You are on page 1of 15

DOCENTE: GERLANE NGELA

GRUPO: CLARISSA GOMES DE ARAJO JOSEANA DE ALMEIDA DIAS MARIA ANGLICA DA SILVA SANTOS RUAN TCHARLE PEREIRA DE SOUZA SUZANA WALESKA DA SILVA BARRETO

TICA NO CUIDADO DOS PORTADORES DO HIV

A tica permeia todas as nossas atitudes e comportamentos, a preocupao com os aspectos ticos na assistncia sade estende-se ao respeito pessoa como cidad e como ser social. (KOERICH; MACHADO; COSTA, 2004)

A AIDS, causada pelo vrus HIV, compromete o sistema imunolgico ocasionando a sua deficincia e ataca o sistema nervoso. Com o enfraquecimento do organismo, o individuo fica sujeito a doenas graves, as chamadas doenas oportunistas. (OLIVEIRA; LIMA; SILVA, 2007)

Ao se reportar tica voltada para o cuidado do portador do HIV/AIDS, constata-se a importncia do cuidar tico dessas pessoas, tendo em vista as suas particularidades e a sua estigmatizao, por parte da sociedade. Ao cuidar de um paciente preciso que o profissional o veja como um ser humano, com suas necessidades bsicas afetadas, encontrando-se fragilizado, portanto, merecendo mais respeito e ateno. importante que os profissionais exercitem o autocuidado desses pacientes com o objetivo de incentivarem sua autonomia e sua autoestima. (PINHEIRO, et al, 2005)

Para que os pesquisadores possam realizar as pesquisas devem respeitar a Resoluo 196/96, que dispe sobre pesquisas envolvendo seres humanos, e cumprir o protocolo exigido pelos CEPs (Comits de tica e Pesquisa) o qual possui os princpios ticos (autonomia, beneficncia, no maleficncia, justia e equidade) estabelecidos.

A luta contra a AIDS no Brasil passou a um novo patamar medida que, em 1986, foi criado o Programa Nacional de DST e AIDS, o programa est calcado nos princpios e diretrizes propostos pela Constituio de 1988 e, posteriormente, pela lei 8080/90, que dispe sobre as condies para a promoo, proteo e recuperao da sade. (OLIVEIRA; LIMA; SILVA, 2007)

Pela Constituio brasileira, os portadores do HIV, assim como todo e qualquer cidado brasileiro, tm obrigaes e direitos garantidos. Em 1989, profissionais da sade e membros da sociedade civil criaram, com o apoio do Departamento de DST, AIDS e Hepatites Virais, a Declarao dos Direitos Fundamentais da Pessoa Portadora do Vrus da AIDS. (Ministrio da Sade, 2011) Do qual destacamos os seguintes itens: II Os portadores do vrus tm direito a informaes especficas sobre sua condio. III - Todo portador do vrus da AIDS tem direito assistncia e ao tratamento, dados sem qualquer restrio, garantindo sua melhor qualidade de vida. IV - Nenhum portador do vrus ser submetido a isolamento, quarentena ou qualquer tipo de discriminao.

Na justia: No existe legislao que d prioridade s pessoas com HIV/AIDS no julgamento de processos judiciais, essa ausncia deve-se ao fato de, atualmente, existirem medicamentos e tratamento que permitem pessoa vivendo com HIV/AIDS ter uma vida com mais qualidade. Nas finanas: possvel o saque integral do Fundo de Garantia por Tempo de Servio (FGTS); A pessoa que foi diagnosticada com AIDS pode receber os valores, em razo de aposentadoria, reforma ou penso, isentos de imposto de renda. No trabalho: O portador do vrus tem o direito de manter em sigilo a sua condio sorolgica no ambiente de trabalho, como tambm em exames admissionais, peridicos ou demissionais. Nos transportes: Alguns estados concedem gratuidade no transporte coletivo para pessoas que vivem com HIV/AIDS (transporte intermunicipal). Por sua vez, alguns dos municpios possuem legislao que isenta a pessoa vivendo com HIV/AIDS do pagamento da tarifa de transporte coletivo urbano.

Diagnstico em crianas e adolescentes: O diagnstico da infeco pelo HIV transforma a vida de qualquer um. Quando se trata de uma criana, o cuidado deve ser maior. Dependendo da idade, a revelao fundamental para o sucesso do tratamento desses jovens. Quando a criana ou o adolescente no sabem da doena, o atendimento mdico pode ficar prejudicado. Quando se fala de tratamento entre crianas e jovens, os adultos assumem um papel de grande responsabilidade. (Ministrio da Sade, 2011)

Diagnstico de idosos: A fragilidade do sistema imunolgico em pessoas com mais de 60 anos dificulta o diagnstico de infeco por HIV. Isso ocorre por que os sintomas da AIDS podem ser confundidos com outras infeces comuns nessa faixa etria. Tanto a pessoa idosa quanto os profissionais da sade tendem a no pensar na AIDS e, muitas vezes, negligenciam a doena. E o diagnstico tardio permite o aparecimento de infeces cada vez mais graves e compromete a sade mental. (Ministrio da Sade, 2011)

Diagnstico em gestantes: A taxa de transmisso do HIV de me para filho durante a gravidez, sem qualquer tratamento, pode ser de 20%. Mas em situaes em que a grvida segue todas as recomendaes mdicas, a possibilidade de infeco do beb reduz para nveis menores que 1%. As recomendaes mdicas so: o uso de remdios antirretrovirais combinados na grvida e no recm-nascido, o parto cesreo e a no amamentao. Aps o nascimento, a me no deve amamentar seu filho, pois o HIV est presente no leite materno. (Ministrio da Sade, 2011)

Como qualquer outra pessoa, a pessoa que vive com HIV/AIDS tem o direito de levar uma vida igual de todo mundo. O preconceito e o estigma associado AIDS so dificuldades freqentemente encontradas pelos soropositivos para conseguirem manter a vida normalmente, por esse motivo os profissionais da sade precisam trat-los com igualdade sem demonstrar nenhum tipo de preconceito.

O maior dilema tico vivenciado pela equipe de enfermagem referente ao sigilo , em relao ao sigilo profissional, o Cdigo de tica, em seu Art. 82, institui manter segredo sobre fato sigiloso de que tenha conhecimento em razo de sua atividade profissional, no Art. 81 abster-se de revelar informaes confidenciais de que tenha conhecimento em razo de seu exerccio profissional a pessoas ou entidades que no estejam obrigadas ao sigilo e no Art. 83 orientar, na condio de enfermeiro, a equipe sob sua responsabilidade, sobre o dever do sigilo profissional. (SORATTO; ZACCARON, 2010)

Artigo 5 o profissional deve exercer a profisso com justia, compromisso, eqidade, resolutividade, dignidade, competncia, responsabilidade, honestidade e lealdade.
Artigo 6 deve fundamentar suas relaes no direito, na prudncia, no respeito, na solidariedade e na diversidade de opinio e posio ideolgica. Artigo 15 deve prestar Assistncia de Enfermagem sem discriminao de qualquer natureza. A penalidade se descumprir esses artigos vai desde uma advertncia verbal at suspenso do exerccio profissional.

OBRIGADO!!!

You might also like