista


Burguesia C. Intermediria Proletariado

Burguesia dominando o Proletariado

ySocialismo: Regime poltico, marcado pelo Estado proletrio ou ditadura do proletariado, que acentuar a transio do capitalismo para o comunismo; yComunismo: Tipo de organizao social onde no h classes sociais nem a presena do Estado, onde o livre desenvolvimento de um indivduo a livre condio para o livre desenvolvimento de todos.

1 Internacional. Marx incentivado os Proletrios realizar a revoluo

Nos dias de hoje: Trabalhadores se unem para conquistar melhores condies de trabalho e para reivindicar seus direitos.

Capitalismo Global

O Capitalismo ganhou dimenses globais em vrios mbitos: Na economia, na poltica, na informao e, no modo de vida da maior parte dos povos atuais.

Ainda possvel haver uma revoluo proletria?

You might also like