You are on page 1of 30

Ecotoxicologia

Conceito e Princpio

Os efeitos adversos das atividades humanas sobre o ambiente representam grande preocupao. A contaminao ambiental por substncias qumicas conseqncia da grande industrializao, da utilizao crescente de veculos e do uso intensivo dos recursos naturais pela agropecuria, silvicultura e minerao.

Conceito e Princpio

Aumento das emisses de poeira e gases orgnicos e inorgnicos, so uma ameaa para o meio ambiente e para sade humana (Teles, 2002). Emisses de metais txicos e de compostos qumicos orgnicos e persistentes (POPs), representam perigo para a vida humana e selvagem (Fernicola & Souza Oliveira, 2002).

A Ecotoxicologia alerta para as substncias qumicas que representam risco e, assim, sugere a aplicao de medidas preventivas antes que ocorram graves danos aos ecossistemas naturais (Paasivirta, 1991)

Toxicologia Ambiental e Ecotoxicologia, so termos empregados para descrever o estudo cientfico dos efeitos adversos causados sobre os organismos vivos pelas substncias qumicas liberadas no ambiente.

o campo da cincia que estuda que estuda como os ecossistemas metabolizam, transformam, degradam, eliminam, acumulam e sofrem ao da toxicidade dos produtos qumicos que nele penetram (Mello, 1981)

Abordagem ecotoxicolgica (Boudu & Ribeyre,


1989)
Atividades humanas Processos naturais

Fonte de contaminao

ecossistemas

Bitopo Fatores abiticos

Biocenose Fatores biticos

Conseqncias ecotoxicolgicas

Ecotoxicocintica
Estuda o comportamento e o destino das substncias qumicas no ambiente e nos organismos e os mecanismos de ao txica na qumica da sade ambiental

Propriedades ecocinticas de uma substncia - McKinney, 1981.


Transporte Biotransformao Reao fotoqumica Adsoro Sedimentao

Composto qumico liberado no ambiente

Organismos alvos: Homem, peixes, pssaros, etc.

Sedimento

Depsito

Bioacumulao

a transferncia dos contaminantes do meio externo para um organismo, no qual as concentraes passam a ser maiores que as do meio externo.

Depurao ambiental

Os processos de degradao dos xenobiticos podem ser: abiticos e biticos

Processo abitico

Hidrlise: alterao da estrutura qumica por reao direta com gua. Oxidao: a modificao qumica envolve transferncia de eltrons do xenobitico para um aceptor de eltrons (oxidante). Reduo: envolve a transferncia de eltrons de um agente redutor para o xenobitico a ser reduzido. Degradao fotoqumica: transformao causada por interao com luz solar.

Processo bitico

a biodegradao microbiana, promovida por microrganismos heterotrficos.

Estes microrganismos possuem enzimas envolvidas em processos metablicos fundamentais (oxidao e hidrlise).

Avaliao e gesto do risco ecotoxicologico para sade humana

Hoje a sociedade preocupa-se mais com o uso intensivo e extensivo de produtos qumicos e seus efeitos para o homem e seu ambiente natural. Alguns agentes qumicos tm causado danos graves a sade humana, provocando efeitos irreversveis e morte prematura.

Programa Internacional de Segurana em Qumica (IPCS)

Procura assegurar a proteo da sade, do ambiente e da vida, diante dos riscos decorrentes da produo, comercializao, uso, armazenagem, transporte, manuseio e descarte de produtos qumicos, incluindo os resduos industriais e domsticos.

Risco ambiental

Pode ser definido como uma probabilidade de ocorrncia de um evento indesejado, com severidades diferenciadas em relao aos efeitos adversos sade humana, propriedade ou ao ambiente. Na sociedade globalizada, o risco zero nunca atingido

Produo da Industria Qumica


Ano 1930 1999 milhes de toneladas 1 400

2020

740

Avaliao do risco ecolgico

Ainda no utilizada no Brasil como ferramenta de gerenciamento ambiental. Em paises desenvolvidos nos ltimos dez anos procuram caracterizar os riscos ambientais.

IPCS

Diante a postura internacional do IPCS, a indstria passa a ser responsvel pela avaliao dos riscos ambientais e da sade humana e assume a responsabilidade por seus produtos.

A avaliao de risco ambiental...

... o processo que estabelece os nveis de aceitabilidade de risco para o indivduo, sociedade e ecossistema. O objetivo prover os rgo ambientais responsveis pela regulao ambiental. E a estrutura da empresa com informaes relevantes que possibilitem controlar os riscos presentes.

Metodologia de avaliao de risco ambiental

Proposta pela Academia Nacional de Cincias (NAS) e, Adaptada pela Agncia Americana de Proteo Ambiental (EPA). preconizam:

Identificao do perigo Avaliao dose-resposta Avaliao da exposio

Caracterizao do risco

Identificao do perigo

Identificao do contaminante primrio, ou seja, a fonte de contaminao. Quantificar a concentrao do contaminante no meio ambiente. Caracterizar e descrever os meios de contaminao envolvidos. Descrever a toxicidade.

Avaliao dose-resposta
Avaliar se a dose administrada ou recebida do contaminante promove um efeito deletrio na populao/ambiente.

Avaliao da exposio

Estima-se a magnitude, a freqncia, a durao e as vias de exposio mais representativas de efeitos potenciais

Vias: Humanos: pulmes, pele,tratogastrointestinal Ecossistemas: receptores ambientais

Caracterizao do risco

a etapa final do processo analtico de avaliao de risco. Integra as etapas anteriores e exprime o risco qualitativo (avaliao da toxicidade da substncia) e o risco quantitativo (avalia a exposio e a liberao para o ambiente)

Biomarcadores

O processo de avaliao de risco ambiental tambm pode ser efetuado atravs de biomarcadores. Ex. plantas, animais

Avaliao do risco scio-ambiental

Formulao do problema. Caracterizao da atividade perigosa: empreendimento, rea de estudo, fontes de contaminao e agentes estressores,destino e transporte do contaminante

Modelo conceitual, Sexton et al, 1992


Fonte de contaminao
Caracterizao da natureza e extenso da contaminao

Atmosfera

Solo

Recursos hdricos

Alimentos

Caracterizao dos receptores

Previso de efeitos

CONAMA - Conselho Nacional de Meio Ambiente CPRH Agncia Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hdricos AIA- Avaliao de Impacto Ambiental EIA Estudo de Impacto Ambiental RIMA Relatrio de Impacto Ambiental

You might also like