You are on page 1of 32

O incio das navegaes

busca de especiarias nas ndias;

busca de metais preciosos (metalismo);


tentativa de romper o monoplio comercial das cidades italianas; expanso da f crist (justificativa); surgimento de novos aparelhos para a navegao (bssola, astrolbio, caravela, desenvolvimento da cartografia...); alvio de tenses sociais; guerras para ocupar e prestigiar nobres .

O pioneirismo portugus
centralizao prematura (1385);

burguesia mercantil atuante;


posio geogrfica estrategicamente favorvel; Disponibilidade de capitais: mercadores genoveses;

A Espanha logo segue o exemplo


O pas se unifica com o casamento de Isabel de Castela e Fernando de Arago, em 1479; Buscando fortalecer economicamente o reino, os espanhis tambm se lanam na expanso ultramarina;

Expanso martma
Objetivo: alcanar o Oriente contornando o litoral sul africano. - 1487-1488 Bartolomeu Dias atravessou o Cabo das Tormentas, chamado depois de Cabo da Boa Esperana. - 1498 Vasco da Gama chegou s ndias. - 1500 Pedro lvares Cabral tomou posse das terras que, mais tarde, foram chamadas de Brasil.

Os tratados assinados

As navegaes portuguesas

O perodo pr-colonial (15001530)


- Brasil em em 2 plano: comrcio com as ndias + ausncia de metais preciosos.

Pau-Brasil
- Explorao nmade e predatria. - Escambo com ndios. - Incurses estrangeiras (ESP e FRA). - Expedies guarda-costas (fracasso). - Fabricao de tintura para tecidos e instrumentos musicais.

O sistema colonial (1500-1822)


Motivos:
Decadncia do comrcio com as ndias. Medo de perder as terras para invasores. Esperana de encontrar metais preciosos.

Capitanias hereditrias
15 lotes horizontais de terra entregues pelo rei a membros da corte que estivessem dispostos a pagar alta quantia. Carta de Doao: documento que transferia a posse da terra. Capito Donatrio aquele que recebe um dos lotes de terra. Carta Foral: direitos e deveres dos donatrios.

Direitos

aplicar a justia, escravizar ndios e doar sesmarias. Deveres fundar povoados, cobrar impostos e defender o territrio.
Motivos para a aplicao deste tipo de organizao: Portugal j havia testado essa forma administrao em suas ilhas do Atlntico. Transferncia de despesas para particulares (Portugal no gastava nada). Fracasso: falta de recursos e de interesse dos donatrios + distncia excessiva da metrpole + invases estrangeiras + ataques de indgenas. Excees: Pernambuco e So Vicente.

O Governo Geral (1548 1572)


Correo de erros das Capitanias e centralizao Administrativa. Cargos auxiliares: Ouvidor-mor (justia), Provedor-mor (tesouro cobrana de impostos), Capito-mor (defesa). Tom de Souza (1549 1553): Salvador (capital), doao de sesmarias, criao de engenhos, criao do primeiro bispado do Brasil, vinda de jesutas;

Duarte da Costa (1553 1558): atritos entre colonos e jesutas, bispo e governador, atritos com ndios, invaso de franceses ao RJ;
Mem de S (1558 1572): restabelecimento da paz interna e expulso de franceses do RJ. As Cmaras Municipais: Instncias de poder local. Homens bons (homens brancos e ricos proprietrios de terra).

A economia aucareira (sc. XVI e XVII) Latifndio;

Nordeste (BA e PE) clima e solo favorveis; Capital Holands (parceria entre Portugal e Holanda); Mo-de-obra escrava indgena no sc. XVI e africana a partir do sc. XVIII; Experincia desenvolvida anteriormente em Cabo Verde, Aores e Madeira; Latifndio monocultor exportador (plantation); Comrcio controlado; Produo em larga escala; Sociedade patriarcal; Pacto colonial; Alto valor na Europa;

Engenhos (unidade produtiva bsica):


Casa Grande (residncia do senhor de engenho e famlia). Senzala (ambiente insalubre destinado aos escravos).

Sociedade aucareira:
Senhores. Escravos. Patriarcalismo. Ruralismo.

Outros produtos:
Suporte para a lavoura canavieira. GADO (explorao do interior, couro, trao, carne, leite, pecuria extensiva, trabalho livre). FUMO (troca por escravos na frica). DROGAS DO SERTO: produtos extrados da floresta amaznica com relativo valor na Europa, tais como anil, guaran, salsa, corantes, e sobretudo o cacau. Agricultura de subsistncia.

A Unio Ibrica e Invases Holandesas


Unio Ibrica (1580 1640):
Perodo em que Portugal e Espanha foram governados pelos mesmos reis. D. Sebastio (Portugal) morre em 1578 sem deixar sucessores. D. Henrique, seu tio, j idoso assume o trono e falece em 1580, tambm sem sucessores. Felipe II, rei da Espanha e parente + prximo de D. Henrique, invade o pas e impe governo conjunto. Possesses portuguesas passam a ser da Espanha. Acordo com nobreza portuguesa determina manuteno de rgos administrativos portugueses nas colnias, portanto, internamente no houve alteraes no Brasil. Tratado de Tordesilhas comea a ser ultrapassado. Inimigos da ESP na Europa invadem o BRA em represlia ao governo espanhol.

HOL, um dos inimigos da ESP impedida de fazer comrcio em qualquer possesso espanhola. Comrcio do acar no BRA que tinha participao holandesa atingido. Holandeses invadem o BRA tentando romper o bloqueio espanhol ao comrcio de acar.

As invases holandesas (1624 1654):


Tentativa de romper o bloqueio econmico imposto pelo governo espanhol ao comrcio do acar. 1624 Invaso da BA (fracasso). Criao da Companhia das ndias Ocidentais empresa holandesa responsvel por viabilizar recursos para invadir novamente o Brasil. 1630 1654 Invaso de PE (maior centro mundial de produo aucareira).

Maurcio de Nassau governante holands responsvel pelo controle de PE e estabelecer um clima amistoso com os brasileiros Nova Amsterd. Modernizao e urbanizao. Embelezamento de cidades (com a vinda de artistas holandeses). Financiamento para donos de engenho. Liberdade de culto. Demitido em 1644 pela CIA. das ndias Ocidentais. Insurreio Pernambucana (1645 54): movimento luso-brasileiro que expulsou os holandeses do BRA. Conseqncia: incio da crise do ciclo do acar pois os holandeses ao sarem do BRA instalam-se nas Antilhas (Amrica Central), produzindo l um acar mais barato e de melhor qualidade que o nosso.

O movimento bandeirista
o Apresamento de ndios (extremo sul e regio amaznica); o Sertanismo de contrato (captura de escravos fugitivos); o Pesquisa mineral (ciclo da minerao). Bandeiras eram iniciativas de particulares, associados ou no, que com recursos prprios buscavam obteno de lucros; que no respeitavam Tordesilhas. Entradas eram financiadas pelos cofres pblicos e com o apoio do governo colonial em nome da Coroa de Portugal; respeitando o limite de Tordesilhas.

Minerao no Brasil Colnia


A explorao aurfera revitalizou a economia abalada pela crise aucareira.

Descoberta de lavras de ouro nas Minas Gerais, nos finais do sculo XVII e incio do sculo XVIII; Mudana dos eixos econmico e poltico do Brasil do Nordeste para o Sudeste; Mudana da Capital de Salvador para o Rio de Janeiro em 1763;

Administrao aurfera
Intendncia das Minas (1702) rgo criado por Portugal para administrar a regio das minas. Diviso das minas em lotes (Datas); Cobrana abusiva de impostos Casas de Fundio (1720).

Principais impostos
O Quinto (20%) Capitao (1735 imposto sobre escravos) 100 arroubas anuais (1500kg/ano). Derrama (cobrana de impostos atrasados).

Tratado de Methuen (1703)

Acordo comercial entre Portugal e Inglaterra. Os portugueses se comprometiam a consumir os tecidos da Inglaterra e os ingleses a consumir os vinhos de Portugal.

Mudanas no Brasil a partir da minerao:


Aumento populacional. Aumento do mercado interno. Integrao econmica.

Urbanizao Interiorao Surgimento da classe mdia relativa Aumento do escravismo

Quadro geral da economia


Agromanufatureira aucareira:
o um dos setores predominantes (latifundirio e escravista). o Entre 1796 e 1811, esse produto foi responsvel por 35% das exportaes brasileiras.

Minerao:
o Predominante nas regies sudeste e centro-oeste.

Tabaco e algodo:
o Desenvolvido na regio nordeste; o O tabaco era usado como moeda de troca no comrcio de escravos; o O algodo era usado para abastecer as manufaturas inglesas;

As Reformas Pombalinas (1750 1777):


Marqus do Pombal: despotismo esclarecido em Portugal. Tentativa de modernizar Portugal, diminuindo influncia inglesa no pas. Estratgia: aumentar a explorao sobre o Brasil. Aumento do controle administrativo. Criao de companhias de comrcio (reforo do monoplio). Criao da Derrama. Expulso de Jesutas de Portugal destruio das misses no RS.

Alvar de D. Maria I

Em 1785; D.Maria I, ento rainha de Portugal promulgou um Alvar que proibia o Brasil de produzir manufaturas.

O declnio da minerao
A partir da segunda metade do sculo XVIII, a atividade mineradora comeou a declinar, com a interrupo das descobertas e o gradativo esgotamento das minas em operao. O predomnio do ouro de aluvio, de fcil extrao, no requeria uma tecnologia sofisticada. Porm, medida que esses depsitos aluvionais se esgotavam, era necessrio passar para a explorao das rochas matrizes (quartzo itabirito) extremamente duras e que demandavam uma tecnologia com maiores aperfeioamentos. Chegando nesse ponto, a minerao entrou em acentuada decadncia.

A crise do sistema colonial e as revoltas

Revolta de Beckman; Guerra dos Emboabas; Guerra dos Mascates; Revolta de Vila Rica Inconfidncia Mineira Conjurao Baiana Revoluo Pernambucana

NATIVISTAS

SEPARATISTAS

O Perodo Joanino (1808 1821)


Perodo em que a famlia real portuguesa instalou-se no Brasil. Causa: fuga das tropas napolenicas. No adeso ao Bloqueio Continental. 1808: Abertura dos Portos. Fim do Pacto Colonial. 1810: Tratados de comrcio com a Inglaterra Tratado de Aliana e Amizade proibio da Inquisio no Brasil e fim gradual do trfico negreiro. Tratado de Comrcio e Navegao tarifas alfandegrias reduzidas para produtos ingleses; porto livre (SC).

Realizaes de D. Joo: Permisso para a produo de manufaturas (revogao do Alvar de D. Maria I 1763 frustrado pela concorrncia inglesa).

Academia militar. Banco do Brasil. Imprensa Rgia. Jardim Botnico (RJ) Biblioteca Nacional (RJ) Escola de Medicina

Conseqncias sociais da instalao da Corte no Brasil: Costumes importados da Europa no RJ. Alta do custo de vida. Crescimento populacional do RJ (urbanizao). Distribuio de ttulos nobilirquicos. Apoio de proprietrios rurais locais. Criao de cargos pblicos para ocupar nobres. Aumento de impostos para financiar despesas da corte.

1815: Elevao do Brasil categoria de REINO UNIDO A PORTUGAL EALGARVES (legitimao da Corte no Brasil Congresso de Viena).

1816: Misso artstica francesa no RJ (vinda de vrios artistas, entre eles o pintor Debret).

A Revoluo Liberal do Porto (1820):


Portugal crise econmica e domnio ingls. Liderana da burguesia portuguesa Objetivos:

Volta de D. Joo VI.


Constituio. Recolonizao do Brasil (volta do monoplio portugus). 1821: D. Joo VI retorna a Portugal. D. Pedro assume como Regente.

O processo de independncia (1821-1822)


Cortes portuguesas (parlamento) tentam recolonizar o Brasil.

Exigncia da volta de D. Pedro para Portugal.


JAN/1822: Dia do Fico. Elites coloniais brasileiras aproximam-se de D. Pedro. D. Pedro anuncia permanncia no Brasil. JUN/1822: D. Pedro convoca Assemblia Constituinte. AGO/1822: tropas portuguesas no Brasil consideradas inimigas. 7/9/1822: Aps receber ultimato de POR, D. Pedro proclama a independncia.
Sem participao popular no processo de independncia. Aliana circunstancial de interesses de D. Pedro e das elites brasileiras para manter seus privilgios.

You might also like