You are on page 1of 10

PRIMEIROS SOCORROS

O que so primeiros socorros?

Como o prprio nome sugere, so os procedimentos de emergncia que devem ser aplicados uma pessoa em perigo de vida, visando manter os sinais vitais e evitando o agravamento, at que ela receba assistncia definitiva.

Quando devemos prestar socorro? Sempre que a vtima no esteja em condies de cuidar de si prpria.

QUAIS SO AS PRIMEIRAS ATITUDES?


Quando no estivermos sozinhos, devemos pedir e aceitar a colaborao de outras pessoas, sempre se deixando liderar pela pessoa que apresentar maior conhecimento e experincia. Se essa pessoa de maior experincia e conhecimento for voc, solicite a ajuda das demais pessoas, com calma e firmeza, demonstrando a cada uma o que deve ser feito, de forma rpida e precisa. Apesar da gravidade da situao devemos agir com calma, evitando o pnico.

Transmita confiana, tranqilidade, alvio e segurana aos acidentados que estiverem conscientes, informando que o auxlio j est a caminho.
Aja rapidamente, porm dentro dos seus limites. Use os conhecimentos bsicos de primeiros socorros. s vezes, preciso saber improvisar.

Objetos Estranhos e Asfixia


Fique de p ao lado e ligeiramente atrs da vtima. A cabea da pessoa deve estar mais baixa que o peito. Em seguida, d 4 pancadas fortes no meio das costas, rapidamente com a mo fechada. A sua outra mo deve apoiar o peito do paciente.

Nunca tente puxar os objetos da garganta ou abrir a boca para examinar o seu interior. Deixe a pessoa tossir com fora, este o recurso mais eficiente quando no h asfixia. Se o objeto tem arestas ou pontas e a pessoa reclamar de dor, procure um mdico. Se a pessoa no consegue tossir com fora, falar ou chorar, sinal de que o objeto est obstruindo as vias respiratrias, o que significa que h asfixia

ENFARTE
O que acontece: O enfarte ou ataque cardaco, mais precisamente chamado de infarto do miocrdio, a obstruo de uma artria, impedindo o fluxo sanguneo para uma rea do corao, lesando-a. Ele pode ser fatal, por isso necessita de ajuda mdica imediata. O que fazer: Providencie auxlio mdico imediato. Deixe o paciente em posio confortvel, mantendo-o calmo, aquecido e com as roupas afrouxadas. Se houver parada crdio-respiratria, aplique a ressuscitao crdio-pulmonar. O que no fazer: No d nada vtima para comer, beber ou cheirar, na inteno de reanim-la. S aplique os procedimentos que se seguem se tiver certeza de que o corao no esta batendo.

A ressuscitao crdio-pulmonar
Com a pessoa no cho, coloque uma mo sobre a outra e localize a extremidade inferior do osso vertical que est no centro do peito (chamado osso esterno).

Enquanto o ajudante enche os pulmes, soprando adequadamente para insufl-los, pressione o peito a intervalos curtos de tempo, at que o corao volte a bater. Esta seqncia deve ser feita da seguinte forma: se voc estiver sozinho, faa dois sopros para cada quinze presses no corao; se houver algum ajudando-o, faa um sopro para cada cinco presses.

Fratura
a quebra de um osso causada por uma pancada muito forte, uma queda ou esmagamento. H dois tipos de fraturas: As fechadas, que, apesar do choque, deixam a pele intacta, As expostas, quando o osso fere e atravessa a pele. As fraturas expostas exigem cuidados especiais, portanto, cubra o local com um pano limpo ou gaze e procure socorro imediato.

Fratura aberta

Fraturas fechadas

Fratura fechada
sinais indicadores:

Dor ou grande sensibilidade em um osso ou articulao. Incapacidade de movimentar a parte afetada, alm do adormecimento ou formigamento da regio. Inchao e pele arroxeada, acompanhado de uma deformao aparente do membro machucado. O que no fazer
No movimente a vtima at imobilizar o local atingido. No d qualquer alimento ao ferido, nem mesmo gua.

O que fazer
Solicite assistncia mdica, enquanto isso, mantenha a pessoa calma e aquecida. Verifique se o ferimento no interrompeu a circulao sangunea. Imobilize o osso ou articulao atingido com uma tala. Mantenha o local afetado em nvel mais elevado que o resto do corpo e aplique compressas de gelo para diminuir o inchao, a dor e a progresso do hematoma.

Improvise uma tipia


Utilize um pedao grande de tecido com as pontas presas ao redor do pescoo. Isto serve para sustentar um brao em casos de fratura de punho, antebrao, cotovelo, costelas ou clavcula. S use a tipia se o brao ferido puder ser flexionado sem dor ou se j estiver dobrado.

You might also like