You are on page 1of 9

GRAMTICA GERATIVA GERATIVISMO

Chomsky, nascido em 1928, publicou o livro Syntactic Structures, em 1957. A obra veio a se tornar um divisor de guas na lingustica do sculo XX. Nesta obra, e em publicaes posteriores (1965 e anos seguintes), ele desenvolveu o conceito de gramtica gerativa que se distanciava radicalmente do Estruturalismo e do Behaviorismo das dcadas anteriores. Ela foi denominada gerativa exatamente por ser um sistema de regras e princpios formalizado ou explcito que permite, a partir de um nmero limitado de regras, gerar um nmero infinito de sentenas gramaticais de uma lngua qualquer.

Um dos objetivos principais da gramtica gerativa era oferecer um meio de anlise dos enunciados que levasse em conta o nvel subjacente da estrutura (competncia e desempenho). Chomsky traou a distino fundamental (semelhante dicotomia lngua/fala de Saussure) entre o conhecimento que uma pessoa tem das regras de uma lngua e o uso efetivo dessa lngua em situaes reais. quele conhecimento ele se referiu como competncia e ao uso como desempenho.

A competncia , ento, o conjunto de aptides especializadas que um indivduo adquiriu em sua primeira infncia e que lhe permitem, ao nvel do desempenho, enunciar e compreender um nmero infinito de frases de sua lngua materna.

A lingustica deveria preocupar-se com a competncia e no se limitar ao estudo do desempenho. Tem por tarefa, tentar realizar uma descrio de tudo o que constitui essa competncia lingustica de um falante/ouvinte ideal. O linguista visava descobrir as realidades mentais subjacentes ao modo como as pessoas usam a lngua(agem). Para Chomsky, no basta apenas observar e classificar os dados, necessria uma teoria explicativa que preceda os dados e que possa explicar no s as frases realizadas, mas tambm as que potencialmente seriam produzidas pelo falante.

Os gerativistas esto preocupados em depreender na anlise das lnguas propriedades comuns, universais da linguagem, que constituem a gramtica universal (GU). O objetivo da lingustica, nesta perspectiva, a construo de uma gramtica geral que permita a descrio de todas as lnguas.

Chomsky admite dois tipos de estruturas lingusticas:


- A estrutura profunda

determina a interpretao semntica da frase ( finita) subjacente superficial; determina a interpretao fontica e se relaciona com a forma fsica da expresso oral real unidades tal como elas se apresentam nas frases realizadas.

- A estrutura de superfcie

ASPECTS OF THE THEORY OF SYNTAX (1965)


Conhecido como teoria padro, o modelo apresente

trs componentes: um central (sinttico) e dois interpretativos (semntico e fonolgico):

Sinttico Base que gera as estruturas profundas;


Os dois componentes interpretativos se articulam sobre o componente sinttico: a interpretao semntica incide sobre a EP, e a fonolgica incide sobre a ES.

Reao s ideias de Chomsky


O efeito das ideias de Chomsky tem sido fenomenal. No exagero dizer que no existe nenhuma questo terica importante na lingustica de hoje que no seja debatida nos termos em que Chomsky optou por defini-la.

Estatsticas mundiais revelam que ele se encontra entre os dez autores mais citados em todas as cincias humanas. Chomsky um dos pensadores mais importantes da histria contempornea.

CRTICAS RECEBIDAS
A

FORMALIZAO DA TEORIA INVIVEL EM SALA DE AULA;

TORNOU-SE

CENTRA-SE NA COMPETNCIA, DESVIANDO-SE

DO DESEMPENHO;
TRABALHA COM FALANTE/OUVINTE IDEALIZADO;

LIMITA-SE A DISCUSSO DA ORAO, DEIXANDO

DE FORA A PARAGRAFAO E A TEXTUALIDADE.

ATIVIDADES
1.

2.
3.

4.
5. 6. 7.

Por que a gramtica proposta dor Chomsky chama-se gerativa? Explique o que o falante ideal na teoria chomskyana. Conceitue competncia e desempenho. Como Chomsky define lngua e gramtica? Como Chomsky concebe a aquisio da linguagem? Explique a relao entre a estrutura profunda e de superfcie. Faa correlao entre os componentes sinttico, semntico e fonolgico na teoria chomskyana.

You might also like