You are on page 1of 39

Um povo e seus pertencimentos

Cultura afrocearense
Clerton Martins Universidade de Fortaleza

afrocearensidades

Sou Cabra da Peste


(Patativa do Assar)

Eu sou de uma terra que o povo padece Mas nunca esmorece, procura venc Da terra querida , que a bela cabca De riso na boca zomba no sofr No nego o meu sangue, no nego meu nome, Olho pr fome e pergunto: o que h? Eu sou brasileiro fio do nordeste Sou cabra da peste, sou do Cear. Tem muita beleza minha boa terra, Desde o vale serra, da serra ao serto Por eu me acabo, doa prpria vida, terra querida do meu corao.

...continuao
Meu bero adorado tem bravo vaquro E tem jangadro que domina o m. Eu sou brasileiro fio do nordeste Sou cabra da peste fio do Cear.

Cear valente que foi muito franco Ao guerrro branco Soares Moreno, Terra estremecida, terra predileta Do grande poeta Juven Galeno.
Sou dos verde mare da c da esperana, Qui as gua balana pra l e pr c. Eu sou brasilro fio do nordeste, Sou cabra da peste, sou do Cear.

...continuao

Ningum me desmente, pois com certeza Quem qu v a beleza vem ao Cariri, Minha terra amada pissui mais ainda, As mui mais linda que tem o Brasil. Terra da jandaia, bero de Iracema, Dona do poema de Z de Alencar Eu sou brasileiro fio do nordeste, Sou cabra da peste sou do Cear.

A CULTURA fundamental para a compreenso de diversos valores morais e ticos que guiam nosso comportamento social. Entender como estes valores se internalizaram em ns e como eles conduzem nossas emoes e a avaliao do outro, um grande desafio. CULTURA - o conjunto de atividades e modos de agir, costumes e instrues de um povo. o meio pelo qual o homem se adapta s condies de existncia transformando a realidade.

Cartaz do Carnaval de Pernambuco

Site do Carnaval de Pernambuco 2005

Cartaz do Festival Folclrico de Parintins 2006 - Parintins/AM

Festivais de Quadrilhas Juninas

Festivais de Quadrilhas Juninas

Festivais de Quadrilhas Juninas

Imagens da Festa do BumbaMeu-Boi

Imagens da Festa do BumbaMeu-Boi

Imagens da Festa do BumbaMeu-Boi

Imagens da Festa do BumbaMeu-Boi

Imagens do Carnaval 2006 Fortaleza/CE

Imagens do Carnaval de Rua na Av. Domingos Olmpio

Imagens do Carnaval de Rua na Av. Domingos Olmpio

Festejos em Barbalha/CE

Festejos em Barbalha/CE

Festejos em Barbalha/CE

Imagens da Lavagem das Escadarias do Senhor do Bonfim

Imagens da Lavagem das Escadarias do Senhor do Bonfim

Imagens da Lavagem das Escadarias do Senhor do Bonfim

Cartaz da Festa do Crio de Nazar

Imagens de Romarias a Juazeiro do Norte/CE

Imagens de Romarias a Juazeiro do Norte/CE

Imagens de Romarias a Juazeiro do Norte/CE

Imagens de Romarias a Juazeiro do Norte/CE

Elementos da identidade cultural

O territrio, a histria, a cultura, a comunicao e o patrimnio produzido, so elementos que proporcionam sentidos para as identidades.

Compreendendo a Identidade
A identidade social pode ser compreendida como o conhecimento por parte do indivduo, de que pertence a um determinado grupo social. A identidade tnica pode ser definida, em linhas gerais, como o sistema cultural de referncia. A identidade nada mais que a conseqncia de pertencer a um grupo, ou comunidade culturalmente homognea e socialmente definida.

IDENTIDADE: PERCEPO E CONTEXTO

De onde voc ? Quem voc? (...) As paisagens, o alto da bolandeira, o Alto da Chiquinha do Elpdio, a igreja, o patamar, o cruzeiro, as ruas, o parentesco, as festas, o riacho Maniobas, o rio, as tradies esto intrisecamente ligadas aos habitantes de Guassuss e em mim.....moram(...)
Erotilde Honrio(Guassuss, 2000)

O territrio o espao ocupado por uma pessoa ou grupo, aquele no qual se vive e experimenta sua existncia concreta e cotidiana. Os grupos configuram sua existncia atravs da ocupao de um lugar, de um campo espacial prprio. Ali, se marcam as regras, normas de comportamento, vesturio, linguagens e ritos que atuam como delimitadores do acesso ao grupo.
Milton Santos

As questes sociais como por exemplo, a seca, especificidade climtica, a misria tornam-se elementos primordiais para a elaborao da imagem e do discurso regional, representando para si e para o outro o lugar perifrico, da pobreza, de excluso, instituindo desta forma, a discriminao nas relaes econmicas e polticas do pas.

o Estado brasileiro assumiu, desde sua instalao, a forma mandatria coronelista. Sua histria foi comandada por coronis sem participao popular. Esse estado, embora tenha promulgado uma ordem jurdica de abrangncia territorial, sancionou desigualdades, configuradas nos modelos de habitao Casa-grande e senzala, Sobrados e Mocambos, modelos esses hoje dissimulados nos edifcios com seus quartos de empregada, com seus elevadores sociais e de servio, e praticados sem dissimulao na suntuosidade de cidades cinturadas de favelas.

Uma identidade que lhe atribuda por um discurso e imagens que lhes so exteriores, advindas de um processo histrico-poltico-econmico-social.
Outras identidades expressas por ele mesmo, identidades de referncias prprias, aquela cantada por Patativa e reafirmada por Rachel, que trazem elementos que reforam a partir do exterior, tais como a bravura, o homem rude que defende a terra, o homem viril, macho, cabra-da-peste que domina o mar e resiste seca, mas que cria o novo a partir de sua necessidade, aberto as construes e desconstrues advindas dele mesmo e do meio adverso.

Grato!!!
jclertonmartins@gmail.com

You might also like