You are on page 1of 15

UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA PR-REITORIAACADMICA CURSO DE ENFERMAGEM

FATIMA MARIA FRANA TRINDADE IZABEL FIGUEIRA DA COSTA JERFSON FREITAS SOARES

TERRORISMO QUMICO

Recife 2012

TERORRISMO QUMICO

INTRODUO

DESENVOLVIMENTO

CONCLUSO

INTRODUO
Ato de devastar, saquear, explodir bombas, sequestrar, incendiar, depredar ou praticar atentado pessoal ou sabotagem, causando perigo efetivo ou dano a pessoas ou bens, por indivduos ou grupos, com emprego da fora ou violncia, fsica ou psicolgica, por motivo de facciosismo poltico, religioso, tnico/racial ou ideolgico, para infundir terror com o propsito de intimidar ou coagir um governo, a populao civil ou um segmento da sociedade, a fim de alcanar objetivos polticos ou sociais. Representam srios perigos para aqueles que as desenvolvem, produzem e usam, persiste a possibilidade de que sejam empregadas para propsitos terroristas ou criminais.

Armas qumicas e biolgicas esto proibidos por tratados internacionais que a maioria dos estados membros da OMS assinaram, tais como o Protocolo de Genebra de 1925, a Conveno de Armas Biolgicas e Toxinas de 1972 e a Conveno de Armas Qumicas de 1993.

Armas Qumicas, porque so uma ameaa?


Conhecimento disponvel; Tecnologia e infraestrutura de complexidade intermediria; Intermediarios fceis de serem obitidos; Interesses de gurpos, empresas ou particulares que procuram se beneficiar; Cientistas com ambies que vivem em pases que atravessam situaes economicas crticas.

Armas Qumicas
As armas qumicas so imperceptveis aos sentidos humanos e matam indiscriminadamente. Produtos utilizados nas indstrias qumicas a forma usual.

A maior parte dos agentes qumicos se enquadra em cinco amplas categorias:

Blister13- Como o gs mostarda;


provocam bolhas e destruio do tecido epitelial, tais como as queimaduras, e podem provocar danos fatais ao sistema respiratrio.

Gs sarin e VX- nervoso, um agente


letal;

Gs clordrico e fosgnio- Asfixiante Cianeto e cido ciandrico sangneos e incapacitantes.

Uma nova gerao de armas qumicas est em desenvolvimento. O nico agente de que se tem conhecimento o perfluoroisobuteno (PFIB), que uma substncia extremamente txica, inodora e invisvel, obtida quando o polmero teflon submetido a calor extremo, sob condies especiais. Mscaras com carvo ativado e outros equipamentos de proteo no so efetivos contra o PFIB (CORDESMAN, 2002).

Por que usar Armas Qumicas?


Custo para escolha de uma arma em uma rea de 1km 2.000 dlares - armas convencionais 800 dlares armas nucleares 600 dlares armas qumicas 1 dlar armas biolgicas

Por que usar Armas Qumicas?

Quantidade necessria para causar leses fatais a 8.500.00 pessoas (Seria a populao total da Sucia) atravs de substncias txicas.

Casos reais de uso de Armas Qumicas?


1915 Ypres, Blgica: Tropas alems lanaram 150 toneladas de cloro 1917 Alemes empregam Iperita (mostarda) 1980 Guerra do Iraque contra Ir com iperita (agentes nervosos e cido ciandrico.) 2004 No Reino unido 5 pessoas acusadas de produzir armamento qumico 2004 Na Frana, 16 pessoas suspeitas sobre o atentado contra o metr de Paris e contra alvosna Frana e no resto da Europa.

Agentes de Armas Qumicas?

Asfixiante (Cloro, fosgnio)

Sanguneos (Cianetos de hidrognio, cloreto de cianognio, arsina)

Txicos
Vesicantes (Mostarda destilada, mostarda de nitrogenio, Lewisita) Incapacitantes (BZ) Nervos (Somn, Sarin, Tabn, VX)

Diferenas entre uso blico do uso terrorista

Blico
Vtimas militares

Terrorista
Vtimas civis

Responsabilidade das Foras Armadas

Responsabilidade da resposta civil

Agentes qumicos de uso blico: Alta letalidade, fcil disperso, persistncia.

Agente qumicos de uso terrorista: disponibilidade, fcil disperso, toxicidade

Protocolo Geral em caso de terrorismo por Armas Qumicas? Profissional de Sade


1. Identificar o agente/produto/substncia.
2. Preparar as reas onde sero recebidas as vtimas contaminadas, os equipamentos de proteo individual e de descontaminao e antdotos necessrios. Construir barracas de descontaminao se for possvel. 3. Proteger todas as reas que possam ser contaminadas, includas as entradas do hospital e o solo. 4. Notificar o evento s autoridades de Defesa/Proteo Civil e outros atores importantes. 5. Se a substncia qumica for um agente de guerra e as foras militares ou de segurana no foram informadas, proceder a notificao a elas.

Protocolo Geral em caso de terrorismo por Armas Qumicas? Profissional de Sade


6. Se um agente nervoso (anticolinesterase) estiver envolvido, notificar s

farmcias das unidades de sade sobre a possvel necessidade de grandes


quantidades de atropina e pralidoxima. 7. Acionar o sistema de vigilncia ambiental e epidemiolgica quando as

vtimas chegam (Observao: Um paciente contaminado pode chegar sala


de emergncias sem aviso prvio)

Protocolo Geral em caso de terrorismo por Armas Qumicas? Profissional de Sade


8. O perigo qumico real?

- A liberao ou a exposio so conhecidas (incluindo uma notificao


tardia) - H alguma substncia lquida sobre a pele do paciente ou a roupa.

- H sintomas especficos de efeitos de substncias qumicas (estresse


respiratrio, coma, convulses, miose, etc.) - Existe uma referncia a um cheiro/odor especfico (H, L, fosgnio, cloro) - O perigo pode ser detectado com algum equipamento de deteco apropriado

Concluso
Como a intolerncia patente, armas de destruio em massa qumicas biolgicas e nucleares tendem a ser utilizadas, quando disponveis. Assim sendo, a fim de preservar vidas inocentes, todos os estados devem evitar aes que aumentem o sentimento de injustia no mundo e que fomentem o dio entre os povos, pois este o principal combustvel do terrorismo. Devemos evitar animosidades e difundir uma cultura de tolerncia, pois, uma vez deflagrado o terror, extirp-lo trabalho difcil e demorado.

Referncias Bibliogrficas
ANNAN, Kofi. Uma estratgia mundial de combate ao terrorismo. Disponvel em: http://www.un.org/av/radio/portuguese/sgmadrid. Acesso em: 14 abr. 2012. BOLSHOV, Leonid; ARUTYUNYAN, Rafael; PAVLOVSKY, Oleg. Radiological terrorism. In: WORKSHOP ON TERRORISM IN A HIGH-TECH SOCIETY AND MODERN METHODS FOR PREVENTION AND RESPONSE, 2001, Moscow, Russia. High-impact terrorism: proceedings of a Russian-American workshop. Washington, D.C.: National Academy. Press, 2002. p.135-148. CORDESMAN, Anthony H. (Org.). Terrorism, asymmetric warfare, and weapons of mass destruction. Westport, C.T.: Praeger Publishers, 2002. ESTADOS UNIDOS. Department Of State. Office of the Coordinator for Counterterrorism. Country reports on terrorism 2005. Washington, D.C., april 2006. Disponvel em: < http://www.state.gov/s/ct/rls/crt/c17689.htm >. GARCA, Susana. Terrorismo Qumico. Guia sobre Resposta de Sade Pblica a Armas Biolgicas e Qumicas. Disponvel em: http://www.bvsde.paho.org/cursode/p/modulos/modulo_1.8.pdf, acessado em 13/04/2012. Revista Brasileira de Inteligncia. Braslia: Abin, v.3, n.4, set.2007. SIMO, M & BARCELOS, R. (Org). Projeto de Pesquisa. In:_ Manual para Elaborao de Trabalhos Acadmicos. Niteri: UNIVERSO, 2006.

You might also like