You are on page 1of 27

MODELO DE PROGRAMA DE GESTO AMBIENTAL

28/03/2012

EXEMPLO DE UM PROGRAMA DE GESTO AMBIENTAL

Itens da Poltica Ambiental


Atendimento aos resduos legais;

Reduo dos Impactos Ambientais de atividades, produtos e servios;


Aspectos Ambientais de um Programa de Gesto Ambiental para uma empresa de produo de leo; Impacto Ambiental: poluio das guas e contaminao do solo.
2

EXEMPLO DE UM PROGRAMA DE GESTO AMBIENTAL Requisitos Legais


Concentraes mximas permitidas para lanamento em corpos dgua (padres de lanamento de efluentes lquidos);

Normas para classificao, estocagem, comercializao e disposio de resduos;


Padres de qualidade do solo; Requisitos Corporativos: Atender no mnimo aos requisitos legais, e adotar medidas internas mais restritivas dentro de um prazo a ser definido no SGA.
3

Objetivos
Tratar as guas contaminadas para que sejam atendidos os padres;

Separar os leos e graxas e envi-los para empresas recicladoras;


Reduzir a gerao de resduos oleosos; Dispor corretamente os resduos oleosos no-reciclveis, em atendimento s normas. Evitar a contaminao do solo.
4

Metas
Atender ao Prazo: 6 meses padro de lanamento de leo.

Eliminar perdas de leo no inerentes ao processo. Prazo: 6 meses (indicador: kg de leo por ms.) Eliminar a contaminao de resduos comuns por leo (segregao de resduos). (Indicador: kg de resduos oleosos/kg de resduos totais.) Adotar tcnicas de tratamento e disposio de resduos oleosos. Prazo: 1 ano Reduzir em 10% o consumo de leo por ano. Prazo: 1 ano (Indicador: Consumo de leo por ano) .
5

Comentrios
A meta da reduo em 10% do consumo de leo pode ser considerada pouco ambiciosa, porm excede os requisitos legais. O cumprimento dos objetivos e metas apresentados no exemplo levar a empresa a uma reduo de seus custos, como consequncia de aes de melhoria em sua Qualidade.

Implantao e Operacionalizao

Alocao de Recursos; Estrutura e Responsabilidade; Conscientizao e Treinamento; Comunicao; Documentao do Sistema de Gesto; Controle Operacional; Respostas a emergncia.

Avaliao peridica

Monitoramento; Aes Corretivas; Registros; Auditoria do Sistema de Gesto.

IMPLEMENTAO E OPERAO DO SGA ESTRUTURA E RESPONSABILIDADE Deve contemplar os seguintes pontos:


Papis, responsabilidades e documentados e comunicados; autoridade: definidas,

Coordenador/gerente do SGA , que define papis, responsabilidades e autoridade para assegurar cumprimento dos requisitos da norma e relatar a performance do SGA para alta direo da empresa;

Comit de Coordenao se existir;


Disponibilidade de recursos, humanos, fsicos e financeiros.

PREPARANDO O AMBIENTE PARA EMPRESA Participao da Alta Direo e/ou dono


ESCOLHA DO RESPONSVEL

Caractersticas
Capacidade de liderana Organizao Entusiasmo, capacidade de trabalho e persistncia Bom relacionamento pessoal Lgica e Inteligncia Coerncia de omportamento Conhecimento do SGA

Aes desejadas
Motivar os colaboradores para engajamento no SGA Gerenciar as informaes e documentos Gerar um clima favorvel s mudanas Administrar os conflitos normalmente gerados e manter os colaboradores unidos em torno do SGA Proporcionar um sentido lgico e harmnico para implementao do SGA Demonstrar que o processo compensador e os exerccios pela adoo do SGA so muito superiores aos custos de sua implementao Coordenar e ajudar a criar um sistema adequado, aceito e necessrio
10

TREINAMENTO,CONSCIENTIZAO E COMPETNCIA Deve-se conscientizar os funcionrios: a)da importncia de manter conformidade com a poltica, os procedimentos e os requisitos do SGA; b)dos benefcios ambientais da implementao de melhor performance; c)do seu papel e responsabilidade de atuao em casos de emergncia d)da conseqncia proveniente da falha nas operaes e procedimentos

COMUNICAO
a) interna vrios nveis e funes da organizao;
b) externa receber, documentar e responder comunicar impactos significativos e programas mitigadores s partes interessadas. Partes interessadas: a) cliente; b) acionista; c) credor; d) colaborador; e) pblico em geral; f) funcionrio.

Procedimentos
Recepo e registro dos quesitos e reclamaes. Devem ser recebidos pela rea de Comunicao cujas interfaces so: 1. Tcnica Comercial clientes 2. Controladoria- acionistas e credores 3. Comunicao- pblico em geral Reclamaes referentes aos aspectos/impactos- devem ser enviadas rea de Meio Ambiente que as respondero. Reclamaes referentes gesto ambiental so endereadas ao representante da Administrao.

Respostas aos Quesitos e Reclamaes


As respostas devem ser dadas no mesmo formulrios e enviadas s reas de interface no prazo mximo de 10 dias, que as enviar as partes interessadas no prazo mximo de 5 dias.

As reas de interface devem arquivar documentao para fins de auditoria.

cpia de toda

Objetivos das reas de interface:


Coordenar reunies de follow-up com as reas de Meio Ambiente e Qualidade e representante da administrao pra implementao de medidas preventivas e corretivas; Elaborar atas das reunies e mant-las disponveis sempre que requeridas pela auditoria ambiental;
Enviar mensalmente ao representante da administrao o relatrio, comentrios, quesitos e reclamaes das partes interessadas relevantes contendo registros por rea e/ou tema, aes corretivas ou preventivas e outras informaes consideradas relevantes.

Papel do Representante da Administrao


Apresentar ao Comit Tcnico de Gesto de Qualidade (TGQ) o relatrio Comentrios, Quesitos e Reclamaes das Partes Interessadas para anlise e incorporao daqueles registros significativos nas revises gerenciais do SGA.

A Comunicao interna e externa entre sistemas e colaboradores, nos vrios nveis e funes, sobre atividades da empresa e seus aspectos/impactos ambientais assegurada atravs do CTGQ por meio de manuais de procedimentos (disponveis para consulta) que renem representantes das diversas reas integradas ao SGA. A comunicao com os rgos oficiais de controle ambiental quando relativas as atribuies legais destes rgos dar-se- de acordo com o funcionamento da CTGA.

Relatrio Ambiental
Perfil e estrutura da empresa;
Poltica ambiental, objetivos e metas;

Principais processos mitigadores, isto , que minimizem o impacto ambiental;


Melhoria do significativos; desempenho ambiental dos aspectos

Outros aspectos do SGA considerados relevantes.

Documentao
Legislao, normas, padres;

Licenas ( concedidas pelos rgo de controle);


Aspectos e impactos ambientais;

Programas de gesto especficos;


Descrio e equipamentos; avaliao dos programas e

Procedimentos operacionais sistemas de controle;

de

processos

Dados de monitoramento; Atividades de equipamentos; manuteno de instalaes e

Descrio de no conformidades observadas nos programas de gesto; Inventrios de emisses, efluentes e resduos;

Relatrios de auditorias realizadas.

Como deve est a Documentao? Ser legvel, datada, identificvel, e mantida de maneira ordenada e arquivada por um perodo especfico (FCIL DE ENCONTRAR); Ser estabelecida e mantida no papel ou forma eletrnica, descrevendo os elementos essenciais do SGA e suas interaes; Acessvel e disponibilizada a direo, de modo que todos os documentos relacionados ao SGA estejam sempre revistos e organizados; Conter informaes sobre os distintos processos, mapas/diagramas da organizao, normas internas e procedimentos operacionais, planos de emergncias local, alm da legislao.

Objetivos do Controle Operacional Identificar operaes e atividades associadas com


aspectos ambientais identificados;

Estabelecer e manter procedimentos documentados de controle para cobrir situaes onde sua falta poderia levar a desvios da Poltica Ambiental e dos respectivos objetivos e metas.
Criar critrios operacionais e procedimentos relacionados a aspectos ambientais significativos e identificveis de bens e servios usados pela organizao, comunicando os procedimentos relevantes aos fornecedores e contratantes; Calibrar todos os equipamentos de controle.

O Controle Operacional Visa:


Prevenir a poluio;

Monitorar e reduzir emisses;


Investir em melhorias; Usar o controle apropriado; Novas pesquisas.

Exemplo com Efluentes Lquidos

Descrever o monitoramento dos efluentes lquidos em seus aspecto fsico-qumicos e biolgicos, afim de acompanhar a eficincia do tratamento mbito: rea de Qualidade e Meio Ambiente

Descrio do Processo
A ETE composto por um sistema primrio, visando a remoo dos slidos suspensos e por um secundrio que se destina a remoo da Matria Orgnica; O sistema primrio composto por 3 decantadores circulares, dois espassadores de lodo e trs prensas desaguadoras; O sistema biolgico secundrio composto por uma lagoa aerada seguida de uma lagoa de polimento . Existe uma lagoa de emergncia capaz de receber os efluentes da fbrica por um perodo mnimo de 24 horas.

Execuo Analista Ambiental

As coletas so executadas de acordo com o procedimento de clera de efluentes lquido e o programa de monitoramento descrito no sub item 5.3. As amostras so encaminhadas ao Lab. Do MA, onde so realizadas as anlises conforme o Anexo 1.

ANEXO 1

Parmetro
SST ST

Mtodo de Anlise
MA022 MA023

SV
S.SED DQO COR AOX pH OD T DBO TOXICIDADE AGUDA TOXICIDADE CRNICA

MA024
MA025 MA026 MA027 MA028 MA029 MA030 MA031 MA032 MA033TXAG MA034TOXCRO

PROGRAMA DE AMOSTRAGEM
Ponto Local Parmetros Frequncia
Tipo de Amostragem

1* 2* 3* 4

AfluenteDI DII DII EfluenteDIDII DIII LodoPrensa I II III

SST SST SV,CONSIS,LODO

2xsemana 2xsemana 2xsemana 2xsemana 5xsemana 1xsemana 1xsemana continua

Simples Simples simples Composta Composta Composta Composta ------------

Entrada da Lagoa DBO5,ST, aerada DQO,S.SED, COR AOX, TOXICIDADE GUDA, T, pH,Vazo

5,6,7, 8,9,10
11

Interior da Lagoa OD, pH aerada e de polimento


Sada da Lagoa de DBO5,ST Polimento DQO,S.SED.,SST,COR AOX T, pH, VAZO, TOXICIDADE CRNICA TOXICIDADE AGUDA DIOXINA E FURANOS

1xsemana

Simples

2xsemana 5xsemana 1xsemana contnua 1xms 1xsemana 1xsemana

Composta Composta Composta simples composta simples

You might also like