You are on page 1of 62

SANEAMENTO BSICO

NOES SOBRE A QUALIDADE DA GUA

Ao percorrer o ciclo hidrolgico, a gua como solvente natural, carreia impurezas tendo ao longo do ciclo suas caractersticas alteradas. Assim sendo gua quimicamente pura no existe. O ciclo hidrolgico natural constitudo por diferentes processos fsicos, qumicos e biolgicos. Quando o homem atua sobre este sistema e se concentra no espao produz grandes modificaes, que alteram dramaticamente este ciclo, e trazem consigo impactos significativos (muitas vezes de forma irreversvel) no prprio homem e na natureza.

SANEAMENTO BSICO NOES SOBRE A QUALIDADE DA GUA A Lei de Poltica Nacional do Meio Ambiente (Lei n 6.938, de 31 de agosto de 1981) define como: Poluio "a degradao da qualidade ambiental resultante de atividades que direta ou indiretamente:

Prejudiquem a sade, a segurana e o bem-estar da populao; Criem condies adversas s atividades sociais e econmicas; Afetem desfavoravelmente a biota; Afetem as condies estticas ou sanitrias do meio ambiente; Lancem matrias ou energia em desacordo com os padres ambientais estabelecidos." (art. 3. III)

SANEAMENTO BSICO NOES SOBRE A QUALIDADE DA GUA

SANEAMENTO BSICO NOES SOBRE A QUALIDADE DA GUA

Poluio pontual: Quando a poluio causada pelo despejo de efluentes industriais, comercias e domsticos. As aes de controle so mais rpidas e eficazes. Poluio difusa: As aes de controle sobre a poluio difusa so dificultadas pela inexistncia do ponto de lanamento especfico.

SANEAMENTO BSICO NOES SOBRE A QUALIDADE DA GUA

SANEAMENTO BSICO NOES SOBRE A QUALIDADE DA GUA Difusas ou dispersas: guas de escoamento da superfcie ou de infiltrao de origem da agricultura

http://www.daebauru.com.br/site2006/material/cap_subterranea.htm

SANEAMENTO BSICO NOES SOBRE A QUALIDADE DA GUA Difusas ou dispersas: provenientes de infiltrao pelo solo de atividades de saneamento bsico e industriais mau executadas

http://www.daebauru.com.br/site2006/material/cap_subterranea.htm

SANEAMENTO BSICO NOES SOBRE A QUALIDADE DA GUA

SANEAMENTO BSICO

NOES SOBRE A QUALIDADE DA GUA


Principais forma de Poluio Reservas de gua

Poluio

Sedimentar

Biolgica

Trmica

Despejo de substncias Orgnicas Inorgnicas

SANEAMENTO BSICO NOES SOBRE A QUALIDADE DA GUA Poluio Sedimentar

Qual a origem?

O que causam? Interferem na fotossntese e na capacidade dos animais encontrarem alimentos Adsorvem e concentram os poluentes biolgicos e os poluentes qumicos

Partculas do solo

Extrao mineral Desmatamentos Eroses Extrao mineral Esgotos e efluentes

Produtos qumicos insolveis

SANEAMENTO BSICO NOES SOBRE A QUALIDADE DA GUA Poluio Biolgica Os microrganismos podem: mudar a composio qumica da gua fornecer nutrientes para outros organismos aquticos CICLOS DA MATRIA representar um grande risco para a sade humana e animal PATGENOS

SANEAMENTO BSICO NOES SOBRE A QUALIDADE DA GUA Poluio Trmica


Diminui a quantidade de oxignio dissolvido (43,39 mg de O2/kg de H20 a 20 C)

Diminui do tempo de vida de algumas espcies aquticas


Altera os ciclos de reproduo Aumenta a quantidade de gs carbnico na atmosfera (0,86 L de CO2/L de H2O a 20 C) Aumenta a velocidade das reaes entre os poluentes presentes na gua Potencializa a ao nociva dos poluentes

SANEAMENTO BSICO

Poluio por esgotos domsticos e industriais Poluio por resduos da agricultura

SANEAMENTO BSICO

Poluio pela agricultura Poluio por resduos da agricultura

SANEAMENTO BSICO

Poluio por metais Poluio por resduos da agricultura

SANEAMENTO BSICO

Poluio por metais Poluio por resduos da agricultura

SANEAMENTO BSICO

Poluio por petrleo Poluio por resduos da agricultura

SANEAMENTO BSICO

NOES SOBRE A QUALIDADE DA GUA

As

caractersticas fsicas, qumicas e biolgicas das guas naturais podem no atender aos requisitos necessrios para o consumo, sendo necessrio adequ-las aos Padres de Potabilidade.

SANEAMENTO BSICO NOES SOBRE A QUALIDADE DA GUA

Contaminao:
presena de substncia(s) qumica(s) no ar, gua ou solo, em

concentraes tais que restrinjam a utilizao desse recurso ambiental considerando avaliao de risco sade humana.

gua contaminada: gua que possui elementos em concentraes nocivas (txicas), ao consumo como alimento pelo homem, pelos animais e vegetais. Ex: organismos patognicos, substncias txicas ou radioativas. Caso particular de poluio.

SANEAMENTO BSICO

NOES SOBRE A QUALIDADE DA GUA

Ciclo de contaminao (Tucci, 2005)

SANEAMENTO BSICO

de fundamental importncia que vrias providncias sejam tomadas para evitar que a gua seja contaminada, desde a captao at o momento de ser utilizada pelo consumidor.

SANEAMENTO BSICO

Esquema de um Sistema de Abastecimento de gua

SANEAMENTO BSICO Conceitos sobre alguns termos utilizados no Saneamento


de fundamental importncia que vrias providncias sejam tomadas para evitar que a gua seja contaminada, desde a captao at o momento de ser utilizada pelo consumidor. Captao: Proteo do manancial Aduo: No se deve aduzir gua tratada em canais abertos, presso; Tratamento: Operao adequada do tratamento (uso de produtos qumicos e conservao das instalaes);

Recalque: Cuidados nos poos de suco;


Distribuio: Manuteno de presso maior que a atmosfrica; Reservao: Cuidados na impermeabilizao e afastamento de pontos de possvel poluio, cuidado nos reservatrios enterrados Instalaes Hidrulico Sanitrias: Materiais e retro-sifonagem.

SANEAMENTO BSICO

Caractersticas das guas

Caractersticas Fsicas:
As partculas em presentes na gua podem estar em suspenso, na forma coloidal ou dissolvidas dependendo do seu tamanho. A presena das partculas em suspenso pode ser avaliada pela medida de turbidez, concentrao de slidos suspensos, e contagem de partculas.

Nas estaes de tratamento de gua a turbidez tornou-se o parametro mais utilizado para avaliar as partculas em suspenso devido a sua simplicidade, rapidez e custo.

SANEAMENTO BSICO

Caractersticas das guas


Caractersticas Fsicas:
a.Turbidez
A turbidez das guas devida presena de partculas em suspenso, incluindo partculas de rocha, areia fina, silte, argila algas e outros microrganismos. Em mananciais superficiais pode apresentar significativas entre perodos de chuva e estiagem. variaes

Ex: Variao de turbidez da gua bruta de 5 a 250 uT. (Manancial Santa Maria da Vitria que abastece Serra e norte de Vitria para o perodo de julho de 2005 a julho de 2006, Boff, 2007)

SANEAMENTO BSICO 1.1 Caractersticas Fsicas:

a.Turbidez A turbidez da gua bruta um dos principais parmetros tratamento de e seleo de de tecnologia operacional de dos

controle

processos de tratamento.

SANEAMENTO BSICO 1.1 Caractersticas Fsicas:

a.Turbidez
A turbidez medida atravs do turbidmetro, comparando-se o espalhamento de um feixe de luz ao passar pela amostra com o espalhamento de um feixe de igual intensidade ao passar por uma

suspenso padro (formazina). Quanto maior o espalhamento maior ser a turbidez. Os valores so expressos em Unidade Nefelomtrica de Turbidez (UNT).

Padro de aceitao para consumo humano: 5 UT.

OBS: O tamanho e distribuio de partculas feito por equipamentos


sofisticados de custo alto.

SANEAMENTO BSICO

1.1 Caractersticas Fsicas: a.Turbidez

. . . . . .. . .. . . . . . Clula fotoeltrica (lmpada de tungstnio) h

Fonte luminosa

SANEAMENTO BSICO

1 Caractersticas Fsicas: a.Turbidez Na gua filtrada, a turbidez assume uma funo de indicador sanitrio e no meramente esttico. A remoo de turbidez por meio da filtrao indica a remoo de partculas em suspenso, incluindo cistos e oocistos de protozorios.
O padro de turbidez da gua pr-desinfeco ou psfiltrao um componente do padro microbiolgico de potabilidade da gua.

SANEAMENTO BSICO

b. Cor
uma caracterstica devida existncia de substncias coloidais e dissolvidas, de origem predominantemente orgnica e dimenso inferior a 1 m. Normalmente, a cor da gua :
devido a cidos hmicos e taninos originados da decomposio de vegetais;

Descarga de efluentes domsticos ou industrias e lixiviao de vias urbanas e solos.

SANEAMENTO BSICO

b. Cor Aparente e Cor Verdadeira

(cont.)

Quando a medida de cor feita com o sobrenadante da amostra de gua centrifugada por 30 min, com rotao de 3000 rpm, ou de gua filtrada em membrana de 0,45 um, obtm-se a cor verdadeira. A cor pode ser removida por coagulao qumica. Nas ETAs, em geral a medida por mtodo de comparao visual ou espectrofotometria.

Padro de aceitao de cor aparente para consumo humano: 15 uH.

SANEAMENTO BSICO

b. Cor Aparente e Cor Verdadeira

(cont.)

A quantificao da cor passou a ter grande importncia aps a descoberta de que as substncias hmicas so precursoras da formao dos trialometanos e organohalogenados em geral, quando a desinfeco com
cloro livre realizada.

SANEAMENTO BSICO

c. Gosto e odor
So causadas pela existncia de substncias como:

matria orgnica em decomposio; matria excretada por algumas espcies de algas; resduos industriais;

de substncias dissolvidas como gases, fenis, clorofenis.

Geralmente sua remoo requer aerao (*), aplicao de um oxidante forte e carvo ativado granular.

(*) consequencias ambientais

Padro de aceitao para consumo humano: no objetvel.

SANEAMENTO BSICO

d. Temperatura
Influi nas reaes qumicas tais como: hidrlise do coagulante, solubilidade dos gases e no desempenho das unidades de mistura rpida, floculao, decantao e filtrao.

SANEAMENTO BSICO

e. Slidos
E1. Slidos sedimentveis

SANEAMENTO BSICO
s ediment v el

f loc os e bact rias v rus

algas e protozorios

bac trias

D ISSOLVID OS (ex : s ais minerais e matria orgnic a) 10-6 10-5 10-4 10-3

C OLOI D A S I

SU SPEN SOS

(ex : argilas )

10-2

10-1

10^0

10^1

10^2

10^3

TAMAN H O D AS PAR TC U LAS (um)

Figura 1.1 Tamanho de partculas

SANEAMENTO BSICO

Caractersticas Qumicas:

As caractersticas qumicas das guas so devidas presena de substncias dissolvidas. Do ponto de vista sanitrio so de grande importncia, pois a presena de alguns elementos pode inviabilizar o uso de algumas tecnologias de tratamento e exigir tratamentos especficos.

a.

pH
Trata-se de um parmetro importante principalmente nas etapas de coagulao filtrao, desinfeco de controle da corroso.

guas com valores baixos de pH tendem a ser agressivas ou corrosivas e guas com alto pH tendem a formar incrustaes.

SANEAMENTO BSICO

Caractersticas Qumicas:
a.

pH

SANEAMENTO BSICO

b. Ferro
O ferro objetvel em sistemas pblico de abastecimento de gua devido ao sabor que provoca e sua propriedade em sujar os acessrios, provocar manchas na roupa lavada e acumular depsitos no sistema de distribuio. A necessidade de fixar padres por razo esttica. Pode ser removido por aerao, clorao, desmineralizao, evaporao, abrandamento com cal sodada por precipitao. A troca inica utilizada quando necessrio a ausncia de ferro. A quantidade nutricional de ferro de 1 a 2 (6 a 10) mg/dia e a de cobre de 2 mg/dia. Num sistema de abastecimento de gua as concentraes de ferro devem ser inferiores a 0,3 mg/L.

SANEAMENTO BSICO

c. Mangans
A presena de mangans no estado reduzido (Mn++) frequente em guas subterrneas. As razes para limitao do mangans em gua de consumo so:
Prevenir os prejuzos de ordem esttica e econmica; Evitar efeitos fisiolgicos adversos devido ao seu consumo excessivo.

O consumo dirio de mangans, em uma dieta normal, tem sido estimado em 10 mg/dia. O padro de aceitao para consumo humano de 0,1 mg/L.

SANEAMENTO BSICO

d. Alcalinidade
Capacidade da gua de neutralizar cidos.
bicarbonatos (HCO3-1);
carbonatos (CO3-2); hidrxidos (OH-).

A concentrao em gua bruta podem variar de 10 a 30 mg/L.

Influi na coagulao qumica.

SANEAMENTO BSICO

e. Dureza

Os principais ons metlicos que conferem dureza gua so o clcio (Ca2+) e o magnsio (Mg2+). A dureza est relacionada incrustaes em superfcies onde troca de calor. h

Em guas doces sua concentrao pode variar de 10 a 200 mg/L, e em guas salgadas pode alcanam 2500 mg/L. Os sais podem ser removidos por abrandamento (cal sodada), desmineralizao (resinas catinicas ou aninicas), evaporao ou aumento de pH favorecendo a precipitao dos sais ou hidrxidos de clcio e magnsio.

O padro de aceitao para consumo humano de 500 mg/L.

SANEAMENTO BSICO

f. Cloretos e sulfatos;

Teores elevados de cloretos podem interferir na coagulao e teores elevados de sulfatos causam efeitos laxativos. Sua concentrao em guas brutas pode variar de 1 a 1500 mg/L. Em gua do mar esta concentrao chega a ser de 26000 mg/L. Sua remoo pode ser feita por desmineralizao (resinas catinicas ou aninicas). O padro de aceitao para consumo humano de 250 mg/L para cloretos e sulfatos individualmente.

SANEAMENTO BSICO

g. NITROGENIO.

O nitrognio total inclui o nitrognio orgnico, amnia, nitrito e nitrato. um nutriente indispensvel para o desenvolvimento dos microrganismos no tratamento biolgico. O nitrognio orgnico e a amnia compreendem o denominado Nitrognio Total Kjeldahl (NTK).

SANEAMENTO BSICO

g. NITROGENIO.

SANEAMENTO BSICO

Nitratos e nitritos
Os nitratos podem ser perigosos para os lactentes e para crianas quando a concentrao superior a 45 mg/L em NO3, reduzindo-se a nitritos podendo provocar a metahemoglobinemia. Existe a possibilidade tambm do nitrato formar nitrosamina por reao entre aminas secundrias ou tercirias dos alimentos que tem ao carcinognica. O padro de aceitao para consumo humano de 1 mg/L para o nitrito, 1,5 para amnia (como NH3) e 10 mg/L para o nitrato.

SANEAMENTO BSICO H. FOSFORO

SANEAMENTO BSICO

i. Fluoretos
Conforme a legislao federal sobre fluoretao das guas de abastecimento pblico (Lei 6050/74 e Decreto 76872/75), os limites recomendados so:

Mdia anual das temperaturas mximas do ar (C) 10,0 - 12,0 12,1 - 14,6 14,7 - 17,8 17,7 - 21,4 21,5 - 26,2 26,3 - 32,6

Limites em mg/L Inferior 0,9 0,8 0,8 0,7 0,6 0,6 Superior 1,7 1,5 1,3 1,2 1,0 0,8

SANEAMENTO BSICO

i. Metais
Chumbo (saturnismo) - 0,01 mg/L;

Cianeto
Cobre Mercrio

- 0,02 mg/L;
- 2,0 mg/L; - 0,001 mg/L;

Arsernio

- 0,01 mg/L;

SANEAMENTO BSICO

Caractersticas Qumicas

Caractersticas Qumicas Orgnicas Compostos Orgnicos Volteis; Agrotxicos; Compostos Orgnicos Sintticos; Compostos orgnicos subprodutos da oxidao e desinfeco;

a. DBO b. Compostos Orgnicos Volteis c. Compostos halogenados


Trialometanos THMs

d. Fenis; e. Detergentes.

3 Caractersticas Radioativas

SANEAMENTO BSICO

Caractersticas Qumicas

DBO

Demanda Bioqumica de Oxignio(DBO5)


Mede a quantidade de oxignio necessria para estabilizar biologicamente a matria orgnica presente na amostra, aps certo tempo (tomado para efeito de comparao em 5 dias) a uma temperatura padro 20C (para efeito de comparao).

SANEAMENTO BSICO

Caractersticas Qumicas - DBO

Indicao aproximada da frao biodegradvel do despejo;


Indicao da taxa de degradao do despejo;

Indicao do consumo de oxignio em funo do tempo;


A determinao aproximada da quantidade de oxignio requerido para estabilizao biolgica da matria orgnica presente.

SANEAMENTO BSICO

Caractersticas Biolgicas

Entre o material em suspenso na gua inclui-se a parte viva, ou seja, os microrganismos. Alguns desses microrganismos, como certas bactrias, vrus e protozorios, so patognicos, podendo portanto provocar doenas. Outros organismos como as algas podem liberar toxinas e serem prejudiciais sade, causar odor desagradvel ou distrbios nos filtros. As caractersticas biolgicas so avaliadas por meio de exames bacteriolgicos e hidrobiolgicos.

SANEAMENTO BSICO

4 Caractersticas Biolgicas
Grupo I - Transmisso Hdrica Descrio Ocorre quando o agente encontra-se na gua Agente etiolgico Diarrias e disenterias Clera/V.Cholerae Salmonelose/Salmonella sp Febres entricas Febre tifide/Salmonella tiphi Hepatite A/vrus A da hepatite Ascaridase/Ascaris lumbricoides Escabiose/Sarcoptes scabie Tracoma/Clamydia trachonatis

II - Transmisso relacionada com a higiene III-Transmisso baseada na gua

Ocorre quando o agente se manifesta sob condies inadequadas de higiene Ocorre a partir do contato do homem com um agente que Esquistossomose/Schistossoma mansoni desenvolve parte do ciclo vital em animal aqutico IV-Transmissao por Ocorre quando o agente entra em Dengue/vrus do dengue-vetor: inseto vetor que se contato com o homem atravs da Aedes aegypti procria na gua picada do insteo Malria/Plasmodium sp-vetor: Anopheles sp Filariose/Wucheria bancrofti - vetor: Culex sp

SANEAMENTO BSICO
Caractersticas

Biolgicas

Organismos Indicadores Devido as dificuldades de isolamento de organismos patognicos a Microbiologia Sanitria sugere que a indicao de contaminao seja determinada rotineiramente por indicadores microbiolgicos da presena de material fecal no meio ambiente. A presena de de organismos indicadores atesta poluio de origem fecal e, portanto risco de contaminao, ou seja, presena de patgenos.

A densidade de indicadores indica o grau de poluio/contaminao.

SANEAMENTO BSICO

Caractersticas Biolgicas
Organismos Indicadores Alguns requisitos, ou atributos dos organismos indicadores de contaminao devem ser observados:
Serem

de origem exclusivamente fecal;

Apresentarem

maior resistncia que os patognicos aos efeitos adversos do meio ambiente; em maior nmero que os patognicos se reproduzirem no meio ambiente;

Apresentarem-se No Os

microrganismos devem ser facilmente, rapidamente identificados e enumerados; A anlise deve ter preo acessvel; O indicador no dever ser patognico.

SANEAMENTO BSICO

Caractersticas Biolgicas
Organismos Indicadores Para que um organismo cumpra papel de indicador da eficincia do tratamento, necessrio que:
O

indicador seja mais resistente aos processos de tratamento que os patgenos; O mecanismo de remoo de ambos seja similar; O indicador esteja presente no afluente em densidades superiores s dos patgenos e as taxas de remoo/decaimento de ambos sejam similares; A taxa de remoo/ decaimento dos patgenos seja superior ao indicador.

SANEAMENTO BSICO

Caractersticas Biolgicas
a.

Exames bacteriolgicos:

Os principais indicadores de contaminao so:

Coliformes totais (encontradas no meio ambiente);

Coliformes Termotolerantes; Escherichia coli exclusivamente de origem fecal, humana e animal;

Streptococos fecais (guas salinas).

SANEAMENTO BSICO

Caractersticas Biolgicas a. Exames bacteriolgicos


(cont.)

Quando coliformes totais ou coliformes termotolerantes forem detectados na gua destinadas ao consumo humano deve-se ter cuidado especial na escolha da tecnologia de tratamento pois existe relao entre turbidez e nmero de coliformes no efluente dos filtros. A Escherichia coli considerada o mais especfico indicador de contaminao fecal recente e de eventual presena de organismos patognicos.

SANEAMENTO BSICO Caractersticas Biolgicas (cont.) O padro microbiolgico para consumo humano de ausncia de Coliformes totais ou Escherichia coli quantificado em NMP/100 mL. Em 20% das amostras mensais deve ser efetuada a contagem de bactrias heterotrficas no sistema de distribuio e uma vez excedida a 500 unidades formadoras de colnias por mL, devem ser providenciadas imediata recoleta, inspeo local e, se constatada irregularidade, outras providencias cabveis. Para a garantia da qualidade microbiolgica da gua, em complementao s exigncias relativas aos indicadores microbiolgicos a turbidez do efluente da filtrao rpida deve ser inferior a 1 UT (em 95 % das amostras sendo o valor mximo pontual igual a 5 UT).

SANEAMENTO BSICO

Escolha do manancial:
Levantamento sanitrio da bacia (proteo sanitria);
Estudo da qualidade e quantidade da gua; Expanso industrial; Crescimento populacional e concentrao demogrfica.

SANEAMENTO BSICO Estudar: Captulo I Noes de qualidade das guas

You might also like