You are on page 1of 36

Universidade Salvador Engenharia Mecnica

Mirella Boery

Daniel Caldas Daniel Peixoto Marcus Rigaud Pedro Leonardo

O PVC um polmero muito importante, com aplicaes industriais e comerciais nas reas:

construo civil, medicina, calados, brinquedos, fios e cabos, indstria automobilstica, entre outras.

No Brasil, o instituto de PVC rene os segmentos da cadeia produtiva do PVC:

Fonte: Tecnologia do PVC

Incio em 1835 - Justus von Liebig descobriu o monmero cloreto de vinila (MVC), um gs temperatura ambiente. 1872 - O primeiro registro da polimerizao do MVC e obteno do PVC. E. Baumann detalhou a mudana do MVC induzida pela luz para um produto slido branco. 1912 - Fritz Klatte descobriu o procedimento para a produo comercial do PVC.

1926 W. Semon descobriu que misturando-se o PVC com plastificantes, era possvel processlo e torn-lo altamente flexvel, com aspecto borrachoso.

inventou o primeiro elastmero termoplstico, importante para o recobrimento de fios e cabos eltricos durante a crise da borracha com aplicao at os dias de hoje.

Anos 20 A primeira produo comercial do PVC ocorreu nos Estados Unidos. Anos 30 Os alemes conseguiram produzi-lo. Anos 40 A produo britnica teve incio. 1954 A produo comercial no Brasil teve incio.
Hoje uma das unidades industriais da Braskem.

B. F. Goodrich (EUA) e das Indstrias Qumicas Matarazzo

Obteno de matria prima Cloro Eteno Monmero Cloreto de Vinila MVC Sntese do PVC

Eletrlise do cloreto de sdio (sal comum) em meio aquoso (salmoura altamente saturada).

Trs processos comerciais de eletrlise:


- Amlgama de Mercrio - Diafragma de Amianto - Membrana

Catodos de Mercrio dissolvem o sdio metlico descarregado. O amlgama de sdio tratado posteriormente com gua, levando formao da soda custica e do gs hidrognio. No anodo produzido o gs cloro. Processo condenado substituio por processos ambientalmente mais adequados.
- emisses de mercrio para a gua e para o ar,

Separao fsica do catodo e do anodo por uma parede de amianto, que impede o fluxo de eletricidade ao longo da clula. A clula de amianto por si s no oferece risco ao meio ambiente. Processos de manuseio e disposio so problemticos.

Membrana orgnica, normalmente baseada em polmeros fluorados, separa fisicamente anodo e catodo.

Permeabilidade seletiva, permite a passagem dos ons sdio e impede a dos ons cloreto e hidroxila entre as divises da clula.
No existe registro de problemas ambientais potenciais.

obtido por meio de processos convencionais da indstria petroqumica:

petrleo, gs natural ou etanol.

Ricas em hidrocarbonetos leves:

etano, propano e butano

Processos de craqueamento (quebra das molculas dos hidrocarbonetos saturados) eteno e propeno

realizada por meio de duas rotas principais: - processo balanceado: a mais amplamente utilizada em escala mundial.
- rota do acetileno: teve importncia at meados da dcada de 1960.

Duas rotas de produo do MVC interdependentes, ambas baseadas no produto intermedirio: EDC. Clorao direta:

- Processos de fase lquida: reao se processa a temperaturas na faixa de 50 a 70C e sob presses de 4 a 5 atm. - Processos de fase gasosa: temperatura e a presso variam entre 90 e 130C e 7 e 10 atm.

Oxiclorao.

Nessa reao o eteno reage com cloreto de hidrognio na presena de oxignio, e cloreto de cobre como catalisador, em temperaturas na faixa de 250 a 350C.

EDC s
MVC
Cloreto de Hidrognio

convergem para reao de craqueamento

Balanceado:

- necessidade de reaproveitar o cloreto de hidrognio liberado na reao de craqueamento do EDC para obteno do MVC.

Fonte: Tecnologia do PVC

Reao do acetileno com cloreto de hidrognio na presena de cloreto de mercrio como catalisador
Foi o processo preferencial at a dcada de1960.

Mecanismo de polimerizao via radicais livres Processo de polimerizao em suspenso Processos de polimerizao em emulso e microsuspenso Processo de polimerizao em massa Processo de polimerizao em soluo

Trs estgios distintos para a formao da cadeia molecular. Estgio de iniciao: decomposio do iniciador sob o efeito de aquecimento, gerando espcies altamente energticas, capazes de interagir com a dupla ligao presente no monmero.

Segundo estgio: Propagao O radical monomrico transfere o radical para outra molcula de monmero, e assim sucessivamente, formando macro-radicais

Terceiro estgio: Terminao Estabilizao dos macro-radicais. O processo de terminao pode se dar por processos de desproporcionamento ou combinao.
O polmero PVC representado por meio de sua unidade repetitiva

n: representa o grau de polimerizao da molcula.

+- 80% do PVC consumido no mundo. O MVC disperso na forma de gotas, por agitao vigorosa e na presena de um agente de suspenso. A reao de polimerizao ocorre dentro das gotas em suspenso, por um mecanismo de reaes em cadeia via radicais livres.

O carregamento do reator iniciado com: gua desmineralizada, aditivos de polimerizao, dispersantes e iniciadores. incio da reao: Vcuo no reator

Carga do monmero cloreto de vinila liquefeito

aquecimento da camisa do reator

Principal parmetro para definio do peso molecular da resina a temperatura (50 a 70C)

Sendo a converso da reao atingida, geralmente na faixa dos 75 aos 95%, a reao encerrada e o monmero remanescente recuperado.
O polmero da consistncia da lama passa por um processo de stripping, que extrai o MCV remanescente.

A lama passa por um processo de concentrao via centrifugao. Umidade restante seca em secadores de leito fluidizado. A resina seca ento peneirada para reteno de partculas extremamente grosseiras e armazenada em silos

Fonte: Tecnologia do PVC

Temperatura de polimerizao

Sem outros agentes reativos, o peso molecular do PVC quase que inteiramente determinado pela temperatura de polimerizao. Quanto maior a temperatura de polimerizao, menor o peso molecular da resina obtida. Menores temperaturas de polimerizao implicam maiores valores de porosidade de partcula.

Reciclagem mecnica: o sistema mais utilizado, e devemos considerar dois tipos de PVC: o originrio do processo industrial ou scrap ( realizado desde as origens do material) e o proveniente de residuos urbanos. Em ambos os casos, os resduos so selecionados, modos, readitivados (quando o caso) e transformados em novos produtos.

Reciclagem qumica: Os resduos so submetidos a processos qumicos sob temperatura e presso para decomp-los em produtos mais elementares, como leos e gases. Atualmente, esse processo usado apenas em pases como Alemanha e Japo. Reciclagem energtica: Consiste na queima controlada dos resduos, sob condies tecnicamente avanadas, visando a recuperao da energia contida no material. Esta tecnologia aplicada em toda a Europa, EUA e sia, mas pouco utilizada na Amrica do Sul.

No biodegradvel: resiste degradao natural, permanece longo tempo no ambiente e pode ser distribuda globalmente pelos fluxos dos ventos e das guas.
Bioacumulao: Significa que a substncia lipossolvel e conseqentemente imiscui-se nos tecidos dos seres vivos. Estas substncias tambm atravessam a barreira placentria facilmente e concentram-se no leite materno tanto humano como de outros mamferos.

A produo de PVC o grande consumidor global do gs cloro: O PVC consome em torno de 40% de toda a produo de cloro, ou aproximadamente 16 milhes de toneladas de cloro/ano em todo o planeta. O PVC representa o maior produtor, em volume, de organoclorados .

Toxicidade: Os precursores, aditivos e subprodutos gerados e liberados durante o ciclode-vida do PVC mostraram causar uma srie de leses sade, em alguns casos em doses extremamente baixas, incluindo:
Cncer; Disfuno do sistema endcrino; Leses no aparelho reprodutivo; Leses no desenvolvimento infantil e defeitos de nascimento; Neurotoxicidade (leses ao crebro ou em suas funes); Supresso do sistema imunolgico.

Nunes, Luciano Rodrigues, concepo e org.; Rodolfo Jr., Antonio, coord. R_t Tecnologia do PVC . So Paulo: ProEditores / Braskem, 2006 448 p Fernandes, E., Glria, A. M. S., Guimares, B. A.. O Setor de soda-cloro no Brasil e no mundo. Rio de Janeiro: BNDES Setorial, mar. 2009 n. 29, p. 279-320.

You might also like