You are on page 1of 12

A EXPLORAO DO OCEANO ATLNTICO E DA COSTA OCIDENTAL DE FRICA

RUMOS DA EXPANSO

BURGUESIA

NOBREZA/ CLERO

APS O FRACASSO DA CONQUISTA DE CEUTA, SURGIRAM DUAS CORRENTES DE OPINIO EM PORTUGAL EM RELAO AO RUMO DA EXPANSO: A BURGUESIA defendeu o abandono de Ceuta e o avano nas DESCOBERTAS A NOBREZA defendeu a continuao das CONQUISTAS no Norte de frica

LENDAS DO MAR TENEBROSO

Mas, para a aventura no mar, havia dois grandes obstculos: 1. - Poucos meios tcnicos para navegar no mar alto (falta de barcos e instrumentos de orientao) 2. - O medo do desconhecido MAR TENEBROSO

UMA EXPANSO MARTIMA PREPARADA E ORGANIZADA

D. Joo I encarregou o filho, INFANTE D. HENRIQUE, de organizar as viagens dos Descobrimentos. O Infante rodeou-se de MATEMTICOS, ASTRNOMOS, CARTGRAFOS e NAVEGADORES.

DE PORTUGAL S ILHAS ATLNTICAS, AO CABO BOJADOR/1fase das descobertas

DESCOBERTAS
1419 MADEIRA

1427
1434

AORES
CABO BOJADOR

1441
1446

CABO BRANCO
GUIN

1456
1460

CABO VERDE
SERRA LEOA

DESCOBERTAS NA COSTA OCIDENTAL AFRICANA medida que os portugueses foram avanando ao longo da costa africana, as dificuldades foram aumentando pelo que tiveram de aperfeioar os meios tcnicos ligados navegao.

CARAVELA Mais rpida e esguia do que a barca, era mais fcil de manobrar e conseguia navegar mesmo com ventos contrrios, devido s velas triangulares, permitindo a chamada navegao bolina.

DESCOBERTAS NA COSTA OCIDENTAL AFRICANA A navegao no mar alto obrigou utilizao de novos instrumentos de orientao NAVEGAO ASTRONMICA -, isto , a navegao feita com o auxlio dos astros (estrelas e sol).

Estrela Polar

Astrolbio

Balestilha

Quadrante

Novos conhecimentos e novas informaes de outras terras vieram fazer progredir as reas de GEOGRAFIA, MATEMTICA, ASTRONOMIA e CARTOGRAFIA.

DESCOBERTAS NA COSTA OCIDENTAL AFRICANA/2fase das descobertas

No reinado de D. Afonso V, a Coroa alugou a FERNO GOMES a explorao da costa ocidental africana.

DESCOBERTAS NA COSTA OCIDENTAL AFRICANA/3fase das descobertas

D. Joo II apoiou-se em dois navegadores: DIOGO CO e BARTOLOMEU DIAS.

Por terra, enviou dois emissrios: AFONSO DE PAIVA e PERO DA COVILH.

O TRATADO DE TORDESILHAS
Enquanto se preparava a viagem ndia, houve, entre Portugal e Castela, um problema que levou diviso do mundo atravs do TRATADO DE TORDESILHAS.

DESCOBERTA DO CAMINHO MARTIMO PARA A NDIA

Em 1497, VASCO DA GAMA descobriu o caminho martimo para a ndia.

DESCOBERTA OFICIAL DO BRASIL

Na segunda viagem efetuada ndia, a armada, comandada por PEDRO LVARES CABRAL, fez um desvio para ocidente, descobrindo, em 1500, as TERRAS DE VERA CRUZ (BRASIL).

You might also like