You are on page 1of 52

TRATAMENTO DE GUA ETA ETE

Ciclo da gua

INTRODUO
O tratamento de gua tem como objetivo remover partculas que causam turbidez e cor, bem como eliminar os microorganismos patognicos presentes na gua para reutilizao em processos industriais ou reuso sanitrio.

COR
Caractersticas fsicas de uma gua, devido a existncia de substncias dissolvidas, ou em estado coloidal, na maioria dos casos de natureza orgnica. A cor pode originar-se de minerais ou vegetaes naturais, tais como substncias metlicas (compostos de ferro e mangans), humus, turfa, tanino, algas, e protozorios, ou ainda de despejos industriais que incluem minas, refinarias, explosivos, etc. A cor varia de acordo com o pH, por exemplo: pH = 2 e em pH = 10. COR APARENTE: a cor presente em uma amostra de gua, devido a presena de substncias dissolvidas e substncias em suspenso. COR VERDADEIRA OU REAL: a cor presente em uma amostra de gua, devido a presena de substncias dissolvidas.

COR
Quase todas as guas de superfcie apresentam cor enquanto que as subterrneas so, geralmente, isentas. A presena de cor na gua indesejvel na grande maioria das aplicaes industriais. Em fbricas de papel, por exemplo, a cor na gua de processos ir tingir as fibras de celulose. Em aplicaes de gua para a alimentao de caldeiras, a matria orgnica, que produz a cor tende a se carbonizar provocando incrustaes nos tubos da caldeira.

CLARIFICAO
A clarificao das guas empregada para a remoo de slidos suspensos (turbidez e cor) nas guas. A extenso desta remoo de impurezas, depende do equipamento e do tratamento qumico empregado na clarificao.

TURBIDEZ
Caracterstica fsica da gua, decorrente da presena de substncias em suspenso, ou seja, slidos suspensos, finamente divididos ou em estado coloidal, e de organismos microscpicos. 2) Medida da reduo de transparncia. guas de lagos, lagoas, audes e represas so, geralmente, possuidoras de turbidez baixa, porm varivel em funo dos ventos que revolvem seus fundos. guas de rios e riachos apresentam alta turbidez. De uma forma geral, aps uma precipitao de chuvas as guas de superfcies tendem a aumentar seus valores de turbidez.

TURBIDMETRO

pH - DEFINIO
pH o smbolo para a grandeza fsico-qumica 'potencial hidrogeninico'. Essa grandeza (potencial hidrogeninico) um ndice que indica o grau de acidez, neutralidade ou alcalinidade de um meio qualquer. O conceito foi introduzido por S. P. L. Srensen em 1909. O "p" vem do alemo potenz, que significa poder de concentrao, e o "H" para o on de hidrognio (H+). s vezes referido do latim pondus hydrogenii.

pH
Em qumica, o pH um nmero entre 0 e 14 que indica se uma soluo cida (pH<7), neutra (pH=7), ou bsica/alcalina (pH>7). O pH neutro s tem valor pH = 7 a 25C, o que implica variaes do valor medido conforme a temperatura.

pHMETRO

NEUTRALIZAO
O fenmeno de neutralizao consiste exatamente na eliminao de cargas eletrostticas superficiais ou, em outras palavras, na diminuio do chamado potencial ZETA. A presena de cargas eltricas aumenta a repulso entre as partculas, dificultando a aglomerao e formao de agregados maiores e de mais fcil sedimentao. Os slidos suspensos so partculas insolveis na gua, com velocidades de sedimentao to reduzidas que inviabilizam sua decantao natural ao longo do tempo. Aliado a isso, a maioria destas partculas apresentam sua superfcie carregada eletricamente, proveniente da adsoro de ons (principalmente hidroxilas) presentes na gua.

CLORO DEFINIO
O cloro (Cl) um elemento qumico essencial para muitas formas de vida. No estado puro, em condies normais, um gs de cor amarela esverdeada extremamente txico e de odor irritante. Na natureza no encontrado em estado puro, pois reage rapidamente com muitos elementos ou compostos qumicos, sendo geralmente encontrado sob a forma de cloretos e cloratos.

CLORO APLICAO
O cloro , geralmente, aplicado em processos que necessitem reduzir/eliminar microrganismos patognicos, sulfetos, fenis, compostos nitrogenados, cianetos, aminas, aldedos, pesticidas, algas, ferro, mangans e etc. Sendo usado em estaes de tratamento de gua, estaes de tratamento de esgotos, curtumes, indstrias de papel e alimentcias.

CLORO TIPOS/VARIAES

Os principais tipos utilizados so: hipoclorito de clcio, cal clorada, hipoclorito de sdio e cloro gasoso.

PONTO DE DOSAGEM CLORO


A dosagem de cloro acontece na sada da bomba do reservatrio e consiste na destruio de microrganismos patognicos capazes de causar doenas, ou de outros compostos indesejveis. A dosagem de cloro pode ter outros benefcios alm dos objetivos principais de desinfeco: Pode auxiliar na reduo da cor no processo de coagulao; Pode reduzir gosto e odor da gua; Pode reduzir o potencial para criao de condies spticas; Pode reduzir e controlar o crescimento de matrias orgnicas no meio filtrante e nas paredes dos decantadores.

COAGULAO
O processo de coagulao est intimamente relacionado ao fenmeno de neutralizao, uma vez que consiste na aglutinao (portanto na aproximao) das partculas, para que as mesmas se tornem maiores e possam sedimentar rapidamente. A seguir so apresentadas alguns coagulantes ou floculantes utilizados :

COAGULANTE OU FLOCULANTE
ART FLOC 30

FUNO
O ART FLOC 30 um polmero inorgnico, catinico de baixo PM a base de cloreto de polialumnio. Em soluo aquosa este produto apresenta alta concentrao de carga catinica, elevado poder coagulante, acelerando a velocidade na formao de flocos em relao aos polimricos. O ART FLOC 20 um floco/coagulante catinico de baixo peso molecular recomendado para todas as aplicaes onde necessria uma forte formao de flocos e eficiente separao slido-lquido, nos mais diversos processos industrial. O ART FLOC S um produto inorgnico a base de aluminato de sdio. Em soluo aquosa este produto apresenta elevado poder coagulante, acelerando a velocidade na formao de flocos. O ART FLOC 30/5 um polmero inorgnico, catinico de baixo PM a base de cloreto de poli alumnio, aditivado com poliamida catinica. Em soluo aquosa este produto apresenta alta concentrao de carga catinica, elevado poder coagulante, acelerando a velocidade na formao de flocos em relao aos polimricos.

ART FLOC 20

ART FLOC S

ART FLOC 30/5

PONTO DE DOSAGEM COAGULANTE


A dosagem de coagulante acontece antes do processo de agitao rpida, para uma melhor homogeneizao do meio antes de sua entrada na ETA.

FLOCULAO
A floculao corresponde a etapa de crescimento dos flocos, aps a coagulao. Durante esta etapa, a velocidade da gua deve ser suficiente para promover o contato entre os cogulos, sem ser demasiadamente alta e que venha a produzir a quebra destes.

PONTO DE DOSAGEM FLOCULANTE


A dosagem do floculante acontece na entrada da ETA, durante a agitao lenta. A velocidade de agitao precisa ser moderada para que no haja a quebra dos flocos formados no processo de decantao.

COAGULANTE OU FLOCULANTE
ART FLOC 1530

FUNO
So polieletrlitos em emulso de alto peso molecular, alta eficincia que oferecem grande versatilidade em utilizao para tratamento de gua, efluentes e os mais diversos processos industriais. Tais produtos proporcionam a formao de flocos grandes e densos, o que permite uma decantao/flotao rpida e completa. Os principais benefcios que sua utilizao apresenta so: - Otimizao dos equipamentos de processo; - Melhora acentuada na turbidez do lquido tratado; - Maior facilidade na remoo de cor orgnica; - Reduo no volume de produtos qumicos manuseados; - Maior facilidade na preparao e aplicao dos produtos qumicos; - Reduo no custo do tratamento. -Polmeros usados para aumentar a eficincia nas operaes de recuperao em perfuraes de petrleo. -Modificadores de viscosidade e fluidez (espessante), em sistemas de lama para perfurao de poos.

ART FLOC 2530

ART FLOC 3530

ART FLOC 1550

De forma a facilitar a interpretao das informaes transmitidas, a seguir apresentado um modelo esquemtico dos processos de coagulao e floculao :

3+ + + + + + + +

SEDIMENTAO
A sedimentao corresponde a fase em que os flocos, com seu tamanho relativamente aumentado, tendem a decantar. Quanto maior a velocidade de decantao, menor ser o tempo de residncia requerido para a gua no clarificador. Na sua grande maioria, a utilizao exclusiva de coagulantes e floculantes inorgnicos no permite a formao de flocos suficientemente densos, determinantes para a obteno de uma taxa de sedimentao satisfatria. Nestes casos, a utilizao de auxiliares de floculao, largamente conhecidos como polieletrlitos, mostra-se recomendada.

Para ilustrar a importncia da etapa de sedimentao dentro do processo de clarificao, apresentamos a tabela 01 e figura 02, a seguir, as quais relacionam, respectivamente, o dimetro/densidade da partcula e a velocidade de decantao (atravs da equao de Stokes), bem como a classificao dos diversos tipos de materiais em suspenso e seu tamanho (dimetro) especfico.
Dimetro da Partcula (mm) Velocidade de sedimentao (cm/s) a 15 C Densidade : 2 g/cm3 Densidade : 1.02 g/cm3

0,1
0,05 0,01 0,005 0,001 (1m)

0,478
0,1195 0,00478 0,001195 0,0000478

0,00957
0,002392 0,0000957 0,00002392 0,000000957

1 10-1 10-2 10-3 10-4 10 mm 1 mm 100 m 10 m 1 m Partculas Grosseiras Pedaos de Plstico Areia Slidos Suspensos

10-5 10-6 100 nm 10 nm Colides

10-7 (cm) 1 nm Molculas

Dimetro da Partcula Contaminantes

Fibras Pigmento Corantes e e Bentonita

Bactria

Protenas

Jar Test
O teste de jarros um mtodo ainda bastante empregado em nossas Estaes de Tratamento de gua, para a determinao das dosagens dos coagulantes a serem empregados. Este teste realizado para se conhecer as quantidades de soluo a serem aplicadas na gua para se obter uma floculao ideal; A dosagem tima de soluo ser a usada no jarro que produzir os melhores flocos e fornecer o melhor sobrenadante; Entretanto este tipo de ensaio vem sendo empregado tambm para a determinao de parmetro bsico na elaborao do projeto de uma Estao de Tratamento de gua.

ETAPAS JARTEST

O primeiro frasco apresenta amostra "in natura". No segundo frasco j ocorreram os processos de coagulao e floculao e observa-se o incio da decantao. No ltimo frasco nota-se o final do processo de decantao.

Definio de ppm
ppm =

massa soluto (mg) massa soluo (kg)

Por exemplo, 0,002g de NaCl dissolvido em 50g de soluo. Massa de NaCl = 0,002g = 2mg Massa de soluo = 50g = 0,050 kg
2mg de NaCl 0,050 kg de soluo = 40 ppm

DETERMINAO PONTO DE DOSAGEM


Primeiramente, calculamos a rea da seco transversal do tubo:

( D) 3,14 (0,254 0,254)


4 4

0,0506 m

Qual a velocidade da gua que escoa em um duto de 254 mm se a vazo de 41,7 litros/s? Soluo: Vazo = V . A Logo: V = Vazo / A Logo, V = 0,04170/0,0506 = V = 0,8229 m/s Logo, V = 0,8229 x 13 = 10 m

PREPARO DE SOLUO
C=

massa de soluto massa de soluo

Esse tipo de concentrao comumente expresso em porcentagem de soluto.

massa de soluto massa de soluo

. 100 = % em massa de soluto

Decantador

DECANTADOR DEFINIO
A decantao um mtodo fsico de separao como a filtrao, a coagulao, floculao, flotao, etc., trabalhando por densidade. O Decantador ou unidades de decantao tem a finalidade de remover partculas slidas em suspenso atravs do processo de sedimentao.

DECANTADOR APLICAO
O decantador pode ser usado em tratamento de gua, instalaes para lavagem e manuteno de veculos, reas de manuseio e armazenamento, separao de matria orgnica, fibras, etc..

DECANTADOR TIPOS/VARIAES
Geralmente tm formato retangular ou circular. O fundo tem declinidade de acordo com a forma de remoo do lodo (manual ou hidrulica). Possuem dispositivos na entrada, previstos para melhor distribuio de gua (evitando curtos-circuitos) e dispositivos na sada para evitar arraste de flocos. Quanto operao podem ser agrupados: a)Convencionais (clssicos) recebem a gua floculada e processam apenas a decantao; b)De Contato de Slidos ou Floco Decantador processam a floculao e decantao no mesmo tanque (manto de lodo entre 10 e 20% do volume).

ETA Pressurizada

ETA - PRESSURIZADA DEFINIO

Trata-se de um tratamento fsicoqumico, construdo em ao carbono na forma vertical, operando sob presso.

ETA - PRESSURIZADA
A ETA estao de tratamento de gua compacta pressurizada fechada, indicada para vazes de at 200 m3/h em funo do custo/benefcio. Limitaes seguras para a utilizao da ETA Pressurizada: Cor at: 100 ppm Turbidez at: 200 ppm. O seqencial bsico de processo de uma ETA - Estao de Tratamento de gua compacta compreende as seguintes etapas: unidade elevatria; dosagem qumica (compreendendo a correo pH, adio de floculante e coagulante e, em alguns casos, pr-desinfeco); mistura rpida; floculao; decantao; filtrao e clorao final.

NAOH
COAGULANTE

ETA - PRESSURIZADA APLICAO

Utilizada tanto no tratamento de gua quanto no reuso de efluentes.

ETA Aberta

ETA - ABERTA
Tem maior flexibilidade operacional que a ETA compacta pressurizada, uma vez que, neste caso o operador tem a visualizao total dos processos e, se necessrio, poder rapidamente alterar a dosagem qumica, adequando-a s suas novas necessidades de tratabilidade. O correto dimensionamento de uma estao de tratamento de gua aberta, garante o atendimento aos padres de potabilidade, mesmo com guas de alta cor (200 ppm) e turbidez elevada (700 ppm).

ETA - ABERTA DEFINIO


Tratamento de gua um conjunto de procedimentos fsicos e qumicos que so aplicados na gua para que esta fique em condies adequadas para o consumo, ou seja, para que a gua se torne potvel. O processo de tratamento de gua a livra de qualquer tipo de contaminao, evitando a transmisso de doenas. Numa estao de tratamento de gua, o processo ocorre em etapas: Coagulao - Floculao - Decantao - Filtrao - Desinfeco - Correo de PH

ETA - ABERTA TIPOS/VARIAES


Flotador Caractersticas Sistema de flotao pro ar induzido, constitudo por Tanque executado em Fibra de Vidro, reforado com paredes de 6 a 8mm, apresenta em sua estrutura tubulaes de entrada e sada de efluente, tampa inspeo e dreno. O equipamento tambm apresenta conjunto de ps raspadoras, motor com moto redutor de velocidade e gerador submersvel de micro bolhas. Aplicao Tratamento de efluentes industriais e/ou sanitrios, com a finalidade de separar partculas slidas leves, leo e graxas da fase lquida. Funcionamento O flotador recebe o efluente que submetido ao contato das bolhas finas em fluxo ascendente, introduzidas por gerador submersvel de micro-bolhas, forando. As bolhas finas conduzem o material flotado superfcie do lquido, onde arrastado por ps acionadas por moto redutor at a calha coletora e armazenado em recipiente adequado.

FLOTADOR

Crditos
Orientao Oscar Kunio Sato
oscar@aratrop.com.br

Coordenao e Edio Alexandre Pedro Lacava


lacava1@aratrop.com.br

Colaborao Alex Bueno de Camargo


alex.art@aratrop.com.br

Diagramao Giovana Gomes Canzian


giovana@aratrop.com.br

Pesquisa e elaborao Rogrio Gabriel de Oliveira


rogrio@aratrop.com.br

Rogrio Gabriel de Oliveira

You might also like