You are on page 1of 32

DOENAS OCUPACIONAIS

Doena ocupacional designao de vrias doenas que causam alteraes na sade do trabalhador, provocadas por fatores relacionados com o ambiente de trabalho. Elas se dividem em doenas profissionais ou tecnopatias, que so causadas por fatores inerentes atividade laboral, e doenas do trabalho ou mesopatias, que so causadas pelas circunstncias do trabalho. As primeiras possuem nexo causal presumido, mas nas segundas a relao com o trabalho deve ser comprovada. As mais comuns so doenas do sistema respiratrio e da pele. Os cuidados so essencialmente preventivos, pois a maioria das doenas ocupacionais so de difcil tratamento. Exemplos: silicose, asbestose, dermatite de contato, cncer de pele ocupacional.

DOENAS OCUPACIONAIS
Uma doena ocupacional normalmente adquirida quando um trabalhador exposto acima do limite permitido por lei a agentes qumicos, fsicos, biolgicos ou radioativos, sem proteo compatvel com o risco envolvido. Essa proteo pode ser na forma de equipamento de proteo coletiva (EPC) ou equipamento de proteo individual (EPI). Existem tambm medidas administrativas/organizacionais capazes de reduzir os riscos. As principais vias de absoro de agentes nocivos so a pele e os pulmes.

No Brasil, a doena ocupacional equiparada ao acidente de trabalho, gerando os mesmos direitos e benefcios.

DOENAS OCUPACIONAIS
Doenas ocupacionais so as que esto diretamente relacionadas atividade desempenhada pelo trabalhador ou s condies de trabalho s quais ele est submetido. As mais comuns so as Leses por Esforos Repetitivos ou Distrbios Osteomoleculares Relacionados ao Trabalho (LER/DORT), que englobam cerca de 30 doenas, entre elas a tendinite (inflamao de tendo) e a tenossinovite (inflamao da membrana que recobre os tendes). As LER/Dort so responsveis pela alterao das estruturas osteomusculares, como tendes, articulaes, msculos e nervos.

DOENAS OCUPACIONAIS
No campo, doenas de LER/DORT acometem principalmente cortadores de cana aps algumas safras, pelo excesso de movimentos repetidos. Na cidade, as categorias profissionais que encabeam as estatsticas de LER/DORT so bancrios, digitadores, operadores de linha de montagem e operadores de telemarketing.

DOENAS OCUPACIONAIS
Outro exemplo de doena ocupacional o cncer de traquia em trabalhadores de minas e refinaes de nquel. Tambm h doenas pulmonares de origem ocupacional, como asma e asbestose, por exemplo, causadas pela inalao de partculas, nvoas, vapores ou gases nocivos. Se o trabalhador estiver com uma doena ocupacional grave, tem direito a pedir afastamento do INSS pelo auxlio-doena. Para isso, deve passar por uma percia mdica, que far a avaliao do quadro da doena. Ele tambm precisa comprovar que a doena est relacionada ao seu emprego atual e, alm disso, deve ter um mnimo de 12 meses de contribuio ao INSS.

PETRLEO- MISTURA DE HIDROCARBONETOS


O PETRLEO UM LQUIDO OLEOSO E ESCURO FORMADO POR UMA MISTURA DE H I D R O C A R B O N E T O S. Sua refinao um processo extremamente complexo e consiste na separao de diversas fraes por meio de destilao fracionada. FRAO NMERO DE CARBONOS ter de petrleo Gasolina C5A C6 C6 a C12 INTERVALO DE PONTOS EBULIO DE 20 A 60 C DE 50 a 200 C

DOENAS OCUPACIONAIS
LISTA DOENAS OCUPACIONAIS TEXTO DOENAS OCUPACIONAIS E VIGILNCIA EPIDEMIOLGICA

HIDRATOS DE CARBONO
Alimentos como feijo, trigo, farinha e batata, fornecem as substncias necessrias obteno deenergia para os organismos animais. Esses alimentos so fontes de HIDRATOS DE CARBONO, conhecidos como CARBOIDRATOS. Nos vegetais os carboidratos so formados a partir de gs carbnico, gua e luz alm da clorofila. Os animais aproveitam os carboidratos para obter energia liberada na sua oxidao, produzindo gscarbnico, que novamente utilizados pelos vegetais.

HIDRATOS DE CARBONO
Estrutura =O OH e o grupo - C ou \ C=

-H
Carboidratos Monossacardeos= acares Dissacardeos=glicose e frutose

maltose do acar de malte e


lactose do acar de leite Polissacardeos= razes e sementes

TOLUOL (COLA DE SAPATEIRO)


Tolueno ou metil benzeno a matria-prima a partir da qual se obtm derivados do benzeno, caprolactama, sacarina, medicamentos, corantes, perfumes, TNT, e detergentes. adicionado aos combustveis (como antidetonante) e como solvente para pinturas, revestimentos, borrachas, resinas, diluente em lacas nitrocelulsicas e em adesivos. a matria-prima na fabricao do fenol, benzeno, cresol e uma srie de outras substncias. O tolueno um lquido incolor com um odor caracterstico. Ocorre na forma natural no petrleo e na rvore tol. Tambm produzido durante a manufatura da gasolina e de outros combustveis a partir do petrleo cru e na manufatura do coque a partir do carvo.

TOLUOL
Tolueno Alerta sobre risco sade

Outros nomes

fenilmetano metilbenzeno toluol

TOLUOL
Toxicidade Esta substncia caracteriza o que ficou popularmente conhecido no Brasil como cola de sapateiro, apesar de estar presente em outros tipos de colas, como as utilizadas na marcenaria. A inalao voluntria do toluol (que apresenta potencial de abuso) causa danos ao organismo e pode levar dependncia. O tolueno pode afetar o sistema nervoso. facilmente absorvido pelos pulmes (40 a 60% do inalado). Nveis baixos ou moderados podem produzir cansao, confuso mental, debilidade, perda da memria, nusea, perda do apetite e perda da viso e audio. Estes sintomas geralmente desaparecem quando a exposio termina.

TOLUOL
Inalar nveis altos de tolueno por um perodo pode produzir sonolncia e at mesmo perda de conscincia. Alm disso, um estudo americano realizado pelo Brookhaven National Laboratory (incluir link) comprovou que o tolueno, quando inalado, faz o mesmo caminho da cocana no crebro. No Brasil j h no mercado cola de sapateiro sem toluol. Para saber se o produto livre do componente, o consumidor deve ficar atento embalagem. A cola de sapateiro com toluol contm o desenho de uma caveira e da especificao da necessidade de uso de mscara para manuseio.

TOLUOL

Compostos relacionados Benzeno Xileno Naftaleno Etilbenzeno

Hidrocarbonetos aromticos relacionados

Compostos relacionados

Metilciclohexano Metilpiridina (um N no anel aromtico) Nitrotolueno Toluidina (aminometilbenzeno) lcool benzlico Cresol (hidroximetilbenzeno

FENOL ANTISSPTICO E DESINFETANTE


Matria prima para fabricar cido pcrico (pomada para queimadura) POMADA DE QUEIMADURA -PICRATO DE BUTENSINA (COROLAO AMARELA)

FENOL TRATAMENTO COSMTICO- PEELING


Fenol (cido carblico) uma funo orgnica caracterizada por uma ou mais hidroxilas ligadas a um anel aromtico. Apesar de possuir um grupo -OH caracterstico de um lcool, o fenol mais cido que este, pois possui uma estrutura de ressonncia que estabiliza a base conjugada.[7] So obtidos principalmente atravs da extrao de leos a partir do alcatro de hulha. Fenol tambm o nome usual do fenol mais simples, que consiste em uma hidroxila ligada ao anel benznico. Outros nomes para a mesma substncia incluem: benzenol; cido carblico; cido fnico (ou cido fnico, no Brasil); cido fenlico; hidroxibenzeno; monohidroxibenzeno. Sua frmula molecular C6H5OH Geralmente os fenis so slidos, cristalinos, txicos, custicos e pouco solveis em gua.

FENOL PEELING PROFUNDO PARA A PELE


O modelo de peeling profundo o peeling de fenol. O peeling de fenol apresenta os melhores resultados no rejuvenescimento facial. O fenol tem um cheiro caracterstico que doentiamente doce e tardar. O fenol tanto um produto qumico fabricado e produzido naturalmente

FENOL TRATAMENTO FACIAL PELLIG


Fenol Alerta sobre risco sade

Nome IUPAC

Hidroxibenz eno cido carblico Benzenol cido fenlico cido fnico

Outros nomes

PEELING FENOL

PEELING FENOL

ETER
ter um grupo de molculas orgnicas, em que as suas estruturas so caracterizadas pela presena de um tomo de oxignio ligado a dois (e entre estes) de carbono da cadeia. Podem ser formados pela desidratao intramolecular de lcoois. Ou seja so compostos orgnicos derivados teoricamente dos lcoois pela substituio do H do grupo OH por um radical derivado de hidrocarboneto.

TER DERIVADO DO PETRLEO


ter de petrleo uma mistura de hidrocarbonetos, composta principalmente pelo pentano e o hexano, que se obtm na destilao do petrleo. A sua composio pode variar, e o seu ponto de ebulio varia entre 60-75C.

TER
O ter comum ou ter sulfrico usado como anestsico. Composio H3C C O _ C CH3 H2 ter comum

HIDROCARBONETO AROMTICOS -BENZENO


BENZENO solvente e matria prima para a fabricao de fenol, anilina e inseticidas (BHC, DDT). Hidrocarbonetos aromticos

H H
=CC= HC H H CH

-C = C

AGUARRS
Aguarrs a essncia da terebintina, uma mistura de hidrocarbonetos alifticos, com faixa de destilao compreendida entre 151 e 240C. utilizada principalmente como solvente e tambm na fabricao de ceras, graxas e tintas. Durante algum tempo foi preterida pela benzina, um derivado do petrleo, mais barato, porm mais txico.

DOENAS OCUPACIONAIS VICENTE MARANO


Vicente Marano, outro estudioso da rea mostra que "a doena do trabalho seria aquela afeco que nem sempre estaria rigorosamente relacionada com o trabalho e provocada por este. Nestes casos, h necessidade de se identificar a relao entre a causa e o efeito. Podero nestes casos, existir fatores predisponentes que nem sempre so detectados nos exames admissionais e nem sempre so provocados pelo trabalho desenvolvido pelo trabalhador".

ACIDENTES DE TRABALHO
Os custos dos acidentes de trabalho so muito altos tanto para o empregado acidentado e sua famlia, para o empresrio e sua empresa, para a Previdncia Social e para o Governo como um todo, como tambm para a sociedade em sua generalidade. Estes custos envolvem despesas com primeiros socorros e tratamentos curativos e reabilitao, dias ou meses de afastamento do trabalho, contratao de outros funcionrios a nvel temporrio ou permanente, materiais e todo tipo de equipamento danificado ou mesmo destrudo, utilizao de prmios de seguro e da Previdncia, entre outros.

AGENTES ETIOLGICOS OU FATORES DE RISCO DE NATUREZA OCUPACIONAL DOENAS CAUSALMENTE RELACIONADAS COM OS RESPECTIVOS AGENTES OU FATORES DE RISCO (DENOMINADAS E CODIFICADAS SEGUNDO A CID-10) 1) Arsnio e seus compostos arsenicais Angiossarcoma do fgado (C22.3) Neoplasia maligna dos brnquios e do pulmo (C34.-) Outras neoplasias malignas da pele (C44.-) Polineuropatia devida a outros agentes txicos (G52.2) Encefalopatia Txica Aguda (G92.1) Blefarite (H01.0) Conjuntivite (H10) Queratite e Queratoconjuntivite (H16) Arritmias cardacas (I49.-) Rinite Crnica (J31.0) Ulcerao ou Necrose do Septo Nasal (J34.0) Bronquiolite Obliterante Crnica, Enfisema Crnico Difuso ou Fibrose Pulmonar Crnica (J68.4) Estomatite Ulcerativa Crnica (K12.1) Gastroenterite e Colites txicas (K52.-) Hipertenso Portal (K76.6) Dermatite de Contato por Irritantes (L24.-) Outras formas de hiperpigmentao pela melanina: Melanodermia (L81.4) Leucodermia, no classificada em outra parte (Inclui Vitiligo Ocupacional) (L81.5) Ceratose Palmar e Plantar Adquirida (L85.1) Efeitos Txicos Agudos (T57.0)

Asbesto ou Amianto Neoplasia maligna do estmago (C16.-) Neoplasia maligna da laringe (C32.-) Neoplasia maligna dos brnquios e do pulmo (C34.-) Mesotelioma da pleura (C45.0) Mesotelioma do peritnio (C45.1) Mesotelioma do pericrdio (C45.2) Placas epicrdicas ou pericrdicas (I34.8) Asbestose (J60.-) Derrame Pleural (J90.-) Placas Pleurais (J92.-)

3) Benzeno e seus homlogos txicos Leucemias (C91-C95.-) Sndromes Mielodisplsicas (D46.-) Anemia Aplstica devida a outros agentes externos (D61.2) Hipoplasia Medular (D61.9) Prpura e outras manifestaes hemorrgicas (D69.-) Agranulocitose (Neutropenia txica) (D70) Outros transtornos especificados dos glbulos brancos: Leucocitose, Reao Leucemide (D72.8) Outros transtornos mentais decorrentes de leso e disfuno cerebrais e de doena fsica (F06.-) (Tolueno e outros solventes aromticos neurotxicos) Transtornos de personalidade e de comportamento decorrentes de doena, leso e de disfuno de personalidade (F07.-) (Tolueno e outros solventes aromticos neurotxicos) Transtorno Mental Orgnico ou Sintomtico no especificado (F09.-) (Tolueno e outros solventes aromticos neurotxicos) Episdios depressivos (F32.-) (Tolueno e outros solventes aromticos neurotxicos) Neurastenia (Inclui Sndrome de Fadiga) (F48.0) (Tolueno e outros solventes aromticos neurotxicos) Encefalopatia Txica Crnica (G92.2) Hipoacusia Ototxica (H91.0) (Tolueno e Xileno) Dermatite de Contato por Irritantes (L24.-) Efeitos Txicos Agudos (T52.1 e T52.2)

You might also like