You are on page 1of 77

DEMONSTRAO DO FLUXO DE CAIXA

Demonstrao do Fluxo de Caixa


A Demonstrao do Fluxo de Caixa - DFC surgiu atravs da NBC T 3.8 do CFC, da NPC 20 do IBRACON e pela NIC 7 do IASB, e tem como finalidade: a) propiciar informaes relevantes sobre as movimentaes de entradas e sadas de caixa da entidade num determinado perodo; b) apresentar conciliao entre o resultado e o fluxo de caixa gerado pelas atividades operacionais, bem como trazer informaes sobre os efeitos destas transaes operacionais e de outros eventos sobre o resultado; c) refletir as transaes de caixa oriundas das atividades: operacionais, de investimentos e de financiamentos.

Demonstrao do Fluxo de Caixa


As informaes contidas nesta demonstrao, em conjunto com as demais Demonstraes Contbeis, destinam-se a ajudar seus usurios a:
a) avaliar a gerao de caixa para pagamento de suas obrigaes; b) identificar necessidades de financiamento; c) identificar razes para as diferenas entre o resultado e o fluxo de caixa originado das atividades operacionais da Entidade; e d) identificar o efeito das transaes de investimentos e financiamentos sobre a posio financeira.

Demonstrao do Fluxo de Caixa

As informaes dos fluxos de caixa de uma entidade

so teis, tambm, por proporcionar aos usurios das demonstraes contbeis uma base para determinar a capacidade da entidade para gerar dinheiro e equivalentes, e de suprir as necessidades da entidade ao utilizar esses fluxos de caixa gerados.

NIC 7 Demonstrao do Fluxo de Caixa


A Norma Internacional exige que as entidades forneam informaes referentes aos movimentos histricos das suas disponibilidades e equivalentes de caixa, mediante a apresentao da Demonstrao do Fluxo de Caixa, classificados segundo sua procedncia, ou seja, se so resultantes da explorao/atividade fim da entidade, de investimentos ou de financiamentos.

NBC T 3.8 Demonstrao do Fluxo de Caixa


3.8.5.1 A Demonstrao do Fluxo de Caixa deve ser apresentada de forma comparativa mediante a divulgao simultnea de informaes do perodo atual e anterior. 3.8.5.2 A demonstrao referida no item anterior, quando divulgada, deve ser efetuada como informao complementar s Demonstraes Contbeis, no se confundindo com notas explicativas. (OPCIONAL) 3.8.5.3 A Demonstrao do Fluxo de Caixa deve ser objeto de reviso ou auditoria se a entidade possuir auditores independentes que revisem ou auditem suas Demonstraes Contbeis.

Definies Importantes
Disponibilidades: compreendem os valores no caixa, depsitos vista em bancos, os equivalentes representados por investimentos de curto prazo e grande liquidez, ou seja, facilmente conversveis em moeda, com riscos de mudana de valor pouco significativos. Fluxo de Caixa: o conjunto de ingressos e desembolsos de numerrio ao longo de um perodo. Consiste na representao dinmica da situao financeira de uma entidade, considerando todas as fontes de recursos e todas as aplicaes em itens de ativo.

Definies Importantes
Caixa: compreende numerrio em mos e depsitos bancrios disponveis. Equivalentes de Caixa: so investimentos de curto prazo, de alta liquidez, que so prontamente conversveis em valores de caixa e que esto sujeitos a um insignificante risco de mudana de valor.

Apresentao da Demonstrao do Fluxo de Caixa

O fluxo de caixa deve informar acerca dos fluxos de recursos havidos durante o exerccio, classificando-os em trs categorias: atividades operacionais ou de explorao, de investimento e de financiamento.

A apresentao desses fluxos separadamente proporciona a obteno de informaes sobre o impacto de cada atividade na situao financeira da entidade, bem como a comparabilidade entre elas.

Apresentao da Demonstrao do Fluxo de Caixa


Atividades operacionais ou de explorao: So as principais atividades geradoras de receita para a entidade.
Portanto os fluxos de caixa das atividades operacionais so basicamente derivados de transaes e eventos geradores de receita para a entidade e que entram na apurao do resultado.

Apresentao da Demonstrao do Fluxo de Caixa


Atividades de explorao ou operacionais: A importncia do fluxo de caixa da explorao chave, pois nos informa em que medida estas atividades geraram fundos lquidos suficientes para pagamento de emprstimos, manter a capacidade de explorao e realizar novos investimentos sem recorrer a fontes externas de financiamento. O fluxo de caixa procedente das atividades de explorao deriva-se fundamentalmente das transaes que constituem a principal fonte de receitas operacionais da entidade.

Apresentao da Demonstrao do Fluxo de Caixa


Atividades de explorao ou operacionais:
Exemplos: a) recebimentos em dinheiro de vendas de bens e servios; b) recebimentos procedentes de comisses e outras receitas operacionais; c) pagamentos a fornecedores; d) recebimentos e pagamentos a empresas de seguros; e) pagamento de salrios e encargos.

Apresentao da Demonstrao do Fluxo de Caixa


Atividades de Investimento: So aquisies e vendas de ativos de longo prazo e outros investimentos que representam gastos destinados a gerar receitas e fluxos de caixa futuros e que no esto inclusos nos equivalentes de caixa.

A apresentao em separado dos fluxos de caixa provenientes de atividades de investimento representa a medida dos desembolsos feitos por causa dos recursos econmicos que iro produzir receitas e fluxos de caixa no futuro.

Apresentao da Demonstrao do Fluxo de Caixa


Atividades de investimento:

Exemplos: a) os valores pagos na aquisio de imobilizados de uso e outros ativos de longo prazo incluindo os pagamentos referentes aos custos de desenvolvimento e a trabalhos realizados pela entidade para seu imobilizado tangvel; b) receitas por venda de ativo imobilizado tangvel, intangvel e outros ativos de longo prazo; c) adiantamentos e emprstimos a terceiros; d) receitas derivadas do reembolso de adiantamento e emprstimos a terceiros.

Apresentao da Demonstrao do Fluxo de Caixa


Atividades de investimento: O fluxo de caixa dos investimentos se mostra relevante, uma vez que detalha o destino dado pela entidade aos seus investimentos: na prpria entidade, em aquisies de outras entidades ou no mercado financeiro. A gerao de resultado e, por conseguinte, de caixa no futuro depender desses investimentos atuais.

Apresentao da Demonstrao do Fluxo de Caixa

Atividades de financiamento: So atividades que resultam em mudanas no tamanho e na composio do patrimnio lquido e emprstimos a pagar da Entidade. Representam, portanto, as exigncias impostas a futuros fluxos de caixa para pagamento dos fornecedores de capital entidade.

Apresentao da Demonstrao do Fluxo de Caixa


Atividades de financiamento: importante a apresentao separada dos fluxos de caixa procedentes de atividades de financiamento, uma vez que so teis para realizar as predies de necessidades de caixa para cobrir os compromissos com os que fornecem capital para a entidade.

Apresentao da Demonstrao do Fluxo de Caixa


Atividades de financiamento: Exemplos: a) Pagamento de obrigaes, emprstimos e outros fundos tomados em emprstimo, sejam de longo ou curto prazo; b) Tomada de emprstimos; e c) pagamentos de arrendamentos (leasing).

Apresentao da Demonstrao do Fluxo de Caixa


A entidade deve apresentar os fluxos de caixa da explorao utilizando um dos seguintes mtodos: Mtodo Direto: onde as principais classes de recebimentos e desembolsos brutos so divulgadas; Mtodo Indireto: onde o supervit ou dficit lquido ajustado pelos efeitos das transaes que no envolvem dinheiro, quaisquer diferimento ou provises de recebimentos ou pagamentos operacionais passados ou futuros e itens da receita ou da despesa relativa a fluxos de caixa de atividades de investimento ou de financiamento.

DFC pelo Mtodo Direto


A Demonstrao do Fluxo de Caixa pelo Mtodo Direto caracteriza-se por apresentar os componentes dos fluxos por seus valores brutos, ao menos para os itens mais significativos de recebimentos e de pagamentos, ou seja, faz a descrio das entradas e sadas brutas de dinheiro no disponvel durante o exerccio. O saldo final das operaes informa o valor lquido do caixa provido ou consumido durante esse perodo.
NBC T 3.8.3.2 A Demonstrao do Fluxo de Caixa pode ser elaborada pelos mtodos direto ou indireto, sendo incentivada a elaborao pelo mtodo direto.

DFC pelo Mtodo Direto


A informao referente s principais categorias de recebimentos e pagamentos em termos brutos pode ser obtida mediante um dos seguintes procedimentos: a) utilizando-se os registros contbeis da entidade; ou b) ajustando-se as vendas e os custos das vendas, e outros itens de resultado por: i) as mudanas havidas durante o exerccio nos estoques e nas contas a receber e a pagar derivadas de atividades da explorao; ii) outros itens sem reflexo no disponvel; e iii) outros itens cujos fluxos de caixa so considerados provenientes de investimentos ou de financiamento.

DFC pelo Mtodo Direto


Neste mtodo, devem ser apresentados, no mnimo, os seguintes tipos de recebimentos e pagamentos relacionados s operaes: Recebimento de clientes; Juros recebidos; Pagamentos a fornecedores e a empregados; Juros pagos; Impostos Pagos; Outros recebimentos e pagamentos.

Roteiro Bsico de Elaborao da DFC pelo Mtodo Direto


1. Ingressos (entradas de recursos) Recebimentos de clientes (+) Recebimento de emprstimos de CP (-) Pagamento a fornecedores (-) Impostos, Encargos e contribuies pagos (-) Pagamentos de despesas operacionais (despesas antecipadas) (=) Recursos derivados das operaes

Roteiro Bsico de Elaborao da DFC pelo Mtodo Direto


(+) Recebimentos por venda de bens imobilizados (+) Resgate de aplicaes de liquidez imediata (+) Ingresso de novos emprstimos (+) Ingressos de outros recursos (=) Total das entradas de recursos

Roteiro Bsico de Elaborao da DFC pelo Mtodo Direto


2. Aplicaes de Recursos (+) Aplicaes no Ativo Imobilizado Tangvel e Intangvel (+) Pagamento de emprstimos a longo prazo (+) Outros pagamentos

3. Variao lquida do disponvel (1-2) 4. (+) Saldo inicial do disponvel 5. (=) Saldo final do disponvel (3+4)

Estrutura sugerida pela NIC e NBC

Divulgaes Adicionais Exigidas pelo Mtodo Direto


A Entidade dever divulgar, ainda, informaes sobre a demonstrao dos fluxos de caixa referentes conciliao do resultado do exerccio com o valor das disponibilidades lquidas geradas ou utilizadas nas atividades operacionais, como exemplificado a seguir: Divulgaes Adicionais

Vantagens do Mtodo Direto


o mais aconselhado a usar, pois proporciona informaes que o mtodo indireto no disponibiliza, como estimar futuros fluxos de caixa; Permite gerar informaes com base em critrios tcnicos, eliminando qualquer interferncia da legislao fiscal; Permite que a cultura de administrar pelo caixa seja introduzida mais rapidamente nas entidades; As informaes do caixa podem estar disponveis diariamente.

Desvantagens do Mtodo Direto


O custo adicional para classificar os recebimentos e

pagamentos pelo valor bruto;


A falta de experincia dos profissionais nas reas

atingidas em usar as partidas dobradas para classificar os recebimentos e pagamentos.

DFC pelo Mtodo Indireto


A Demonstrao do Fluxo de Caixa pelo Mtodo Indireto faz a conciliao entre o supervit lquido e o caixa gerado pelas operaes, corrigindo o resultado lquido, pelos efeitos de:

DFC pelo Mtodo Indireto


a) mudanas havidas nos estoques, contas a pagar e a receber durante o exerccio, e que sejam oriundas de atividades da explorao;
b) itens sem reflexo no disponvel, tais depreciaes, provises, impostos diferidos; como

c) quaisquer outros itens cujos efeitos monetrios sejam considerados fluxos de caixa de financiamento ou investimento.

DFC pelo Mtodo Indireto


Resumindo, o Mtodo Indireto caracteriza-se por apresentar o fluxo de caixa lquido oriundo da:

Movimentao lquida das contas que influenciam na determinao do fluxo de caixa das atividades operacionais, tais como estoques, contas a receber e contas a pagar;
Movimentao lquida das contas que influenciam na determinao do fluxo de caixa das atividades de investimentos e de financiamentos, a partir das disponibilidades geradas pelas atividades operacionais, ajustadas pelas movimentaes dos itens que no geram caixa, tais como: depreciao, amortizao, baixas de itens do ativo permanente, etc.

DFC pelo Mtodo Indireto


Este mtodo permite evidenciar que muitas variaes de caixa podem se dar por modificaes nos prazos de recebimentos e pagamentos.

Roteiro Bsico de elaborao da DFC pelo Mtodo Indireto


Antes da elaborao necessrio:
remover

do lucro lquido, os diferimentos de transaes que aconteceram no caixa passado (gastos antecipados) e todas as alocaes de eventos que podem ser caixa no futuro; do consumo de ativos de longo prazo e aqueles itens cujos efeitos no caixa sejam classificados como atividades de investimento ou financiamento (depreciao, amortizao).

remover do lucro lquido, as alocaes ao perodo

Roteiro Bsico de elaborao da DFC pelo Mtodo Indireto


I Origens dos Recursos a) das Operaes (+/-) Resultado Lquido do Exerccio (+-) Ajustes (ex.: depreciao) (=) Resultado Lquido Ajustado (+) Aumentos Lquidos nas contas do Passivo Circulante (-) Aumentos Lquidos nas contas do Ativo Circulante

Roteiro Bsico de elaborao da DFC pelo Mtodo Indireto


b) de Investimentos (-) Compras de Imobilizado (+) Recebimentos por venda de Imobilizado c) de Financiamento (+/-) Emprstimos Tomados/Pagos (+/-) Juros Recebidos/Pagos II Aplicaes dos Recursos (igual DOAR) III Variao Lquida do Disponvel (I-II) IV Saldo Inicial do Disponvel V - Saldo Final do Disponvel (III + IV)

Estrutura sugerida pela NIC e NBC

Vantagens do Mtodo Indireto


A utilizao desse mtodo propicia ao usurio avaliar o quanto do supervit do perodo foi transformado em caixa, desde que sejam ajustados os eventuais recebimentos e pagamentos do perodo, decorrentes de eventos que afetaram o resultado no passado ou o afetaro no futuro; Apresenta baixo custo. Basta utilizar dois Balanos Patrimoniais (incio e fim do exerccio), a Demonstrao de Supervit ou Dficit do Exerccio e algumas informaes adicionais obtidas na contabilidade;

Vantagens do Mtodo Indireto


Concilia o supervit contbil com fluxo de caixa operacional lquido, mostrando como se compe a diferena; Permite que o usurio avalie quanto do supervit est se transformando em caixa em cada perodo.

Desvantagens do Mtodo Indireto


O tempo despendido para gerar informaes

pelo regime de competncia e s depois convert-las para o regime de caixa;


Se h interferncia da legislao fiscal na

contabilidade, o mtodo indireto ir eliminar somente parte dessas distores.

Consideraes Importantes
Apresentao em Termos Lquidos: A entidade deve informar por separado sobre as principais categorias de recebimentos e pagamentos brutos procedentes de atividades de investimento ou financiamento, exceto pelos descritos a seguir, os quais podem ser includos em forma lquida: recebimentos e pagamentos por conta de clientes, desde que os fluxos de caixa reflitam a atividade do cliente da melhor forma; e

recebimentos e pagamentos provenientes de itens cuja rotao elevada, os valores forem altos e os vencimentos prximos.

Consideraes Importantes
Itens Extraordinrios: Os fluxos de caixa associados a itens extraordinrios devem ser classificados, segundo sua origem, em atividades de explorao, de investimentos ou de financiamentos e apresentados separadamente dentro desses grupos na Demonstrao do Fluxo de Caixa, permitindo que o usurio entenda sua natureza e os efeitos sobre os fluxos de caixa presentes e futuros da entidade.

Consideraes Importantes
Juros e dividendos recebidos: Os fluxos de caixa correspondentes aos juros recebidos e/ou pagos, bem como os dividendos efetivamente recebidos, devem ser revelados separadamente nos respectivos grupos de atividades da explorao, investimento ou financiamento.

Todavia, no h consenso no tocante classificao que as entidades devem dar a estas operaes: os dividendos recebidos e os juros recebidos/pagos podem ser classificados como procedentes das atividades de explorao, ou, alternativamente, os juros pagos podem ser considerados operaes de financiamento, e os juros e dividendos recebidos, podem ser considerados como operaes de investimento.

Consideraes Importantes
Transaes no monetrias: As operaes de investimento ou financiamento que no suponham utilizao de efetivo sero excludas do fluxo de caixa. Todavia estas transaes devero ser informadas, em qualquer outra parte dentro das demonstraes contbeis, de tal forma que forneam toda a informao relevante referente a tais atividades de investimento ou financiamento.
Ex.: compra de imobilizado mediante financiamento direto, leasing, etc. Muitas atividades de investimento e financiamento no incluem caixa e nem equivalentes de caixa, mas, mesmo assim, afetam o ativo e o patrimnio da entidade, como, por exemplo, a aquisio de ativo mediante leasing ou emprstimo.

Consideraes Importantes
Componentes das operaes de caixa e/ou equivalentes: A entidade deve revelar os componentes das operaes de caixa e/ou equivalentes, e deve apresentar a conciliao dos saldos que aparecem no fluxo de caixa com os equivalentes no balano patrimonial. A entidade deve divulgar a poltica que adota na determinao da composio do caixa e equivalente de caixa. Caso acorra alguma mudana na classificao de instrumentos financeiros.

DEMONSTRAO DO VALOR ADICIONADO

Demonstrao do Valor Adicionado

a demonstrao contbil destinada a evidenciar, de forma concisa, a riqueza gerada pela Entidade em determinado perodo, bem como a sua distribuio (NBC T 3.7.1.2, art. 188 da Lei 11.638/07)

Ou seja

o quanto de valor a Entidade adiciona aos insumos que adquire, bem como sua distribuio aos elementos que contriburam para essa adio.

Mas o que Valor Adicionado?

a diferena entre o valor bruto dos bens e servios finais produzidos dos consumos intermedirios nessa etapa, ou seja, corresponde ao quanto a Entidade acrescenta de valor sobre o que pago para terceiros.
Este acrscimo/adio representa um bnus pago pelo mercado pelo que ela (Entidade) produziu num determinado perodo.

Exemplificando
Uma Entidade apresenta os seguintes totais:

Vendas Brutas R$ 1.000,00 Insumos adquiridos de outras empresas R$ 600,00

Mo-de-obra utilizada R$ 100,00


Impostos, taxas e contribuies R$ 300,00

O Valor Adicionado

Produto = Valor Adicionado Venda Bruta (-)Insumos adquiridos Valor Adicionado 1.000,00 (600,00) 400,00

Mas e os R$ 400,00?

Representa o bnus pago pelo mercado, ou seja, quanto foi adicionado de valor ao total pago s outras empresas (consumo intermedirio).

Destino do Valor Adicionado


Renda = Destinao do Valor Adicionado Salrios Impostos Valor Adicionado 100,00 300,00 400,00

Porque

Da riqueza gerada ou adicionada, parte foi para remunerar a mo de obra e outra parte fora destinada ao governo, atravs do pagamento de impostos.

O que diz a Norma Contbil?

As informaes a serem utilizadas na elaborao da DVA devem ser extradas da contabilidade e os valores informados devem ter como base o Princpio Contbil da Competncia.

O que diz a Norma Contbil?

A apresentao do DVA deve ser comparativa, mediante a divulgao simultnea de informaes do perodo atual e do anterior.

O que diz a Norma Contbil?

Se a entidade elabora Demonstraes Contbeis Consolidadas, a DVA deve ser elaborada com base nas demonstraes consolidadas, e no pelo somatrio das DVA individuais.

O que diz a Norma Contbil?

A DVA deve ser objeto de reviso ou auditoria se a Entidade possuir auditores externos independentes que revisem ou auditem suas Demonstraes Contbeis.

Ateno!!!

A DVA quando divulgada, deve ser efetuada como informao complementar s Demonstraes Contbeis.

No faz parte das Notas Explicativas.

Portanto

...fica evidente que a apurao contbil do valor adicionado deve contemplar todas as formas de receitas, despesas e custos, perfeitamente identificadas e que permitam condies para conciliao com a Demonstrao do Supervit e Dficit do Exerccio.

Vale ressaltar que

... a segregao dos itens componentes dos custos e das despesas e sua identificao por origem (interno ou externo), atravs de um detalhamento do plano de contas da Entidade, pode facilmente permitir a elaborao da DVA.

Elaborao da DVA
De acordo com a NBC T 3.7.2.3 a DVA deve conter os seguintes componentes: a) a receita bruta e outras receitas; b) os insumos adquiridos de terceiros; c) os valores retidos pela entidade; d) os valores adicionados recebidos (dados) em transferncia a outras entidades; e) o valor total adicionado a distribuir; f) a distribuio do valor adicionado.

Receita Bruta e Outras Receitas


- vendas de mercadorias, produtos e servios (incluindo os tributos s/receitas), ou seja, o valor da receita bruta com suas dedues, abatimentos, cancelamentos, devolues; - outras receitas decorrentes das atividades fins no relacionadas acima;

Receita Bruta e Outras Receitas


- os valores relativos constituio (reverso) da proviso para devedores duvidosos; - os resultados no decorrentes da atividades-fim, como: ganhos/perdas na baixa de imobilizado, investimentos.

Insumos Adquiridos de Terceiros


- materiais consumidos includos no custo dos produtos,
mercadorias e servios vendidos; (***)
- demais custo dos produtos, mercadorias e servios, exceto gastos com material prprio e depreciaes, amortizaes e exaustes; (***)

Insumos Adquiridos de Terceiros


- despesas operacionais incorridas com terceiros, como: material de consumo, telefone, gua, servio de terceiros, energia; (***) - valores relativos a perdas no ativo como perdas no estoque e investimentos. ***devem ser considerados todos os tributos includos na aquisio, recuperveis ou no.

Valor Adicionado Bruto

a diferena entre as Receitas e os Insumos Adquiridos de Terceiros, o que representa o valor adicionado oriundo da atividade produtiva da Entidade.

Valores retidos pela Entidade


- so representados pela depreciao, amortizao e exausto do perodo.

Valor Adicionado Lquido Produzido pela Entidade


o Valor Adicionado Bruto menos os valores retidos pela Entidade.

Valores adicionados recebidos em transferncia


- o resultado (+) ou (-) da equivalncia patrimonial; - valores registrados como dividendos investimentos avaliados pelo custo; relativos a

Valores adicionados recebidos em transferncia


- valores registrados como receitas financeiras relativos a quaisquer operaes com instituies financeiras, entidades do grupo ou terceiros; - valores registrados como receitas de aluguis, quando se tratar de entidade que no tenha por objeto essa atividade.

Valor Adicionado Total a Distribuir

a soma do Valor Adicionado Lquido Produzido pela Entidade e o Valor Adicionado Recebido em Transferncia.

Distribuio do Valor Adicionado


Apresenta separadamente a parcela que se destina a remunerao de cada elemento que contribuiu para sua formao. empregados; governo; agentes financiadores; Supervit ou dficit do Exerccio.

Distribuio do Valor Adicionado


Empregados Devero ser includos os encargos com frias, 13 salrio, FGTS, INSS, alimentao, transporte, etc., apropriados ao custo do produto / servio ou resultado do perodo; Governo - Devem ser includos nesse item todos os impostos federais, estaduais e municipais de responsabilidade de Entidade; Financiadores remunerao pelos recursos emprestados;

Distribuio do Valor Adicionado


Juros e Aluguis Devem ser consideradas as despesas financeiras e as de juros, relativas a quaisquer tipos de emprstimos e financiamentos junto a instituies financeiras, empresas do grupo ou outras e os aluguis (incluindo-se as despesas com leasing) pagos ou creditados a terceiros; Supervit ou Dficit do Exerccio - Devem ser includos os supervits do perodo destinados s reservas de lucro e eventuais parcelas ainda sem destinao especfica.

Assim

VALOR ADICIONADO = DESTINAO DO VALOR ADICIONADO

DEMONSTRAO DO VALOR ADICIONADO 1) RECEITAS 1.1) Vendas de mercadorias, produtos e servios

2008 -

2007 -

1.2) Proviso para devedores duvidosos (reverso/constituio)


1.3) Resultados no operacionais

2) INSUMOS ADQUIRIDOS DE TERCEIROS


2.1) Materiais consumidos 2.2) Outros custos de produtos e servios vendidos 2.3) Energia, servios de terceiros e outros 2.4) Perda na realizao de Ativos

3) VALOR ADICIONADO BRUTO


4) RETENES

4.1) Depreciao, amortizao e exausto 5) VALOR ADICIONADO LQUIDO PRODUZIDO PELA ENTIDADE

DEMONSTRAO DO VALOR ADICIONADO

2008

2007

6) VALOR ADICIONADO RECEBIDO EM TRANSFERNCIA 6.1) Receitas financeiras 6.2) Aluguis

7) VALOR ADICIONADO TOTAL A DISTRIBUIR 8) DISTRIBUIO DO VALOR ADICIONADO 8.1) Pessoal e Encargos

100%

100%

8.2) Governo
8.3) Financiadores (juros, aluguis, etc) 8.4) Supervit ou Dficit do exerccio 9) VALOR ADICIONADO TOTAL DISTRIBUIDO -

Concluso
O custo adicional para a elaborao da DVA pela Entidade muito pequeno em relao aos benefcios proporcionados pelas informaes geradas. A segregao dos itens componentes dos custos e despesas atravs de um detalhamento do Plano de contas da Entidade, pode facilmente permitir a elaborao da DVA.

You might also like