You are on page 1of 10

Redues, misses jesuticas e o tropeirismo.

As redues no eram simples aldeias, mas verdadeiras cidades que se instalavam nas selvas, com toda a infraestrutura; alm da igreja, que era o centro de tudo, havia hospital, asilo, escolas, casa e comida para todos e em abundncia, oficinas e at pequenas indstrias.

Foi nessas redues que se comeou a industrializar o ferro, a produzir os primeiros tecidos, e a se criar gado no continente. Foi esse gado, espalhado pelos pampas de todo o Sul, que acabou definindo a vocao econmica do Rio Grande do Sul: a pecuria, de alguma forma ligada a todos os seus acontecimentos histricos.

Ento entende-se que o objetivo principal das misses jesuticas foi o de agrupar por meio das redues e catequizar os ndios que viviam na regio. Anos mais tarde a coroa portuguesa e espanhola comeou a cobiar os ndios para o trabalho escravo, ocasionando diversos conflitos entre os soldados dos exrcitos reais e os ndios aldeados nas misses. Com isso as misses foram atacadas, os ndios dizimados e os jesutas expulsos do sul do Brasil.

Os bandeirantes paulistas atacaram as misses para aprisionar os ndios. Com isso, os padres jesutas e os ndios abandonaram o lugar e o gado ficou solto pelos campos. Muitos paulistas foram aos poucos se fixando no litoral de Santa Catarina. Eles fundaram as primeiras vilas no litoral.

Os paulistas interessaram-se tambm pelo comrcio do gado. Os tropeiros eram mercadores que levavam no lombo de mulas as mercadorias para abastecer a regio das minas, eram os comerciantes de gado, reuniam o gado espalhado pelos campos. Eles levavam os animais para vender nas feiras de gado, em Sorocaba.

No caminho por onde as tropas passavam sugiram povoados. Os tropeiros tambm organizaram as primeiras estncias, ou seja, fazendas de criao de gado que trabalham no sistema de invernadas que so grandes plantis de gado criados em sistema de confinamento. As invernadas basicamente so pastos destinados engorda do gado, nos perodos de inverno.

Em muitos locais de pouso ou de descanso dos tropeiros fundaram-se povoados e vilas que, depois, deram origem a vrias cidades.

Agropecuria e indstria Quanto atividade agropecuria que a principal atividade do sul do Brasil, a existncia de extensas reas recobertas por campos possibilitaram a formao de pastagens para a pecuria. Essas reas so os famosos campos naturais do Rio Grande do Sul, os Pampas.

Dentre outras culturas destaca-se a produo de trigo graas s condies naturais, como o clima subtropical, a ocorrncia de chuvas ao longo do ano e temperaturas frias, e, tambm, da utilizao de tcnicas modernas.

Quanto atividade industrial, as regies metropolitanas da regio Sul com maior volume de concentrao industrial so a regio metropolitana de Curitiba e Porto alegre, por agregarem parques industriais diversificados que entre outros bens de consumo destaca-se pela produo de artigos de indstria txtil, indstria de couro e de calado.

You might also like