You are on page 1of 19

Cncer de Fgado

Alunos:
-

Ana Paula de Oliveira Bruna Alves Diego Lohayne Resende Laio Elias Thiago Prado Kathariny Ferreira Thalyson Jean

Patologias
1.

2.

O cncer de fgado dividido em duas categorias: Primrio: hepatocarcinoma ou carcinoma hepatocelular, o colangiocarcinoma, angiossarcoma, e na criana, o hepatoblastoma Secundrio: Originado em outro rgo e que atinge tambm o fgado.

Taxa de mortalidade: Cerca de 4% das mortes por cncer no Brasil.

Patologias

Hepatocarcinoma : O hepatocarcinoma (ou carcinoma hepatocelular - CHC) o cncer primrio do fgado, ou seja, o cncer derivado das principais clulas do fgado - os hepatcitos. Causas: agente externo. Ex: Vrus da Hepatite B excesso de multiplicaes das clulas.

Patologias

Colangiocarcinomas: ou carcinomas de vias biliares, A ictercia a apresentao clnica mais freqente nos colangiocarcinomas estando presente em mais de 90% dos pacientes.

Patologias

Angiosarcoma: O angiossarcoma um cncer raro que se origina nos vasos sangneos do fgado. O angiossarcoma pode ser causado pela exposio ao cloreto de vinila no ambiente de trabalho.

Manifestaes Clnicas

Ictercia: a colorao amarelada da pele e das escleras causada por concentraes anormalmente elevadas da bilirrubina. A concentrao elevada de bilirrubina no sangue pode ocorrer quando uma inflamao ou outras alteraes dos hepatcitos (clulas do fgado) impedem a sua excreo para a bile. Colestease: a reduo ou a interrupo do fluxo biliar. So divididas em dois grupos: as intra-hepticas (hepatite, a hepatopatia alcolica, a cirrose biliar primria, efeitos de drogas/medicamentos ) e as extra-hepticas (clculo no interior de um ducto biliar, a estenose [estreitamento] de um ducto biliar, o cncer de um ducto biliar, o cncer de pncreas e a inflamao do pncreas.)

Manifestaes Clnicas

Hepatomegalia: o aumento do fgado que pode indicar a existncia de uma hepatopatia (doena do fgado). Ascite: o acmulo de lquido no interior da cavidade abdominal. A responsabilidade pela ocorrncia da ascite recai em uma combinao de fatores, como: hipertenso portal, diminuio da capacidade dos vasos sangneos em reter lquido, reteno de lquido pelos rins e alteraes em diversos hormnios e substncias qumicas que regulam os lquidos do corpo.

Manifestaes Clnicas

Insuficincia heptica: uma deteriorao grave da funo heptica. apresenta ictercia, uma tendncia confuso mental ou ao sangramento, ascite, comprometimento da funo cerebral (encefalopatia heptica) e uma deteriorao do estado geral da sade. Outros sintomas comuns incluem a fadiga, a fraqueza, a nusea e a perda do apetite. As manifestaes clnicas isoladamente provem fortes evidncias da existncia de uma insuficincia heptica. Os exames de sangue normalmente revelam uma disfuno heptica grave.

Marcadores de avaliao Heptica


-

Transaminases: ASAT: tambm chamada de transaminase glutmica oxalactica srica (SGOT ou TGO) ou aspartato aminotransferase (ASAT). Est aumentada na leso heptica aguda, mas tambm est presente nas hemcias e msculos esquelticos e cardacos, no sendo ento uma enzima especfica do fgado. Como esta uma enzima mitocondrial, ela indicadora de uma leso crnica. ALAT: Alanina aminotransferase(ALT), tambm chamada transaminase glutmica pirvica srica (SGPT ou TGP) ou alanina aminotransferase (ALAT). uma enzima presente no citoplasma, quando h leso celular, a ALT atinge a corrente sangunea e seus nveis sricos podem, portanto, ser mensurados. A ALT aumenta drasticamente em leses hepticas agudas, como na hepatite viral ou overdose de paracetamol.

Marcadores de avaliao Heptica

-Glutamil Transferase (-GT): A -GT est aumentada em casos de toxicidade alcolica (aguda e crnica). Este responsvel pela regulao de transporte de aminocidos atravs da membrana celular.

Marcadores de avaliao Heptica


Desidrogenase ltica (DHL): Esta catalisa a converso reversvel de cido lctico muscular em cido pirvico, um passo essencial nos processos metablicos que, em ltima anlise, produzem a energia celular. Em razo da DHL estar presente em quase todos os tecidos corpreos e uma leso celular fazer com que a DHL srica total se eleve. - A DHL4 e DHL5 so de predomnio heptico. Quando h aumento da DHL4 significativo para que no mnimo ocorreu uma mudana na estrutura celular, j o aumento de DHL5 uma marcador de carcinoma.

Marcadores de avaliao Heptica


Fosfatase Alcalina (FAL): uma isoenzima presente em vrios tecidos e presente nas clulas que delineam os ductos biliares do fgado. Os nveis de FAL no plasma iro aumentar com grandes obstrues do ducto biliar, colestease intra-heptica ou doenas infiltrativas do fgado. - Este avalia a integridade dos canalculos, pois quando h uma obstruo do trato biliar e leses invasivas, h um aumento da fosfatase alcalina no sangue.

Avaliao laboratorial heptica

Testes para avaliao da LESO HEPATOCELULAR: Aminotranferases Desidrogenase lctica Bilirrubinas GT

Avaliao laboratorial heptica


Testes para avaliao da FUNO DE SNTESE DO FGADO: 1. sntese protica: Eletroforese de protenas: Albuminas e globulinas( com exceo da ) vo estar com valores baixos em situao de patologia heptica porque sua produo no fgado. Tempo de Protombina: o fgado responsvel por 90% das protenas de coagulao, neste exame, com uma leso heptica,o tempo de coagulao maior.

Avaliao laboratorial heptica


2. Metabolismo: - Ciclo da uria: Se houver problema heptico, a uria vai estar com valores baixos e a amnia com valores altos porque o fgado vai estar comprometidos para a metabolizao. A amnia na corrente sangunea pode levar a um quadro de encefalopatia heptica, onde causa inibio da liberao de neurotransmissores, comprometendo a funo da sinapse.

Avaliao laboratorial heptica

Testes para avaliao de FLUXO e LESO DAS VIAS BILIARES: Fosfatase alcalina bilirrubinas

A avaliao heptica dinmica, Deve se analisar a clnica do paciente e os resultados dos exames laboratoriais para o diagnstico de um cncer de fgado.

Refrencias Bibliogrficas

http://www.hepcentro.com.br/colangiocarcino ma.htm http://www.inca.gov.br/rbc/n_53/v03/pdf/revis ao1.pdf http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci _arttext&pid=S012099572004000100014&lang=pt

You might also like